PATROCINADOR

30 abril 2012

POLÊMICA: SENADO APROVA MEDIDA PROVISÓRIA QUE INCENTIVA A AUTOMEDICAÇÃO


Dados oficiais mostram que em 10 anos ocorreram mais de 307 mil casos de intoxicação medicamentosa. Profissionais do setor farmacêutico e de entidades de classe ficaram perplexos com a MP e acreditam no veto presidencial 

No último dia 25 de abril o Plenário do Senado aprovou a polêmica Medida Provisória (MP) 549/2011, Lei de conversão 7/2012, que terá reflexos graves à saúde dos brasileiros. Caso não haja veto presidencial, medicamentos isentos de prescrição médica (como é o caso de analgésicos e antigripais) serão vendidos livremente em supermercados, lojas de conveniência, armazéns e em empórios. Profissionais do setor farmacêutico e de entidades de classe ficaram perplexos com a MP, que perigosamente incentiva cidadãos a se automedicarem – levando à problemas graves de saúde e até à morte, em muitos casos. 

O Plenário da Câmara dos Deputados já havia rejeitado, no dia 10 de abril, o mesmo texto da de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), por apresentar incoerências na matéria que, por fim, incentiva indiretamente a automedicação. O texto, anteriormente rejeitado pela Câmara dos Deputados, foi inserido de forma obscura na MP, que trata da isenção de pagamento do PIS/Pasep e Cofins de 22 produtos destinados a pessoas com deficiencia.

Gustavo de Lima, especialista em Vigilância Sanitária e coordenador acadêmico de Pós Graduação do ICTQ – Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial – afirma que a medida despreza farmacêuticos como orientadores da população e acredita que o número de automedicações e intoxicações crescerá vertiginosamente no Brasil. 

“A presença do farmacêutico no ato da compra de um medicamento é a garantia de que o paciente receberá informações necessárias e suficientes sobre o uso racional do remédio. Freqüência de uso, dose ideal, via de administração, cuidados de conservação, horários de uso, interação medicamentosa com outras substâncias, interação com alimentos, principais, riscos atribuídos, dentre outras informações”, garante o especialista do ICTQ. 

PERIGOS DOS ANALGÉSICOS E ANTIGRIPAIS 

Números oficiais mostram que os benzodiazepínicos (sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes), antigripais, antidepressivos e antiinflamatórios são as classes de medicamentos que mais intoxicam os brasileiros. Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), ligados ao Ministério da Saúde, demonstram que 28% dos casos de intoxicação humana no país têm os medicamentos como o principal agente tóxico. Crianças, menores de 5 anos, que representam 35% dos casos totais de intoxicação. 

Os números, divulgados em 2011, tem como base de dados 2009 e mostram que entre 1999 e 2009 ocorreram mais de 307.650 casos de intoxicação medicamentosa – uma média de sete notificações a cada duas horas. Estes índices superam as reações tóxicas ocasionadas por agrotóxicos, venenos para rato, as picadas de animais peçonhentos, produtos de limpeza e cosméticos. 

“Imagine uma pessoa que compra um simples AAS – ácido acetilsalicílico. Se ela estiver comprando para substituir o Paracetamol – porque ela acredita que este medicamento não tem efeito no organismo dela –, caso misture ambas as substâncias poderá ter uma nefrotoxicidade {efeito venenoso de remédios} e comprometer seriamente os rins. Os danos serão ainda maiores se o paciente for uma criança”, garante Gustavo Lima. 

Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, a decisão dos senadores é “perniciosa”. Em nota, afirma que medicamento não é uma mercadoria qualquer que possa ser oferecida ao público, sem nenhum controle sanitário. 

“Estamos perplexos, diante de um retrocesso tão grande que, certamente, colocará em risco a saúde dos brasileiros. Acreditamos no bom senso da Presidenta Dilma Rousseff”, declarou ao comentar a esperança de um veto presidencial. 

RETRAÇÃO NO SETOR X INTERESSES ECONÔMICOS 

Com a venda indiscriminada dos medicamentos sem receitas médicas, farmácias e drogarias correm o serio risco de perder mercado, com possibilidades de retração econômica no setor. 

 “Essa medida trará à tona um difícil cenário às farmácias e drogarias do país. Isto porque os medicamentos que são vendidos sem a prescrição de receituário médico representam, aproximadamente, 40% das vendas”, conclui o coordenador acadêmico do ICTQ, Gustavo Lima.

Segundo o dirigente do CFF, “vender medicamentos isentos de prescrição, em estabelecimentos não identificados com a saúde, fora do controle sanitário e na ausência do farmacêutico, responsável pela orientação sobre o uso correto desses produtos, só tem uma explicação: atender ao interesse econômico”, afirma, em nota, a entidade.

27 abril 2012

Kaspersky detecta 80 domínios falsos de bancos


TYPOSQUATTING: 80 DOMÍNIOS FALSOS DE BANCOS

Ataque promovido por cibercriminoso brasileiro registrou em poucos dias 80 domínios maliciosos usando o nome de 6 grandes bancos do país


Todo mundo erra ao digitar o endereço de um site. Troca-se uma letra aqui, outra lá, e assim o internauta que esperava chegar a um site, acaba caindo em outro. Esse tipo de erro é bastante comum e os cibercriminosos costumam explorar esse deslize na digitação para direcionar os usuários incautos para sites maliciosos, cujo nome é bastante parecido com o original. 

Chamamos esse tipo de ataque de typosquatting, onde o criminoso compra e registra um domínio de internet usando um nome parecido com o legítimo, mas com uma diferença de uma letra a mais ou a menos no nome. Assim o usuário despercebido na digitação será direcionado ao site falso, sem às vezes perceber.

Foi assim que um cibercriminoso brasileiro registrou em poucos dias 80 domínios maliciosos, usando o nome de 6 grandes bancos brasileiros, esperando que a vítima acredite estar na página legítima, quando na verdade está numa página falsa preparada especialmente para roubar suas credenciais de acesso.

O cibercriminoso registrou o domínio usando as informações abaixo, provavelmente são dados falsos ou o dono do CPF sequer sabe que seu nome foi usado pra isso:



A lista dos domínios falsos que foram criados é grande, e como podemos observar, ele se vale na mudança de poucas letras, geralmente próximas no teclado:



Nem todos os domínios registrados foram usados pelo cibercriminoso. No momento em que escrevemos o artigo apenas 15 domínios, usando o nome de 3 bancos estavam efetivamente hospedando páginas falsas, como esse:



Apesar de engenhosidade do golpe, os domínios falsos não exibiam páginas com conexão segura (HTTPS) e nem o cadeado de segurança, comum nas páginas de autenticação. Além disso, várias telas exibiam erros de ortografia:



Quando for acessar a página do seu Banco, fique atento ao endereço digitado! Os usuários do Kaspersky Internet Security 2012podem se assegurar de estar na página correta usando o recurso de “Online Banking” e assim garantir um acesso seguro.



Ao encontrarmos os domínios falsos reportamos o incidente ao Registro.br, órgão responsável pelo gerenciamento de domínios no Brasil, que rapidamente os desativou e os removeu.

Dicas aos usuários do Internet Banking:
  • Verificar se o acesso é seguro – todos os sites de autenticação de banco começam com “https”, que mostram a conexão segura (os endereços falsos encontrados não apresentavam este tipo de conexão)
  • Verifique a presença do cadeado de segurança na página (os endereços falsos encontrados não apresentavam o cadeado)
  • Nunca salve o endereço do Internet Banking nos favoritos. Há golpes que alteram os favoritos para direcionar o usuário para uma página falso
  • Digite o endereço do banco pausadamente e com atenção para evitar cair no golpe do registro falso
  • Dê preferência ao domínio b.br. Desde o começo de 2012, todos os bancos aderiram ao domínio banco.b.br.
  • Nunca clicar em mensagens enviadas por e-mail, as famosas mensagens de phishing.
  • Não use o Google para procurar a página do banco, pois criminosos usam links patrocinados para aparecer no topo da página e levar o usuário para páginas falsas
  • Dê preferência a uma execução segura. Programas de antivírus oferecem ferramentas de navegação segura, onde você registra o endereço do banco e este é executado em um ambiente protegido. 




25 abril 2012

9ª. Convenção de Bruxas e Magos traz muitas novidades


Anualmente a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, é palco de um dos maiores eventos místicos do País, reunindo filósofos, religiosos, esotéricos, e pessoas a fins que estejam dispostas a construir um mundo melhor. A partir deste ano, a Convenção – que tradicionalmente iniciava-se numa sexta-feira, 13 – passa a ter uma data fixa: primeiro final de semana de maio. Neste período é celebrado o Beltane, uma festa em honra a fertilidade e colheita, onde todos os desejos de realização ficam potencializados. Outra novidade que durante os três dias (4, 5 e 6 de maio) acontecem 152 atividades simultâneas divididas entre palestras, vivencias, rituais, danças, oficinas e muito mais. O tema de 2012 é “Celebrando as Forças Mágicas, Terapêuticas e o Fim das Profecias Maias”. O evento é de iniciativa da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa e conta com o apoio da Prefeitura de Santo André. A expectativa de público é de 12 mil pessoas circulando na Vila.

Com a proposta de celebrar a paz, a procissão de velas – marcada para sexta-feira, 4, às 21h - será feita toda de branco, onde bruxas, magos e convidados trocam a tradicional capa preta, pela branca marcando assim, um ciclo de uma nova era.  Outra novidade é a implementação da nota do banco da Vassoura, a moeda mágica Feul (símbolo rúnico que traz a prosperidade) estará circulando por todo comércio, representando a real troca energética por onde passa.

No sábado e domingo, as atividades começam às 10h e estão bem diversificadas para todos os gostos. Na Casa Fox acontece a casa do oráculo onde os mais variados estilos estarão presentes, como tarot tradicional, quiromancia, baralho cigano, búzios, runas, entre outros. No Clube Lira Serrano acontecem palestras a cada 50 minutos e ao término de todas haverá uma atração cultural, variando entre show de teatro, apresentação de bandas esotéricas, danças ritualistas, entre outras. Na antiga Padaria acontecem as oficinas mágicas com atividades de total integração, como por exemplo, de origami e dança cigana.

Na Pousada Shambala, sábado até as 18h, haverá sala de meditação com a Grande Fraternidade Branca; no Locobrek (espaço onde ficava a ferrovia), vários rituais de harmonização e cura do Planeta, sendo que a noite do sábado será palco do Sarau de Artes, promovido pela Cirandda da lua, e, no Galpão do Judô acontecem atendimentos xamânicos com Cida Godoy e sua equipe promovendo limpeza, purificação e reequilíbrio energético. Já na Casa Amarela a abrangência de opções é maior ainda, no sábado, das 10h às 20h acontece simultaneamente, divididos nas três salas, o 1º. Encontro de Ufologia do ABC com renomados nesta área, o 1º. Encontro de Tarot e o 8º. De Xamanismo. E no domingo, serão realizados vários fóruns sobre magia, xamanismo e autoconhecimento.

Na aquisição do convite pelo valor de R$35,00 o participante ganha uma limpeza de pele promovida pela Portale, empresa de cosmética terapêutica.

                                                                                                           
Demais informações:

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa
Rua das Figueiras, 2.146 – Bairro Campestre – Sto André
Tel (11) 4994-4327

Manifesto contra cessão de terreno para Instituto Lula


Vimos manifestar nossa discordância ao projeto de lei nº 29/2012, que visa ceder ao Instituto Luiz Inácio Lula da Silva – Instituto Lula, mediante concessão administrativa, independentemente de concorrência, pelo prazo de 99 (noventa e nove) anos, o uso de áreas municipais situadas na Rua dos Protestantes, Centro, objetivando a instalação do Memorial da Democracia.

A eventual concessão desta área pública de mais de 4,3 mil m2, é estimada pelo mercado em cerca de R$ 20 milhões, numa região que passa por intenso processo de requalificação e consequente valorização. É, portanto, não só legítimo, como também necessário, que se debatam publicamente as alternativas possíveis para o seu uso, em termos do proveito para a população, e as contrapartidas exigidas do Instituto Lula, uma entidade privada.

Está claro que um imóvel desapropriado por utilidade pública, deve receber destinação pública, geradora de benefícios concretos e claros para a sociedade e, em hipótese alguma, poderá favorecer pessoas de direito privado, ou seja, não pode favorecer o Instituto Lula.

Diante desse fato, como os imóveis na região da Nova Luz foram desapropriados por utilidade pública, o bem necessita de destinação pública e não poderia ser entregue mediante concessão para um Instituto privado, que oferece contrapartidas sociais pífias, que não demonstra interesse público que justificariam uma concessão desse porte. 

Adicionalmente, as próprias secretarias municipais, em seus pareceres, não reconhecem a valia do serviço público que poderia vir a ser prestado por dito instituto.

Além de um argumento legal deveras consistente, devemos considerar também a falta de moral, a pretensiosidade e a usurpação da história que estão por trás da criação de um Instituto que se propõe nascer como “Memorial da Democracia,”  sendo que privilegiará a mitificação de uma só pessoa, o senhor Luiz Inácio da Silva.

O cidadão paulistano, que pode se orgulhar de tantos e tantos museus e institutos, mantidos ora por instituições públicas, ora pela iniciativa privada, não deveria ter que pagar, e por extensão, endossar, a criação de uma entidade semelhante, que tem o direito de expor sua verdade distorcida, se este for o caso, mas, de maneira alguma pode receber uma concessão deste teor para fazê-lo.

Assim, reiteramos nossa manifestação contrária a esta aprovação que fere os interesses dos cidadãos de nossa cidade.

13º Só Fusca: exposição de fuscas e carros antigos, em 6/5


No dia 6 de maio, domingo, das 9 às 16 horas, colecionadores de carros antigos e donos de fuscas exibirão suas máquinas em Embu das Artes, durante o 13º Só Fusca Club. O encontro costuma reunir no mínimo 400 veículos, a inscrição é gratuita e várias categorias são premiadas com o troféu Só Fusca: carros mais modificado, mais antigo, mais original e mais exótico, maior distância do evento e maior comboio. O Só Fusca Club é um encontro de exibidores vaidosos e uma grande diversão, especialmente para quem não se incomoda de só falar de carro.

O estacionamento do Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320) estará, como nos anos anteriores, ocupado por fuscas e os mais antigos carros existentes no País. A maioria dos fuscas é de colecionadores do velho carro criado na década de 1930, por Ferdinand Porsche, e que em 1972 ultrapassou em vendas o Ford de Bigode, de 1908, com 1 milhão de fuscas produzidos só no Brasil. De 1938 a 2003, quando as últimas unidades foram produzidas no México, o fusquinha vendeu 21.529.464 unidades. 

A “estrela” desta festa em Embu das Artes é também o modelo de desenho mais vendido da história automobilística, com fã-clubes e colecionadores espalhados por todo o mundo, museus na Alemanha e no Brasil.

Para participar, o proprietário inscreve o carro na hora, mediante doação de 2 quilos de alimento não perecível. O arrecadado será encaminhado ao Banco Municipal de Alimentos, que atende 25% da demanda das 40 mil famílias em situação de insegurança alimentar no município. A entrada para visitantes é gratuita. 

Mais informações: 4783-1736 / 8698-5297

23 abril 2012

Candidato do PSOL à Prefeitura de SP promete acabar com o TCM


Em entrevista a Rádio Iguatemi, deputado estadual disse que pretende aumentar verba da educação e implementar eleições diretas nas 31 subprefeituras da capital paulistana 

O deputado estadual Carlos Giannazi, pré-candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, disse que pretende acabar com o Tribunal de Contas do Município (TCM), na última sexta-feira (20/04), ao abrir a série de entrevistados à sucessão municipal paulistana na Rádio Iguatemi. Segundo o parlamentar, o órgão público é um banco de cargos que consome R$ 234 milhões do orçamento da cidade e não trouxe resultados efetivos. “Ele não tem função, a fiscalização pode ser feita pelo Tribunal de Contas do Estado”, afirma.

Outra proposta mencionada pelo candidato é estabelecer imediatamente eleições diretas nas 31 subprefeituras existentes na capital. O parlamentar afirmou ainda que será o “legítimo representante da oposição”.

Durante a entrevista,  Giannazi também não poupou críticas ao seu antigo partido, o PT (foi expulso em 2005 por indisciplina). E reafirmou que pretende fazer as eleições deste ano ‘sangrar’ ao tocar em temas como ‘educação e redução de custos’. Ele também prometeu ‘desmascarar’ Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB), que já ocuparam cargos importantes na pasta da educação. “Vamos colocar o dedo na ferida para defender nossos ideais”, ressaltou.

“Também vou elevar a verba da educação para 31% novamente (atualmente é de 25%), corrigindo o que fez o governo da Marta Suplicy. Inclusive tomei uma geladeira e acabei expulso do PT por ser contra esse projeto”, finalizou o pré-candidato do PSOL.

O encontro com os pré-candidatos na Rádio Iguatemi prossegue nesta semana. Amanhã, terça-feira (24/04), será a vez de Soninha Francine (PPS), e na sexta-feira (27/04), de Luiz Flavio D’ Urso (PTB) passar pelos microfones da emissora, sempre às 17h30, no Programa João Ferreira.

Edifícios antigos apostam no retrofit como valorização de mercado


Modernização de instalações elétricas, hidráulicas e demais equipamentos do edifício podem valorizar o condomínio em até 10%

Conhecida como "cirurgia plástica" dos edifícios, o retrofit é um conjunto de medidas que valorizam os prédios antigos e conseqüentemente os apartamentos em até 10%.  Preocupados com a desvalorização patrimonial e com a defasagem tecnológica, síndicos e moradores de São Paulo apostam nessa ação para recuperar o condomínio desgastado pelo tempo.

O sistema completo consiste na atualização das instalações elétricas, hidráulicas e dos principais equipamentos instalados nas áreas comuns dos edifícios, como elevadores, sistemas de iluminação, mobiliários, entre outros.
“Um projeto bem elaborado, apesar de parecer caro à primeira vista, traz grande rentabilidade para os moradores em longo prazo. Além da valorização da unidade, a medida pode reduzir o consumo de energia elétrica em 40%”, afirma Angélica Arbex, gerente de Marketing da Lello Condomínios, empresa líder em administração condominial de São Paulo.

A iniciativa busca, além da modernização do condomínio, tornar o imóvel mais “competitivo e atrativo” no mercado em relação aos novos empreendimentos imobiliários, já equipados com o que há de mais avançado no ramo da construção.

Profissional especializado

O primeiro passo para a implantação de um projeto de retrofit, no entanto, é buscar auxílio de um profissional especializado, como um arquiteto. Ele pode sugerir diversas tecnologias muitas vezes desconhecidas pelo condomínio, como elementos de proteção solar para a fachada, itens de acústica dos ambientes, substituição dos caixilhos, entre outros. Alguns projetos, além trazer melhorias estéticas para o edifício, podem torná-los mais eficientes com a instalação de equipamentos que economizam água e energia.

De olho neste mercado, as empresas de construção oferecem aos condomínios alternativas interessantes e econômicas de retrofit, como o financiamento da mão-de-obra e dos materiais de construção, por meio de empresas de crédito.

“Para se ter uma idéia, uma reforma que custe R$ 5 mil para cada condômino pode valorizar o imóvel em cerca de R$ 50 mil”, afirma Angélica. Ela alerta, porém, que a medida, deve ser aprovada pelos condôminos em assembléia, pois se trata de despesa extraordinária.

18ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – De 11 a 14 de setembro de 2012


“A Contribuição dos Trilhos para a Mobilidade” é o tema principal da 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, neste ano. “Ao abordá-lo, buscaremos mostrar a importância de unirmos os esforços dos governos, da indústria, das operadoras, das entidades de classe, dos profissionais da área tecnológica e dos cidadãos brasileiros para que investimentos permanentes em projetos de infraestrutura, principalmente em sistemas estruturantes sobre trilhos, continuem sendo feitos para melhorar o transporte, a mobilidade e a acessibilidade para todos”, diz José Geraldo Baião, presidente da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), entidade organizadora do evento que acontecerá no período de 11 a 14 de setembro de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Nesta 18ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária, como já se tornou tradicional, haverá apresentação de trabalhos técnicos, desenvolvidos por profissionais e empresas, com a abordagem de novas tecnologias e discutidos temas relevantes para o setor nos painéis de debates.

Em paralelo com a 18ª Semana de Tecnologia acontecerá a Metroferr 2012, feira de exposição de produtos e serviços de empresas do setor que mostrará o que há de mais moderno na área de transporte público sobre trilhos.

Se você quer ampliar seu relacionamento,  manter-se atualizado e integrado às propostas de solução para o setor, não perca esta oportunidade e reserve já este período em sua agenda.

Serviço 
O quê: 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Data: 11 a 14 de setembro de 2012
Local: Centro de Convenções Frei Caneca 
Endereço: Rua Frei Caneca, 596 – São Paulo – SP

Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil é presença confirmada na abertura da Airport nesta terça


Projeto piloto inédito de um terminal aeroportuário do futuro será apresentado em 700 metros quadrados do evento, que conta com mais 130 empresas expositoras de 18 países diferentes. Paralelamente, acontecem ainda um seminário internacional, rodada de negócios e workshops voltados para os setores de varejo e licitações. 

Começa amanhã, dia 24, o principal evento do mercado de infraestrutura aeroportuária, setor que deve receber investimentos da ordem de R$ 10 bilhões entre recursos públicos e privados. A Airport Infra Expo - Feira Internacional de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina, será aberta oficialmente às 11 horas desta terça-feira e segue até o próximo dia 26 de abril, no Transamérica Expo Center,  em São Paulo (SP) reunindo, em sua segunda edição, 134 expositores de 18 países. Mais de 300 profissionais do setor de infraestrutura aeroportuária estarão presentes na cerimônia de abertura da feira.

Entre as autoridades confirmadas, destaque para o Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, além do Diretor de Aeroportos da Infraero, João Marcio Jordão, do Secretário Municipal de Relações Exteriores, Alfredo Cotait Neto, do Vice-Presidente Embraer, Eduardo Munhós de Campos, da Diretora de Aeroportos do Governo do Chile, Maria Isabel Castillo Rojas, entre outras personalidades da esfera política e da iniciativa privada.

Na ocasião, o Ministro Bittencourt será homenageado com o Prêmio Personalidade do Ano do Setor de Infraestrutura Aeroportuária e a Sator, organizadora da Airport Infra Expo, assinará com o Governo do Chile um memorando de intenções para a realização da 1ª Edição do Road Show Airport Infra Expo Chile.

Em 2012, a Airport Infra Expo ocupa 6 mil metros quadrados de pavilhão e deve superar a marca do ano passado, quando recebeu cerca de 5.500 mil pessoas. Primeira a reunir a cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços para aeroportos, a Airport Infra Expo concentra empresas dos segmentos de controle de tráfego aéreo, comunicação, navegação, meteorologia, ground support, construção, design, operações, meio ambiente, segurança, tecnologia da informação, entre outros relacionados à infraestrutura aeroportuária. 

TERMINAL DO FUTURO - Uma das novidades da 2ª edição da Airport Infra Expo é o Terminal do Futuro, um espaço cenográfico de quase 700 metros quadrados, onde estará em funcionamento um verdadeiro terminal de passageiros, com tecnologias e equipamentos presentes apenas nos aeroportos mais modernos do mundo. 

EVENTOS SIMULTÂNEOS - Em paralelo à feira acontece o 2º Seminário Internacional de Infraestrutura Aeroportuária na América Latina, o 1º Workshop de Varejo Aeroportuário, sobre as oportunidades comerciais no ambiente aeroportuário, e o Workshop de Licitações, evento gratuito que contará com a participação de representantes da INFRAERO e da ANAC, que falarão sobre o arcabouço legal das licitações públicas no Brasil. 

RODADAS DE NEGÓCIOS - As rodadas de negócios programadas durante a Airport Infra Expo 2012 acontecem de 24 a 26 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e já têm 18 empresas compradoras da Argentina, Chile, Colômbia e também do Brasil e 60 companhias vendedoras confirmadas. 

PROGRAMAÇÃO

10h00 - Recepção aos convidados seguido de wellcome coffee
11h00 - Início da Solenidade de abertura

Serviço: 
AIRPORT INFRA EXPO 2012

24 a 26 de abril de 2012 das 12 às 19 horas 
Transamérica Expo Center / São Paulo - SP - Brasil 

Eventos Simultâneos: 
2º Seminário Internacional de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina 
25 e 26 de abril de 2012 das 09 às 18 horas 

1º Workshop de Varejo Aeroportuário
25 de abril de 2012, das 08:30 às 18:30 horas

1º Workshop de Licitações
24 de abril de 2012, das 16 às 18h

PRIMEIRA FESTA DO ANO MOVIMENTA O SETOR DE FOOD SERVICE EM 2012.

Abrasel SP e Mastran Busines Fairs promovem feira que irá reunir os principais representantes do mercado composto por mais de 1,4 milhão de estabelecimentos no País

Começaram os preparativos para a Abrasel SP Food Service Show 2012 – 1.ª Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, que acontecerá de 23 a 26 de abril de 2012, no coração verde de São Paulo, na Bienal do Ibirapuera.

Durante os quatro dias do evento, a Abrasel SP Food Service Show reunirá as mais expressivas empresas voltadas para a alimentação fora do lar, como grandes fornecedores da indústria de alimentos e bebidas; de equipamentos para cozinhas profissionais; equipamentos e acessórios para sorveterias e confeitarias; equipamentos e acessórios para panificação; refrigeração comercial; produtos de higiene e limpeza profissional; automação comercial; móveis e decoração; automóveis utilitários; motocicletas; equipamentos para delivery; uniformes; embalagens; logística; produtos especiais para gastronomia; gás; EPIs; e de empresas de serviços, como consultorias; entre outros. 

Essas empresas serão responsáveis por uma das maiores vitrines para profissionais oriundos de restaurantes, confeitarias, padarias, bares, botecos, lanchonetes, pizzarias, refeições coletivas, hotéis e motéis, pousadas e flats, sorveterias, confeitarias, franquias, catering, unidades de alimentação em hospitais e clínicas, lojas de conveniência e fast-food. Os visitantes conhecerão lançamentos, novas tecnologias e produtos para sua área de atuação e fornecedores desses operadores, em um ambiente totalmente preparado para trocas de experiências e realização de negócios do segmento de foodservice.


A feira também oferecerá shows e eventos paralelos proporcionados pela ABAGA – Associação Brasileira de Alta Gastronomia, responsável pela Arena de Shows.
A realização do evento é da Abrasel SP, com promoção e organização da Mastran Business Fairs.

Sobre a Mastran Business Fairs
A Mastran Business Fairs é uma empresa de consultoria, planejamento e promoção de feiras de negócios e congressos.

A empresa atua nos mais variados setores da economia, como TV por assinatura, broadcasting, segurança, construção, embalagens, farmacêutica, cosmética, química, tecnologia industrial, hospitalidade, turismo, esportes, alimentação, franchising, saúde, entre outros.

A Mastran vem construindo uma história de sucesso calcada numa ampla visão de negócios e em seu know-how nas áreas comercial, de planejamento, marketing e comunicação adquirido nas maiores e mais importantes feiras e congressos do País.
A empresa desenvolve ainda projetos customizados para entidades associativas e adaptação de feiras internacionais para o mercado brasileiro e latino-americano, criando parcerias estratégicas internacionais de longo prazo.

Com expertise de duas décadas dedicadas ao setor de feiras de negócios, seu principal executivo, Marco Antonio Mastrandonakis, criou e desenvolveu diversas feiras internacionais que geraram com suas realizações excelente repercussão e impacto nos negócios da América Latina.

O executivo foi eleito em 2010 vice-presidente do Conselho de Administração da Ubrafe – Associação Brasileira dos Promotores de Feiras e Eventos, cargo que exerce na defesa do setor e no estímulo constante ao seu desenvolvimento.
 
Abrasel SP Food Service Show 2012 
Data: 23 a 26 de abril de 2012
Horário: das 13h às 20h
Local: Bienal do Ibirapuera – SP
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Moema – SP

22 abril 2012

ExpoVinis Brasil: feira reúne produtores de todo o mundo e apresenta tendências do setor


Com um aumento de 11% na comercialização de vinhos finos no último ano, o setor vitivinícola vem registrando crescimento no consumo, produção, importação e exportação.

Fixado no calendário dos principais eventos do setor vitivinícola mundial, e considerado o maior evento das Américas, o ExpoVinis Brasil acontece de 24 a 26 de abril e movimenta toda a cadeia de profissionais do segmento: produtores nacionais e internacionais, e os principais compradores e importadores do mercado brasileiro.

Com mais de 400 expositores e aproximadamente 5 mil rótulos, a 16ª edição do ExpoVinis Brasil reunirá no Expo Center Norte, em São Paulo, empresas dos principais países produtores de vinho: Itália, Portugal, França, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai, Austrália, Alemanha, África do Sul e Brasil.

No espaço do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), 17 vinícolas nacionais apresentam suas novidades. A Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) traz 12 produtores importantes da região.

Entre os destaques internacionais estão a Câmara Italiana do Rio de Janeiro, que traz mais de 50 produtores, a Embaixada da França, com 54, e a Wines of Argentina, com 24 bodegas. Castilla-La Mancha vem com 18 produtores e a Wines of Chile organiza a participação de 15 viñas. A presença de Portugal é marcada com cerca de 100 referências nacionais do vinho, de várias regiões vitícolas, que entrarão em contato com um mercado que cresceu, em termos de importações de vinhos portugueses, cerca de 30 por cento. A presença portuguesa também se vai refletir nos muitos distribuidores brasileiros que comercializam vinho português. Estarão presentes as regiões vitivinícolas do Alentejo, Lisboa e Beira Interior, assim como as adegas cooperativas da FENADEGAS, um grupo organizadao pela AEP, cabendo a maior participação à Vinhos de Portugal (Vini Portugal) com cerca de 60 empresas.

“O ExpoVinis Brasil é um projeto do qual temos grande orgulho porque cumpriu o seu objetivo principal: desenvolver o mercado e gerar oportunidade de negócio. Apostamos neste mercado quando ele ainda não era organizado e profissionalizado e hoje o evento recebe expositores dos quatro cantos do mundo, que têm a possibilidade de apresentar os seus rótulos para mais de 18 mil compradores do setor. Esta foi a nossa primeira grande evento no mercado brasileiro e é considerado um case study local. Além disso, deu-nos reconhecimento e credibilidade. Hoje somos uma referência de eventos no setor vinícola e gastronômico”, diz Domingos Meirelles, diretor geral da Exponor Brasil, organizadora do evento.

O evento espera receber mais de 20 mil profissionais de toda a cadeia do setor, com o objetivo de gerar negócios. Serão apresentados os rótulos que nos próximos meses estarão nos principais restaurantes, supermercados e lojas especializadas do País.

Para acelerar contatos e fomentar ainda mais o setor, neste ano o ExpoVinis Brasil promoverá as Rodadas de Negócios. “O objetivo é facilitar as relações comerciais e gerar negócios entre expositores e trade”, explica Meirelles.

As rodadas ocorrem nos três dias do evento em um espaço criado especialmente para que produtores nacionais e internacionais se reúnam com os principais canais de distribuição de todo o Brasil.

Degustações Premium

A programação da 16ª edição do ExpoVinis Brasil também traz as esperadas degustações Premium, reunindo vinhos top em provas conduzidas por alguns dos maiores especialistas em rótulos nacionais e internacionais.

No dia 24, às 19h30, Mário Telles Junior (ABS-SP) fala sobre os “Novos Vinhos Premium de Portugal”. O Chile volta à programação oficial do evento e o especialista Jorge Lucki conduz o tasting “A grande diversidade e qualidade do ‘novo Chile’”, no dia 25, às 19h30.

O português Luís Lopes, diretor da Revista de Vinhos, comanda a prova “Os 10 Vinhos Nacionais do TOP TEN 2012” no dia 25, às 17 horas. Os rótulos do TOP TEN também serão tema de outra degustação tradicional: no dia 24, às 17 horas, os jurados da prova falam sobre os vencedores.

Presenças internacionais e novas categorias

Como tradicionalmente acontece, o ExpoVinis irá eleger os 10 vinhos mais representativos do evento na consagrada prova TOP TEN. Além do seleto time de especialistas brasileiros, o júri da prova contará com participações internacionais.

Andrés Rosberg, presidente da Associação Argentina de Sommeliers, o português Luís Lopes, fundador e diretor da Revista de Vinhos – uma das mais antigas publicações especializadas de Portugal –, Jorge Carrara (revista Prazeres da Mesa e site Basilico), José Maria Santana (revista Gosto), Gustavo Andrade de Paulo (ABS-SP), José Luiz Alvim Borges (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-Rio), Mauro Zanus (Embrapa-RS), Marcio Oliveira (SBAV-MG), José Luiz Pagliari (SBAV-SP / Senac-SP), Roberto Gerosa (portal iG) e Celito Guerra (Embrapa Uva e Vinho) serão os responsáveis por escolher os vencedores. A prova será coordenada por Jorge Lucki e José Ivan Santos.

Este ano o TOP TEN apresenta as categorias Branco Nacional, Branco Novo Mundo e Branco Velho Mundo que substituem as anteriores Branco Sauvignon Blanc, Branco Chardonnay e Branco Outras Castas. Além das três “novas” categorias, os vinhos disputam o título de Espumante Nacional, Espumante Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo e Fortificados e Doces.

Olive Experience e Epicure

Paralelamente ao ExpoVinis Brasil, acontece a segunda edição da Olive Experience, feira dedicada ao azeite, e a 11ª EPICURE – Feira Sul-Americana do Tabaco, Presentes e Bebidas Finas, reunindo produtores, apreciadores e renomados especialistas e profissionais destas áreas.

Informações e reservas para as degustações pelo site www.expovinis.com.br

20 abril 2012

SPTrans cria linhas especiais para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé


Espectadores da etapa brasileira da Izod Indy Car Series terão cinco opções de transporte coletivo para o Circuito Anhembi

Para atender ao público que vai prestigiar a terceira edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, nos dias 28 e 29 de abril, no Circuito Anhembi, a SPTrans vai disponibilizar cinco linhas especiais com destino ao local do evento, saindo das regiões de Santana, Barra Funda, Aeroporto de Congonhas, Parque Trianon e Pça.da República, totalizando 135 veículos, com tarifa diferenciada de R$ 10,00 (Dez Reais para o bilhete bilhete ida e volta) e de R$ 7,00 (Sete Reais para o bilhete de Ida ou de Volta). A etapa brasileira da Izod Indycar Series terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e Bandnews FM.

Como as avenidas nos arredores do circuito vão ser interditadas, duas linhas urbanas de ônibus terão seus itinerários alterados a partir das 22h da sexta-feira (27 de abril) até as 05h da segunda-feira (30 de abril). O Parque Anhembi localiza-se entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde, sendo circundado pelas avenidas Olavo Fontoura e Assis Chateaubriand (Marginal Tietê) na zona norte da cidade.

A SPTrans estima que cerca de 15 mil espectadores serão transportados por dia e contará com uma equipe mais de 200 técnicos para a coordenar e fiscalizar toda a operação na região, que contará com um QG de supervisão montado dentro do sítio do evento. Toda a frota que de ônibus será monitorada on line, via GPS, na Central de Operações da SPTrans.

Linhas Especiais e itinerários:

Linha: Expresso Aeroporto de Congonhas - Parque Anhembi
Itinerário Entrada: Terminal Aéreo Rodoviário, Av. Washington Luiz (Pista local Aeroporto), Av. Moreira Guimarães, Av. Ruben Berta, Av. 23 de Maio, Túnel Papa João Paulo II - (Anhangabaú Sul/Norte), Av. Prestes Maia, Av. Senador Queirós, Av. Ipiranga, Av. Rio Branco (Corredor), Viaduto Engº Orlando Murgel, Av. Rudge, Praça Cel. Torquato Tasso Netto, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Dr. Melo Nogueira, Rua Anita Malfatti.
Itinerário Saída: Av. Olavo Fontoura, Av. Otaviano Alves de Lima, acesso, Ponte da Casa Verde, Praça Cel. Torquato Tasso Netto, Av. Rudge, Viaduto Engº Orlando Murgel, Av. Rio Branco, Largo do Paiçandu, R. Capitão Salomão, R. Brigadeiro Tobias, R. Capitão Mor Jerônimo Leitão, Av. Prestes Maia, Túnel Papa João Paulo II - (Anhangabaú Norte/ Sul), Av. 23 de Maio, Av. Ruben Berta, Av. Moreira Guimarães, Av. Washington Luiz, retorno, Aeroporto de Congonhas (Pista Local), Terminal Aéreo Rodoviário.
Sábado (28/04/2012) - Primeira partida: 6h / Última partida: 18h
Domingo (29/04/2012) - Primeira partida: 5h30 / Última partida: 18h
Total de veículos à disposição: 35.

Linha: Expresso República - Parque Anhembi
Itinerário Entrada: Praça da República com Rua do Arouche, Av. São Luiz ( pista da esquerda), Rua da Consolação, Rua Cel.Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Rua Cons. Crispiniano, Av. São João, Largo do Paissandu, Av. Rio Branco, Viad.Eng. Orlando Murgel, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Rua Dr. Melo Nogueira, Rua Anita Malfatti.
Itinerário Saída:Av. Olavo Fontoura, Av. Otaviano Alves de Lima, acesso e Ponte da Casa Verde, Av. Rudge, Viad.Eng Orlando Murgel, Av. Rio Branco, Av. Ipiranga ( pista à direita), Rua Joaquim Gustavo, Praça da República com Rua do Arouche.
Sábado ( 28/04/2012) - Primeira partida: 6h / Última partida: 18h
Domingo ( 29/04/2012) - Primeira partida: 6h / Última partida: 18h
Total de veículos à disposição: 10

Linha: Expresso Trianon- MASP - Parque Anhembi
Itinerário Entrada: Av. Paulista, Rua Pamplona, Alameda Jaú, Alameda Casa Branca, Rua Prof. Otávio Mendes, Av. Nove de Julho, Viad.Dr. Plínio de Queirós, Av. Nove de Julho, Túnel Papa João Paulo II, Av. Prestes Maia, Av. Senador Queirós, Av. Ipiranga, Av. Rio Branco ( corredor), Viad. Eng.Orlando Murgel, Av. Rudge, Praça Cel. Torquato Tasso Netto, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Dr. Melo Nogueira, Rua Anita Malfatti.
Itinerário Saída: Av Olavo Fontoura, Av. Otaviano Alves de Lima, acesso e Ponte da Casa Verde, Praça Cel. Torquato Tasso Netto, Av. Rudge, Viad. Eng. Orlando Murgel, Av. Rio Branco, Largo do Paissandu,Rua Capitão Salomão, Rua Brigadeiro Tobias, Rua Capitão Mor Jerônimo Leitão, Av. Prestes Maia, Túnel Papa João Paulo II, Av. Nove de Julho, Praça 14 Bis, Rua Eng. Monlevade, Rua Carlos Comenale, Rua Peixoto Gomide, Av. Paulista na baia do Parque Trianon.
Sábado ( 28/04/2012): Primeira partida: 6h / Última partida:18h
Domingo ( 29/04/2012): Primeira partida: 6h / Última partida: 18h
Total de veículos à disposição: 10

Linha: Expresso Terminal Barra Funda - Parque Anhembi
Itinerário Entrada: Rua Professor Wilfrides Alves de Lima - Terminal Sul da estação do Metrô Barra Funda, Rua Tagipuru, R. Dep. Salvador Julianelli, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Av. Pacaembu, Viaduto Pacaembu, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Praça Cel. Torquato Tasso Netto, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Dr. Melo Nogueira, Rua Anita Malfatti.
Itinerário Saída: Av. Olavo Fontoura, Av. Otaviano Alves de Lima, acesso, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Viaduto Pacaembu, acesso, Av. Auro Soares de Moura Andrade, retorno, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Rua Professor Wilfrides Alves de Lima - Terminal Sul da estação do Metrô Barra Funda.
Sábado (28/04/2012) - Primeira partida: 5h50 / Última partida: 18h
Domingo (29/04/2012) - Primeira partida: 5h50 / Última partida: 18h
Total de veículos à disposição: 25.

Linha: Expresso Terminal Rodoviário Tietê - Parque Anhembi
Itinerário Entrada: Av. Cruzeiro do Sul (B/C) - Terminal Oeste da estação do Metrô Tietê, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Voluntários da Pátria, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura.
Itinerários Saída: - Av. Olavo Fontoura, Av. Otaviano Alves de Lima, acesso e Ponta da Casa Verde, acesso e Av. Presidente Castelo Branco, acesso e Ponte Cruzeiro do Sul, Av. Cruzeiro do Sul, Av. Zaki Narchi, R. Urupiara, R. Cel. Antonio de Carvalho, Av. Cruzeiro do Sul (B/C) - Terminal Oeste da estação do Metrô Tietê.
Sábado (28/04/2012) - Primeira partida: 5h50 / Última partida: 18h
Domingo (29/04/2012) - Primeira partida: 5h50 / Última partida: 18h
Total de veículos: 55.

Linhas normais com itinerários alterados

278A/10 Penha - CEASA
Ida: normal até a Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Heróis Expedicionária Brasileira, Av. Braz Leme, ponte da Casa Verde, Rua Abraão Ribeiro, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Voluntários da Pátria, Rua Padre Ildefonso, prosseguindo normal.

9717/10 Jardim Almanara - Santana
Ida: Av. Deputado Cantídio Sampaio, prosseguindo normal até a Rua Mangaratu, Rua Antonio Nascimento Moura, Av. Braz Leme, Rua Darzan, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais e Rua Ezequiel Freire,
Volta: Rua Ezequiel Freire, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulalia, Av. Santos Dumont, Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Braz Leme, Rua Marambaia, Rua Bernardino Fanganiello, prosseguindo normal até a Av. Deputado Cantídio Sampaio.

Serviço ATENDE

A SPTrans disponibilizará o serviço de transporte ATENDE às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida com linhas criadas com destino ao circuito com 30 veículos, partindo da Estação Tietê do Metrô, na rua Marechal Odylio Dennys, Terminal Barra Funda, na av. Auro Soares de Moura Andrade, internamente ao terminal ao lado da rampa de acesso de deficientes, avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon e no Aeroporto de Congonhas.Técnicos devidamente uniformizados do ATENDE estarão nos locais para orientação.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

INGRESSOS - Os ingressos para a etapa brasileira da IZOD IndyCar Series, que acontece no próximo dia 29 de abril, podem ser adquiridos no site oficial da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé (www.saopauloindy300.com.br) ou pelo endereço eletrônico da Livepass (www.livepass.com.br), além da central telefônica acessada pelo número (11) 4003-1527 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 4003-1527      end_of_the_skype_highlighting (custo de ligação local, mais impostos), de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h. Uma bilheteria oficial da prova (sem cobrança de taxa de conveniência) está disponível na capital paulista, no estádio do Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n - Morumbi) com funcionamento de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria não funciona em dias de jogos no estádio. Estudantes, crianças entre cinco e 12 anos - acompanhadas pelos responsáveis -, e idosos acima de 65 anos têm direito a meia-entrada. As instalações também oferecem acessos para portadores de necessidades especiais.

A Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Siga a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo

Acesse o site da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé: www.saopauloindy300.com.br 

O maior das Américas: ExpoVinis Brasil chega à sua 16ª edição com um painel de vinhos do Novo e do Velho Mundo



Os melhores tintosbrancosrosés e espumantes do Novo e do Velho Mundo já têm data para serem apresentados no Brasil: de 24 a 26 de abril durante a 16ª edição do ExpoVinis Brasil, que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte.

Fixado no calendário dos principais eventos do setor vitivinícola mundial – considerado o maior evento das Américas –, este ano o ExpoVinis volta a montar um painel dos rótulos mais representativos de países como ItáliaPortugalFrançaEspanha,ChileArgentinaUruguaiAustráliaAlemanha, África do Sul e, claro, Brasil.

“Com a economia brasileira aquecida, o setor vitivinícola vem apresentandocrescimento no consumo, produção, importação e exportação. Em 2011 tivemos um aumento de 11% na comercialização de vinhos finos. Inserido neste cenário, cada vez mais o ExpoVinis fomenta e acelera o contato entre produtores nacionais e internacionais com os principais compradores do mercado brasileiro”, resumeDomingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil, organizadora do evento.

Entre as novidades da 16ª edição do ExpoVinis estão as Rodadas de Negócios, que têm como objetivo facilitar as relações comerciais e gerar negócios entre expositores e trade. As rodadas vão acontecer nos três dias do evento em um espaço criado especialmente para que produtores nacionais e internacionais se reúnam com os principais canais de distribuição de todo o Brasil.

Verde-amarelos
Os produtores nacionais ganham destaque nos espaços do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis). AuroraCasa ValdugaMioloPericó e Pizzato também apresentam suas novidades e montam, no evento, um mapa das principais regiões produtoras do Brasil.

Novo e Velho Mundo
Na 16ª edição do ExpoVinis, rótulos do Novo e do Velho Mundo apresentam um mosaico de castas, vinhos e países a profissionais do setorenófilosenólogos econsumidores.

Wines of Chile reúne novamente as principais viñas do país que mais exporta vinhos para o Brasil e apresenta um roteiro pelos terroirs chilenos. O espaço argentino é coordenado pela ProMendoza, que traz a Wines of Argentina com algumas de suas bodegas mais representativas. Do Novo Mundo também estarão presentes as sul-africanas Cape Diamond Wines, uniWines DGB Vinha e Vinhos, e as chilenas Concha y Toro – que volta a participar do evento –, Dehesa de Luna,Errazuriz e Apaltagua.

Portugal vem representado pelos grupos ViniPortugalAEP, Fenadegas e pelasComissões Vitivinícolas Regionais de LisboaAlentejo Beira Interior. Os produtores Cooperativa Agrícola do Távora, Casa Agrícola Alexandre Relvas,Quinta Vale do Armo, Rocim Monte Novo e Figueirinha completam a carta de vinhos portugueses do ExpoVinis Brasil.

Ainda em terroirs do Velho Mundo, os vinhos franceses desembarcam por aqui e vão diretamente para o Pavilhão da França, organizado pela embaixada do país. Pelo sexto ano consecutivo, as vinícolas de Castilla-La Mancha representam a Espanha, ao lado da Bodegas PinordPedro Escudero – de Castilla y León – e do Conselho Regulador da D.O. Navarra. Alemanha será representada pela Zimmermann.

Itália volta ao evento com participação expressiva no espaço da Câmara Italiana do Rio de Janeiro. Estarão presentes produtores de regiões como Sicília, Toscana, Abruzzo, Puglia, Vêneto, Piemonte, Úmbria, Lombardia, Calábria e Friuli.

“A ideia é que, a cada ‘safra’, o ExpoVinis apresente o que o Brasil e o mundo vêm produzindo e consumindo; descobrir novos rótulos, regiões, produtores e também reencontrar vinhos já conhecidos e consagrados”, finaliza Domingos Meirelles.

Importadoras
Tradicionais, jovens e conceituadas importadoras marcam presença no ExpoVinis Brasil, trazendo ainda mais diversidade de rótulos ao salão internacional de vinhos.Estreando no evento, a Vinho Sul estará ao lado de Abflug, Adega Alentejana,Bodegas Selecionadores de VinhosCalix, CantuDel Maipo, Divina Botella,Domno do Brasil, Épice, Hannover, Inovini, MagnubnMaison des Caves,Malbec, Obra PrimaPortus CalePrima VinhosQualisRavin, Vinissimo Zahil, que apresentam suas cartas de vinhos, novas safras e lançamentos.

Degustações Premium
A programação do ExpoVinis Brasil também traz as esperadas degustações Premium.No dia 24, às 19h30Mário Telles Junior (ABS-SP) fala sobre os “Novos Vinhos Premium de Portugal”. O Chile volta à programação oficial do evento e o especialistaJorge Lucki conduz o tasting “A grande diversidade e qualidade do ‘novo Chile’”, no dia25, às 19h30.

O português Luís Lopes, diretor da Revista de Vinhos – a mais importante de Portugal –, comanda a prova “Os 10 Vinhos Nacionais do Top Ten 2012” no dia 25, às 17 horas. Os rótulos do Top Ten também serão tema de outra degustação tradicional: no dia 24, às 17 horas, os jurados da prova falam sobre os vencedores.

Informações e reservas para as degustações pelo e-mail degustacoes@exponor.com.br ou no telefone             (11) 3141-9444 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 3141-9444      end_of_the_skype_highlighting      . 

SERVIÇO
ExpoVinis Brasil 2012
16ª Salão Internacional do Vinho
24 a 26 de abril
Expo Center Norte – Pavilhão Azul - Vila Guilherme – São Paulo
Informações e credenciamento visitantes: www.expovinis.com.br
e-mail: contato@expovinis.com.br ou na Exponor Brasil tel. (11) 3149.9444
 Horário: das 13h às 21h para profissionais do setor nos dias 24 e 25 de abril, e das 13h às 20h no dia 26 de abril. Aberto ao consumidor final das 18h às 21h no dia 25 e das 17h às 20h no dia 26 de abril.
O primeiro dia de evento será reservado exclusivamente para profissionais do setor.

 Ingressos (Consumidor Final): R$ 50,00 incluindo taça para degustação (os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do evento - www.exponor.com.br/expovinis)

Estudantes de Hotelaria, Nutrição, Gastronomia, Enologia e Turismo pagam R$ 25,00 não inclui taça (necessário apresentar identidade e comprovante do curso que não seja carteirinha de estudante). Para adquirir taça avulsa: R$ 30,00.

Entrada franca para profissionais do setor (necessário apresentar identidade ou CPF e comprovante profissional). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Necessário apresentar carteira de identidade.