PATROCINADOR

30 junho 2013

XGames: "Já me apaixonei por esse automobilismo inacreditável", festeja Guiga Spinelli no rallycross

Tetracampeão do Rally dos Sertões estreou neste sábado nas olimpíadas dos esportes radicais; prova continua no domingo em Munique com transmissão ao vivo pelos canais ESPN


Muito empolgado com a chance de estrear em uma nova categoria, o piloto Guilherme Spinelli colocou seu nome na história ao disputar a etapa do rallycross dos X Games, na tarde deste sábado (29). "Já me apaixonei por essa categoria e sei que ainda tenho muito o que aprender", garante ele.

Com o Lancer Evo XTR da X Team Mitsubishi Racing, foi a primeira vez que Guiga participou de uma competição com esse formato: circuito curto, travado, mesclando asfalto, cascalho e com outros pilotos lado a lado. "Andar com vários carros se tocando o tempo inteiro é super emocionante, mas também muito difícil de se adaptar. Foi muito pouco tempo de pista e tudo é muito diferente do que já fiz até aqui", garante Spinelli, que é o maior campeão do Rally dos Sertões nos carros, com quatro vitórias.

A etapa acontece em Munique, na Alemanha, em um circuito com asfalto e trechos off-road. Assim como nas provas de rally cross-country, o percurso acabou se tornando uma surpresa para Guiga, já que não houve os treinos na parte da manhã, e o primeiro contato foi na classificatória. "A pista estava em condições muito difíceis por conta da chuva com asfalto molhado e cascalho solto bem escorregadio", descreve. O brasileiro acabou ficando na quarta colocação e foi para a repescagem, já que os dois primeiros passam direto para as finais.

Na segunda prova, ainda sob chuva, Guiga largou em cima de uma poça d'água. Com o carro patinando, ele perdeu contato com os adversários, fez a primeira curva na última colocação, mas não desanimou e conseguiu fazer uma boa prova. Ultrapassou muitos adversários e terminou na quinta colocação. "Na primeira prova fui muito conservador no contato com os outros carros. Na segunda, já fui mais agressivo e andei melhor."

Neste domingo, Guiga enfrenta a segunda rodada de disputas, no mesmo circuito em Munique. "Adorei a categoria, é nova experiência e muitas novidades para me adaptar. É tudo muito novo, o carro, a pista e as disputas lado a lado. Estou me empenhando para aprender e ter melhor performance", conclui o piloto.

A etapa deste domingo, dia 30, terá transmissão ao vivo na ESPN HD e via internet, no www.watchespn.com (sem a necessidade de cadastro).

O X Team Mitsubishi Racing tem o apoio de Petrobras e os patrocínios de Mitsubishi, SKY e Outback.

Programação:
Domingo, 30 de junho
Exibição ao vivo pelo ESPN HD a partir das 12 horas (de Brasília)
Treino livre: 09h20 às 10h00
Baterias, Repescagem e Final: 12h00 às 14h00

Vídeo:
Veja como foi o primeiro dia de Guiga Spinelli com o Lancer Evo XTR


FICHA TÉCNICA - PETROBRAS MITSUBISHI EVO XTR
Motor: 2.0L MIVEC Turbo (Garrett TR30R)
Potência: aproximadamente 475 cavalos
Câmbio: sequencial, seis marchas
Tração: integral
Suspensão: Exe-tc
Rodas: Enkei Nt03+M
Pneus: Cooper RallyCross
Freios, pinças e rotores: AP Racing
Capô e asa traseira: fibra de carbono
Portas, parachoques, carroceria traseira e paralamas: material composto
Painel: fibra de carbono
Banco, cinto, extintor e santantonio: de acordo com as especificações da FIA

Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa - 18 a 21 de abril - Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa - 16 a 19 de maio - Barcelona (Espanha)
3ª etapa - 27 a 30 de junho - Munique (Alemanha)
4ª etapa - 10 a 13 de julho - New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa - 17 a 20 de julho - Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa - 31 de julho a 3 de agosto - Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa - 7 a 10 de agosto - Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa - 19 a 22 de setembro - Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa - data a definir - Las Vegas (Estados Unidos)


SOBRE OS X GAMES
Criados em 1995 nos Estados Unidos com o nome The Extreme Games, os X Games são considerados a Olimpíada dos esportes radicais. O evento é reconhecido no mundo todo como referência em esportes de ação. A partir de 2013, os X Games passam a ter seis eventos ao redor do mundo, com Foz do Iguaçu se juntando a Aspen (EUA), Tignes (FRA), Barcelona (ESP), Munique (ALE) e a cidade-sede Los Angeles (EUA). No Brasil, os melhores atletas das modalidades Moto X, Global RallyCross, Skate e BMX disputarão medalhas de ouro, prata, bronze e prêmios em dinheiro em 15 competições. No GRC, categoria do X Team Mitsubishi Racing, 16 pilotos correm em uma pista que se alterna entre asfalto e terra. Na briga pelo ouro, são classificados dez pilotos para a fase final. Eles disputam uma corrida de seis voltas, na qual vence quem ultrapassar primeiro a linha de chegada.

SOBRE A MITSUBISHI
A Mitsubishi Motors do Brasil, presente no país há 23 anos, é a única operação industrial de veículos Mitsubishi no mundo que não pertence à marca japonesa. Com uma fábrica instalada em Catalão (GO), a MMCB conta hoje com mais de 180 concessionárias, que levam veículos de última geração e todo o espírito inovador da marca para os vários cantos do território nacional. No segmento esportivo, organiza os ralis Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Outdoor e Mitsubishi Cup, além da competição de pista Mitsubishi Lancer Cup, e apoia atletas de ponta, como a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, o velejador Beto Pandiani, o surfista Carlos Burle, o multiesportista Luis Roberto Formiga, o alpinista Rodrigo Raineri, o paraquedista Luigi Cani e o piloto Ulysses Bertholdo.

SOBRE A SKY
A SKY é a maior a operadora de TV por assinatura via satélite do país. Transmite seu sinal 100% digital para todos os seus assinantes, em todo território nacional. É a operadora que trouxe o maior número de inovações tecnológicas em televisão no Brasil aliada a melhor programação e excelência no atendimento aos mais de 17 milhões de telespectadores que possui. Em 2011, mais uma vez, a SKY foi pioneira com o lançamento da primeira operação de banda larga 4G na América Latina. No segmento esportivo, apoia atletas e equipes de ponta em diversos segmentos, como a equipe Red Bull/SKY (Stock Car), o Pinheiros/SKY e o SKY/Basquete Cearense (basquete masculino), o Unilever do técnico Bernardinho (vôlei feminino), além dos atletas Vitor Belfort (UFC) e Felipe Nasr (GP2).

SOBRE A PETROBRAS
A primeira vez que a Petrobras exibiu sua logomarca em uma competição esportiva foi em 1956, na corrida de estreia das Mil Milhas Brasileiras de automobilismo. Atualmente, os patrocínios da Companhia a competições automobilísticas estão alinhados ao Programa Petrobras Esporte Motor, que tem como principal objetivo apoiar o automobilismo/motociclismo por meio da cooperação tecnológica e/ou patrocínios a eventos incluindo fornecimento de combustíveis e/ou lubrificantes, utilizando as competições como campos de pesquisas e desenvolvimento dos nossos produtos permitindo que os mesmos sejam testados e aprovados por quem os utiliza sob as condições mais rigorosas. Entre as categorias em que a Petrobras está presente podem ser citadas a Copa Petrobras de Marcas (Turismo), a Fórmula Truck (Caminhões), a Equipe Mitsubishi Petrobras (Rali), a Moto 1000 GP, a Seletiva de Kart Petrobras (Kart) e a Baja SAE Brasil-Petrobras.

SOBRE O OUTBACK STEAKHOUSE
A rede Outback Steakhouse possui 41 restaurantes no Brasil e está presente em 19 cidades e 11 estados brasileiros. No mundo está em 22 países entre Europa, Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida, somada à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes.

28 junho 2013

Escultura pública de Denise Milan é instalada em Assis, na Itália

                                                                                                  
Em julho, a prefeitura da cidade de Assis (Itália) instala na Piazza Santa Maria degli Angeli a oitava obra pública da carreira de Denise Milan. “Mandala de Pedra” foi recebida como doação do Instituto Fetzer (Michigan, EUA) e faz parte da instalação “No reino do amor e do perdão: a linguagem das pedras”, que a artista projetou e realizou especialmente para a mostra organizada no Palazzo del Monte Frumentario, em 2012, como parte do A Global Gathering, evento realizado pelo instituto em Assis. 

Disposta no chão, a "Mandala de Pedra" parece um intrumento de navegação da Terra dentro de nosso sistema solar, orientada pelo átomo do quartzo (representado por uma estrela de seis pontas), como um padrão geométrico que nos integra com o universo. Construída de pedra calcária rosa e branca retiradas do Monte Subásio, em Assis, tem em seu centro uma meia esfera azul de sodalita brasileira, um símbolo da Terra. Sacralidade na geometria, sacralidade em aprender com a pedra que cada um é parte do todo.

“No reino do amor e do perdão: a linguagem das pedras” dá seguimento aos importantes trabalhos anteriores que Denise Milan já disponibilizou pelo mundo. Também neste, ela faz uso de seu meio de expressão preferido: “Pedras em estado natural, que não são esculpidas nem buriladas, mas talhadas para remeter à condição humana em sua complexa natureza. A sólida matéria mineral é retirada da natureza para exibir sua energia em sintaxes densamente simbólicas”, explica a crítica de arte Sonia Régis*.

Com muitos anos de convivência com as pedras, Denise Milan evidencia nesta obra porque escolheu esta matéria para suportar e encarnar seu pensamento:  “As pedras acatam e sustentam de modo pertinente as metáforas que se associam ao destino humano. Um destino de contínua superação, além do mero exercício da sobrevivência, de sentido espiritual, que a arte representa de modo contundente”,  continua Sonia.

Ainda segundo a crítica de arte, “ao idear um projeto com o particular propósito de ser instalado em Assis, lugar fortemente demarcado pelas revelações de duas grandes inteligências sensíveis, São Francisco e Giotto, Denise Milan aliou ao seu corajoso poder criador uma exímia dose de compreensão da história humana e sua correlação com a arte. Conseguiu conceber uma composição com o intuito simbólico de religar a tradição à atualidade”.  

* As citações de Sonia Régis foram extraídas do artigo ‘O horizonte na arte’, a ser publicado pela Revista Ângulo n.133.

Sobre Denise Milan 

Nascida em São Paulo, Denise Milan exerce seu trabalho artístico em áreas como fotocolagem, escultura, e perfomance, usando a pedra como eixo criativo. Expôs suas obras em diversas instituições do Brasil, Europa, EUA e Ásia. Ativista e líder do movimento pela Arte Pública. Possui instalações permanentes em locais como Vale do Anhangabaú e Jardim das Esculturas do MAM (São Paulo), e Chicago Museum Campus. Criou e dirigiu a Ópera das Pedras e o projeto de arte-educação Espetáculo da Terra, desenvolvido em comunidades da periferia, abordando a integração do homem com sua cidade e com a Terra. Autora de Cadumbra, livro com metapoemas de Haroldo de Campos, e co-organizadora de Gemas da Terra – Imaginação, estética e hospitalidade, entre outros. www.denisemilanstudio.com

27 junho 2013

RETA FINAL: TERMINA AMANHÃ O PRAZO PARA A ENTREGA DA DIPJ

Consultor tributário do Grupo Sage, Antonio Teixeira, alerta: quem perder o prazo terá que arcar com multa mínima de R$ 500

Termina na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, o prazo para a entrega da Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ. As empresas devem ficar atentas para não perder o prazo e ter que arcar com pesadas multas. 

A DIPJ deve ser transmitida por todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, de forma centralizada pela matriz. É recomendável que as empresas fiquem atentas ao prazo de entrega desse arquivo, uma vez que aquelas que deixarem de transmitir essa declaração, ou apresentá-la após o prazo, estarão sujeitos à multa de 2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ informado na DIPJ, ainda que integralmente pago. “É bom ficar atento na hora de preencher a declaração, uma vez que as informações incorretas ou omitidas também são alvos do fisco e acarretarão em multas de R$ 20,00 para cada grupo de dez dados preenchidos erroneamente”, afirma o consultor tributário da IOB FOLHAMATIC EBS, uma empresa do Grupo Sage, Antonio Teixeira, ressaltando que a multa mínima a ser aplicada será de R$ 500,00. 

“Além disso, os empresários e profissionais da Contabilidade devem estar atentos ao preenchimento da declaração, já que, por causa de um pequeno erro, a empresa pode acabar recebendo uma solicitação de esclarecimentos por parte da RFB por inconsistências nas informações declaradas”, sinaliza Teixeira. 

Para evitar erros e inconsistências de dados na hora de preencher a DIPJ, FCont e ECD Contábil 2013, ano-calendário 2012, o consultor tributário do Grupo Sage, Antonio Teixeira, sinaliza sobre a necessidade de controle das informações: “É imprescindível que as empresas mantenham todos os dados e declarações prestados ao fisco entregues nos prazos e façam uma revisão das informações que constam na DIPJ, a qual tem inúmeras particularidades, com o objetivo de zerar ou diminuir as chances de equívocos”. 

Obrigatoriedade 
São obrigadas a entregar a DIPJ 2013, ano-calendário 2012, todas as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no Brasil, independentemente de seus fins e nacionalidade, inclusive a elas equiparadas; as filiais, sucursais ou representações, no País, das pessoas jurídicas com sede no exterior, estejam ou não sujeitas ao pagamento do imposto de renda; as sociedades em conta de participação, as administradoras de consórcio para aquisição de bens, as instituições imunes e isentas, as sociedades cooperativas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias, e o representante comercial que exerce atividades por conta própria. Não estão inclusas nessa obrigação as pessoas jurídicas inativas e aquelas optantes pelo Simples Nacional, os órgãos públicos, as autarquias e as fundações públicas. 


O programa gerador da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica 2013 está disponível no site da Receita Federal - www.receita.fazenda.gov.br.

Pizza: dicas para preparar e servir receitas com qualidade

Assim como é praticamente impossível encontrar um brasileiro que não goste de futebol, a missão também é bastante árdua se formos procurar alguém que não goste de pizza! A iguaria é sempre uma excelente escolha para jantares com a família e amigos, principalmente nos finais de semana onde bate aquela preguiça de ir pra cozinha.

A pizza é fácil de montar e rápida de assar, basta usar a criatividade na seleção dos ingredientes e, é claro, na forma de servir. Desde as mais simples feitas apenas de queijo com molho de tomate às mais incrementadas com alcachofra, frutas secas e presunto parma, por exemplo, todas merecem um cuidado especial na hora de serem levadas à mesa.

A dica da paranaense Germer Porcelanas Finas, que tem fábrica na cidade de Campo Largo, é o conjunto de pizza, que vem com um prato de 37 cm para servir, acompanhado de um aramado que facilita ainda mais o manuseio do produto na hora de servir.

Os consumidores também podem comprar os pratinhos individuais para servir os pedaços de pizza. O detalhe especial das peças fica por conta da decoração criativa e da praticidade. Vale lembrar que estas peças da Germer podem ser utilizadas em micro-ondas e máquina de lavar louça.


26 junho 2013

A “Cura Gay”

Por Breno Rosostolato*

Somos assolados por políticos corruptos, mentalidades rígidas que conduzem o governo de maneira pouco flexível e com conceitos impositivos e absurdos. O que muitos parlamentares possuem é um sentimento de soberba, cuja posição política é sustentada por posicionamentos distorcidos da própria vida, da sociedade e do mundo. A sensação que tenho é que o momento histórico contemporâneo e cultural do Brasil é ignorado por uma grande parcela de políticos, que não se atentam às mudanças da sociedade. Políticos que fazem pouco caso da transformação de mentalidades da população e que deveria ser enaltecida e contemplada, porque amplia-se a discussão e as reflexões sobre os papéis sociais, a sexualidade, a participação politizada das pessoas sobre as mazelas do Brasil e por ai vai. Não são todos, mas políticos como Marcos Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Jair Bolsonaro (PP-RJ) se sentem intocáveis e fazem um desserviço para a população brasileira.

Com um discurso homofóbico, os parlamentares são conhecidos por um posicionamento arbitrário e agressivo em relação aos homossexuais. As absurdas e agressivas declarações da dupla incitam a violência e semeiam o ódio.

Toda essa polêmica em torno da homossexualidade e as opiniões contrárias dos parlamentares já seriam suficientes para questionarmos, de fato, quais os benefícios para a nação em tê-los como representantes da sociedade. O mais triste é que as idéias preconceituosas e pouco esclarecidas representam uma grande parcela da população que se espelha nas considerações deturpadas que os dois fazem das identidades sexuais e insistem em resistir às transformações que estão acontecendo.

Uma lei apelidada de “cura gay” foi aprovada, à surdina, em meio aos protestos e manifestações políticas que acontecem em todo o país, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias no último dia 18 de junho. A proposta de lei terá que passar ainda por outras duas comissões, da Seguridade Social e Constituição e Justiça. Se aprovada em ambas, segue para o plenário da Câmara. O texto, o Projeto de Decreto da Câmara (PDC) 234 anula e corrige dois artigos do Conselho Regional de Psicologia. Para ilustrar, transcreverei os artigos em questão:

“Resolução nº 1/1999
Art. 3° - os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.

Art. 4º - Os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.” 
         
Esta proposta, além de ser um grande equívoco, é mal intencionada. A lei de fato não fala em “cura gay”, não explicitamente. A concepção de uma cura é implícita na intenção da proposta. Está nas entrelinhas. A lei se expressa entre aspas sutilmente, mas é bastante incisiva. Se alguém vai a uma clínica de psicologia para mudar sua orientação sexual é porque se considera doente, enfermo e portador de algo maléfico. Esta é a maneira da lei patologizar a homossexualidade. 

A pessoa pode estar descontente de sua orientação sexual, se sentir incomodado com seu desejo por alguém do mesmo sexo, mas isso se deve a uma opressão social, que faz com que esta pessoa se sinta retraída, culpada, envergonhada de si mesmo. Uma sociedade heteronormativa que determina um padrão correto de expressar sua sexualidade e sentimentos, ou seja, uma relação amorosa e sexual deve acontecer apenas por pessoas do sexo oposto, cercando a liberdade e autonomia da pluralidade sexual que sempre fez parte das relações interpessoais e é integrante da história da humanidade. A proposta de lei coíbe e cerceia a aceitação que uma pessoa deve ter aos seus próprios desejos e a maneira de se reconhecer como um ser livre.

Os defensores da lei argumentam que a esta visa ampliar os serviços da psicologia e aumentar a prática do psicólogo, além de questionar a determinação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), pois de acordo com os parlamentares que defendem a PL, o órgão “extrapolou o seu poder regulamentar e usurpou a competência do Legislativo”.

O que parece um discurso muito bonito e justo é na verdade uma alegoria de idéias bizarras e leviandades, que não amplificará o atendimento do psicólogo, mas na verdade, distorce a verdadeira atuação do profissional, que é dar condições para o cliente de vencer seus preconceitos e dar sustentação a sua autonomia e emancipar-se a alguns conceitos que são empecilhos para se reconhecer e se aceitar. Querem transformar o psicólogo num repressor, num limitador. A concepção desta famigerada lei é uma tentativa de justificar a homofobia tendo a psicologia como embasamento, uma vez que não podem simplesmente confrontar com a homossexualidade e para isso, querem usar as práticas psicológicas para fortalecer um pensamento retrógrado e arcaico. Fico preocupado com a aprovação desta proposta de lei porque o retrocesso é evidente. Fico imaginando cursos promovidos para ensinar técnicas de mudar uma identidade sexual ou até mesmo cursos de especialização para tais práticas. Clínicas com a seguinte propaganda: “Entre gay e saia macho”. É, acho melhor não pensar não que me faz mal.

Devemos curar sim o preconceito e combater os conceitos deturpados, a ignorância da sociedade sobre a homoafetividade. Duas mulheres podem se amar. Dois homens podem se amar. Estes casais devem se amar e serem felizes.
Além de não me sentir representado ou amparado por esta proposta de lei, repudio totalmente não só a lei como os profissionais que consideram a "cura gay" como uma realidade. A cura gay é mais uma das mazelas e uma penúria social. A pessoa não está homossexual, a pessoa é homossexual.


* Breno Rosostolato é psicólogo e professor da Faculdade Santa Marcelina -  FASM.

Diana Ross escolhe Rolls-Royce para circular por São Paulo

Ícone da música soul e do jazz, Diana Ross está em São Paulo para dois shows, em 25 e 26 de junho, no Espaço das Américas. Para se locomover pelas ruas da capital paulista com toda a comodidade, a diva contará com o requinte e conforto de um Rolls-Royce Ghost, avaliado em R$ 2,4 milhões. O modelo blindado de cor preta pertence ao Grupo Via Italia, importador oficial de Rolls-Royce no Brasil.

Trata-se de um automóvel que representa a expressão máxima de refinamento, exclusividade e qualidade. Com o interior em couro e com madeira Piano Black, o modelo é totalmente equipado, com três telas de LCD e cortinas elétricas em todos os vidros traseiros.

Mesmo se enfrentar o trânsito da capital paulista, Diana Ross estará bem confortável dentro do Rolls-Royce Ghost, que tem esse nome por causa do silêncio do seu motor, um potente V12 biturbo de 6.6 litros e 563 cavalos. 


Fotos: Thiago Duran/AgNews

Cuidados antes de comprar ou vender uma franquia

O setor de franchising está em plena expansão. No mês de junho, ocorreu em São Paulo a 22ª edição da ABF Franchising Expo 2013, feira internacional de franquias que reuniu mais de 470 expositores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento recebeu cerca de 40 mil visitantes e aproximadamente R$ 480 milhões em negócios devem ser gerados, volume 3% maior do que em 2012.

No Brasil, o setor é regulado pela Lei de Franquias (Lei nº 8.955, de 15/12/1994), que, em seu artigo 2º, define franquia empresarial como “o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.

O especialista em Direito Imobiliário e sócio do escritório Cerveira Advogados Associados, Mario Cerveira Filho, ressalta que, antes de ser assinado o contrato de franquia ou antes do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado, deverá ser entregue a Circular de Oferta de Franquia (COF), com antecedência mínima de dez dias. Sob pena de ser anulado o acordo e devolvidos todos os valores, além de eventuais perdas e danos, valendo a mesma regra se foram veiculados dados falsos no documento.

“A Circular tem como função transmitir todas as informações necessárias ao candidato e, assim, possibilitar que o negócio seja concretizado com a devida ciência das regras e condições. O Artigo 3º, por sua vez, elenca quais informações devem obrigatoriamente constar da COF, incluindo o histórico da franquia, balanços e demonstrações financeiras da empresa franqueadora nos últimos dois anos-exercícios, perfil do franqueado ideal, total estimado do investimento inicial, a remuneração periódica pelo uso do sistema (royalties), taxa de publicidade e supervisão da rede”, orienta o especialista.

Mario Cerveira Filho, que também é membro da ABF, esclarece, ainda, que a lei determina que o contrato de franquia deverá sempre ser assinado na presença de duas testemunhas, e que terá validade independentemente do registro perante cartório ou órgão público.


“É importante destacar que a regulamentação do setor tem papel essencial na relação com as grandes empresas internacionais, uma vez que elas não têm o conhecimento adequado sobre o sistema de franquias no Brasil e o confundem com o processo de licenciamento da marca. A lei esclarece os direitos e deveres do franqueador e do franqueado, e estabelece a igualdade entre eles”, afirma o advogado.

25 junho 2013

MR. BEER TRAZ NOVIDADES À BRASIL BRAU 2013

Marca disponibiliza mais de 100 rótulos exclusivos e de marca própria para venda aos visitantes

A Mr. Beer, pioneira e maior rede de franquias de cervejas especiais do país, traz novidades à Brasil Brau deste ano, disponibilizando para venda rótulos exclusivos e de marca própria. O objetivo é expor as mais de 100 variedades de cervejas disponíveis apenas em  lojas da rede. “No ano passado fortificamos nossas importações, que tiveram inicio em 2011. Isso nos possibilitou um contato bem mais próximo com os fornecedores, alinhando a nossa linha produtos ao perfil dos nossos consumidores. Conseguimos, assim, trazer apenas produtos de qualidade e que são referências no universo cervejeiro”, afirma Humberto Ribeiro, diretor do Mr. Beer.   

A Brasil Brau é a maior feira profissional da indústria cervejeira no Brasil. Reuni, ainda, personalidades do setor. “O evento é uma excelente oportunidade de interagir com aqueles que já nossos parceiros, além de ser um espaço excelente também para estabelecer novas parcerias”, completa o empresário. 

A feira acontece no espaço Transamerica Expo Center, em São Paulo, entre 25 e 27 de junho, das 13h às 20h.

O evento também traz novidades neste ano, a exemplo do lançamento do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja. O objetivo da feira é apresentar tudo o que há de novo no mercado cervejeiro, promover degustação e confraternização. Atrai produtores de matérias-primas e de equipamentos, prestadores de serviços, mestres cervejeiros e consumidores. E ainda expõe grande variedade de cervejas, tanto nacionais quanto importadas.

Sobre a Tereza:
A Tereza surgiu como homenagem à diversidade cultural e artística do Brasil. Mescla fatores característicos da famosa "brasilidade". É produzida com base no jovem e inovador estilo norte-americano cervejeiro, uma alusão às influências da economia e de alguns costumes estadunidenses na cultura brasileira. Na escola cervejeira americana, encontramos rótulos que vão do light aos extremamente lupulados. A Tereza se insere no segundo caso. É uma Pilsen Extra Hop, ou seja, recebe doses excedentes de lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja. A Tereza traz sofisticação e inovação à paixão nacional. A dose extra do amargor refrescante do lúpulo e seu princípio calmante em uma cerveja de estilo naturalmente leve e fresco, a Pilsen, tornou a bebida ainda mais perfeita para o clima tropical nacional. No rótulo, o Mr. Beer estampou a mulher brasileira - estilosa, inteligente e de personalidade, referenciando o bom gosto feminino, público que representa 40% do total da rede.

Para quem não tiver oportunidade de ir ao evento, mas quer acompanhar a participação da o Mr. Beer, basta ficar atento às redes sociais da marca:

>> Facebook oficial do Mr. Beer - https://www.facebook.com/mrbeercervejas
>>Twitter oficial do Mr. Beer - https://twitter.com/MrBeerBrasil
>> Blog oficial do Mr. Beer - http://mrbeercervejas.com.br/blog/


Sobre a Mr. Beer Cervejas
Pioneira e maior do segmento no país, o Mr. Beer é o paraíso de quem aprecia cervejas especiais. Resultado da paixão dos sócios por esse universo, a empresa entende do que todo cervejeiro gosta: experiência gastronômica. Por isso, é sinônimo de excelência em rótulos, atendimento personalizado e harmonização. São 80 unidades - distribuídas por 20 Estados brasileiros mais o Distrito Federal - com, aproximadamente, 400 variedades, 70% delas importadas e mais de 100 exclusivas. E, ainda, iguarias como os bolinhos de feijoada e de camarão na moranga, salsichas alemãs, calabresa artesanal acebolada, tábua de frios mista, e outras, acompanham a degustação. www.mrbeercervejas.com.br  


Gran Colombia Gold anuncia aumento de 11 por cento na produção média diária de ouro em abril e maio de 2013 e melhoria no custo de caixa nas suas Operações Segovia

A Gran Colombia Gold Corp. (TSX: GCM) anunciou que o total da produção de ouro nas suas Operações Segovia em abril e maio de 2013 foi 14.367 onças, ou 235 onças por dia, um aumento de 11 por cento sobre a produção média de ouro de 212 onças por dia no primeiro trimestre de 2013.   

O mês de maio refletiu também resultados positivos das iniciativas de cortes de custos da companhia, e houve melhoria nos custos de caixa das Operações Segovia da companhia que passaram para $1.073 por onça em comparação com $1.315 por onça no primeiro trimestre de 2013. 

"Tivemos em maio a maior produção mensal na história da companhia nas nossas Operações Segovia", disse Serafino Iacono, co-presidente executivo do conselho da Gran Colombia. Ele acrescentou: "É uma grande satisfação anunciar que continuamos avançando para atingir nossa meta de produção anual para 2013, e que as iniciativas de cortes de custos identificadas e implementadas em todos os aspectos dos nossos negócios estão trazendo reduções significativas na nossa estrutura de custos que permitirão que a companhia atinja suas metas de fluxo de caixa para 2013 no ambiente atual do preço do ouro."    

Melhorias na produção em abril e maio foram promovidas pela melhoria constante nas Operações Segovia da companhia; a alíquota média na planta Maria Dama foi mais  de 1.000 toneladas de minério processadas por dia pelo terceiro mês consecutivo. As operações da mina subterrânea Marmato permaneceram estáveis em abril e maio, produzindo um total de 3.342 onças de ouro ou 55 onças por dia. Isso resultou em um total de 17.709 onças de ouro produzidas para a companhia em abril e maio, ou 235 onças por dia, uma melhoria de 7 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2013. 
  
Em maio de 2013, os custos de caixa da Operação Segovia foram reduzidos para $1.073 por onça de ouro como resultado das iniciativas de redução de custo implementadas pela companhia em 2013, o impacto dos custos fixos por onça da taxa mais alta de produção, o impacto nos custos de mineração artesanal dos preços mais baixos do ouro e enfraquecimento do peso colombiano em relação ao dólar norte-americano. Em 2013, a gerência iniciou uma revisão completa das suas operações, identificando e implementando $16,2 milhões em economias de custo anualizadas. Esse programa resultou em $850.000 de economia por mês a partir de fevereiro de 2013 e outras medidas foram implementadas em maio para reduzir aproximadamente $500.000 por mês gradualmente durante os próximos meses, continuando-se a reduzir os custos de caixa no segundo semestre de 2013. 
   
A companhia confirmou também que está cumprindo o pagamento de juros semianuais de 5 por cento dentro do programado nas suas notas vinculadas à prata em 30 de junho de 2013. 

Sobre a Gran Colombia Gold
A Gran Colombia é uma companhia de exploração, desenvolvimento e produção cujo foco principal é a Colômbia. A Gran Colombia é atualmente o maior produtor de prata e ouro subterrâneos na Colômbia e possui várias minas subterrâneas em operação nas suas Operações Segovia e Marmato. Além disso, a Gran Colombia também está avançando um projeto para desenvolver uma mina de ouro e prata em grande escala nas suas operações Marmato. 

Informações adicionais sobre a Gran Colombia Gold podem ser encontradas no web site da Companhia, em www.grancolombiagold.com e na página da Companhia no SEDAR, em www.sedar.com.

Este comunicado de imprensa contém "declarações de previsões" que podem incluir, entre outras, declarações relativas ao futuro financeiro ou desempenho operacional da Companhia e seus projetos e, especificamente, declarações referentes ao crescimento previsto na produção de ouro anual e redução dos custos de caixa. Frequentemente, mas nem sempre, as declarações de previsões podem ser identificadas pelo uso de palavras como "planeja", "espera", "deverá", "orçamento", "programada", "estima", "previsões", "pretende", "prevê", ou "acredita" ou variações (inclusive variações negativas) dessas palavras e frases. Essas declarações podem afirmar que certas medidas, eventos ou resultados "podem", "poderiam", "iriam", "seriam" tomadas, ocorreriam ou seriam atingidos. As declarações de previsões envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados efetivos, o desempenho ou as realizações da Gran Colombia sejam significativamente diferentes de qualquer resultado futuro, desempenho ou realizações expressos ou implícitos pelas declarações de previsões. Os fatores que podem fazer com que os resultados efetivos sejam significativamente diferentes dos previstos nestas declarações de previsões são descritos sob o título de "Fatores de Risco" de notas vinculadas à prata no Formulário Anual de Informações da Companhia com data de 26 de março de 2013 que está à disposição no SEDAR, em www.sedar.com. As declarações de previsões contidas neste comunicado de imprensa são feitas na data deste comunicado e a Gran Colombia exime-se de qualquer obrigação, a não ser as exigidas por lei, de atualizar qualquer declaração de previsão como resultado de novas informações, resultados, eventos futuros, circunstâncias ou se as estimativas ou opiniões da diretoria se modificarem ou de outro modo. Não podemos garantir que tais declarações de previsões sejam corretas, pois os resultados efetivos e os eventos futuros podem diferir significativamente daqueles previstos em tais declarações. Do mesmo modo, o leitor não deve se pautar indevidamente nas declarações de previsões. 

Para obter mais informações, contate:
Roy MacDonald

Relações com investidores

+1-416-360-4653
(GCM. GCM.WT.)
FONTE  Gran Colombia Gold Corp.
FONTE Gran Colombia Gold Corp.

24 junho 2013

Pesquisa Amdocs: Consumidores aceitam compartilhar seus dados pessoais... se entenderem o benefício

Consumidores brasileiros também enxergam valor no compartilhamento de informações pessoais em troca de melhores serviços e recompensas; os dados têm o potencial de se tornar uma nova moeda

A Amdocs, fornecedora líder de sistemas e serviços voltados à experiência do cliente, revelou hoje os resultados de uma pesquisa que mostra que a maioria dos consumidores está disposta a compartilhar muitos de seus dados pessoais, inclusive informações familiares e perfis de suas redes sociais, em troca da oferta de uma melhor experiência pelas suas operadoras.
A pesquisa, realizada pela Coleman Parkes em abril, identificou as principais estratégias que as operadoras podem adotar para obter permissão de uso dos dados de seus clientes, que podem ser usados para conhecê-los melhor e desenvolver novas fontes de renda. De acordo com a pesquisa, 57% dos consumidores estão dispostos a fornecer outras informações pessoais, como: localização, nomes dos cinco principais amigos no Facebook e dados pessoais de familiares, em troca de recompensas financeiras ou melhores serviços. Além disso, 54% permitiriam que esses dados fossem passados a terceiros mediante condições certas.
“Os resultados desta pesquisa indicam que o setor vinha superestimando a falta de disposição dos consumidores em compartilhar seus dados pessoais", disse Ian Parkes, da Coleman Parkes. “Muitos consumidores estão dispostos e desejam fornecer as informações desde que recebam algo em troca de suas operadoras. Com a possibilidade adicional de compartilhar essas informações com outras empresas, os dados dos clientes podem se tornar um novo tipo de moeda no setor".
            Os principais resultados da pesquisa global com 3.900 consumidores foram:
·         Consumidores podem ser motivados a compartilhar: eles disseram que compartilhariam mais informações pessoais em troca por planos mais baratos (65%), maior velocidade da rede (61%), atendimento a clientes prioritário (54%) e planos compartilhados por vários dispositivos (50%).
·         Mostre a cor do dinheiro: eles também estão abertos a incentivos financeiros para fornecer informações pessoais. Recompensas em dinheiro (44%) foram as mais valorizadas, juntamente com recompensas em programas de fidelidade (38%), cupons e ofertas exclusivas (39%).Um terço (36%) dos clientes aceitariam divulgar suas informações de graça.
·         Brasileiros se importam pouco com privacidade: entre os usuários de YouTube, Facebook e Instagram que foram entrevistados, mais de três quartos (77%) não se importam com questões relacionadas à privacidade. 64% confiam em suas operadoras e 74% teriam alguma resistência em compartilhar suas informações de consumo em troca de melhores preços nos planos.
·         Operadoras podem lucrar com a confiança dos clientes: com mais da metade dos consumidores (56%) considerando suas operadoras confiáveis, elas se encontram em posição de lançar novos modelos de serviço, inclusive a venda dos dados a outras empresas.
“As operadoras possuem um grande volume de dados estruturados e não estruturados de clientes e também um relacionamento já estabelecido com eles", disse Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de soluções e produtos da Amdocs. “Com os serviços e tecnologias avançadas da Amdocs, as operadoras podem estar à frente e explorar o novo potencial do "big data" para geração de renda e as informações geradas por eles”.
A pesquisa foi publicada na mesma data em que a Amdocs anunciou a sua solução Big Data Framework, que congrega plataformas de gestão de dados, plataformas analíticas e uma camada de execução no nível do negócio, juntamente com os serviços profissionais de “big data”, que incluem consultoria, data science, implantação e testes.
Outros recursos
·         Saiba mais sobre as Amdocs Proactive Care solution, e a solução Amdocs Omni Convergent Charging.
·         Sabia mais sobre as soluções CES 9 da Amdocs.
·         Mantenha-se atualizado sobre a Amdocs acessando o website da empresa.
·         Assine o da Amdocs e acompanhe a empresa no Twitter, FacebookGoogle+LinkedIn e YouTube.

Sobre a Amdocs
Por mais de 30 anos, a Amdocs tem garantido o sucesso das operadoras de serviços e assumido os seus maiores desafios. Para vencer no mundo conectado, as operadoras confiam na Amdocs para simplificar a experiência do cliente, explorar a explosão de dados, ficar à frente com novos serviços e melhorar a eficiência operacional. A empresa global combina, de forma única, um portfólio de produtos líderes de BSS, OSS e controle de redes com serviços profissionais voltados à geração de valor e operações de serviços gerenciados.Com faturamento de 3.2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2012, a Amdocs e seus 20.000 funcionários atendem a clientes em mais de 60 países.

Amdocs Assuma o Desafio, Conquiste o Sucesso

Para mais informações, acesse o website da Amdocs em www.amdocs.com.

Declaração da Amdocs sobre Previsões

Este press release contém informações que constituem previsões feitas conforme as disposições da Private Securities Litigation Reform Act de 1995, inclusive declarações sobre o crescimento e os resultados dos negócios da Amdocs em trimestres futuros. Apesar de acreditarmos que as expectativas mostradas nessas previsões estão baseadas em premissas razoáveis, não podemos garantir que elas se tornarão realidade ou que não haverá desvios significativos. Tais previsões envolvem riscos e incertezas e podem fazer com que os resultados futuros sejam diferentes dos previstos. Tais riscos incluem, entre outros, os efeitos das condições econômicas gerais, a capacidade da Amdocs de crescer nos segmentos de negócios que atende, efeitos adversos da concorrência de mercado, mudanças tecnológicas rápidas que podem tornar os produtos e serviços da empresa obsoletos, possível perda de um cliente importante, nossa capacidade de desenvolver relacionamentos de longo prazo com os nossos clientes, além de riscos associados à realização de negócios no mercado internacional. A Amdocs pode optar por atualizar essas previsões em algum momento no futuro. No entanto, a empresa não assume a obrigação de fazê-lo. Estes e outros riscos são discutidos de forma mais abrangente nos documentos da Amdocs enviados à Securities and Exchange Commission dos EUA, que inclui o relatório anual no formulário 20-F para o ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2012 e entregue em 11 de dezembro de 2012, e os formulários 6-K trimestrais enviados em 12 de fevereiro e 16 de maio de 2013.

RISADARIA ENCERRA EDIÇÃO DE 2013 COM RECORDE DE PÚBLICO

Números revelam o crescimento do evento em comparação à terceira edição; entre 14 e 23 de junho, o RISADARIA reuniu grandes nomes do humor em 15 locais espalhados pelas 5 regiões de São Paulo

90 horas de risada proporcionadas por mais de 200 artistas, de 14 Estados, em dez dias de RISADARIA, que, em sua quarta edição, homenageou o humorista Carlos Alberto de Nóbrega. Em 2013, o maior festival de humor do Hemisfério Sul cresceu 700% em comparação com o ano anterior.

O evento encantou mais de 280 mil espectadores, agraciados pela oportunidade de assistir a três grandes atrações internacionais: o comediante português Ricardo Araújo Pereira, o italiano Ennio Marchetto e a dupla japonesa Gamarjobat. Ao todo, o Festival trouxe 175 shows ao vivo.
Idealizado pelo humorista Paulo Bonfá, realizado pelo empresário Alain Levi, e com curadoria de Marcelo Tas, Marcelo Madureira, Caco Galhardo, Diogo Portugal, Wellington Nogueira, além do próprio Bonfá, o RISADARIA realizou também o 3o Campeonato Brasileiro de Stand-Up Comedy, do qual o Hitalon Bastos (Palmas/TO) se sagrou campeão, conquistando o prêmio de R$ 3 mil e o direito de participar do line-up do festival já em 2013.
Com o tema “A Invasão da Comédia”, o RISADARIA foi realizado pela primeira vez em 15 locais das 5 regiões de São Paulo. Pensado para abrigar o conteúdo cômico em suas diversas plataformas, incluindo humor gráfico, televisão, rádio, cinema, internet, fotografia, artes cênicas, stand-up comedy e uma intensa programação infantil, o projeto incorporou entre as novidades de 2013 a nova categoria RISADARIA MÚSICA, com performances de humor musical.

Com empenho de mais de 400 profissionais, o festival foi apresentado pela Kibon e patrocinado por Land Rover, Sadia Hot Pocket, Kaiser e UOL. O festival teve apoio do Banco Original, Dettol e Comedy Central. O apoio de mídia foi da TV Globo e a promoção de Rádio Bandeirantes, BandNews FM, Folha de SP, Metropolitana FM e Editora Abril. Os parceiros nesta temporada eram: Conjunto Nacional, Livraria Cultura, Comedians Comedy Club, Museu do Futebol, Teatro Geo, Teatro APCD, Teatro Anhembi Morumbi, Café Piu Piu, Imagem e Ação, Remix e Yotta.

Life Fitness lança nova geração da linha Discover Colors na Rio Sports Show

Entre os dias 27 e 29 de junho, acontece a Rio Sports Show no Rio de Janeiro, a Feira de equipamentos e serviços para academias, clubes e lojistas esportivos.

Life Fitness, líder mundial em fabricação de equipamentos de ginástica, apresenta no evento, a linha Discover da nova geração de Esteiras e Cross-Trainers com opções de cores personalizadas para uma nova experiência em exercícios físicos. 

Atendendo as exigências e tendências de customização de mercado, surgiu a demanda em agregar cores que identificassem diferentes ritmos de exercícios e guiassem melhor o usuário, oferecendo uma experiência única e eficaz.
Ao adquirir a linha Discover, o cliente pode escolher entre cores neutras como prata, cinza, preto e branco, super clean e que combinam com diferentes estilos de ambientações.


Líder também em inovação e tecnologia esportiva, a Life Fitness desenvolveu os painéis Tablet Discover SE e Discover SI, que são os primeiros a oferecer sincronização com os dispositivos móveis de sistema Android e IOS que, aliados à tela de toque supersensível, permitem uma navegação superior e exclusiva.
A nova linha cardio Discover integra-se com a tecnologia LFconnect, uma solução com o sistema de hospedagem em nuvem que permite a personalização de treinos  e acompanhamento de acordo com as necessidades do usuário.

A LFconnect também oferece opções de exercícios personalizados para iniciantes, com base em recomendações de treinos, que podem ser consultadas através do Life Fitness Virtual Trainer. O LFconnect permite o usuário acessar seu conteúdo pessoal de exercícios online, assim como navegar na web diretamente do equipamento, criar seus próprios programas de treino e definir suas preferências.

"Nossa pesquisa indica que mais de 95% dos praticantes desejam o acesso ao conteúdo on-line em equipamentos", afirma Giuliana Cogo do marketing da marca aqui no Brasil. "Esta nova plataforma de produtos permite que o usuário tenha acesso a sua série completa de exercícios, não apenas ao conteúdo on-line como YouTube e Facebook, mas também as mais recentes atualizações da equipamentos e entretenimento personalizados. Ao mesmo tempo, a nova linha Discover oferece opções de customização para personalizar seus produtos , incentivando a prática de exercícios ", conclui.

Além da linha Discover personalizada, a marca também foca na linha Activate, que apresenta os equipamentos  de Esteira, bicicleta Lifecyclevertical e horizontal e Cross Trainer  para academias, clubes e condomínios de pequeno a médio porte.

Com Sistema de Absorção de Impacto, apresenta tecnologia LED, controles intuitivos, mecanismo prático que integra vários exercícios em um só equipamento e a resistência dos aparelhos seguem os mesmos padrões de outros produtos profissionais e Premium. Sem fragilidade alguma, tem controles intuitivos com uma interface atraente que é fácil para qualquer usuário navegar, dispensando a necessidade de professor.

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24/6 Cartilha dos Frigoríficos será lançada nesta segunda, em São Paulo

Representante nacional dos trabalhadores do setor frigorífico quer
levar ao conhecimento da categoria profissional as novas exigências para as indústrias de carne, em vigor desde abril e com prazos para adaptações de até dois anos

Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) irá lançar na próximasegunda (24/6), a Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico, que aborda novas condições de trabalho a partir da Norma Regulamentadora n.º 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados. Na ocasião, a entidade também irá divulgar pesquisa inédita realizada pela subseção do Dieese sobre o perfil do trabalhador em frigorífico, que traz informações sobre o universo de aproximadamente 400 mil trabalhadores no país, com dados sobre faixa etária, tempo de trabalho e escolaridade. O evento será realizado às 14h, no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo. A capital paulista ocupa o segundo lugar no Brasil com maior número de trabalhadores em frigoríficos, somando mais de 65 mil, perdendo apenas para o Estado do Paraná, com 66 mil. Autoridades e entidades sindicais da categoria devem comparecer ao lançamento, que contará com a presença do secretário da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) para a América Latina, Gerardo Iglesias.

Com primeira tiragem de 120 mil exemplares, 208 páginas e formato feito especialmente para caber no bolso do trabalhador, a Cartilha dos Frigoríficos, anunciada pela CNTA Afins no momento da assinatura da NR 36, em 18 de abril, conta não só com a publicação das novas exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas com enquete que tem a proposta de mobilizar os trabalhadores a avaliar e fiscalizar o cumprimento das medidas nos frigoríficos. O material também inclui os principais trabalhos realizados pelos sindicatos profissionais da categoria voltados para o setor e lista de contatos de entidades sindicais para denúncias e apoio nos Estados.

Segundo o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, a ideia é que a iniciativa sirva de ferramenta de consulta e combate à precarização do trabalho. A expectativa é que a NR 36 atenda as necessidades dos trabalhadores com a prevenção e redução de acidentes e doenças ocupacionais, ocasionados, principalmente, por extensas jornadas de trabalho, movimentos repetitivos e exposição à umidade e variações bruscas de temperatura. Algumas das principais conquistas dos trabalhadores neste sentido são rodízios de trabalho, adaptações estruturais que possibilitem a alternância de trabalhos em pé e sentado, e concessão de pausas térmicas e ergonômicas, além da adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

"Este material é fruto de uma conquista histórica para os trabalhadores do setor, que há muitos anos sofrem com exposição a trabalhos degradantes. A ideia é que a cartilha sirva de consulta e ferramenta de defesa do trabalhador", comenta Artur Bueno, que destaca o marco da luta por melhorias das condições de trabalho no setor frigorífico em 2011, quando a entidade realizou manifestação em frente à sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Ainda de acordo com Bueno, para que tenha efetividade, a NR 36 deve receber atenção especial do MTE por meio da intensificação das fiscalizações, sobretudo, nos municípios. Além disso, o dirigente sindical, há mais de 20 anos a frente da CNTA Afins, explica que as mudanças no setor frigorífico irão beneficiar não só trabalhadores e empresas, mas a sociedade em geral, a partir da redução de custos do governo com os afastamentos no INSS.

De acordo com dados do Ministério da Previdência Social (MPAS), em 2011, ocorreram 19.453 acidentes de trabalho em frigoríficos, com 32 óbitos no setor. Este número representa cerca de 2,73% de todos os demais acidentes. Ainda segundo dados do MPAS, divulgados pelo MTE após assinatura da NR 36 pelo ministro Manoel Dias, dos 15.141 acidentes de trabalho que foram registrados pela Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), 817 resultaram em doença ocupacional.

AGRADECIMENTOS DA CNTA AFINS – NR 36
- Sindicatos, federações e trabalhadores em geral da categoria da Alimentação
- União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA)
- Centrais sindicais e Fórum Sindical dos Trabalhadores pelo apoio e, principalmente, participação na manifestação pelo trabalho digno nos frigoríficos, realizada em setembro de 2011 na Confederação Nacional da Indústria (CNI)
- Ministério Público do Trabalho (MPT)
- Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
- Senador Paulo Paim pelo espaço cedido inúmeras vezes para a realização de audiências públicas sobre projeto de lei que estabelece novas normas de trabalho no setor frigorífico e melhorias de condições de trabalho nesse setor
- Jornalista e blogueiro do site UOL Leonardo Sakamoto pela reportagem investigativa "Moendo Gente" sobre as más condições de trabalho nos principais frigoríficos do país
- Ao programa Fantástico, da Rede Globo, e a ONG Amigos da Terra por denúncia de abate cruel a animais e falta de higiene em abatedouros
- Ao programa Repórter Record, da Rede Record, por denúncia de más condições de trabalho nos frigoríficos
- À ONG Repórter Brasil pelo documentário Carne, Osso que denuncia condições de trabalho degradantes nos principais frigoríficos do país
- Drª Maria Elídia Vicente, engenheira em Segurança e Saúde no Trabalho (representante da bancada dos trabalhadores na NR dos Frigoríficos)
- Carlúcio Gomes da Rocha – presidente do STIA de Presidente Prudente (SP) e representante da bancada dos trabalhadores na NR dos Frigoríficos


Serviço:
Lançamento da Cartilha dos Frigoríficos
Data: 24 de junho
Hora: 14h
Local: Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo
Rua Conselheiro Furtado n° 987 - Bairro Liberdade / (11) 3273 7300 - São Paulo- SP

Informações: www.cntaafins.org.br

Áreas de alto valor para a conservação, o importante papel de empresas para os ecossistemas brasileiros

Durante simpósio sobre certificação florestal, em Piracicaba, a The Nature Conservancy apresentou iniciativas de sucesso para a conservação de áreas naturais em parceria com empresas do setor florestal

Na última quinta-feira (20/06), durante o “Simpósio - certificação florestal no contexto da conservação e do pequeno produtor”, organizado pela Esalq-USP em Piracicaba, a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC), apresentou suas ferramentas de identificação das Áreas de Alto Valor para a Conservação (AAVC), conceito inserido dentro de um critério ambiental da certificação florestal e em outros padrões mundiais de certificação socioambiental de commodities agrícolas como RSPO (padrão para o óleo de palma) RTRS (soja responsável), dentre outros. 

As AAVC para ser assim denominadas, devem possuir características especiais, como vegetação natural de alta biodiversidade, nascentes, cachoeiras, locais sagrados para a comunidade local e sítios arqueológicos, dentre outros. As iniciativas da TNC para identificação destas áreas reúnem uma série de projetos que visam compatibilizar ações de conservação da natureza e de produção rural sustentável, desenhando assim Planos de Conservação da Biodiversidade em parceria com empresas privadas, que já foram avaliadas mais de 300 mil hectares de áreas naturais de empresas comprometidas dos setores florestal e agropecuário.

O objetivo principal dos Planos de Conservação da Biodiversidade é garantir que as áreas nativas remanescentes localizadas em paisagens produtivas tenham sua importância reconhecida, sejam manejadas adequadamente e tenham um plano de monitoramento da biodiversidade e das principais ameaças sobre elas. 

“Quando falamos em paisagens produtivas, podemos imaginar grandes áreas ocupadas apenas por pastos, plantios agrícolas ou plantios florestais. Nessa iniciativa podemos trabalhar com a produção de alimentos ou matéria-prima e ao mesmo tempo conservar as áreas naturais, isso não só é possível, como pode ajudar a garantir que recursos preciosos como a água sejam mantidos e utilizados racionalmente na produção agropecuária no longo prazo”, afirma Giovana Baggio, coordenadora da Estratégia de Agricultura da TNC.

Giovana apresentou durante o evento projetos que a TNC desenvolveu em parceria com duas grandes empresas do setor de papel e celulose, a Suzano e a Klabin. A organização desenvolveu estudos para a identificação e definição de ações de conservação e manejo das AAVC que devem ter seus recursos naturais, históricos, paisagísticos e de biodiversidade protegidos no longo prazo. Para isso, as empresas devem investir no monitoramento dessas áreas, evitando assim a caça ilegal, roubo de madeiras e exploração ilegal de espécies nativas, como bromélias, orquídeas, e outras. 

Um grande diferencial desses trabalhos é que as empresas podem obter outros importantes benefícios, como o acesso a mapas e estudos que visam orientar a tomada de decisão sobre a melhor localização para novos plantios, levando em consideração o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Esse modelo ainda demonstra a riqueza e o valor das áreas de vegetação nativa de propriedade da empresa, enaltecendo assim o importante papel dos setores florestais e agropecuários na conservação e restauração dos ecossistemas brasileiros.

Sobre a TNC
A TNC é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão  de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. 


Por meio de seu programa de Conservação da Mata Atlântica e Savanas Centrais, a TNC estabelece parcerias com os diversos setores da sociedade a fim de proteger e restaurar áreas prioritárias dentro desses biomas. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. Saiba mais sobre a TNC em www.tnc.org.br.