PATROCINADOR

31 janeiro 2014

Prefeitura faz Melhorias na Iluminação das regiões da Luz e Pq Dom Pedro

Intervenções resultaram na instalação de cerca de 200 novas luminárias e na reinstalação de fios e cabos roubados
 

Com o objetivo de ampliar o conforto das pessoas que circulam pelas regiões do Parque da Luz e do Parque Dom Pedro II, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) concluiu os trabalhos de melhoria na iluminação dessas localidades.

De acordo com o Departamento, no Parque Dom Pedro II foram instaladas 108 novas luminárias e 32 foram substituídas por modelos de vapor de sódio, que proporcionam melhor iluminamento e são mais econômicas. O custo dessa operação foi de 302 mil.

Inserida no projeto de revitalização da iluminação da Avenida do Estado, a intervenção do Ilume no Parque, compreendido entre a Praça São Vito e o Metrô Dom Pedro II, teve como objetivo melhorar as condições de circulação de alunos, professores e funcionários de uma escola estadual localizada na Rua da Figueira, melhorar o iluminamento do trajeto entre o metrô e o estacionamento da Praça São Vito, além de beneficiar os baixos dos viadutos existentes na região. "Somente em frente à escola, foram instaladas 20 luminárias novas", afirma Alberto Serra, diretor do Ilume, ao ressaltar que o trecho entre a Praça Ulisses Guimarães e o Catavento Cultural, também considerado crítico, recebeu seis luminárias.

Região da Luz - O Ilume também trabalhou no restabelecimento da iluminação pública na região da Luz, com a recolocação da fiação que havia sido furtada nas alamedas Glete, Cleveland, Barão de Piracicaba, Barão de Limeira e Nothman, as ruas Dino Bueno, Helvétia, Ribeiro da Silva e Mauá, além da avenida Duque de Caxias. A região também foi contemplada com a instalação de 60 novas luminárias de vapor de sódio.

No Largo Coração de Jesus, que abriga a Cracolândia, além dos cabos, todas as luminárias foram furtadas, o que resultou na reinstalação de dez pontos de luz e na implantação de outras dez unidades. Nas calçadas dos arredores do Santuário do Sagrado Coração de Jesus também foram implantadas a iluminação pedonal, modalidade em que as luminárias, além de eliminar os pontos escuros proporcionados pela arborização, são posicionadas para favorecer prioritariamente as calçadas.

CURSO EXCLUSIVO PARA JORNALISTAS ABRE INSCRIÇÕES

FAAP ABRE NOVAS TURMAS PARA O
 CURSO DE EXTENSÃO PARA JORNALISTAS

O curso é oferecido gratuitamente para profissionais das editorias de economia, negócios e finanças. A inscrição pode ser feita até o dia 14 de fevereiro

Continuam abertas as inscrições para a 12ª edição do Agenda Brasil. O curso é oferecido gratuitamente pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) para os jornalistas das editorias de economia, negócios e finanças. A documentação pode ser enviada até o dia 14 de fevereiro.

Para participar do processo seletivo, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e entregá-la - pessoalmente ou pelos Correios - juntamente com a documentação necessária, que compreende carta de recomendação escrita pelo superior direto do veículo de imprensa no qual trabalha, curriculum vitae e foto 3x4.

O curso tem por objetivo discutir – com os professores da FAAP - temas que fazem parte da agenda e da cobertura diária da imprensa.  Com duração de 20 semanas e carga horária de 60 horas, será realizado semanalmente às terças-feiras, das 9h15 às 12h30, com início em 11 de março.

Desde sua primeira edição, em 2004, o curso já contou com a participação de mais de 400 jornalistas – tanto da grande imprensa como a especializada / segmentada. Ao final do curso, os jornalistas recebem certificado.

A ficha de inscrição pode ser obtida  pelos e-mails fabiana.dourado@wnp.com.br e iracema.carvalho@wnp.com.br. Mais informações pelo telefone (11) 3662-7270/7271.


Agenda Brasil 12
Período de inscrição: até 14/2/2014
Endereço de entrega da documentação: Rua Ceará, 84, Higienópolis, 01243-010, São Paulo / SP
Inscrição completa: ficha preenchida, foto 3x4, currículum vitae e carta de recomendação do veículo em que trabalha, assinada pelo superior direto.

Início das aulas: 11/3 (terça-feira), das 9h15 às 12h30 (1 x por semana)

Ano novo chinês: Ano novo, língua nova

Aproveitando a data comemorativa da cultura chinesa - celebrada no próximo dia 31 -, especialistas desmistificam algumas lendas em torno do mandarim. Segundo eles, é possível, sim, aprender rápido e começar a falar o idioma com confiança
O estudo da língua chinesa assusta a muitos: “Muito complexa, hermética, tão diferente do português... e, como se não bastasse, é quase impossível alcançar a fluência necessária”. Essas são algumas das queixas mais frequentes. Entretanto, como ano novo é tempo de língua nova, especialistas aproveitam a chegada do Ano Novo Chinês - desta vez, o Ano do Cavalo - para dissipar equívocos como esses e auxiliar o aluno a ir em frente com sua resolução de aprender mandarim em 2014, agregando valor a seu currículo profissional.

Diferente do que muitos acreditam, o chinês é sim uma língua possível de ser dominada de forma relativamente rápida. “Entendemos que o chinês é um idioma bastante intrigante, mas apenas porque é, de certa forma, bem diferente do português. No entanto, também é uma língua muito lógica, quase matemática, o que ajuda muito no processo de aprendizado”, afirmou Gustaf Nordback, gerente geral da divisão de Varejo da Rosetta Stone no Brasil.

A gramática chinesa não requer conjugação e, frequentemente, suprime verbos e sujeitos quando falada. Por exemplo, “em chinês, dizemos ‘Ni Hao’. A expressão quer dizer ‘Olá!’, mas traduzida literalmente é ‘Você bem?’, que seria o equivalente em português a ‘Você está bem?’, isto é, funciona sem o verbo”, exemplificou Nordback.

Os caracteres chineses e suas letras/ palavras peculiares também assombram. Mas o idioma pode ser ensinado usando o alfabeto latino. Esse método é chamado Pinyin. No entanto, caso queira, o aluno que planeja morar na China, por exemplo, pode se concentrar em aprender a ler e escrever somente o essencial em caracteres do mandarim. Experts afirmam que uma base de 400 caracteres permite a comunicação na vida cotidiana. Já para ler o jornal sem muita dificuldade, sugerem de dois mil a três mil caracteres. O que é uma quantidade bem menor do que os 50 mil caracteres existentes no idioma.
TONS

Outro fantasma são os temidos tons da língua. O chinês é uma língua fácil e monossilábica, mas tonal. Por isso, muitos estudantes desanimam por acreditar erroneamente que nossa audição latina não é capaz de reconhecer os sons chineses. O idioma usa quatro diferentes “tons” essenciais para entender e distinguir as palavras. Por exemplo, a palavra “Yao”. Seu significado altera drasticamente dependendo do tom. No primeiro tom significa “um”, no segundo é o “alto”, no terceiro o verbo “querer” e no quarto “remédio”.

Outros reclamam por acharem que é impossível aprender um idioma em que não há nenhuma referência - diferente de línguas irmãs, como o espanhol, ou, até mesmo, o inglês e seu vasto vocabulário latino. Por isso, motivação e imersão são fundamentais no estudo do mandarim.

“Esse é um dos pontos no quais o método de ensino online de idiomas da Rosetta Stone - que suprime totalmente a língua materna do aluno durante as aulas, sem traduções nem memorizações - totalmente imersivo é o mais indicado. Para realmente aprender essa língua - pois o mandarim é completamente diferente de qualquer uma das línguas com que se tem contato de forma mais frequente -, o estudante deve imergir no idioma e em uma maneira completamente diferente de pensar”, alertou o executivo.

Outro ponto é o temor do “candidato” a estudante de chinês que, mesmo já começando a acreditar que é possível aprender, acha que passará anos ainda sem poder iniciar a comunicação na língua e acaba desanimando. “Esse é outro mito. Se o aluno leva o estudo a sério e está motivado, por meio do método online da Rosetta Stone, pode aprender o chinês - em um nível suficiente para enfrentar, por exemplo, uma teleconferência - de uma forma muito rápida e já começar a se comunicar na língua desde a primeira aula”, adicionou Nordback.

A Rosetta Stone - uma líder mundial em ensino com base em tecnologia e presente em 150 países - oferece cursos em 24 idiomas, incluindo chinês (mandarim). Com o método, o aluno aprende de um modo imersivo, sem tradução, da mesma forma que aprendeu sua língua materna. O foco está em todas nas habilidades principais de comunicação, incluindo fala e escrita. O método possui um sistema de ativação de fala proprietário que inclui um espectrograma 
(http://rosettastonebrasil.com/store/rstbr/pt_BR/html/ThemeID.36393000/pbPage.Method#, desenvolvido especialmente para o ensino de línguas - como o mandarim - nas quais a pronúncia correta é um dos maiores desafios.

Sobre a Rosetta Stone

Presente no Brasil desde 2011 por meio da divisão de Enterprise & Education e com escritório nacional sediado em São Paulo, a Rosetta Stone já estabeleceu parceria com empresas e instituições de ensino nacionais de porte. Com atuação recente no varejo no Brasil, a companhia fornece uma tecnologia de ponta interativa que está mudando a forma como o mundo aprende idiomas. As técnicas de ensino desenvolvidas e patenteadas pela companhia - aclamadas por seu poder de desbloquear a capacidade natural de aprendizado em línguas - são utilizadas por 20 mil instituições de ensino, oito mil empresas, nove mil organizações governamentais e milhões de pessoas em todo o mundo. A Rosetta Stone oferece cursos em 24 idiomas, dos mais comumente falados (como inglês, espanhol e mandarim) aos menos frequentes (incluindo sueco). A empresa foi fundada em 1992, sobre os preceitos fundamentais de que aprender a falar uma língua deve ser um processo natural e instintivo, bem como que a tecnologia interativa pode ser usada poderosamente como forma de ativação do método de imersão em idiomas para aprendizes de qualquer idade. A Rosetta Stone tem matriz sediada em Arlington (Virgínia, Estados Unidos) e escritórios também em Harrisonburg (Virgínia), Boulder (Colorado), San Francisco (Califórnia), Seattle (Washington), Austin (Texas), Tóquio, Seul, Londres, Dubai, Phoenix (US), Beijing e Changai (China), Paris (França), Itália e Espanha.

30 janeiro 2014

Redução da jornada de trabalho trará benefícios?

Máira André Collange de Araújo*

A principal pauta de reivindicações das centrais sindicais para este ano é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que tramita na Câmara dos Deputados há 19 anos. A proposta prevê a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, além de aumentar o adicional sobre hora extra de 50% para 75%. O projeto deve ser analisado com cautela. Embora tenha como objetivo melhorar a qualidade de vida dos assalariados, poderá acarretar grandes transtornos para o país e, no limite, para os próprios trabalhadores.

A corrente que defende a aprovação da PEC argumenta que a redução irá trazer diversos benefícios aos trabalhadores, tais como aumento do tempo livre, possibilidade de aprimoramento profissional e satisfação pessoal, entre outros. Os defensores também argumentam que os empregadores serão igualmente beneficiados, já que terão funcionários mais dispostos e motivados, o que resultará em um aumento na capacidade de produção e em uma redução do absenteísmo, sem contar na possibilidade de se criar novos empregos. Entretanto, o histórico trabalhista do Brasil não nos leva a acreditar nessa corrente. O mais provável é que a redução da jornada de trabalho acarrete em aumento das horas extras ou no aumento significativo de contratações informais.

As alterações contidas na PEC podem ainda ocasionar diversos problemas para as empresas, que terão altos custos para adaptar suas atividades às exigências da nova legislação. Uma das soluções será a criação de novos turnos de trabalho e a contratação de novos funcionários, o que certamente trará aumento dos custos. Afinal, esses gastos não envolvem apenas o pagamento do salário, mas também impostos e tributos gerados em cada contratação. Custos esses que novamente deverão ser repassados ao consumidor.

A redução de jornada envolve uma situação social que dificilmente será alterada no país. Para muitas empresas que terão dificuldades em se adaptar, será mais vantajoso, por exemplo, efetuar o pagamento de hora extra, distorcendo a ideia original da PEC, que é a de garantir melhora na qualidade de vida do empregado.

Há mais um agravante. A aprovação da PEC pode gerar uma retração dos investimentos externos no país. O Brasil já tem a má fama de ser um país protecionista em relação à classe trabalhadora, visto que nosso ordenamento jurídico visa proteger a parte hipossuficiente das relações de trabalho, se tornando mais um direito adquirido contra o empregador, que não receberá nenhum incentivo fiscal para minimizar os efeitos dessas alterações.

Questionamentos à parte, ao longo desses quase vinte anos de indefinição, já houve diversos requerimentos para a inclusão da PEC na ordem do dia para votação, mas por se tratar de uma questão política que envolve interesse de duas classes distintas, porém, a proposta ainda encontra grande impasse para ser decidida. O assunto influencia diretamente na vida do brasileiro e merece ser melhor debatido.


*Máira André Collange de Araújo atua na área contenciosa do Direito do Trabalho do escritório Innocenti Advogados Associados - maira.collange@innocenti.com.br

Visitantes poderão interagir pessoalmente com impressora 3D no estande da Stratasys e Compass 3D

Durante encontro que acontece em São Paulo entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, fornecedora de impressoras 3D e seu parceiro de negócios mostram aplicações avançadas para a área dentária; a cada 15 minutos será iniciada uma sessão de treinamento ‘hands on’, em que dentistas, ortodontistas e técnicos de laboratórios usarão softwares e protótipos impressos em 3D na Objet Orthodesk para planejar passo a passo um implante dentário e uma cirurgia guiada


A Stratasys Ltda. (NASDAQ: SSYS), líder em fabricação de impressoras 3D e sistemas de produção para prototipagem e manufatura, anuncia hoje que estará presente, em conjunto com seu parceiro de negócios, a Compass3D, no evento CIOSP 2014 (Congresso e Exposição de Odontologia). Um dos principais encontros sobre novas tecnologias e tendências para o universo de aplicações dentárias, o CIOSP 2014 mostrará, entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, em São Paulo, o que de mais avançado há nesta área. No estande da Compass3D/Stratasys estará em exibição a impressora Objet Orthodesk.

Treinamento hands on em novas tecnologias dentárias

Durante o evento, acontecerão várias demonstrações sobre como utilizar esse equipamento em aplicações dentárias e ortodônticas. “A cada 15 minutos iniciaremos uma sessão de treinamento hands on para os visitantes do CIOSP 2014”, explica Bruno Gribel, diretor da Compass3D. “Dentistas, ortodontistas e técnicos de laboratórios poderão viver a experiência de realizar o planejamento de um implante dentário a partir do que há de mais sofisticado em tecnologia 3D aplicada à nossa área”. Trata-se de uma oportunidade única – o planejamento acontecerá de forma digital, usando-se o software Implante Guide 1.0, desenvolvido pela própria Compass3D. “O software guiará os profissionais dentários, passo a passo, na tarefa de planejar o implante e também produzir os guias para a cirurgia dentária; além do software, estaremos usando o scanner 3Shape Intraoral e, como dispositivo de impressão 3D, a impressora Objet Orthodesk”. Com o protótipo impresso em 3D em mãos, os participantes do Workshow poderão verificar onde passar as brocas, onde realizar furos, etc.

Para Gribel, o ineditismo dessas tecnologias demanda a presença de um integrador de soluções como a Compass3D. “Nossa parceria com a Stratasys permite que ofereçamos ao mercado impressoras 3D criadas e configuradas especialmente para aplicações dentárias”, explica. “A tecnologia Stratasys é complementada por ofertas de serviços, de software e dispositivos específicos como os scanners intraorais, essenciais para realizar o salto em direção a uma nova era da odontologia e ortodontia”. 


Congresso e Exposição de Odontologia CIOSP 2014
Data: 31 de janeiro à 02 de fevereiro
Local: ExpoCenter Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo - SP












Sobre a Stratasys Ltd.

Stratasys Ltd. (Nasdaq: SSYS) é a entidade jurídica formada em 2012 pela fusão das empresas de impressão 3D Stratasys Inc. e Objet Ltd., baseadas respectivamente em Mineápolis, EUA e Rehovot, Israel. A empresa fabrica impressoras 3D e materiais para prototipagem e produção. Seus processos patenteados FDM® e PolyJet®  produzem protótipos ou objetos fabricados diretamente de arquivos de CAD 3D ou de outros conteúdos 3D. Entre os sistemas incluem-se impressoras desktop 3D sob medida para desenvolvimento de ideias, uma série de sistemas para prototipagem e grandes sistemas de produção para manufatura digital direta. A empresa conta, desde junho de 2012, com mais de 130 materiais de impressão 3D, o que constitui a mais ampla gama da indústria. Esta oferta inclui 120 materiais proprietários de fotopolímeros baseados em jato de tinta e 10 materiais termoplásticos proprietários baseados em FDM. A Stratasys também fabrica impressoras Solidscape 3D e opera o serviço de manufatura digital RedEye. A empresa conta com mais de 1.100 funcionários, possui mais de 500 patentes concedidas ou pendentes de manufatura aditiva no mundo inteiro e já ganhou mais de 20 prêmios por sua tecnologia e liderança. Está online nos endereços: www.stratasys.com ou http://blog.stratasys.com.

Cautionary Statement Regarding Forward-Looking Statements


Statements regarding Stratasys’ beliefs, intentions and expectations, including statements regarding the management of Stratasys, Inc. and Objet Ltd. as a combined company, the benefits of the combination of the companies, and the future financial performance of the combined company after their merger, are forward-looking statements. The statements involve risks and uncertainties, both known and unknown, that may cause actual results to differ materially from those projected.  Actual results may differ materially due to a number of factors, including the risk and uncertainty that the businesses of the two companies may not be integrated successfully; the risk that the merger may involve unexpected costs or unexpected liabilities; the risk that synergies from the merger may not be fully realized or may take longer to realize than expected; the risk that management’s focus on and disruptions arising from the merger make it more difficult to maintain relationships with customers, employees, or suppliers.  Stratasys’ ability to achieve the results presented in any forward-looking statement will depend on numerous factors, including its ability to penetrate the 3D printing market; its ability to achieve the growth rates experienced in preceding quarters; its ability to introduce, produce and market both existing and new consumable materials, and the market acceptance of these materials; the impact of competitive products and pricing; its timely development of new products and materials and market acceptance of those products and materials; the success of Stratasys’ recent R&D initiative to expand the DDM capabilities of its core FDM technology; and the success of Stratasys’ RedEyeOn DemandTM and other paid parts services. These and other applicable factors are discussed in this presentation and in Stratasys’ filings with the Securities and Exchange Commission.  These filings include the definitive proxy statement/prospectus filed with the SEC on August 8, 2012, as well as the filings that Stratasys, Inc. has made with the SEC and that Stratasys Ltd. has made and will make with the SEC in the future, including its report on Form 20-F to be filed for the year ended 12/31/2012.  Any forward-looking statements included in this presentation are as of the date they are given, and Stratasys does not intend to update them if its views later change, except as may be required by law.  These forward-looking statements should not be relied upon as representing Stratasys’ views as of any date subsequent to the date they are given. 

Lenovo Brasil anuncia novo diretor de canais

Com mais de mais de 10 anos de experiência, Rodrigo Fusco assume o novo cargo com o objetivo de fortalecer a rede de parceiros da empresa

A Lenovo, maior fabricante de PCs do Brasil e do mundo, anuncia seu novo diretor de canais, Rodrigo Fusco. O executivo, que ocupava anteriormente a posição de gerente de vendas de canal da Lenovo, será responsável pelo desenvolvimento e crescimento da rede de parceiros de negócios e distribuidores da empresa.

Fusco acumula mais de 10 anos de experiência na área, tendo atuado como gerente de marketing e vendas de canais da HP. Possui pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Marketing e MBA Executivo pelo IBMEC São Paulo.  

"Liderar a área de canais da Lenovo tem sido uma experiência enriquecedora, principalmente durante esse excelente período que o grupo está passando no Brasil e mundo. O meu objetivo é continuar expandindo a área e buscando resultados cada vez mais positivos", comemora Fusco.

Investimentos em canais
A Lenovo tem investido fortemente na ampliação de sua área de canais.

Entre as novidades anunciadas recentemente pela empresa, destaca-se a joint venture entre Lenovo e EMC, que inclui a rede de negócios da Iomega, oferecendo soluções de armazenamento em rede para todos os tipos de clientes.

Além disso, a empresa busca fortalecer e diversificar o seu programa de canais e oferece a todos os seus parceiros o Channel University, programa de capacitação, que por meio de uma consultoria especializada, os profissionais de vendas da Lenovo e seus revendedores têm acesso a workshops de capacitação em vendas e podem receber em suas empresas um treinamento exclusivo sobre os produtos Lenovo para o mercado corporativo.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), a maior fabricante de PCs do mundo, é uma empresa de tecnologia pessoal de US$ 34 bilhões servindo clientes em mais de 160 países. Dedicada a construir PCs de alta performance e dispositivos de internet móvel, a Lenovo investe em inovação, uma rede abastecimento global altamente eficiente e execução estratégica forte. Formada a partir da aquisição da divisão de PC's da IBM, a Lenovo desenvolve, fabrica  e vende produtos e serviços de tecnologia confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. Suas linhas incluem os legendários computadores Think e a marca Idea para consumidores de PCs, assim como servidores, workstations e uma família de dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones. A Lenovo tem grandes centros de pesquisa em Yamato (Japão), Pequim (China) e Raleigh (Carolina do Norte/EUA). Para mais informações, acesse www.lenovo.com.br.

Axis Communications confirma presença na ISC Brasil 2014

A Axis Communications, empresa global criadora da câmera IP e líder em videomonitoramento, acaba de confirmar sua presença na 9ª edição brasileira da Feira e Conferência Internacional de Segurança, ISC Brasil, que acontecerá entre os dias 19 a 21 de março, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A ISC é uma das maiores feiras mundiais do ramo de segurança e aparece como o principal centro gerador de negócios, informações e difusão da cultura preventiva para o setor nacional.

Tradicionalmente, a Axis Communications expõe suas mais novas e avançadas soluções anualmente no evento. Este ano, a companhia contará novamente com um dos maiores estandes da feira para mostrar suas últimas novidades em videomonitoramento, como os recentes lançamentos da linha mais robusta da Axis, a AXIS Q60, e produtos como a AXIS Q1765-LE, com iluminação infravermelha (IR) integrada, e a AXIS Q1614, com capacidade de captura de até 60 quadros por segundo em alta definição.

Mais informações sobre a Axis Communications podem ser obtidas em http://www.axis.com/pt. Para saber mais sobre a feira e o congresso ISC Brasil, acesse http://www.iscbrasil.com.br/Home/.

Serviço
ISC Brasil 2014
Data: 19 a 21 de março
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde - São Paulo
Horário: 13h às 19h30

Sobre a Axis Communications
Como líder no mercado de vídeo em rede, a Axis está liderando o caminho para um mundo mais tranquilo, seguro e inteligente - conduzindo a mudança do sistema de vídeo vigilância  do analógico para o digital. Oferecendo soluções de vídeo em rede para instalações profissionais, os produtos e soluções Axis são baseados em uma plataforma de tecnologia aberta e inovadora.

A Axis possui mais de 1500 funcionários dedicados em 40 localidades ao redor do mundo e opera com parceiros em 179 países. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ OMX  Stockholm como AXIS. Para mais informações, visite nosso site www.axis.com.

ÍNDICE DE VENDAS NOS SUPERMERCADOS – APAS 2013

Vendas nos supermercados crescem 4,43% em 2013

As vendas nos supermercados em dezembro crescem 9,5% em relação a dezembro do ano anterior

O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE) no conceito de mesmas lojas – que consideram os estabelecimentos em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou elevação de 4,43% em 2013, em relação a 2012. Em dezembro houve alta de 9,5% em relação a dezembro do ano anterior, e em comparação com novembro a elevação foi de 18,66%.

No conceito mesmas lojas, o crescimento nas vendas só não foi maior diante da inflação que reduziu ao longo do ano o poder de compra da população, que consequentemente, reduziu o volume de compras em diversas categorias. A inflação mais moderado ao longo do segundo semestre auxiliou um desempenho mais favorável na segunda metade de 2013, salvando de certa forma, o setor supermercadista de um resultado negativo.

Já no conceito de todas as lojas – que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado – houve elevação em 2013 de 6,02%. O setor supermercadista continua crescendo de maneira consistente ao longo dos últimos anos diante de um cenário macroeconômico que favorece o aumento do consumo de parcela de população que não tinha até então acesso a diversos bens de consumo. No entanto, é constatada uma desaceleração do comércio varejista, e não é diferente no setor supermercadista. Em dezembro houve alta de 10,89% em relação a dezembro de 2012. E alta de 19,34% em relação a novembro de 2013.

O Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São Paulo em 2013 apontou aumento de 10,14% em relação a 2012 no conceito de mesmas lojas. Em dezembro a alta foi de 12,03% em relação a dezembro de 2012 e houve alta de 19,79% em relação a novembro. No conceito de todas lojas houve elevação de 11,41% em 2013 em relação a 2012. Em dezembro a alta foi de 12,25% em relação a dezembro de 2012 e houve alta de 20,04% em relação a novembro.

O setor supermercadista apresentou um desempenho favorável ao longo de 2013, porém a um ritmo mais moderado quando comparado com os anos imediatamente anteriores. Quando comparado com outras atividades econômicas e até mesmo quando comparado ao PIB Brasileiro o setor apresenta crescimento expressivo, reflexo do aumento do consumo da população ao longo dos últimos anos.

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.

Informações sobre o trabalho da APAS: www.portalapas.org.br
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Apimec SP e Fipecafi promovem evento sobre certificação internacional


A Apimec SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) e a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) realizam, no dia 12 de fevereiro de 2014, a partir das 19 horas, o evento "Certificação Internacional da Atividade do Profissional de Investimento”.
 
O encontro ocorrerá na sede da Fipecafi, em São Paulo. A abertura do evento será feita por Ricardo Tadeu Martins, presidente da Apimec SP, e pelo prof. Iran Siqueira Lima, diretor-presidente da Fipecafi. Também participarão: Lucy Sousa, conselheira da Apimec SP; Gerson Mineo Sakaguti, superintendente de Autorregulação da Apimec Nacional; Marina Mitiyo Yamamoto, coordenadora do MBA Mercado de Capitais; e Francisco D'Orto Neto, conselheiro da Apimec SP. O conteúdo será complementado por gravação em vídeo de Jesús López Zaballos, presidente da EFFAS (European Federation of Financial Analysts Societies).
 
O evento é aberto a alunos e ex-alunos do MBA Mercado de Capitais (oferecido pela Apimec e pela Fipecafi), associados da Apimec, profissionais certificados pelo CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), profissionais de imprensa e demais convidados da Apimec SP e Apimec Nacional.
 
Serviço:
Certificação Internacional da Atividade do Profissional de Investimento
Data: 12 de fevereiro de 2014
Horário: A partir das 19 horas
Local: sede da Fipecafi
Endereço: Rua Maestro Cardim, 1.170 – Paraíso – São Paulo/SP
Informações e inscrições: (11) 2184-2034 ou angelina.garofalo@fipecafi.org  

Você sabe lidar com suas emoções?

Usar a inteligência emocional é ter habilidade para administrar os sentimentos e evitar conflitos

Você controla suas emoções? O autocontrole pode fazer a diferença no ambiente corporativo. “Só terá sucesso quem conseguir comunicar competência, profissionalismo, seriedade e honestidade no trabalho através de emoções bem controladas e sentimentos verdadeiros”, diz, enfático o pedagogo especialista em Gestão do Conhecimento nas Organizações, escritor e professor Marcus Garcia. Para ele, é preciso que o profissional desenvolva a capacidade de controlar suas emoções, ou suas ações não serão ponderadas pela razão. “Quando o profissional tem uma inteligência emocional desenvolvida, isso lhe permite ser transparente em seus sentimentos, porém, de forma equilibrada, como é adequado ao ambiente corporativo”, afirma.

A inteligência emocional, segundo o professor, pode ser adquirida ou nata e quem a usa transmite autoconfiança, empatia e autocontrole – principais atributos para ser um líder, pois sabe gerir os relacionamentos no trabalho. “Somados a um bom conhecimento organizacional pode apoiar o desenvolvimento de pessoas, despertando a iniciativa e o otimismo”, completa. Mas, quando uma pessoa não desenvolve a inteligência emocional, acaba agindo sem avaliar as consequências dos seus atos. “Os efeitos, tanto para si como para o outro, podem ser desastrosos, provocar conflitos, discussões, aumentar o descontrole emocional, causar depressão e até levar ao assédio moral”, alerta.

Para o professor Marcus Garcia, a honestidade e o equilíbrio emocional são fundamentais, principalmente para os gestores. “Quem ocupa um cargo de liderança precisa saber controlar suas emoções estimulando a confiança mútua, o respeito e a cumplicidade. Aquele que humilha, reprime e assedia moralmente não está sendo capaz de encontrar uma linha de diálogo eficaz com sua equipe”, observa. “Ao não dosar adequadamente a intensidade da argumentação para defender suas ideias e demonstrar sua posição ao tentar persuadir o outro, poderá cometer uma ofensa moral e causar um sério problema de relacionamento”, frisa.

Segundo o professor, para evitar os efeitos negativos do descontrole das emoções, a pessoa precisa respeitar o próprio ritmo, delegar atividades e ter pensamentos positivos. “Quem usa sua inteligência emocional está à frente para alcançar bons resultados e liderar equipes”, ressalta.

As emoções para os homens e para as mulheres
         É comum dizer que as mulheres costumam agir mais com a emoção que os homens. Porém, de acordo com Marcus Garcia, a busca do equilíbrio para cada gênero apresenta seus desafios quando a emoção quer assumir o controle. “As mulheres enfrentam variação hormonal periódica que pode influenciar seu comportamento e causar sintomas fisiológicos desagradáveis, no período menstrual e depois na menopausa. Já para os homens, quando o nível da testosterona, que estimula também a sua competitividade, está alterado pode causar oscilações de humor e comprometer o seu foco”, explica o professor. “Cada um, homens ou mulheres, precisa lidar com suas emoções. Praticar exercícios físicos, meditação, fazer terapia ocupacional, entre outros, pois ajudam a alcançar este equilíbrio”, sugere.

Teste: Você sabe controlar suas emoções no trabalho?
Responda as questões a seguir e conte as respostas Sim, Não e Geralmente. Se quatro ou mais das suas respostas forem Sim ou Geralmente, você tem tendência a se descontrolar facilmente, porém se quatro ou mais das suas respostas forem Não, então sua tendência é manter-se emocionalmente em equilíbrio.

1)    Quando você precisa explicar algo sobre seu trabalho para alguém e depois precisa repetir isso por outras pessoas, você encurta a explicação?
2)    Em uma reunião de trabalho você interrompe as explicações dos colegas quando para você aquilo não é uma novidade?
3)    Se você observa no gestor um comportamento desalinhado com a política da empresa você comenta com seus colegas?
4)    Durante o almoço com colegas de trabalho se um colega puxa assunto de trabalho você se irrita e pede para falar disso depois no escritório?
5)    Quando você recebe um feedback negativo de um colega sobre seu trabalho, você assume uma posição defensiva?
6)    Quando sua chefia lhe faz um elogio sobre seu trabalho, você comenta isso com todos os colegas que puder?
7)    Durante uma reunião se sua opinião não é considerada você se manifesta contrariamente?

Professor Marcus Garcia
Integrante do Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica (UFPR), é pedagogo, especialista em Gestão do Conhecimento e mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, o professor Marcus Garcia leciona há 30 anos. Autor de 17 livros nas áreas técnica, motivacional e educacional, entre eles as séries “Educação Profissional” e “A Escola no Século XXI”, é palestrante em desenvolvimento humano e educação.


Para mais informações sobre o palestrante, é só acessar o site: www.marcusgarcia.pro.br

29 janeiro 2014

Inauguração do restaurante português Tasca do Arouche reuniu personalidades na noite de ontem

Inaugurou ontem (27/1), no charmoso largo do Arouche (Centro), a Tasca do Arouche, segunda casa do já reconhecido restaurante português Tasca do Zé e da Maria.  
Na ocasião, estiveram presentes Paulo Maluf e Silvia Maluf, Andrea Matarazzo, entre outros.
Para acessar fotos em alta resolução, baixe no link: http://flickr.com/gp/idearia/38hUei/

Sobre a Tasca do Arouche
Há dois anos e meio em Pinheiros, a Tasca do Zé e da Maria conquistou um vasto público que busca a excelência na culinária portuguesa em São Paulo. Diante do sucesso, a cozinha comandada pelo chef Ernestino Gomes Pontes agora pode ser encontrada no centro da cidade. Ele, em conjunto com o sócio José Maria Alves Pereira e o empresário Raphael Jafet, inauguram a Tasca do Arouche, localizado no térreo do Hotel San Michel, no Largo do Arouche.


Serviço
Tasca do Arouche –
Largo do Arouche, 212, República, São Paulo, SP, 01219-010.
Telefone: (11) 3224-1421
Horários: das 12h às 15h e das 19h à 0h
Sábado: das 12h às 0h30
Domingo: das 12h às 18h
Facebook: www.facebook.com/tascadoarouche

Descuidos na praia podem oferecer riscos à saúde

A temporada de verã o resulta em praias lotadas, ainda mais no Brasil, com seu extenso litoral. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para evitar sérios problemas de saúde. De acordo com a Dra. Marinella Della Negra, responsável pela disciplina de Moléstias Infecciosas Parasitárias da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, os principais danos ocorrem na pele, causados por fungos e bactérias, além de infecções por ingestão de alimentos contaminados.

"Entre as principais doenças de pele que podem ser contraídas na praia estão: micoses (frieiras) e larva migrans, conhecida também como bicho geográfico. Muitas pessoas costumam ir às praias e piscinas e não tirar o maiô, biquíni ou sunga molhados, depois que voltam para casa, o que facilita a proliferação de fungos e pode causar candidíase. Outra séria doença é a hepatite A, que pode ser adquirida pela ingestão de água contaminada", afirma.

Segundo a especialista, o ambiente de praia é um facilitador para a proliferação de fungos e bactérias pelo alto calor e umidade. Outro fator de risco está na areia, que pode conter sujeira e fezes de animais.

"Ingerir alimentos na praia também pode ser muito perigoso. O calor compromete a conservação da comida, que fica mais propensa a estar infectada, podendo causar diarreia e até infecções mais sérias. O ideal é comer fora da praia, em lugares apropriados e que ofereçam segurança", explica.

Para evitar esses problemas, a Dra. Marinella cita algumas recomendações:
- Não andar descalço na areia
- Não sentar no chão e em cadeiras de praia sem proteção
- Evitar ingerir água do mar
- Não comer alimentos na praia
- Não compartilhar objetos pessoais, como toalhas
- Procurar levar seus próprios objetos, como esteiras e cadeiras
- Após sair do mar, tomar banho com água limpa e secar o corpo, inclusive entre os dedos dos pés
- Não permanecer com as roupas molhadas
- Não frequentar praias, caso esteja com cortes na pele


Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: Tradicional instituição de ensino em Medicina, com 50 anos de atividades, oferece também a graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia, graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de Pós-Graduação (especialização lato sensu, mestrado e doutorado) e Pós-Doutorado. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como o de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica, Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo, conveniado com a Faculdade. Visite o site: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Gestão eficaz é a melhor receita para o ano novo

*Por Pedro Melo

Com uma velocidade impressionante, o ano de 2013 passou diante de nós. Além de veloz, intensos também foram esses 365 dias marcados por manifestações, crescimento baixo do PIB, dólar instável, leilões do pré-sal, aeroportos e rodovias, dentre outros acontecimentos que mexeram com a economia brasileira e que já estão em diversas retrospectivas, nos mais variados veículos de comunicação e redes sociais.  

Neste momento em que 2014 desponta, o empresariado coloca em prática seus planos para o novo ano, quando haverá eleições gerais e a Copa do Mundo no Brasil, dois acontecimentos com significativo impacto na vida dos brasileiros e na agenda nacional. Seria muito positiva uma firme retomada da confiança dos investidores, para que nossa economia surpreenda positivamente as estimativas e volte a ter expansão anual acima de dois por cento. 

O Brasil é conhecido internacionalmente pela sua capacidade de empreender. Em um primeiro momento, essa vocação para criar negócios era quase uma questão de sobrevivência em uma economia frágil e fechada. Agora, porém, podemos dizer que as novas empresas encontram melhores condições para seguir seu caminho.

Em 2014, quando o Real completa 20 anos, a economia e as empresas brasileiras enfrentarão o desafio de se mostrarem fortes e com possibilidades de crescimento. Desse desempenho também dependerá em muito uma estabilidade maior de nossa moeda no câmbio.

A evolução de um país está intimamente ligada ao desenvolvimento das empresas ao longo do tempo. Dessa forma, cabem a elas e ao governo criarem estratégias que garantam o incremento e a competitividade. Por isso, o empresariado deve estar preparado e, acima de tudo, atualizado. Incentivos à inovação, utilização da tecnologia, aperfeiçoamento da gestão, regulamentação governamental e investimentos na educação são medidas que devem estar no topo das prioridades para acelerar e aquecer a economia nacional.

Hoje, podemos dizer com toda a segurança que nossos empreendedores estão mais do que nunca fortalecendo a economia nacional, ajudando o nosso país a crescer, inspirando o que há de mais importante em uma empresa e em uma nação: a valorização do capital intelectual! Os talentos profissionais brasileiros são a mola propulsora que  ajudará o País a construir as alternativas necessárias para um bom momento econômico e social.

Poder planejar atividades em longo prazo seria o mundo ideal para as corporações e para as projeções de investimentos produtivos. No entanto, os empreendedores que atuam no Brasil têm de fato de conviver com certo componente de incertezas em relação aos rumos da economia. Lidar com essas variáveis e dúvidas exige a elaboração de planos com múltiplos vieses e alternativas de soluções diante de potenciais mudanças econômicas.

Nesse cenário que se desenha para o ano novo, é ainda mais importante manter uma gestão eficiente, planejada, organizada, fundada nos princípios da boa governança e focada em resultados. Tal procedimento permite que as empresas aproveitem melhor as virtudes e potenciais de nosso país e convivam de modo mais adequado com os seus problemas, mantendo diferenciais competitivos que reduzem consideravelmente a exposição aos riscos corporativos.


* Pedro Melo é presidente da KPMG no Brasil

Trufas gourmet para a Páscoa

Receitas preparadas pelo Chef chocolatier Javier Guíllen levam chocolate fino da linha Harald Melken Unique

Páscoa é sinônimo de chocolate e para valorizar o cacau brasileiro e difundir o conceito de Chocolate Gourmet no Brasil, a Harald  criou a linha Harald Melken Unique, trazendo para o mercado brasileiro o padrão dos chocolates europeus produzidos com matérias-primas de fazendas da Bahia e da região amazônica do Pará.

A linha reúne a mais sofisticada e completa coleção de chocolates de origem  produzidos no Brasil, onde a Harald é a única marca nacional a utilizar o cacau fino originário dessas regiões com chancela de procedência declarada, o que garante a origem de um chocolate superior, levando em conta sua localização geográfica, qualidade do solo, as fontes de água, forma de cultivo e o processamento dos grãos de cacau.

Para quem quer preparar suas próprias trufas para essa Páscoa, o Chef Chocolatier da Harald, Javier Guíllen, criou algumas receitas com esses chocolates que fazem toda a diferença. Confira as sugestões!

TRUFA AMAZÔNIA
Por: Chef Chocolatier Javier Guillen
Ganache Amazônia
Ingredientes:
431 g de creme de leite fresco dom 35% de gordura
195 g de glucose
470 g de Harald Melken Unique Amazônia 70% de Cacau Chocolate Amargo
Harald Melken Unique Brasil Cacau em Pó 22-24
Modo de preparo:
Ferva o creme de leite com a glucose e, aos poucos, despeje sobre o Harald Melken Unique Amazônia 70% de Cacau Chocolate Amargo derretido. Misture do centro para fora até obter um ganache elástico. Quando a temperatura chegar entre 35 a 40°C, espalhe sobre uma placa (34x34 cm) forrada com tapete de silicone até atingir 6 mm e deixe cristalizar. Modele bolinhas e passe pelo Harald Melken Unique Brasil Cacau em Pó 22-24. Guarde no congelador.
Nota: esta trufa é servida gelada.
Rendimento: 35 trufas

TRUFA BRANCA COM AROMA DE ANIS 
Por: Chef Chocolatier Javier Guillen
Ingredientes:
500 g de creme de leite fresco com 35% de gordura
15 g de anis estrelado
30 g glucose
30 g açúcar invertido
1,2 kg de Harald Melken Unique Brasil 35% de Cacau Chocolate Branco
90 g de manteiga
20 g licor de anis
Modo de preparo:
Prepare uma infusão de creme de leite e o anis estrelado e deixe descansar por uma noite. Retire o anis e aqueça com a glucose e o açúcar invertido. Despeje aos poucos sobre o Harald Melken Unique Brasil 35% de Cacau Chocolate Branco derretido e misture do centro para fora até obter um ganache elástico. Quando a temperatura chegar a 35°C, incorpore a manteiga e depois o licor. Bata no liquidificador para emulsionar e deixe cristalizar a 17°C. Forme as trufas e decore a gosto. Banhe as trufas com um dos chocolates da Harald Melken Unique de sua preferência.
Rendimento: 62 trufas de 30 g cada

SOBRE A HARALD
Pioneira na fabricação de chocolates no Brasil, a Harald hoje é líder em coberturas e segunda empresa de chocolates no mercado B2B com uma produção anual de mais de 90 mil toneladas. Apesar de atuar há 30 anos no mercado, sua essência e paixão pelo chocolate nasceram há mais de 100 anos, em 1888, quando a família Neugebauer imigrou da Alemanha para o Brasil e iniciou seus  negócios em Porto Alegre (RS), abrindo, em 1903, a primeira fábrica a produzir chocolates no País.
Atualmente a indústria comercializa as marcas Harald Melken Unique – linha com alto teor de cacau e a mais sofisticada e completa coleção de chocolates de origem já produzida no Brasil -; Harald Melken – linha do mais puro e cremoso chocolate com sabor irresistível e intensidade –; Harald Melken Doce Cozinha – linha direcionada exclusivamente para confeitaria caseira que apresenta soluções para toda a família –; Harald Melken Decor – linha de produtos decorativos para chocolates e coberturas que agregam valor para diversos tipos de produtos –; Harald Top, o original – líder de mercado, é a única cobertura fracionada que garante sabor e textura mais próximos do puro chocolate –; Harald Confeiteiro, o primeiro – linha de coberturas fracionadas em suas diversas formas voltada para panificação, confeitaria, sorveteria, chocolataria e outros segmentos doces – e a Harald Confeiteiro Raspar e Cobrir ,responsável por dar o toque final nas receitas.
Atuando em vários segmentos, a Harald tem um parque industrial moderno em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo, onde atuam 500 colaboradores produzindo um portfólio com a mais alta tecnologia, garantindo à empresa destaque entre os principais fabricantes de chocolates e coberturas da América Latina.  Além de exportar para mais de 30 países, a Harald é uma das principais fornecedoras de chocolate para empresas do Brasil e do mundo.


SAC: 0800 177 101 

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta de disciplina é citada por 39% como a maior dificuldade na hora de planejar gastos 
                                                                
O consumidor médio brasileiro gasta mais do que ganha, não guarda dinheiro e tampouco planeja o próprio futuro, tanto que oito em cada dez entrevistados (81%) têm pouco ou nenhum conhecimento sobre como fazer o controle das despesas pessoais. As conclusões são da mais recente pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo foi realizado em todas as capitais brasileiras com o objetivo de identificar como os consumidores enxergam a própria relação com o dinheiro, como agem e o conhecimento que têm das questões financeiras.

De acordo com os resultados do levantamento, somente 18% dos entrevistados têm conhecimento total sobre o fluxo de receitas e despesas no orçamento pessoal. A maioria (71%) tem apenas conhecimento parcial de suas finanças e outros 10% têm baixo ou nenhum conhecimento.

 
Ao contrário do que o senso comum possa imaginar, não há diferença significativa entre os estratos sociais. Entre os que têm renda domiciliar de até R$ 1.330,00, o conhecimento pleno é de 16%, somente 15% dos que ganham entre R$ 1.331,00 e R$ 3.140,00 apresentam total conhecimento sobre as próprias contas e dentre os que têm renda acima de R$ 3.141,00, o percentual sobe um pouco mais para 23%.

Na avaliação da economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, os dados reforçam a ideia de que a educação financeira está ligada ao comportamento e não necessariamente à renda dos indivíduos. “É uma questão de hábito. Mais dinheiro no bolso nem sempre significa melhor comportamento financeiro, incluindo pagamento de contas, uso do crédito e hábito de compras”, explica.

Controle das finanças pessoais

Um número revelador do estudo é que mesmo entre os que sabem pelo menos um pouco sobre suas finanças (controle total ou parcial das contas), há uma parcela significativa (28%) de pessoas que não utiliza um método organizado e faz o controle financeiro apenas “de cabeça”.

“É preocupante que um contingente tão expressivo da população não utilize um método sistemático para organizar as próprias contas”, alerta a economista Luiza Rodrigues.

Na lista dos métodos de controle financeiro mais citados, ferramentas manuais como caderno de anotações, agenda e papel aparecem em primeiro lugar com 38%. Em seguida vem a planilha de computador, com 32%. Uma reduzida parcela de apenas 2% dos entrevistados afirma que a tarefa de controlar as finanças é feita por terceiros.

A economista Luiza Rodrigues avalia que o consumidor não deve ter vergonha de utilizar o velho caderninho de anotações na hora de controlar as contas domésticas. “Não importa a ferramenta, importa que o método seja organizado. Algumas pessoas têm facilidade com planilhas ou aplicativos, mas outras não. O fundamental é sempre registrar tudo o que se ganha e se gasta e jamais confiar na memória porque ela falha”, orienta a economista.

Quando indagados sobre as dificuldades que enfrentam na hora de fazer o planejamento das contas, a maior parte dos consumidores alegou que a falta de disciplina para registrar todos os gastos (39%) é o principal empecilho. Outras opções como unir todas as informações (29%), recordar todos os pagamentos que não constam no extrato bancário (28%), falta de tempo (23%) e não saber calcular taxa de juros (11%) também foram citadas pelos entrevistados.

Comportamento de risco

A pesquisa detectou uma série de comportamentos que demonstram a falta de planejamento dos consumidores. Mais de um terço dos brasileiros (36%) admitiram não saber o valor exato das contas que terá de pagar no mês seguinte. Já em relação aos gastos extras, a maioria (57%) também afirma não saber com precisão o quanto terão de desembolsar no próximo mês, fato que dificulta o planejamento e o controle financeiro do próprio orçamento.

Consequência direta da falta de conhecimento sobre as próprias despesas, 36% dos entrevistados afirmaram terem deixado de pagar ou terem pago com atraso alguma conta nos últimos 12 meses. Faturas de cartão de crédito (31%) e despesas fixas, como água, luz e telefone (28%) se destacam como os principais compromissos que não foram pagos em dia.

Ainda sobre o comportamento dos entrevistados no pagamento de contas, quatro em cada dez (38%) brasileiros que possuem conta corrente em banco admitem terem entrado pelo menos uma vez no cheque especial nos últimos 12 meses – sendo que 30%, mais de duas vezes. O mesmo se repete entre os têm cartão de crédito. Pelo menos 40% deles já deixaram de pagar a fatura integral no último ano, sendo que 26% são reincidentes e atrasaram mais de duas vezes ao menos.

 
“Cheque especial e cartão de crédito são as modalidades que cobram os juros mais altos do mercado. O atraso no pagamento dessas contas tem consequências perigosas para o consumidor”, alerta Luiza Rodrigues.

Mais da metade dos entrevistados (51%) que possuem conta em banco fecharam o último mês no vermelho ou no “zero a zero” (sem saldo negativo e nem positivo). A pesquisa indica forte correlação entre consciência a respeito das próprias finanças e situação bancária dos entrevistados. Apenas 9% dos que têm total conhecimento de suas despesas afirmaram estar com saldo negativo, enquanto que o percentual sobe para 17% entre os que têm conhecimento parcial e 31% para os que não possuem qualquer conhecimento sobre as finanças pessoais.

Cultura do imediatismo

Seis em cada dez (56%) entrevistados chegaram ao fim do último mês sem ter conseguido poupar nenhum centavo. Na avaliação dos especialistas do SPC Brasil, a constatação é reflexo da “cultura do imediatismo” que conduz o pensamento de boa parte dos brasileiros. De cada dez entrevistados, pelo menos quatro (36%) admitem que costumam adquirir produtos mesmo não tendo condições de gastar, ainda que eventualmente.

Do universo de entrevistados, 30% reconhecem ter comprado, nos últimos três meses, algum bem que fez com que excedessem seu limite financeiro. Nesse quesito, os itens líderes de parcelamento são as roupas e calçados (63%), eletrônicos (58%) e eletrodomésticos (44%).


 
“O perfil desses produtos, que são mais voltados para o dia a dia do consumidor, demonstra que o brasileiro prioriza os seus desejos imediatos de consumo. De modo geral, o que prevalece é se a parcela cabe ou não no bolso, ao invés de pensar em quantos meses ele deveria economizar para comprar o produto à vista”, explica Luiza Rodrigues.

Decorrência do comportamento imediatista e pouco poupador, é que numa situação de dificuldade, como perda de emprego ou problemas de saúde, 20% dos entrevistados admitem que não conseguiriam se manter financeiramente nem por um mês. E outros 37% não se sustentariam por um período superior a três meses.

Falta educação financeira

Para os especialistas do SPC Brasil, a educação financeira não se resume ao simples ato de poupar dinheiro. Trata-se de adotar uma atitude consciente ao impor critérios na utilização dos recursos financeiros e saber planejar as próprias contas para um período de longo prazo.

Além da influência do comportamento imediatista do brasileiro, a economista Luiza Rodrigues avalia que o histórico de convívio por vários anos com a hiperinflação retardou o desenvolvimento da educação financeira no país, já que os consumidores não tinham como preocupação poupar, mas sim em estocar produtos e gastar o dinheiro o mais rápido possível, antes que ele perdesse o valor.

“A falta de conhecimento financeiro por grande parte da população é um gargalo no Brasil. Por isso é importante incluir o tema na formação básica dos cidadãos. Controle de gastos, planejamento e evitar compras por impulso são algumas atitudes que se aprendem desde pequeno”, defende a economista.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 656 consumidores em todas as capitais brasileiras. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais e a margem de confiança é de 95%.