19 agosto 2025

Emissões postais marcam os 45 anos da Caixa Cultural

 Artes da série foram desenvolvidas pela equipe de designers da entidade

Os Correios lançaram, nessa quarta-feira (13), uma série de selos institucionais alusivos aos 45 anos da Caixa Cultural. A cerimônia ocorreu durante a celebração do aniversário da instituição, no teatro da sede em Brasília.
Entre os convidados de honra, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, agradeceu a parceria do Ministério das Comunicações e dos Correios no registro desse momento histórico por meio das emissões postais. "Eu acho que não é só uma comemoração, é uma espécie de política que vem com essa missão de fortalecer a cultura do Brasil. Quero cumprimentar o presidente da Caixa, Carlos Vieira; e Fabiano dos Santos, presidente dos Correios. Parabenizar por esse lançamento. Esses selos estão belíssimos."
A ministra reforça que não é celebrada apenas uma data, mas um legado. "Sob a liderança do presidente Lula, a cultura volta a ser vista, não como um mero adereço, mas como o coração pulsante do nosso desenvolvimento sustentável, econômico e social", afirmou Margareth.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, que conduziu a obliteração, lembrou que ambas as estatais possuem a missão de preservar e difundir a cultura no país. "Essa parceria simbólica entre a Caixa Cultural e os Correios representa o que há de mais valioso em nossas instituições públicas: o compromisso com o desenvolvimento humano, com a educação e com a valorização da identidade brasileira. Um país que valoriza sua história e sua arte é um país que constrói um futuro mais justo, mais plural e mais consciente", destacou.
Parabenizando a todas e a todos que fizeram e fazem parte da história da instituição, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, falou sobre a importância do pioneirismo da estatal, que abriu caminhos para os mais diversos espaços artísticos no país. "Para eternizar essa celebração, lançamos hoje o selo institucional Caixa Cultural 45 anos, em parceria com os Correios. Um dos símbolos da nossa história e do nosso compromisso com a arte, que transforma, revoluciona, conecta, muda vidas, inclui e cria oportunidades. Ela é capaz de abrir portas, mudar destinos e transformar realidades; e nada é mais social do que a missão da Caixa que, há 45 anos, usa a cultura como forma de inclusão e desenvolvimento humano", finalizou Vieira.
Também estiveram presentes na cerimônia os presidentes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass; as gerentes regionais da Caixa Cultural e dirigentes da Caixa Econômica Federal.
Culturando no Brasil - As artes dos selos foram produzidas pela equipe de designers da Caixa, com ilustrações da unidades de Brasília, Belém, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A série conta ainda com uma emissão com o emblema dos 45 anos da instituição.  
Criada em 1980, sob o nome de Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, a entidade tem o objetivo de preservar o acervo histórico da instituição e promover manifestações artísticas e culturais no Brasil. A primeira unidade foi inaugurada em Brasília, no Setor Bancário Sul, e conta com museu, biblioteca, pinacoteca e teatro.
A iniciativa se deu de um movimento interno de empregados interessados na conservação de objetos históricos do banco, como bilhetes de loteria, livros-caixa e obras de arte. Com o tempo, o projeto se expandiu para outras capitais brasileiras, consolidando-se como um dos principais centros culturais do país.

15 agosto 2025

Panificação e confeitaria em transformação: cinco insights que vão moldar o setor

 Missão Técnica FIPAN 2025 promovida pela GALUNION aponta caminhos que unem inovação, autenticidade e tecnologia no foodservice brasileiro

De acordo com a última edição da Pesquisa de Consumidores, produzida pela GALUNION, empresa especialista no mercado de foodservice, 50% dos consumidores brasileiros respondentes revelaram que a principal motivação para comer fora é para encontrar com amigos e família. Ou seja, as pessoas querem estar juntas e a conexão é uma maneira de gerar experiências e conquistar diferentes públicos. Além disso, outros fatores se tornam decisivos de acordo com o nicho de atuação das marcas. No caso de padarias e confeitarias, por exemplo, fatores como a integração gastronômica, diferentes ocasiões de consumo, experiências sensoriais, propósito e tecnologia que permite a personalização são atributos que auxiliam marcas que atuam neste segmento a se tornarem mais competitivas. 

Tudo isso pode ser visto durante a terceira edição da Missão Técnica FIPAN, promovida pela GALUNION, reuniu 46 participantes de 32 empresas para três dias de imersão em tendências, visitas técnicas e networking durante a maior feira de panificação e confeitaria do Brasil, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 22 a 24 de julho. A programação contemplou visitas guiadas pela feira e a operações que são referência na capital paulista, como o Café Girondino, empreendimentos da Liberdade e a Krispy Kreme, oferecendo aos empresários um panorama atualizado sobre o que está movimentando o setor.

Segundo Simone Galante, fundadora e CEO da GALUNION, a missão vai além de mostrar novidades. “Atuamos como catalisadores de conhecimento, networking e curadores de tendências no mercado de foodservice. A FIPAN é o principal evento do País no setor e, por isso, é o momento ideal para conectar executivos às inovações que já estão moldando o presente e o futuro da panificação, confeitaria e cafeterias”.

A partir das experiências vividas durante o evento, a empresa especializada no mercado de alimentação destacou cinco grandes insights que devem guiar este nicho de mercado nos próximos anos:

  1. Versatilidade para múltiplas ocasiões: Modelos de negócio que se adaptam aos diferentes momentos de consumo ao longo do dia e oferecem maior conveniência, ocupação otimizada e conexão com diversos perfis de clientes;
  2. Fusão cultural com identidade local: A integração de referências gastronômicas globais com ingredientes e hábitos brasileiros resulta em propostas autênticas, que equilibram novidade e familiaridade;
  3. Experiência sensorial como diferencial competitivo: Sabores inusitados, texturas marcantes e apresentações visualmente atrativas impulsionam compras e engajamento do consumidor, tanto no ponto de venda quanto nas redes sociais;
  4. Autenticidade e propósito: Marcas que comunicam com clareza sua essência, história e impacto positivo se destacam pela conexão emocional com o público e pela construção de relevância duradoura;
  5. Tecnologia a serviço da eficiência com personalização: Soluções que unem automação, precisão e flexibilidade vêm permitindo ganhos operacionais, com padronização, redução de desperdício sem abrir mão da experiência artesanal.

“O consumidor está mais exigente e curioso. Ele busca experiências que façam sentido para sua vida, seja na qualidade do produto, no atendimento ou nos valores da marca. Quem conseguir unir inovação, identidade e eficiência vai se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, finaliza Simone Galante.

Le Cordon Bleu estreia a quarta temporada no canal Sabor & Arte nesta segunda-feira

 O canal Sabor & Arte estreia da quarta temporada do programa Le Cordon Bleu nesta segunda-feira (18), às 21h, reforçando a bem-sucedida parceria com a principal rede global de institutos de artes culinárias e gestão da hospitalidade. Serão 60 episódios inéditos, exibidos de segunda a sexta-feira, com um arco narrativo que culmina em um dos momentos mais aguardados do ano: o Le Cordon Bleu Culinary Village Picnic, evento inédito e aberto ao público, que será realizado entre 7 e 9 de novembro no Jockey Club de São Paulo.


A nova temporada acompanha o cotidiano do Le Cordon Bleu no Brasil, com foco em aulas, técnicas, bastidores e histórias dos alunos e chefs que movimentam as unidades do instituto. A produção também explora as iniciativas sociais e a atuação do Culinary Village São Paulo, espaço multifuncional que conecta gastronomia, cultura e negócios.


O programa Le Cordon Bleu trará uma seleção para lá de especial. Entre os destaques estão os episódios temáticos como o Especial Competição Brasil e Especial Patisserie, que abrem a temporada. A série também apresentará receitas explorando desde pratos plant-based — como a pupunha grelhada com molho de castanhas — até clássicos da confeitaria francesa, como a Religieuse e a Pecan Pie.


O encerramento da temporada se dará justamente na cobertura do festival Culinary Village Picnic, grande celebração pelos 130 anos do Le Cordon Bleu. O evento será uma imersão gastronômica ao ar livre com pratos assinados por chefs do instituto, workshops, ativações de marcas parceiras, experiências interativas e apresentações musicais. 


Programa Le Cordon Bleu – 4ª temporada

Estreia: Segunda-feira (18 de agosto), às 21h

Exibição: De segunda a sexta-feira, até 7 de novembro


Festival Le Cordon Bleu Culinary Village Picnic

Data: 7, 8 e 9 de novembro

Local: Jockey Club de São Paulo

Mais informações: @culinaryvillagepicnic

08 agosto 2025

O Rei Da Feira!

 Leandro Hassum é O Rei Da Feira! Conheça mais sobre os atores e diretor da comédia que chega aos cinemas em setembro

Misturando elementos de comédia e investigação, o filme dirigido por Felipe Joffily é ambientado em uma tradicional feira de rua no subúrbio do Rio de Janeiro.
Dirigido por Felipe Joffily e protagonizado por Leandro Hassum e Pedro Wagner, O Rei Da Feira, estreia em 04 de setembro nos cinemas brasileiros, com distribuição da Imagem Filmes. Apostando em uma narrativa que combina humor, mistério e elementos sobrenaturais, o longa é ambientado no cotidiano de uma tradicional feira de rua no subúrbio do Rio de Janeiro.

A história acompanha o assassinato de um feirante, ocorrido logo após ele ganhar uma grande quantia de dinheiro no jogo do bicho. A vítima, conhecida como Bode (Pedro Wagner), retorna como espírito para ajudar a solucionar o crime, mas está com amnésia alcoólica e não se lembra de quem o matou. A investigação fica a cargo de Monarca (Leandro Hassum), seu amigo com dons mediúnicos que atua como segurança da feira e, a contragosto, acaba formando uma dupla nada convencional com o espírito a fim de descobrir quem o matou.


Por trás das câmeras temos Felipe Joffily, diretor de cinema e televisão brasileiro, conhecido por seu trabalho em comédias populares que marcaram o cinema nacional nas últimas décadas, tendo consolidado sua carreira ao dirigir filmes como “Se Eu Fosse Você 2” (2009), “E Aí... Comeu?” (2012) e “Muita Calma Nessa Hora” (2010), obras que dialogam com o grande público por meio do humor e de temas cotidianos. Além disso, filho do também cineasta José Joffily, possui experiência na televisão, tendo dirigido séries e projetos para canais televisivos.

Leandro Hassum interpreta Monarca, o protagonista de O Rei Da Feira, e é um dos nomes mais conhecidos do humor brasileiro atualmente. Com uma carreira consolidada no teatro, televisão e cinema, Hassum ficou nacionalmente conhecido por seus personagens carismáticos em obras como “Até que a Sorte nos Separe” (2012), longa que ganhou sequências em 2013 e 2015, e “O Candidato Honesto” (2014), que teve continuação em 2018. O currículo do ator conta ainda com outros trabalhos no cinema, como os filmes “Xuxa Abracadabra” (2003) que marcou a estreia de Hassum nas telonas, “Muita Calma Nessa Hora” (2010), “Chorar de Rir” (2019), entre outros. Na televisão, ficou marcado por sua participação no humorístico “Zorra Total” e também em séries como “Os Caras de Pau” e “Cine Holliúdy”. Com seu carisma inconfundível e versatilidade cômica, Hassum se tornou um dos artistas mais queridos e reconhecidos do entretenimento nacional.


Protagonizando o longa ao lado de Leandro Hassum no papel de Bode, temos o pernambucano Pedro Wagner, que dá vida a um feirante assassinado que retorna como espírito para ajudar a desvendar seu próprio crime. O ator possui em seu currículo longas como “TOC - Transtornada Obsessiva Compulsiva” (2017), “Serial Kelly” (2022) e “Lispectorante” (2025) e também é conhecido por sua participação em séries de sucesso como “Justiça”, “Irmandade”, “Segunda Chamada” e “Cangaço Novo”.

Também faz parte do elenco a atriz gaúcha Luana Martau, que iniciou sua trajetória na televisão em novelas como “Cordel Encantado” (2011), que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Extra de Televisão, “Avenida Brasil” (2012), “I Love Paraisópolis” (2015) e “Órfãos da Terra” (2019), novela vencedora do Emmy Internacional® de Melhor Telenovela. No cinema, Luana já atuou ao lado de Leandro Hassum, em 2023, quando fez parte do elenco de “Amor Sem Medida”.

A atriz, compositora e cantora, Késia Estácio também integra o elenco de O Rei Da Feira e ganhou destaque ao ser finalista da primeira edição do programa The Voice Brasil, em 2012. Sua estreia como atriz na televisão veio em 2018, ocasião em que atuou na série “Pais de Primeira”. Posteriormente atuou na telenovela “Elas Por Elas”, em 2023, e nas séries “Encantado’s”, entre 2022 e 2024, “5X Comédia” (2024) e “Impuros”, desde o ano de 2024. Já no cinema, Késia atuou em “O Silêncio da Chuva” (2021) e, em 2024, nos longas “Mussum, o Filmis” e “Um Ano Inesquecível - Verão”.


A atriz e influencer Talita Younan ganhou destaque na televisão interpretando a controversa K1 em “Malhação: Viva a Diferença”, personagem que transitou de vilã para protagonista ao denunciar abuso familiar, papel que rendeu visibilidade nacional e a indicação ao Prêmio Jovem Brasileiro de Melhor Atriz em 2018. Nas redes sociais, Talita mantém uma presença engajada somando mais de um milhão de seguidores, compartilhando tanto seu trabalho artístico quanto momentos íntimos da maternidade.

Dani Fontan é uma atriz e palhaça brasileira, nascida em Belém do Pará, conhecida por seus papéis em novelas como “Amor Eterno Amor”, “Além do Tempo” e “O Outro Lado do Paraíso”. Além da carreira na televisão, atua no teatro e no cinema, com participações em filmes como “Fala Sério, Mãe!” e séries como “A Sogra que te Pariu”. Dedicada à comédia, desde 2009, também desenvolve trabalho social como palhaça no grupo Roda Gigante, levando arte a hospitais e comunidades.

E mais!
Além dos nomes citados, O Rei Da Feira conta ainda com grandes nomes em seu elenco como Yuri Yamamoto (Hiroshi), Vinicius Moreno (Varejeira), Luiz Xavier (Bicho de Goiaba), Samuel Valadares (Djalma), Márcio Vito (Norberto), Clarissa Pinheiro (Francisca), Carlos Takeshi: (Hiroshi Avô), Caio Godim (Monarquinha), Davi Saltino (Bodinho), Bernardo Mussauer (Júnior). Ana Carolina Sauwen, Pablo Padilla e Manoela Pugsley. A direção de fotografia é de Marcelo Brasil, a direção de arte é assinada por Rafael Ronconi e o figurino por Karla Monteiro. A produção é de Patrícia Maria Chamon, da Rubi Produtora, responsável por títulos como “Juntos e Enrolados” e “Turma da Mônica Jovem”. O projeto conta ainda com coprodução da Paramount Pictures, Wikishows e da Calenza Filmes.

O Rei Da Feira estreia em 04 de setembro nos cinemas nacionais com distribuição da Imagem Filmes.


Elenco:
Leandro Hassum (Monarca)
Pedro Wagner (Bode)
Dani Fontan (Amoroso)
Luana Martau (Maria)
Renata Castro (Saldanha)
Everaldo Pontes (Gaguinho)
Yuri Yamamoto (Hiroshi/Hiroshi Pai)
Késia (Consolação)
Renata Gaspar (Violeta)
Vinicius Moreno (Varejeira)
Luiz Xavier (Bicho de Goiaba)
Thiago Justino (Bicheiro Zé)
Samuel Valadares (Djalma)
Márcio Vito (Norberto)
Clarissa Pinheiro (Francisca)
Carlos Takeshi: (Hiroshi Avô)
Talita Younan (Angelita)
Kika Farias (Tonha)
Ana Carolina Sauwen (Espírito 1)
Pablo Padilla (Espírito 2)
Manoela Pugsley (Espírito 3)
Caio Godim (Monarquinha)
Davi Saltino (Bodinho)
Bernardo Mussauer (Júnior)