O Grupo
Lufthansa continua a ascensão em termos de números de passageiros. Ao todo,
cerca de 80 milhões de passageiros decidiram voar Lufthansa, Germanwings, Swiss
ou Austrian Airlines entre janeiro e setembro de 2013, um aumento de 0,6% em
comparação ao ano anterior. Nos primeiros nove meses do ano, o Grupo Lufthansa
registrou seu maior crescimento no número de passageiros na região de tráfego
Américas e na Europa. Ao mesmo tempo, o número de voos operados pelo grupo
nesse período caiu 4%. O Grupo Lufthansa aumentou suas vendas (em receita de
assentos-quilometro) no negócio de passageiros em 2,1% e na capacidade (em
assentos-quilômetro disponíveis) em 0,8%. Isso impulsionou o fator de ocupação
de aeronaves de passageiros em um ponto percentual para 80,3% (ano anterior:
79,3%).
As
principais razões para o aumento do fator de ocupação foram a maior
flexibilidade na gestão de capacidade e vendas e também o uso de aeronaves
novas e maiores, consequência da contínua modernização da frota. Após encomenda
adicional de 167 novas aeronaves só neste ano, a lista de encomendas do grupo
totaliza 295 aviões para entrega entre 2013 e 2025.
Entre as
empresas aéreas de passageiros do grupo, a Lufthansa
Passage,
que inclui Germanwings e Lufthansa Regional, registrou o maior aumento no
número de passageiros nos primeiros nove meses do ano (+1,0%) – especialmente
pela resposta positiva dos passageiros às novas ofertas da Germanwings, que,
desde julho, assumiu da Lufthansa a responsabilidade por atender as rotas
europeias fora dos centros de distribuição Frankfurt e Munique.
A Lufthansa
expandiu sua capacidade em 1,1%, enquanto as vendas cresceram 2,3%. 58,1
milhões de passageiros no total voaram Lufthansa e Germanwings durante o ano
até setembro. A empresa aumentou seu fator de ocupação em um ponto percentual
para 79,6%. A Lufthansa registrou o maior aumento no número de passageiros e
vendas nas regiões de tráfego Américas e Europa. Na Europa, o número de
passageiros cresceu 0,8%, as vendas aumentaram 2,1% e o fator de ocupação
melhorou 2,2 pontos percentuais. O número de passageiros de e para as Américas
aumentou 6%, as vendas do grupo cresceram 6,6% e do fator de ocupação foi 0,3%
maior do que no ano passado.
A Swiss
melhorou o fator de ocupação entre janeiro e setembro em 1,1 pontos percentuais
para 84,0%. A empresa transportou 13 milhões de passageiros, um aumento de
0,7%.
A Austrian Airlines também aumentou o fator de ocupação em 1,1%.
Passou para 78,8%, transportando um total de 8,6 milhões de passageiros, 1,8% a
menos do que no ano anterior.
A Lufthansa Cargo reduziu sua capacidade (em toneladas-quilômetro de
carga) em 1,8% nos primeiros nove meses, mas as vendas (também em
toneladas-quilômetro de carga) diminuíram apenas 1,4%, resultando em um aumento
do fator de aproveitamento de espaço de 0,3 pontos percentuais para 69,3%. Ao
todo, a Lufthansa Cargo transportou 1,3 milhão de toneladas de carga e correio,
2,2% a menos do que no mesmo período do ano anterior.
O Investor Info, que contém uma análise detalhada dos números de
tráfego, está disponível em www.lufthansagroup.com/investor-relations.
|
Setembro
|
Alt. ano ant.
em % |
Cumulativo
|
Alt. ano ant.
em % |
|
|
|
|
|
Passageiros
(1.000)
|
7.305
|
+4,6
|
58.124
|
+1,0
|
Oferta
de assentos-quilômetro
em milhões |
17.580
|
+4,4
|
148.191
|
+1,1
|
Assentos-quilômetro
comercializados
em milhões |
14.328
|
+5,9
|
117.954
|
+2,3
|
Fator
de ocupação de assentos
em % |
81,5
|
+1,1P.
|
79,6
|
+1,0p.
|
Carga/Correio
(1.000 t)
|
142
|
-0,8
|
1.268
|
-2,2
|
Fator
de aproveitamento de espaço
em % (carga) |
67,5
|
-1,3P.
|
69,3
|
+0,3p.
|
|
|
|
|
|
SWISS
|
|
|
|
|
Passageiros
(1.000)
|
1.511
|
-1,4
|
13.047
|
+0,7
|
Fator
de ocupação de assentos
em % |
85,0
|
-1,1P.
|
84,0
|
+1,1p.
|
Austrian Airlines
|
|
|
|
|
Passageiros
(1.000)
|
1.109
|
-1,3
|
8.603
|
-1,8
|
Fator
de ocupação de assentos
em % |
83,3
|
+0,1P.
|
78,8
|
+1,1p.
|
Grupo
Lufthansa2
|
|
|
|
|
Passageiros
(1.000)
|
9.925
|
+3,0
|
79.774
|
+0,6
|
Oferta
de assentos-quilômetro
em milhões |
23.591
|
+3,7
|
200.056
|
+0,8
|
Assentos-quilômetro
comercializados
em milhões |
19.402
|
+4,5
|
160.648
|
+2,1
|
Fator
de ocupação de assentos
em % |
82,2
|
+0,6P.
|
80,3
|
+1,0p.
|
Carga/Correio
(1.000 t)
|
163
|
-0,6
|
1.453
|
-2,0
|
Oferta
de assentos-quilômetro
em milhões |
1.299
|
+3,5
|
11.088
|
-0,3
|
Assentos-quilômetro
comercializados
em milhões |
871
|
+1,2
|
7.588
|
-0,8
|
Fator
de aproveitamento de espaço
em % (carga) |
67,0
|
-1,6P.
|
68,4
|
-0,4p.
|
Número
de voos
|
92.402
|
-1,4
|
779.742
|
-4,0
|