PATROCINADOR

31 janeiro 2023

Böllhoff tem vendas recorde de 783 milhões de euros em 2022

 

Grupo Böllhoff fechou 2022 com um novo recorde de vendas. Apesar dos múltiplos desafios do ambiente global, a multinacional alemã alcançou vendas anuais de 783 milhões de euros. Isto corresponde a um crescimento de 16,6% em comparação com o ano anterior (2021: 671 milhões de euros). O número de funcionários cresceu ligeiramente para mais de 3.300 em todo o mundo.

“A economia alemã e o Grupo Böllhoff em particular provaram ser extremamente resilientes em 2022”, diz o administrador executivo Michael W. Böllhoff. Pela primeira vez em sua história, a empresa familiar ultrapassou a marca de 700 milhões em vendas anuais. “Em geral, nos posicionamos como um forte parceiro para empresas de todos os setores e indústrias – de todo o mundo”, acrescenta Wilhelm A. Böllhoff, administrador executivo.

Embora a demanda da indústria automotiva continuasse mais contida, do que antes do início da pandemia de covid-19, a indústria em geral contou cada vez mais com a combinação da tecnologia da Böllhoff. Em comparação com 2021, as vendas anuais especificamente com os clientes da indústria em geral aumentaram 15%, chegando a cerca de 369 milhões de euros no total. A Böllhoff também alcançou um crescimento significativo em soluções de fixação para o setor aeroespacial. Aqui, as vendas mais do que duplicaram – saltando de cerca de 10 milhões de euros em 2021 para 21 milhões de euros em 2022. “É aqui que os nossos investimentos recentes tiveram destaque: investimentos em novas capacidades de produção, bem como em know-how de fabricação especializada para o setor aeroespacial”, enfatiza Michael W. Böllhoff. Nos últimos anos, a companhia adquiriu integralmente dois fabricantes franceses de fixadores especiais para a indústria aeroespacial: a SNEP SA com sede em Montbrison, em junho de 2021, e a Gillis Aerospace da Dieupentale, em junho de 2022.

Dividida por região, a Böllhoff cresceu em todas as partes do mundo em 2022. A forte tendência de alta dos anos anteriores se manteve, principalmente na Ásia e nas Américas em todos os segmentos de clientes. Na Ásia, as vendas aumentaram 23% para chegar aos atuais 96 milhões de euros (2021: 78 milhões de euros). Nas Américas, a Böllhoff conseguiu aumentar as vendas em 41% para alcançar 108 milhões de euros (2021: cerca de 77 milhões de euros).

“Os sucessos de 2022 ocorreram graças ao extraordinário empenho, entusiasmo e paixão dos nossos colaboradores, ainda mais porque as condições, em geral, foram bastante desafiantes”, afirma Wilhelm A. Böllhoff.

Perspectivas para 2023

A Böllhoff está otimista para 2023. “Olhamos para o futuro com ousadia. Estamos oferecendo soluções adequadas para uma ampla gama de requisitos de clientes de diferentes regiões e setores”, diz Michael W. Böllhoff. “Também investimos continuamente no desenvolvimento do nosso grupo de empresas e na formação contínua dos nossos colaboradores”.

Em 2023, um grande investimento em treinamento de colaboradores está tomando forma na sede da Böllhoff em Bielefeld, na Alemanha. Para o final do primeiro trimestre/início do segundo trimestre, a empresa planeja iniciar a construção do Böllhoff Education Campus, um espaço aberto de treinamento e educação continuada para aprendizes, estudantes e colaboradores. Com 1.600 metros quadrados, este novo prédio reunirá oficinas técnicas, modernas salas de intercâmbio e treinamento, além de um laboratório de fábrica inteligente para temas como redes e robótica. A Böllhoff vai investir um total de cerca de 5 milhões de euros nesta expansão da sede da companhia, em Bielefeld. “Em 2023, destaca-se o fato de estarmos sediados em Bielefeld há 100 anos”, enfatiza Wilhelm A. Böllhoff. “Como empresa familiar, queremos dar a nossa própria contribuição para o desenvolvimento constante da região, como um forte local de negócios”.

A empresa também está investindo fortemente em sua própria infraestrutura, em todo o mundo. Desde junho de 2022, o trabalho de construção está em andamento em Wuxi, na China, para o que é agora o quinto estágio de expansão do site local da Böllhoff. Quase 12.000 metros quadrados de área construída serão adicionados lá, para a divisão Thread Technology da Böllhoff. Isso corresponde a uma área de 1,7 campo de futebol. A inauguração do moderno complexo de edifícios com espaços de produção e escritórios, bem como um restaurante para funcionários, está prevista para meados de 2023.

24 janeiro 2023

Indústria automotiva produz carros off road mais leves com sistema de soldagem pulsada

 

Com a solução desenvolvida pela Fronius, a Magna Presstec consegue produzir e montar carrocerias e autopeças da Mercedes G com alumínio e aço de alta resistência

Construções leves, que utilizam chapas de metais mais finos como alumínio, magnésio e aços de alta e ultrarresistência, vêm sendo cada vez mais utilizadas no setor automotivo para produzir carros modernos, seguros e confortáveis, e ao mesmo tempo atender as legislações rígidas de emissões de poluentes. Mas a manufatura desses materiais requer uma tecnologia de soldagem avançada, que proporciona acabamento perfeito e com poucos respingos. Na Europa, as empresas líderes do setor estão investindo em soluções inteligentes de soldagem, que permitem driblar esse desafio e até produzir veículos off road com eficiência e – o que é melhor – com custo-benefício necessário para garantir a competitividade no mercado internacional. 

Um desses exemplos vem da austríaca Magna Presstec, empresa do Grupo Magna e membro do ‘pool’ COSMA, que reúne as maiores indústrias europeias de carrocerias e chassis automotivos. Com três unidades, duas na Áustria e uma em Eslováquia, que somam mais de 1,2 mil funcionários, a companhia utiliza robôs dotados de sistema de soldagem a frio, inclusive para a fabricação de carrocerias, estruturas e montagem de veículos, da linha G da Mercedes, considerados os mais aptos para enduros fora de estrada do mundo e também bastante adequados para passeio e uso diário. “Temos também entre os clientes Volkswagen, Audi, BMW, Daimler e Porsche”, afirma Kurt Hartmann, chefe de qualidade e supervisão de soldagem de estrutura para Mercedes.

Projetado para suportar condições mais adversas, o Mercedes G precisa de estrutura e componentes capazes de garantir a força de tração para percorrer terrenos íngremes e acidentados em alta velocidade, além de resistência para suportar os impactos violentos durante a corrida. Assim, são utilizadas, em sua maioria, chapas de aço de 2 a 4 milímetros de espessura na produção das estruturas. “O nosso desafio de soldagem é basicamente construir o chassi de 4,2 metros de comprimento camada por camada, sempre dentro da tolerância especificada pelo cliente e com elevado padrão de qualidade que impomos”, explica Hartmann.

Soldagem com calor na medida certa - Para fazer a junção das chapas gerando estabilidade e solidez fundamental à estrutura do veículo, é preciso ter um sistema de soldagem com arco fotovoltaico altamente estável, que execute uma penetração perfeita de calor nas camadas mais profundas do material, e ainda proporcione maior controle na aplicação em alta velocidade de soldagem, a fim de obter um acabamento com mínimo de deformação possível e maior estabilidade da estrutura. 

Assim, a linha de produção da Magna conta com 36 robôs conectados com o sistema de soldagem TPS 500i, tocha de soldagem MIG/MAG da Fronius, com a tecnologia PMC (Pulse Multi Control), arco que fornece pulsos de calor controlado, reduzindo respingos, e com maior penetração no material. Com o sistema de soldagem, as chapas de aço são unidas por 657 cordões de solda, totalizando 76 metros de cordões por quadro. As chapas inferiores são unidas às chapas superiores das vigas verticais e soldadas sob pressão. E por último as estruturas traseiras e dianteiras da carroceria são fixadas. “Além disso, temos equipamentos com sistema TPS 320i para trabalho de soldagem manual no controle de qualidade”, afirma o executivo que também é especialista em soldagem.  

Futuro automotivo - Nesta última etapa, a qualidade dos cordões de solda é verificada. Todo processo de soldagem robotizada da planta industrial e cada milímetro de solda são monitorados pelo Weld Cube Premium, software de análise de dados da Fronius. “A rastreabilidade absoluta de cada costura de solda é extremamente importante para nós. Nas estações de controle de qualidade, os funcionários recebem informações precisas via terminal, como por exemplo, se há costuras visíveis ou defeituosas. E qualquer respingo de solda é removido encontrado na peça, e se necessário os cordões de solda são retrabalhados”, explica Hartmann.

Os dados coletados pelo sistema Weld Cube são utilizados para otimização do processo de soldagem, facilitando a análise dos custos da matéria prima e insumos, como o gás e arame de soldagem, e também para manutenção preventiva, ou seja, a possibilidade de encomendar peças e materiais de reposição em tempo hábil e em quantidades suficientes. “O recurso de manutenção preventiva da solução da Fronius pode apontar economias potenciais, especificando intervalos de manutenção. Com isso, sempre saberemos exatamente quais são as condições dos tubos de contato, corpo e da tocha de solda e alimentadores. Isso nos permite providenciar a manutenção do equipamento a tempo, evitando defeitos na soldagem, retrabalhos ou até mesmo o descarte dos componentes”.

Aero Service estima aumento nos atendimentos em 2023

 

Com o enfraquecimento da pandemia e a retomada da rotina de viagens a movimentação nos aeroportos do país aumentou nos últimos meses. Para lidar com a burocracia e evitar dor de cabeça no embarque muitos passageiros têm recorrido a empresas que prestam assessoramento aeroportuário.

Fechando o ano de 2022 com grande êxito nessa área, a Aero Service, que presta esse serviço desde 2015, conseguiu atender um total de 11.220 passageiros e realizar 298 transferes nos principais aeroportos do país.

Para esse ano, a estimativa da empresa é alcançar uma média de 18 mil pessoas atendidas. A companhia tem feito parcerias com agências como a Abreu, o que garante um fluxo constante de viajantes assessorados.

Segundo Joseane Azevedo, diretora administrativa da Aero Service, a empresa pretende também expandir em transferes, captando novos ramos para oferecer carros e vans para operar com mais frequência.

A Aero Service atua solucionando problemas que possam surgir no embarque, como cancelamento de voos e overbooking, e auxiliando os clientes com questões burocráticas, como o despacho de bagagens.

Nos últimos anos, a companhia tornou-se especialista em atendimentos de alto padrão, sejam corporativos, de lazer, eventos, intercâmbio, atendimento a grupos e incentivos nos principais aeroportos do Brasil, além de transporte executivo em São Paulo e região metropolitana.