PATROCINADOR

20 fevereiro 2012

Speed Motors apresenta edição exclusiva da Z1000

Três unidades da Kawasaki Z1000 foram personalizadas em comemoração aos 3 anos da concessionária Speed Motors e às 1000 motos vendidas

Balneário Camboriú, SC: A edição exclusiva da super naked Z1000 já está disponível nas lojas da Speed Motors Kawasaki (1ª concessionária nomeada da marca em Santa Catarina). Com o apoio e autorização da fábrica no Brasil, três motos foram personalizadas nas cores preto e branco (únicas no mercado) e comercializadas apenas pela Speed Motors, uma em cada loja, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. 

Segundo o diretor comercial do Grupo Speed, Silvio Scheidt, o modelo foi escolhido por suas características especiais, alta qualidade e excelente desempenho, representando as 1000 motocicletas vendidas nas lojas e o sucesso do Grupo no Estado em 3 anos de existência. “A Z1000 é um ícone mundial da Kawasaki, tem um visual agressivo e um potente motor de 1.043cc, e oferece ótima pilotagem e mobilidade”, explica. “Essa edição exclusiva representa para nós a consolidação da marca e o compromisso de continuar surpreendendo os amantes do motociclismo com grandes novidades tanto em produtos quanto em serviços”, conta.  

A Z1000 Kawasaki conta ainda com potente motor refrigerado a água, DOHC, 16 válvulas, sistema de refrigeração de Ar Cool Air, potência de 9.600 RPM, injeção eletrônica, partida elétrica, freios ABS, painel de instrumentos LCD, rodas de liga leve e luz traseira com LED.

SOBRE O GRUPO SPEED
O Grupo Speed é referência em qualidade nos produtos e serviços prestados. Foi reconhecido pela Kawasaki do Brasil a Melhor Concessionária e Melhor Pós Vendas do país em 2011, através das amplas e estruturadas lojas da marca em SC, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. O Grupo detém ainda, a primeira concessionária da marca Lifan em Balneário Camboriú: a Speed Lifan.

Endereços:
Speed Motors Kawasaki - Balneário Camboriú
Avenida do Estado, 4220, Centro - CEP: 88339-055
Balneário Camboriú – SC
Speed Motors Kawasaki - Blumenau
Rua Engenheiro Paul Werner, nº 75, Bairro Itoupava Seca – CEP: 89040-000
Blumenau – SC
Speed Motors Kawasaki – Joinville
Rua Dr. João Colin, 1660, América, CEP: 89.204-000
Joinville - SC
Mais informações podem ser obtidas pelo tel.: (47) 3363-1760 begin_of_the_skype_highlighting            (47) 3363-1760      end_of_the_skype_highlighting ou pelo site:www.speedkawasaki.com.br

Levantamento inédito da Carglass aponta aumento de 15% de quebra em para-brisas no período de Carnaval

Especialista em reparo e troca de vidros automotivos no Brasil e no mundo, a Carglass® realizou um estudo inédito, constatando que a quebra de para-brisas aumenta em média 15% durante o Carnaval - comparando os 10 dias anteriores com os 10 dias posteriores ao período nos últimos três anos.

De acordo com o Diretor de Marketing da empresa, Daniel Capeloza, esse dado está ligado ao aumento considerável do fluxo de veículos nas estradas no período de Carnaval. “É muito comum o para-brisa quebrar ao ser atingido por pedras que vêm dos pneus de caminhões na estrada. Além de causar um grande susto, isso pode gerar acidentes indevidos”, destaca.

No ranking dos Estados, em média, segundo o levantamento, Goiás destaca-se com 26% de aumento de incidências, seguida de Pernambuco (20%), Rio de Janeiro (19%), Paraná (18%), Minas Gerais (18%) e São Paulo (11%). “Quando ocorre uma quebra é importante, por motivos de segurança do condutor, procurar uma loja especializada mais próxima e fazer a troca, antes de prosseguir a viagem. Essa medida diminui o risco de acidentes graves”, diz Capeloza.

Em caso de trinca com tamanho de até uma moeda de um Real, o condutor poderá procurar uma loja Carglass® e providenciar um reparo. “O processo implica em preenchimento da trinca com uma resina, o que garante que o para-brisa tenha sua integridade estrutural resgatada, voltando a atender às exigentes normas de segurança automotiva”, ressalta Capeloza. Uma operação de reparo de um para-brisa na Carglass® leva em torno de 30 minutos. O tempo de troca é aproximadamente 120 minutos.
 
Segurança e atenção durante o carnaval

Uma das dicas importantes, neste período de carnaval, é evitar conduzir o carro muito próximo da traseira de veículos de carga. Além da possibilidade de ser surpreendido com uma freada brusca do veículo, o para-brisa pode ser atingido pelas pedras que são arremessadas pelos pneus e por fragmentos da carga.  “É importante redobrar a atenção ao dirigir nestes dias carnaval. Além disso, deve-se fazer um check-list em todos os itens de segurança do veículo para que a alegria não se transforme em possíveis problemas”, destaca Capeloza.

17 fevereiro 2012

Motoqueiro Fantasma - Espirito de vingança

Nicolas Cage está de volta no papel de Johnny Blaze em: O Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance). Depois de se esconder na Europa, Blaze é recrutado por uma seita secreta da igreja para salvar um garoto (Fergus Riordan) do demônio (Ciaran Hinds). Johnny tenta recusar o chamado, mas essa é a sua grande chance de se livrar de sua maldição.



Ano:
2011
Título Português:
Motoqueiro Fantasma - Espirito de vingança
Título Original:
Ghost Rider: Spirit of Vengeance
Gênero:
• Ação
• Fantasia
• Suspense
Sites:
Site Oficial
Origem:
• Estados Unidos
Versões:
• Inglês
Direção:
• Mark Neveldine
• Brian Taylor
Elenco:
• Nicolas Cage
• Christopher Lambert
• Ciarán Hinds
• Johnny Whitworth
• Idris Elba
Duração:
9506 min.
Classificação:
12 anos
Inadequações:
• Violência









16 fevereiro 2012

Trustwave Simplifica Padrão PCI para Pequenos Comércios

Ferramenta de conformidade ao padrão PCI facilita o cumprimento com requerimentos e acelera a certificação de pequenos comércios através do interativo recurso “To do List”.

A Trustwave, uma das líderes em segurança da informação e conformidade com padrões, acaba de anunciar a última versão do seu TrustKeeper PCI Manager. Trata-se de uma ferramenta de Gerenciamento de Portais na Nuvem, que ajuda os pequenos comerciantes a melhorar a postura de seguranca da infraestrutura,  e de forma rápida e simples,  estarem compatíveis aos padrões de segurança, como  por exemplo o mais rigoroso exigido para redes de meios de pagamento via cartão, o Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS).

A solução ajuda os comerciantes, desde pequenas lojas e restaurantes independentes, até  franquias, colaborando na proteção de seus clientes contra roubos e fraudes, evitando assim  multas e penalidades. Tanto para o comércio quanto para as instituições financeiras que processam as transações de meios de pagamento com cartões, o TrustKeeper PCI Manager oferece uma visão única sobre o status dos seus clientes e o progresso do cumprimento com o PCI.

O TrustKeeper PCI Manager organiza todas as ações que o comércio precisa executar para se tornar em cumprimento  com as exigências do padrão e é adaptado às necessidades do comércio e do ambiente de processamento de pagamento.

Ele fornece lembretes contínuos da lista de tarefas, apresentando recomendações ao comerciante para resolver problemas dentro do contexto de auto-avaliação do PCI. O TrustKeeper PCI Manager também pode ajudar os comerciantes a aplicar “patches” de conformidade, por meio de produtos e serviços de segurança, incluindo firewalls e certificados SSL, para se proteger das vulnerabilidades, quando necessário, e atingir a conformidade aos padrões.
Por exemplo, se o comerciante descobre que precisa destruir um documento com números de cartões de crédito de uma maneira segura, o TrustKeeper PCI Manager acrescenta uma ação na lista “To do” da ferramenta, com sugestões sobre como abordar esse ponto de segurança. O comerciante então pode fazer um “check-off” ou “resolver” o item assim, que a tarefa estiver concluída, ajudando-o a cumprir com  os padrões de conformidade.

“Simplesmente não há nada na indústria como o “To do List” do TrustKeeper PCI Manager, que personaliza as questões de conformidade e oferece às pequenas empresas uma lista de ações que lhes permitem cumprir suas obrigações de conformidade”, disse Doug Klotnia, Vice-presidente executivo de serviços de pagamento da Trustwave.

“Sabemos que a maioria das pequenas empresas não tem profissionais de TI dedicados, eles estão focados no dia-a-dia e no funcionamento do negócio. Essa é uma solução de fácil utilização, para problemas complexos, permitindo que as organizações atuem imediatamente aos desafios do PCI e mantenham os seus adquirentes dentro dos requerimentos exigidos pelas bandeiras de cartões.”, continua o executivo.

“Com a disseminação do TrustKeeper PCI Manager, damos uma contribuição decisiva para um dos segmentos de negócios mais expressivos da América Latina, que são os pequenos estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, farmácias, postos de gasolina e pequenas empresas de serviço”, afirma Jarrett Benavidez, diretor geral da Trustwave para o Brasil e América Latina. “Normalmente esses comércios trabalham com poucos recursos humanos e os funcionários não estão focados em TI. A ferramenta traz o benefício de fácil utilização, treinamento e interatividade com o usuário. Além de agregar ao negócio um nível de segurança necessário para preservar a segurança da informação.

Lojas independentes e franqueados agora possuem uma ferramenta pronta que auxilia a instalação de programas de compilação para seus clientes e mantém a conformidade com  o padrão PCI. 

“O novo TrustKeeper PCI Manager da Trustwave traz a garantia de tranqüilidade e aumento da compilação de dados de nossos parceiros, ajudando-nos a oferecer uma experiência melhor para o nosso cliente”, relatou Christine Scappa, Vice Presidente Sênior de Soluções de Pagamento da Sage.

“TrustKeeper” acelera o processo de compilação ao mesmo tempo em que o simplifica. A nova lista de tarefas torna-se mais pessoal e de fácil resolução em caso de novas mudanças no PCI.”

O PCI DSS é um padrão de segurança criado pelas bandeiras e exigido para empresas que armazenam, processam ou transmitem dados do portador do cartão. A norma foi aprovada por todas as principais marcas de cartões, incluindo Visa, MasterCard Worldwide, Discover Network, American Express e JCB.

Disponibilidade de Produto e Globalização:

Entregue com segurança na nuvem, TrustKeeper Manager PCI está atualmente disponível sob demanda global, em 17 idiomas, com  suporte 24h por dia, todos os dias da semana, via e-mail e telefone.

Saiba mais sobre TrustKeeper Manager PCI no site da Trustwave: https://www.trustwave.com/trustkeeper-pci-manager.php

15 fevereiro 2012

Agora é oficial: Cataratas serão confirmadas entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza

Agora é oficial: Cataratas serão confirmadas entre 
as Novas Sete Maravilhas da Natureza 

Anúncio acontecerá no dia 22 de fevereiro, em Buenos Aires, e será feito pelo presidente da fundação suíça New Seven Wonders, Bernard Weber

As Cataratas do Iguaçu serão confirmadas, oficialmente, como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O anúncio será feito pela fundação suíça New 7 Wonders, responsável pelo concurso, no dia 22 de fevereiro, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. A solenidade, aberta à imprensa, será às 18h local (17h no horário de Brasília). 

A organização é do Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratas do Iguaçu, formado pela Itaipu Binacional, pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e pelo governo da Província de Misiones. O presidente da Fundação New 7 Wonders, Bernard Weber fará o anúncio oficial. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o ministro do Turismo argentino, Enrique Meyer, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, e o embaixador brasileiro na Argentina Enio Cordeiro estão entre as autoridades aguardadas no evento. 

“Já esperávamos o resultado, pois fizemos uma campanha apaixonante, que mobilizou brasileiros e argentinos para eleger as Cataratas”, diz Gilmar Piolla, coordenador da campanha Vote Cataratas e superintendente de Comunicação Social de Itaipu. Segundo Piolla, o evento será rápido, com jornalistas e autoridades, apenas para a fundação “nos comunicar o resultado oficial”. 

O resultado será comemorado com um grande evento popular em Foz. “Estamos preparando uma festa de consagração no dia 25 de maio no Gramadão de Itaipu, na Vila A”, antecipa. Os detalhes da programação estão sendo definidos.

Mensagens de celular
O resultado final da eleição da New 7 Wonders, anunciado em 11 de novembro,  era provisório, dependia da contagem dos votos por SMS de todas as candidaturas. O Brasil é o único país com duas maravilhas da natureza na lista: a Amazônia também está entre as belezas eleitas. 

A consagração das Cataratas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza será celebrada em Foz do Iguaçu com um ato público. O evento, que recebe o nome de “Cataratas do Iguaçu New 7 Wonders Festival” deve reunir grandes nomes da música brasileira no Gramadão de Itaipu, na Vila A, de Foz do Iguaçu. 

Também estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza a Baía Ha Long, Vietnã; Jeju-do, Coreia do Sul; Komodo, Indonésia; Rio Subterrâneo de Porto Princesa, Filipinas; e Table Mountain (Montanha Mesa), África do Sul.

Histórico
A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em 2007, com a participação de 440 atrações de mais de 200 países e territórios. O Comitê Vote Cataratas foi formado para alavancar votos para o atrativo. Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas em 2009.

A campanha Vote Cataratas foi abraçada por artistas, jornalistas, intelectuais e a imprensa de todo Brasil. Os craques do futebol Kaká e Messi gravaram vídeos pedindo votos para o cartão-postal brasileiro e argentino. 

Também foram feitas várias ações de mídia, como a travessia do alpinista Waldemar Niclevicz sobre as Cataratas do Iguaçu usando uma tirolesa. Antes disso, o dirigível da Fundação New 7 Wonders fez um sobrevoo nas quedas. Essas imagens percorreram o mundo inteiro. O concurso foi feito nos mesmos moldes da disputa que consagrou, em 2007, o Cristo Redentor como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno criadas pelo homem.

Boeing Edge define novos padrões para serviços de aviação e suporte

O maior portfolio de serviços e suporte da indústria da aviação traz aos clientes vantagens únicas

A Boeing [NYSE: BA] anunciou hoje o lançamento do Boeing Edge, uma nova iniciativa com o foco em garantir vantagens únicas aos clientes da empresa em serviços de aviação comercial e suporte.

“Nenhuma outra companhia no mundo tem a abrangência e profundidade da Boeing em termos de conhecimento, inovação, comprometimento e integração de serviços, combinados à paixão da nossa equipe global”, afirma Lou Mancini, Vice-presidente Sênior da Boeing Commercial Aviation Services, durante Singapore Air Show. “Quando os clientes chegam à Boeing, eles não terão apenas apoio de nível internacional para seus negócios, eles estão ganhando uma vantagem crucial sobre a concorrência. Essa vantagem agora tem um nome: Boeing Edge.”

Os serviços de aviação comercial da Boeing agora são organizados em quatro capacidades principais – serviços de material, serviços de frota, serviços de voo e serviços de informação – em consonância com a maneira que os clientes da Boeing comandam seus negócios.

Por meio dessas características, a Boeing oferece aos seus clientes uma combinação poderosa de expertise, inovação e apoio durante o ciclo de vida de seus aviões, a fim de tirar o máximo de valor de suas frotas e operações. Ao combinar esses serviços e produtos com essas características, a Boeing fornecerá programas de serviços integrados que vão de encontro com as necessidades atuais e futuras de seus clientes, dando a eles a oportunidade de se diferenciarem em seus mercados.

O Boeing Edge é uma marca de serviço – uma extensão da marca Boeing – desenvolvida para posicionar melhor a diversidade e o valor da diversidade e valor do portfolio de serviços e suporte da empresa, que são os melhores do setor. “A marca Boeing é associada, em todo o mundo, à liderança no espaço aéreo,” afirma Rob Pollack, Vice-presidente de Posicionamento de Marca e Mercado da Boeing Commercial Airplanes. “O Boeing Edge nos dá uma plataforma para divulgarmos os serviços de suporte e apoio únicos que a Boeing entrega aos seus clientes todos os dias.”

Nos próximos 20 anos, a Boeing estima que o mercado global de serviços de aviação atinja US$ 2,3 tri. O Boeing Edge está afiando o foco da empresa para dar aos clientes de serviços de aviação todas as vantagens que precisam para ter sucesso em um meio com uma competitividade crescente.

Uma divisão da Boeing Commercial Airplanes, a Commercial Aviation Services (CAS), com seus 13 mil funcionários, ajuda os clientes a maximizar a vida útil de sua frota e operações, fornecendo uma vantagem competitiva em seus mercados. A Boeing oferece suporte global, sistemas eletrônicos de consulta, que permitem uma melhor manutenção e eficiência operacional, conversões de cargueiros, gestão de partes de inventário, modificações de aviões, treinamentos de pilotos, tripulação equipe de manutenção, produtos de navegação e soluções de gerenciamento de trafego aéreo. As subsidiárias incluem Aviall, AeroInfo, Continental DataGraphics, Inventory Locator Service e Jeppesen, e também as joint ventures Aviation Partners Boeing and Boeing Shanghai Aviation Services. Para mais informações, acesse: www.boeing.com/boeingedge. 

14 fevereiro 2012

A invasão dos VANTs: Veículos Aéreos Não Tripulados revolucionam o setor de mapeamento

A invasão dos VANTs: Veículos Aéreos Não Tripulados revolucionam o setor de mapeamento

Por Eduardo Freitas*

A indústria geoespacial vem experimentando várias mudanças nos últimos anos, com maior destaque para o sensoriamento remoto, que é a área responsável por gerar imagens da superfície terrestre a partir de plataformas móveis. Se há alguns anos existia uma separação muito clara entre imagens de satélites – com menor poder de detalhamento – e aerofotos – com maior resolução -, hoje existem várias áreas de sobreposição entre os produtos gerados e as aplicações das imagens obtidas por sensores remotos orbitais e aerotransportados.

Os satélites comerciais de altíssima resolução - com menos de 50 centímetros de detalhamento - invadiram uma área que, até recentemente, era apenas das imagens obtidas através de aviões. Por sua vez, a aerofotogrametria ampliou o leque de sensores, e hoje os veículos voam com equipamentos ópticos, radar e laser, obtendo uma vasta gama de imagens e de modelos digitais de terreno em três dimensões.

Agora, uma novidade que está alterando o jogo de forças no setor de sensoriamento remoto é a invasão dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), equipamentos com baixíssimo custo – em relação à aerofotogrametria – que podem gerar produtos muito próximos dos obtidos através de métodos clássicos de levantamentos. Por outro lado, os VANTs ainda carecem de uma legislação clara para a execução de voos sobre áreas habitadas para mapeamento rural e urbano.

Resposta rápida a desastres
Além do mapeamento em si, os VANTs podem ser muito úteis na resposta a desastres naturais e acidentes, já que possibilitam uma agilidade que não é encontrada no uso de aviões e na programação de imageamento por satélites. Empresas brasileiras já possuem projetos e equipamentos que poderiam contribuir em aspectos relacionados a acidentes que resultam no derramamento de óleo no mar ou em resposta a deslizamentos de terra.

Hoje, existem várias opções de VANTs, com distintas autonomias de voo, que poderiam se encaixar em diferentes missões, desde a detecção de manchas de óleo no oceano e sua evolução, até o rastreamento e identificação das praias do litoral em risco de serem afetadas. O sobrevoo a áreas com deslizamentos de terra também pode ser feito com agilidade para a resposta rápida a emergências.

Os satélites com sensores ópticos, por exemplo, ficam limitados em relação à presença de nuvens na região, o que requer o uso de imagens radar. Já os VANTs não sofrem com isso, pois voam abaixo das nuvens. Outra diferença é em relação ao custo operacional e humano, pois operar um avião não tripulado custa menos, além de não expor a tripulação a riscos.

Outra área na qual os VANTs já são amplamente utilizados é a segurança. A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, por exemplo, usa veículos não tripulados para a detecção de diversos tipos de crimes ambientais. Em 2011, o governo brasileiro criou o Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não Tripulados e Robôs Táticos Móveis, com o objetivo de desenvolver um sistema de segurança nas fronteiras da Amazônia e monitorar o meio ambiente.

Os resultados esperados do projeto, que tem previsão de quatro anos de duração, deixarão o Amazonas numa condição favorável em relação ao controle das fronteiras, uma vez que, nesses locais, ocorrem com frequência o tráfico de drogas, guerrilhas, dentre outras atividades. Os VANTs vão desempenhar funções estratégicas na captura de informações, que posteriormente serão processadas e encaminhadas aos órgãos competentes, como a Polícia Federal e o Exército.

Restrições
Mas um VANT não é um simples aeromodelo. Antes de se fazer um levantamento é preciso obter uma autorização Notam, emitida pelos órgãos da Aviação Civil e Militar, avisando que será feito um sobrevoo a um determinado local. Além disso, esses locais não podem ser densamente habitados, o que tem sido um empecilho para o mercado com foco em segurança.

Existem, em todo o mundo, vastas pesquisas e desenvolvimentos sobre VANTs, baseadas em diversos tipos de aeronaves, como aviões, helicópteros e dirigíveis. Esse tipo de aparelho possui um grande campo de aplicação, podendo ser empregado no monitoramento e estudo de florestas e regiões de interesse ecológico, em levantamentos de áreas rurais de aspectos agropecuários. Também pode auxiliar na medição da composição do ar e de níveis de poluição e sua dispersão em centros urbanos e industriais. Além disso, serve para a inspeção de grandes estruturas, levantamento de ocupação urbana e prospecção topográfica, mineral e arqueológica.

Espera-se, para os próximos anos, uma presença cada vez maior de VANTs nas áreas de mapeamento, defesa, inteligência e segurança, o que não significa que o uso das fotos obtidas com aviões e imagens de satélites estejam em declínio. Com maior oferta de produtos, a aerofotogrametria se moderniza e fornece imagens cada vez melhores. Os satélites também aumentam cada vez mais a resolução e geram imagens com mais opções de detalhamento e revisita. As tecnologias estão se complementando, com algumas áreas de sobreposição, mas cada uma com sua especificidade e área de aplicação.

* Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, mestrando em SIG, editor do portal e revista MundoGEO e coordenador técnico do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica

A indústria geoespacial vem experimentando várias mudanças nos últimos anos, com maior destaque para o sensoriamento remoto, que é a área responsável por gerar imagens da superfície terrestre a partir de plataformas móveis. Se há alguns anos existia uma separação muito clara entre imagens de satélites – com menor poder de detalhamento – e aerofotos – com maior resolução -, hoje existem várias áreas de sobreposição entre os produtos gerados e as aplicações das imagens obtidas por sensores remotos orbitais e aerotransportados.

Os satélites comerciais de altíssima resolução - com menos de 50 centímetros de detalhamento - invadiram uma área que, até recentemente, era apenas das imagens obtidas através de aviões. Por sua vez, a aerofotogrametria ampliou o leque de sensores, e hoje os veículos voam com equipamentos ópticos, radar e laser, obtendo uma vasta gama de imagens e de modelos digitais de terreno em três dimensões.

Agora, uma novidade que está alterando o jogo de forças no setor de sensoriamento remoto é a invasão dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), equipamentos com baixíssimo custo – em relação à aerofotogrametria – que podem gerar produtos muito próximos dos obtidos através de métodos clássicos de levantamentos. Por outro lado, os VANTs ainda carecem de uma legislação clara para a execução de voos sobre áreas habitadas para mapeamento rural e urbano.

Resposta rápida a desastres

Além do mapeamento em si, os VANTs podem ser muito úteis na resposta a desastres naturais e acidentes, já que possibilitam uma agilidade que não é encontrada no uso de aviões e na programação de imageamento por satélites. Empresas brasileiras já possuem projetos e equipamentos que poderiam contribuir em aspectos relacionados a acidentes que resultam no derramamento de óleo no mar ou em resposta a deslizamentos de terra.

Hoje, existem várias opções de VANTs, com distintas autonomias de voo, que poderiam se encaixar em diferentes missões, desde a detecção de manchas de óleo no oceano e sua evolução, até o rastreamento e identificação das praias do litoral em risco de serem afetadas. O sobrevoo a áreas com deslizamentos de terra também pode ser feito com agilidade para a resposta rápida a emergências.

Os satélites com sensores ópticos, por exemplo, ficam limitados em relação à presença de nuvens na região, o que requer o uso de imagens radar. Já os VANTs não sofrem com isso, pois voam abaixo das nuvens. Outra diferença é em relação ao custo operacional e humano, pois operar um avião não tripulado custa menos, além de não expor a tripulação a riscos.

Outra área na qual os VANTs já são amplamente utilizados é a segurança. A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, por exemplo, usa veículos não tripulados para a detecção de diversos tipos de crimes ambientais. Em 2011, o governo brasileiro criou o Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não Tripulados e Robôs Táticos Móveis, com o objetivo de desenvolver um sistema de segurança nas fronteiras da Amazônia e monitorar o meio ambiente.

Os resultados esperados do projeto, que tem previsão de quatro anos de duração, deixarão o Amazonas numa condição favorável em relação ao controle das fronteiras, uma vez que, nesses locais, ocorrem com frequência o tráfico de drogas, guerrilhas, dentre outras atividades. Os VANTs vão desempenhar funções estratégicas na captura de informações, que posteriormente serão processadas e encaminhadas aos órgãos competentes, como a Polícia Federal e o Exército.

Restrições

Mas um VANT não é um simples aeromodelo. Antes de se fazer um levantamento é preciso obter uma autorização Notam, emitida pelos órgãos da Aviação Civil e Militar, avisando que será feito um sobrevoo a um determinado local. Além disso, esses locais não podem ser densamente habitados, o que tem sido um empecilho para o mercado com foco em segurança.

Existem, em todo o mundo, vastas pesquisas e desenvolvimentos sobre VANTs, baseadas em diversos tipos de aeronaves, como aviões, helicópteros e dirigíveis. Esse tipo de aparelho possui um grande campo de aplicação, podendo ser empregado no monitoramento e estudo de florestas e regiões de interesse ecológico, em levantamentos de áreas rurais de aspectos agropecuários. Também pode auxiliar na medição da composição do ar e de níveis de poluição e sua dispersão em centros urbanos e industriais. Além disso, serve para a inspeção de grandes estruturas, levantamento de ocupação urbana e prospecção topográfica, mineral e arqueológica.

Espera-se, para os próximos anos, uma presença cada vez maior de VANTs nas áreas de mapeamento, defesa, inteligência e segurança, o que não significa que o uso das fotos obtidas com aviões e imagens de satélites estejam em declínio. Com maior oferta de produtos, a aerofotogrametria se moderniza e fornece imagens cada vez melhores. Os satélites também aumentam cada vez mais a resolução e geram imagens com mais opções de detalhamento e revisita. As tecnologias estão se complementando, com algumas áreas de sobreposição, mas cada uma com sua especificidade e área de aplicação.

* Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, mestrando em SIG, editor do portal e revista MundoGEO e coordenador técnico do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica
Serviço
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012
Data: 29 a 31 de maio de 2012 
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo (SP). Clique aqui para ver a localização no mapa
Informações e inscrições: http://mundogeoconnect.com


O evento tem o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG), Embrapa Monitoramento por Satélite, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e Prefeitura de São Paulo, além do suporte internacional do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC), Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ISPRS) e Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial (Gita). 
 
O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 conta com o patrocínio Diamante das empresas:
· Santiago & Cintra Geo-tecnologias, representante da Trimble, Topcon, Faro e Optech;  
· Furtado Schmidt, que representa no Brasil as marcas Garmin, Nikon e Spectra Precision;  
· Hexagon, um dos grupos mais importantes do setor de metrologia e detentora da Leica Geosystems, Erdas, Intergraph e recentemente da brasileira Sisgraph; 
· Alezi Teodolini, representante da Ashtech e Datageosis.