PATROCINADOR

22 março 2012

Boeing, Airbus e Embraer se unem para colaborar com a comercialização de biocombustíveis para aviação

Acelerar a disponibilidade é pilar fundamental da estratégia de crescimento sustentável da indústria 

A Boeing [NYSE: BA], a Airbus e a Embraer assinaram hoje um memorando de entendimento para trabalharem juntas no desenvolvimento de biocombustíveis de aviação acessíveis. As três principais fabricantes na indústria aeroespacial concordaram em buscar oportunidades para colaboração e diálogo conjunto entre governo, produtores de biocombustíveis e outras partes interessadas em apoiar, promover e acelerar a disponibilidade de fontes sustentáveis de novos combustíveis para aviação.

O presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh, o presidente e CEO da Airbus, Tom Enders, e o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo César Silva, assinaram o acordo na cúpula de Aviação e Meio Ambiente da ATAG (Air Transport Action Group), em Genebra.
"Há momentos para competir e há momentos para cooperar", afirma Jim Albaugh. "Duas das maiores ameaças à nossa indústria são o preço do petróleo e o impacto da aviação comercial no nosso ambiente. Ao trabalhar com a Airbus e Embraer na questão dos biocombustíveis sustentáveis, podemos acelerar a sua disponibilidade e reduzir os impactos da nossa indústria sobre o planeta que partilhamos".

"Nós conseguimos muito nos últimos dez anos ao reduzir a pegada de CO2 da nossa indústria – um crescimento no tráfego de 45%, mas com o consumo de combustível subindo apenas 3%", afirma Tom Enders. "A produção e utilização de quantidades sustentáveis ​​de biocombustíveis de aviação são essenciais para o cumprimento das metas ambiciosas de redução na emissão de CO2 da nossa indústria. Nossa contribuição para isso se dá por meio de pesquisa e tecnologia, da expansão de nossa rede mundial de cadeia de valor e do suporte ao objetivo da comissão europeia que é de ter 4% de biocombustíveis na aviação até 2020”, conclui Enders.

"Estamos todos empenhados em assumir um papel de liderança no desenvolvimento de programas de tecnologia que irão facilitar o desenvolvimento e a real aplicação dos  biocombustíveis na aviação de forma mais rápida do que se estivéssemos fazendo isso de forma separada", afirma o representante da indústria brasileira, Paulo César Silva. "Poucas pessoas sabem que o programa brasileiro de biocombustíveis automotivo começou dentro da nossa comunidade de pesquisa aeronáutica, durante a década de Setenta, e vamos continuar a fazer história".

O acordo de colaboração apoia a abordagem da indústria multifacetada continuamente reduzir as emissões de carbono da indústria. A inovação contínua, estimulada pela dinâmica do mercado competitivo que impulsiona cada fabricante para melhorar continuamente o desempenho do produto e do ar, pela modernização do tráfego, são outros elementos essenciais para a obtenção de carbono neutro, o crescimento para além de 2020 e reduzir pela metade as emissões da indústria em 2050 com base em níveis de 2005.

"Ver estes três líderes da aviação deixando de lado suas diferenças competitivas e trabalhando juntos em prol do desenvolvimento dos biocombustíveis, ressalta a importância e foco que a indústria está colocando em práticas sustentáveis", disse o diretor executivo da ATAG, Paul Steele. "Através desses tipos de acordos de colaboração da indústria, a aviação está fazendo todo o possível para conduzir reduções mensuráveis nas emissões de carbono, enquanto continua a fornecer forte valor econômico e social globalmente".

As três empresas são membros associados do Grupo de Usuários de Combustíveis Sustentáveis na Aviação (www.safug.org), que inclui 23 companhias aéreas responsáveis ​​por aproximadamente 25% do consumo anual de combustível para a aviação. A Boeing e a Embraer já estão colaborando para estabelecer uma indústria de biocombustíveis sustentáveis de aviação no Brasil e explorando novos caminhos tecnológicos para ampliar seu fornecimento e disponibilidade. A Boeing e a Airbus também agem de forma ativa em todo o mundo para ajudar a estabelecer cadeias de suprimento regionais, enquanto os três fabricantes disponibilizam voos com biocombustíveis - desde que órgãos regulatórios globais os aprovaram para uso comercial em 2011.

21 março 2012

Boeing apresenta 787 Dreamliner na FIDAE 2012 Air Show

O 787 será a peça principal da presença da Boeing na maior feira aérea da América Latina
Para destacar exibição  da Boeing, será apresentado um simulador do caça Super Hornet 

O Boeing [NYSE: BA] 787 Dreamliner, o mais avançado avião de passageiros do mundo, irá fazer sua estreia no Chile como peça principal da FIDAE 2012 em Santiago, de 27 a 30 de Março. A Boeing também planeja apresentar as avançadas características de seu caça F/A - 18E/F Super Hornet, com um simulador de cockpit no evento.

“Temos o prazer de trazer o 787 Dreamliner para FIDAE para sua estreia no Chile e mostrar as muitas características que tornam este avião um divisor de águas para a indústria", afirma Van Rex Gallard, vice-presidente de Vendas para a América Latina, África e Caribe da Boeing Commercial Airplanes. "Temos na LAN, um grande cliente, uma das principais companhias aéreas da América Latina e o primeiro do continente a receber o 787".

   O 787 vai pousar em Santiago pela primeira vez na segunda-feira, dia 26 de março, e estará em exibição estática entre 27 e 30 de março. A LAN é o maior comprador dos 787 na América Latina, com 26 Dreamliners encomendados diretamente à Boeing.

   O estande de exposição da Boeing vai apresentar uma série de produtos de defesa, além do simulador de cockpit do Super Hornet, incluindo os helicópteros de ataque CH-47 heavy-lift e AH-6i, o veículo aéreo não-tripulado ScanEagle e o avião-tanque KC-135, que serve a Força Aérea Chilena. O evento também contará com um modelo do novo 737 MAX, a variante – de motor renovado – do avião mais vendido do mundo e informações sobre o Boeing Edge – uma gama de serviços líderes na indústria, oferecidos pela fabricante americana.

“A FIDAE é o evento mais importante da região e nossa participação é fundamental, dada a importância estratégica do Chile e dos países vizinhos para a Boeing. Nosso foco neste evento é estabelecer relações com potenciais parceiros locais, nos tornar mais conhecidos e garantir a satisfação do cliente com produtos e serviços da Boeing", afirma Joe McAndrew, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais para a Europa, Israel e Américas da Boeing Defense, Space & Security.

A Boeing irá realizar uma série de anúncios à imprensa durante o evento, conforme listado abaixo. Repórteres interessados na cobertura da FIDAE 2012 (e responsáveis por cobrir suas próprias despesas) devem contatar um dos responsáveis abaixo para mais informações e para confirmar sua participação em nosso estande.

Os horários abaixo são de Santiago, Chile.

Segunda-feira, 26 de Março

10h00               787 Dreamliner aterrissa em Santiago

Terça-Feira, 27 de Março
12h00 – 13h30: Briefing LAN/Boeing Commercial Airplanes/Rolls-Royce

Local:               Estande da LAN

Participantes:    Pedro Margozini, Gerente de Marketing da LAN Airlines
Justin Siegel, líder do programa 787 da LAN Airlines
Van Rex Gallard, Vice-presidente de Vendas para América Latina, África & Caribe da Boeing Commercial Airplanes
Peter Turner, Vice-presidente de Relacionamento com o Cliente das Américas da Rolls-Royce

14h00 – 16h00: 787 Dreamliner Tours

Local:               787 Dreamliner

16h00 – 17h00: Visão geral de Mercado da Boeing market / visão geral do 787 Dreamliner

Local:               Sala de Conferência 4

Participantes:    Randy Tinseth, Vice-presidente de Marketing,da Boeing Commercial Airplanes
Mike Sinnett, Vice-presidente & engenheiro chefe do programa, 787

Nota: O 787 Dreamliner estará aberto para a mídia nos seguintes horários:
Quarta-feira, 28 de Março, das 10h às 11h; quinta-feira, 29 de Março das 10h às 11h

Quarta-Feira, 28 de Março
12h00               Briefing da Boeing Defense, Space & Security sobre o programa KC-135 da Força Aérea Chilena e como manter a frota global de aviões tanques Worldwide

Local:               Sala de Conferência 2

Participantes:    Earl Godby, Diretor dos programas internacionais de Desenvolvimento de Negócios, Manutenção, Modificações e Upgrades

20 março 2012

Estudo da IDC revela que foram vendidos aproximadamente 9 milhões de smartphones no Brasil em 2011

O crescimento foi de 84% em relação ao ano de 2010, quando foram comercializados 4,8 milhões de aparelhos.

O mercado brasileiro de smartphones bateu recorde no ano de 2011 e chegou à marca de aproximadamente 9 milhões de aparelhos vendidos, segundo estudo da IDC, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Houve um aumento de 84% em relação ao ano de 2010, quando o país comercializou 4,8 milhões de smartphones.

De acordo com o estudo da IDC, existem diversos fatores que influenciaram para que houvesse este forte crescimento do mercado de smartphones no Brasil: a ampliação de portfólio de celulares inteligentes por parte dos fabricantes, a oferta de pacote de dados e o subsídio para a compra de smartphones por parte das operadoras, o crescimento da participação do varejo na venda destes dispositivos e o próprio avanço da tecnologia. “Hoje existem aparelhos com preços mais acessíveis, oferta de pacotes de dados até para celulares pré-pagos, e uma demanda muito grande ligada às redes sociais e a mobilidade. Isso impulsiona as vendas e a migração de telefones celulares convencionais para smartphones, o que indica que neste ano teremos um mercado bastante aquecido”, revela Bruno Freitas, analista de mercado da IDC Brasil.

A expectativa da IDC é de que sejam vendidos 15,4 milhões de smartphones em 2012, número que é 73% maior do que o apontado em 2011. No ano passado, foram vendidos 17 smartphones por minuto nas lojas de todo o país. Em 2012 este número deve saltar para 29 aparelhos por minuto. “Em 2011, o Brasil passou de 16º no ranking mundial de smartphones para a 10ª posição. Segundo os estudos da IDC, em 2016 o país será o 4º colocado no ranking”, diz Freitas.

Os aparelhos com Android representaram, em 2010, 15% do mercado brasileiro de smartphones. No ano passado passaram para 50% do mercado, já que os fabricantes conseguiram oferecer produtos com preços mais baratos. “Mundialmente, o mercado de smartphones cresceu no ano passado 62% em relação a 2010. Só os dispositivos com Android passaram de 20% em 2010 para 50% em 2011” completa o analista da IDC Brasil. 

Para os próximos anos, a IDC prevê que o mercado continuará com taxas de crescimento expressivas. Os investimentos em 4G que devem ser realizados em 2012 e 2013 provavelmente contribuirão para o desenvolvimento deste mercado no Brasil, especialmente a partir de 2014, onde algumas capitais passarão a oferecer 4G e a troca de informações será muito mais rápida. Além disso, o governo estuda incluir os smartphones no programa de incentivo fiscal, o que deve atrair o interesse dos fabricantes e estimular a produção local destes dispositivos, assim como acontece com os PCs e Tablets.

                A IDC considera smartphones os dispositivos com sistema operacional, como por exemplo Android,Symbian, Blackberry OS, IOS, Windows Phone, entre outros.

            Acompanhe a IDC no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil

19 março 2012

Rock in Rio 2013 já tem dias confirmados: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro

SEPULTURA E TAMBOURS DU BRONX são as duas primeiras bandas confirmadas pela organização do evento e gravam primeiro comercial do festival

 Faltando um ano e meio para a realização do Rock in Rio 2013, a equipe de produção trabalha a todo vapor para garantir ao público mais um evento inesquecível e de qualidade. Na noite desta quarta-feira, 15, no Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro, foi gravado o primeiro comercial do festival que chama atenção para o maior evento de música e entretenimento do mundo e inicia uma contagem regressiva de um ano para o evento. O Rock in Rio já tem data marcada e será realizado em sete dias e não mais seis. Acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock (Parque Olímpico Cidade do Rock Av. Salvador Allende, s/n).

O comercial foi estrelado pelas bandas Sepultura e Tambours du Bronx, que juntas repetiram em grande estilo a dobradinha apresentada no palco Sunset. Um set de filmagem foi montado e com toda a Cidade Maravilhosa aos seus pés eles aproveitaram para comemorar seu retorno ao Rock in Rio. As bandas abrirão a noite de metal do Rock in Rio 2013, mas desta vez no Palco Mundo. 

Considerada banda brasileira de metal com maior repercussão internacional, o Sepultura se apresentará com os percussionistas franceses do Tambours du Bronx. Criado em 1987, o grupo é formado por 17 integrantes que tocam em latões de óleo, misturando o som das latas gigantes com hardcore e percussão eletrônica. A sugestão de convidar o Tambours para o Rock in Rio 2011 partiu do guitarrista Andreas Kisser, que conheceu o projeto em um festival francês no qual o Sepultura também tocou. A parceria fez tanto sucesso que este ano se apresentarão juntos no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, em maio, e no ano que vem retornam ao Brasil.

Nikon patrocina a exposição FotoRetrospectiva 2011 da ARFOC-SP

Mais uma vez a empresa nipônica investe em um evento relacionado à fotografia que ajuda a dar mais visibilidade a essa arte.

A Nikon do Brasil apoia mais uma iniciativa que tem por fim difundir a cultura da fotografia. Dessa vez, a tradicional multinacional japonesa patrocinará a 7ª Mostra Anual de Fotojornalismo, exposição fotográfica organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (ARFOC-SP).

A partir de hoje, 19 de março, o Espaço Cultural Conjunto Nacional receberá imagens que marcaram a cobertura da imprensa em 2011 e os personagens que se destacaram no noticiário. Por meio de 71 fotografias de 56 repórteres fotográficos de todo o estado de São Paulo, a mostra reproduz os acontecimentos locais e um pouco da história do país.

As imagens expostas em cerca de 80 painéis foram selecionadas dentre as 410 fotografias inscritas por 149 repórteres fotográficos de jornais, revistas e internet. A edição é de Eduardo Nicolau, do jornal O Estado de S. Paulo, Alexandre Belém, do blog Olhavê e de membros da Comissão Organizadora.

Além do registro dos acontecimentos mais marcantes do ano passado, também estarão disponíveis para a apreciação do público, imagens sobre temas da atualidade, como política, cotidiano, retratos, shows e esportes. A exposição deste ano ainda homenageará João Bittar, repórter fotográfico e editor de fotografia, que faleceu no último mês de dezembro. Na abertura da mostra haverá a projeção de um documentário sobre o trabalho de Bittar, produzido por Egberto Nogueira.

O evento também realizará uma premiação para agraciar a melhor imagem fotojornalistica do ano, o PREMIO NIKON/ARFOC-SP 2011. O autor da foto escolhida ganhará um kit da Nikon D7000 com lente 18-105 mm. 

A partir desse ano, a exposição será itinerante e passará por, no mínimo, cinco universidades. Entre elas estão a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), uma das mais importantes escolas de comunicação do país, e o Centro de Comunicação e Artes do SENAC, referência em fotografia no Brasil, além de outras instituições respeitadas, inclusive do interior do Estado.

A FotoRetrospectiva 2011 Arfoc-SP / Nikon acontece no Espaço Cultural Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista nº 2073, de 19 de março a 07 de abril de 2012, de segunda a sábado das 07 às 22 horas; e domingos e feriados, das 10 às 22 horas.

Lista dos Expositores
Alan Morici, Ale Vianna, Alessandro Shinoda, Alex Ribeiro, Alex Silva, Alexandre Carvalho, Amauri Nehn, André Américo, Claudinei Plaza, Daniel Tossato, Diego Padgurschi, Djalma Vassao, Douglas Aby Sabe, Eduardo Anizelli, Eduardo Knap, Fernando Dantas, Fernando Donasci, Fernando Nonato, Fernando Pilatos, Filipe Araujo, Flávio Florido, J.F. Diório, Jonne Roriz, Jorge Araujo, Jose Cordeiro, José Patrício, Juca Varella, Keiny Andrade, Léo Barrilari, Léo Pinheiro, Leonardo Soares, Levi Bianco, Luiz Pires, Marcos Alves, Michel Filho, Miguel Schincariol, Moacyr Lopes Junior, Nilton Cardin, Nilton Fukuda, Paulo Pinto, Paulo Whitaker, Piervi Fonseca, Rahel Patrasso, Ricardo Nogueira, Rodrigo Coca, Rodrigo Lima, Rodrigo Pinto, Thiago Leon,Tiago Queiroz, Tiago Silva, Vanessa Carvalho, Weber Sian e William Volcov

Sobre a Nikon do Brasil
Nome: Nikon do Brasil Ltda.
Endereço: Avenida Paulista, nº 37, 3º andar, conjuntos 31 e 32, Edificio Parque Cultural Paulista, Bela Vista CEP 01311-902, Sao Paulo-SP, Brazil
Capital: R$ 17,8 milhões
Presidente: Koji Maeda
Gerente Geral de Marketing e Vendas: Joel Garbi
No. de funcionários: Aproximadamente 45
Atividades primárias: Importação, vendas e serviços pós-vendas para produtos de imagem e instrumentos no Brasil.
Início das operações: 25 de abril de 2011
Expectativa de vendas: R$ 100 milhões 

16 março 2012

Mundial de Motocross: Acelere e garanta seu ingresso


Mundial de Motocross: Acelere e garanta seu ingresso
O maior evento de Motocross do planeta vai acontecer nos dias 19 e 20 de maio no Beto Carrero World

Faltam pouco mais de dois meses para a etapa brasileira do Mundial de Motocross que será realizada pela primeira vez no Beto Carrero World. São esperadas cerca de 60 mil pessoas nos dois dias do maior evento de MX do planeta e os ingressos já estão se esgotando. A etapa nacional do GP Brasil vai trazer as principais equipes e os melhores pilotos do mundo.

A transmissão ao vivo será feita para todo o país em canal aberto pela Rede TV! E em canal fechado pela SporTV e Band Sports. Para o exterior, a transmissão ao vivo tem alcance para mais de 80 países.

 
Ingressos limitados. Garanta já o seu!
Os valores de dois dias de evento para a arquibancada geral são:
Inteira: R$ 50,00 (Valor individual)
Meia: R$ 25,00 (Valor individual)
 
*Não dá direito a estacionamento nem acesso ao Parque

A venda de ingressos está sendo feita através do site:
* Em breve alguns pontos de venda da cidade de Penha.

Valores de outros setores e camarotes estão disponíveis no site do evento: http://www.mundialdemxbrasil.com.br/ingressos.aspx?ano=2012.

 
A Pista
A pista foi construída dentro do Parque pelo inglês Justin Barclay. Apesar de jovem, Justin é responsável por projetar os mais importantes circuitos da categoria. Para se ter ideia, a pista deste evento é uma das melhores do circuito mundial, que ganhou um paisagismo especial, jamais visto nessa modalidade. Terra mesmo será vista somente na pista. Todas as demais áreas possuem um pavimento especial, onde ninguém pisa na terra.

A Organização
A Romagnolli Promoções e Eventos, responsável por grandes eventos como o Desafio das Estrelas, Arena Cross e Superliga Brasil de Motocros, ambas sediadas no Beto Carrero World, é a empresa promotora do GP Brasil de Motocross no país. Considerada a maior empresa da atualidade no segmento, a Romagnolli tem o comprometimento de oferecer uma grande estrutura para o evento e receber com conforto e qualidade pilotos, equipes, autoridades, patrocinadores, convidados e o público amante da modalidade.

Informações gerais sobre o Mundial de Motocross
Data: 19 e 20 de maio
Local: Parque Beto Carrero World (Penha/SC)
Categorias: MX1 (principal) / MX2 (categoria de acesso para a MX1) HTTP://www.mundialdemxbrasil.com.br/categorias.aspx

Crédito: Luiz Pires/VIPCOMM 

15 março 2012

Ernst& Young Terco divulga finalistas da categoria Master do Prêmio Empreendedor do Ano 2012

A Ernst & Young Terco divulga os oito finalistas da categoria Master da 14ª edição do Prêmio Empreendedor do Ano. O evento, que será realizado em 29 de março, em São Paulo, premia empreendedores que se destacam e que fazem a diferença, contribuindo para o crescimento do País.

Lançado nos EUA em 1986, a premiação atualmente é realizada em 50 países e mais de 135 cidades. Mais de 1.500 empreendedores já foram premiados – só no Brasil, desde 1998, mais de 130 pessoas foram reconhecidas por seu trabalho, talento e ousadia.

“O prêmio tem como objetivo inspirar novos empreendedores”, afirma André Viola Ferreira, sócio-líder de Mercados Estratégicos da Ernst & Young Terco. “Todos elessão vencedores, pois tiveram a coragem de ir adiante. Eles, muitas vezes, enfrentaram adversidades. Mas com trabalho duro e determinação – além de confiança na inovação que promoveram –, são hoje exemplos para todos os brasileiros.”

O empreendedorismo é um dos pilares estratégicos da Ernst & Young Terco e um dos motivos pelos quais a empresa foi anunciada como apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Esse é um dos nossos diferenciais no Brasil e no mundo – nosso DNA para apoiar a comunidade de empreendedores. É esse o trabalho que desenvolveremos como apoiadores oficiais dos Jogos Rio 2016 – mobilizar empresários e preparar nosso país para crescer cada vez mais, aproveitando as oportunidades que um evento esportivo dessa magnitude trará ao Brasil nos próximos anos”, diz André Viola Ferreira.

A categoria Master é voltada a empresas já consolidadas, mas que ainda têm grande potencial de expansão. Ela leva em conta os seguintes critérios: Espírito Empreendedor, Performance Financeira, Direcionamento Estratégico, Inovação, Impacto Global e Integridade Pessoal.

O vencedor desta categoria irá representar o Brasil na final mundial do prêmio, o World Entrepreneur oftheYear, que ocorre, anualmente, em Monte Carlo, Mônaco. Além da escolha do Empreendedor do Ano Mundial, nos quatro dias do evento – de 6 a 9 de junho – osvencedores da categoria Master poderão conhecer outros empreendedores e trocar experiências.

Finalistas:
·         Luiz Fernando Porto – Locamerica
Luis Fernando fundou a Locamerica aos 21 anos, em 1993. A companhia começou em Belo Horizonte com 16 carros e sempre atuou no mercado de terceirização de frotas. Por meio de aquisições e de crescimento orgânico, a Locamerica aumentou sua frota e seu número de clientes, passando a atuar em todo o país. Em 2008, pouco antes da crise econômica mundial, o Banco Votorantim entrou no negócio, com participação de 34% e injetando R$ 110 milhões. Com esse aporte, a Locamerica teve fôlego para sobreviver ao turbilhão pelo qual a economia passava e ainda continuar crescendo. Atualmente, a Locamerica possui uma frota quase 28 mil veículos atendendo mais de 200 clientes dos mais diversos setores por todo Brasil.

·         Renato Ribeiro de Abreu – Grupo MPE
Renato Ribeiro Abreu foi o responsável pelo desenvolvimento, na General Electric do Brasil, entre os anos 1970 e 1987, de um setor fora do contexto fabril da GE. O Grupo MPE nasceu dessa oportunidade. Começou por meio de serviços prestados no aeroporto do Galeão (RJ), Hoje atua nos segmentos de engenharia, indústria e agroindústria. No segmento de transportes, atua em manutenção de vias permanentes, controle de tráfego e fabricação de Monorails, com duas fábricas – uma no Rio e outra em Manaus.

·         Francisco Deusmar de Queirós – Pague Menos
Em 1981, Francisco Deusmar de Queirós abriu a primeira farmácia Pague Menos em Fortaleza, capital do Ceará. Com muito trabalho, profissionalismo e com base nos conceitos de "Inovação", "Conveniência“ e "Cidadania", em pouco tempo a Pague Menos conquistou o mercado cearense. Não demorou muito para também atrair a atenção do país com ações ousadas para o setor, até então exclusivamente voltado para vender remédios. Em 1989, foi pioneira na venda de vales-transporte e no recebimento de contas de água, luz e telefone, descentralizando a operação dos bancos e facilitando o acesso dos clientes a estes serviços. Um embrião do modelo de correspondente bancário criado 11 anos mais tarde pelo Banco Central.

·         Marco Franzato – GMR Participações
Marco Franzato tem 53 anos e personalidade marcada por determinação, humildade e simplicidade. Em 1993 realizou o sonho de ter uma empresa própria ao vender um carro e criar uma sociedade com familiares. O pequeno empreendimento produzia moletons, que eram vendidos em uma loja de atacado em Cianorte, cidade de aproximadamente 60 mil habitantes no Noroeste do Paraná. O negócio prosperou e hoje a rede conta com quatro marcas e lojas próprias nos principais centros econômicos brasileiros.

·         Romero Rodrigues – Buscapé
O Buscapé construiu um serviço inédito no varejo brasileiro e na América Latina: a comparação de preços. A plataforma de tecnologia criada pelos fundadores do Buscapé criou o ambiente necessário para o surgimento de um fenômeno que mudou e está mudando a economia brasileira e latino-americana. Atualmente o Buscapé é reconhecido como o maior player do comércio eletrônico na América Latina, concorrendo inclusive com grandes empresas internacionais da Web.

·         Marcos Ribeiro Leite – CSU
Fundada em 1992, a CSU CardSystem nasceu da convicção do empresário Marcos Ribeiro Leite de que o mercado necessitava de uma processadora de cartões de crédito independente e não ligada a nenhuma instituição financeira. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Marcos iniciou sua carreira como trainee da Credicard, chegando à vice-presidência aos 28 anos de idade. Em 1996, a CSU tornou-se a primeira do País a operar simultaneamente com as três maiores bandeiras do mercado (Visa, Mastercard e American Express).

·         José SeripieriFilho – Qualicorp
Em 1986, Júnior, como é conhecido José SeripieriFilho, ingressou no mercado de planos de saúde, como vendedor de planos individuais, por indicação do fundador da operadora Golden Cross, Milton Afonso, que era amigo de seu pai e lhe ofereceu treinamento em uma concessionária terceirizada de vendas. Tempos depois, começou a vender os planos de saúde na rua, de porta em porta. Em abril de 1987, firmou seu primeiro contrato de plano de saúde coletivo por adesão à Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Hoje a Qualicorp é referência no segmento.

·         Marcelo Sales – 21212
Marcelo Sales, Rafael Duton e Leonardo Constantino iniciaram há dez anos as operações da nTime , fornecedora de conteúdo de entretenimento móvel. Hoje, a nTime virou a Movile e é a maior empresa de serviços de interatividade no celular do Brasil com atuação em quase todos os países da América Latina e mais de 18 milhões de assinantes. Em 2011, ao lado de um empreendedor americano, Sales, Duton e Cyber criaram a 21212 DigitalAccelerator, primeira aceleradora de negócios binacional, que une as boas práticas de mercado dos EUA ao empreendedorismo no Brasil, com a intenção de impulsionar novas empresas no mercado digital nacional. A cada seis meses, a 21212 seleciona dez novos empreendimentos para receber investimento, mentoria, workshops e outras formas de apoio, com a missão de criar empregos e uma nova geração de empreendedores. A meta é formar 100 empresas nos próximos cinco anos.