PATROCINADOR

01 agosto 2012

BRASIL É O TERCEIRO PAÍS MAIS EMPREENDEDOR DO MUNDO


Novos serviços surgem para suprir demanda da profissionalização do empresariado

A força do empreendedorismo no Brasil vem aumentando a cada ano. Segundo uma pesquisa recentemente divulgada pela Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), o país tem 27 milhões de empreendedores, o que representa 27% da população adulta brasileira,  e ocupa a terceira posição no ranking de 54 países analisados. Mas um dos dados mais impressionantes desse estudo diz que a maioria dos novos empreendedores decidiram abrir um negócio por virem uma oportunidade nova, e não por falta de opção, como ter perdido o emprego.

Fernando Moura, diretor da Acoi Expert Network, empresa de consultoria que promove o encontro entre especialistas setoriais e demandas de mercado, diz que a nova geração de profissionais se distancia do conceito tradicional que dizia que ser bem sucedido era ter um bom cargo, em uma boa empresa, e lá permanecer por boa parte da vida profissional. “Cada vez mais empreender deixa de ser uma opção para aquele que perdeu seu emprego, e passa a ser um grande sonho”.

Para Moura, o empreendedor moderno é um empreendedor profissional. “O empresário brasileiro não é mais uma pessoa que busca através do processo de tentativa e erro emplacar um novo negócio. Ele entende cada vez mais a necessidade de se aprofundar no planejamento estratégico e pesquisa de mercado, e busca cada vez mais assessoria de qualidade para a estruturação do seu negócio”. Apenas em 2011 o número de empreendedores brasileiros cresceu cerca de 30%. Com este aumento existe uma imensa demanda para serviços de assessoria na estruturação destes negócios.

O diretor da Acoi Expert Network dá como exemplo um empresário que, depois de decidir deixar a companhia que trabalhava e abrir seu próprio negócio, resolveu contratar os serviços da Acoi para escolher em qual setor atuar. “Ele estava na dúvida entre atuar em três negócios bastante diferentes: fraldas, cimentos ou óleos industriais. Através da nossa empresa, o cliente realizou seções de consultas telefônicas com experientes profissionais em cada um dos mercados”. Nestas consultas o empreendedor conversou com pessoas que já atuavam naqueles mercados por 10 anos ou mais, dando detalhes como tamanho do mercado, perfil dos clientes, estratégias de diferenciação, custos e preços de referência, fundamentais na abertura de um novo negócio.

O próprio Fernando Moura, de apenas 29 anos, resolveu introduzir o conceito de Expert Network no Brasil ao observar uma necessidade do mercado. “Há, hoje, uma grande demanda por informações, mas elas precisam ser transmitidas de maneira rápida e eficiente. Dessa ideia de aproximar pessoas e aumentar a qualidade de informação circulante no meio, sem intermediários, que surgiu a Acoi”. O diretor explica que a sua empresa dispões de mais de mil especialistas das mais diversas áreas, como Fiscal e Regulatório, Mercado, Finanças, Comunicação e Marketing. São estes especialistas que atuam diretamente no projeto. "Quando um empreendedor está iniciando um negócio ele precisa obter a experiência de quem realmente conhece daquele setor" diz Moura.

Hoje, a Acoi Expert Network possui uma divisão para Start Ups, e oferece um pacote de serviços especial para atender este público que dá acesso a profissionais de mercado que irão assessorar na elaboração de planos de negócios e tomadas de decisão estratégicas. “O Brasil  é o pais do empreendedorismo, e cada vez mais surgirão empresas para fornecer ferramentas para estes empreendedores profissionais”, conclui o diretor.

Sobre a Acoi Expert Network

A Acoi Expert Network é uma consultoria de pesquisa, especializada em responder demandas por informações de forma rápida e objetiva. Com foco no atendimento de Bancos de Investimento, Hedge-Funds, Family Offices, Venture Capital, Private Equity, grandes e médias organizações, a Acoi Expert Network entrega insights críticos à tomada de decisões através da sua extensa base de especialistas.

A utilização dos serviços de especialistas da Acoi Expert Network garante velocidade na obtenção de informações, propiciando ampla visão sobre determinado setor, produto, ou empresa de forma rápida, prática e barata.

Apoiados em rígidos padrões de governança, os serviços são oferecidos em ambiente seguro e eficaz, resultando num assessoramento e consultoria especializada, que une necessidades e soluções, em um modelo de prestação de serviço reconhecido internacionalmente.

Agfa marca presença na Trends of Print Latin America 2012


Agfa, líder mundial em soluções de pré-impressão, irá participar e patrocinar a 2a. Edição da Trends of Print Latin America 2012, conferência latino-americana realizada pela Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) em parceria com a 6a Conferência ABRO (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset).

A Trends of Print Latin America 2012 é uma conferência que apresenta um formato inovador na América Latina por reunir, num mesmo evento, informações sobre tecnologias de produção gráfica lado a lado com dados e tendências de mercado que serão a chave do sucesso para empresas gráficas latino-americanas nos próximos anos.

Durante o evento, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Complexo do WTC, em São Paulo, os principais nomes do mercado, em economia, tecnologia e administração discutirão também as novidades da Drupa 2012.

A Agfa participa ainda como palestrante, em debate ministrado por Claudio Gaeta, gerente de produto, que abordará o tema "Como inovar e gerar novas oportunidades sustentáveis de negócios através da tecnologia digital".

A Trends of Print é organizada e promovida pela APS Feiras e Eventos, empresa que organiza aExpoPrint DigitalFespa Brasil e ExpoPrint Latin America.

Promoção especial da Lufthansa tem tarifas para a Europa a partir de US$ 849; valores são válidos para compra a partir de hoje


De hoje a sexta-feira (1 a 3 de agosto), é possível comprar passagens áreas com a Lufthansa para a Europa com preços a partir de US$ 849, ida e volta em classe econômica. A promoção é válida para vários destinos na Europa e embarques no Rio, em São Paulo, e em outras cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes, Joinville, Brasília, Vitória e Salvador. Para aproveitar os preços reduzidos, é preciso efetuar a compra até sexta, dia 3 de agosto, e programar a viagem para o período de 1.° de setembro a 31 de outubro.

Fazem parte da promoção destinos como Berlim, Hamburgo, Roma, Nápoles, Paris, Nice, Amsterdã, Bruxelas, Barcelona e vários outros. A companhia aérea oferece voos diários de São Paulo para Frankfurt e para Munique. Do Rio de Janeiro, a partir de 28 de outubro também conta com voos diários para Frankfurt. Atualmente, são seis frequências semanais entre o Rio e Frankfurt. Dos dois centros de distribuição (hubs), a empresa oferece voos para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.

Nesta promoção, a compra de bilhete aéreo pela internet em www.lufthansa.com ou através das agências de viagem.

Máquina de câmbio poderá operar em território nacional


Hess Latam possui equipamento com tecnologia Alemanha e adequado a legislação brasileira
 
O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu nesta quinta-feira (26) que máquinas com operações de compra e venda de moeda estrangeira poderão ser instaladas em locais de grande circulação por bancos ou casas de câmbio. “Para nós, essa é uma decisão importante pois protocolamos junto ao Banco Central uma autorização para funcionamento do nosso equipamento que realiza essa transação”, diz Demilson Guilhem, diretor presidente da Hess Latam.
 
A máquina faz a transação de câmbio, recebendo moedas de até 15 países. A Hess ForEx  é a cambiadora mais vendida no mundo e hoje tem duas mil unidades instaladas em diversos países. Com ela é possível realizar a atividade de câmbio 24 horas por dia de forma rápida e segura.
 
O usuário pode incluir até 15 tipos diferentes de moedas e receber até três tipos na hora da troca. Tudo depende da configuração instalada por quem adquire a máquina. Seu manuseio é simples, sendo possível atualizar a taxa de câmbio de cada moeda estrangeira e avaliar as transações realizadas em tempo real.
 
A ForEx está adequada a legislação brasileira e atende integralmente as exigências do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional. Além disso,  já nas primeiras versões, o produto atenderá às regras de acessibilidade para deficientes em terminais de auto-atendimento.
 
O objetivo da medida é facilitar a troca de moeda estrangeiras devido ao esperado aumento de turistas no país devido à realizção da Copa em 2014 e da Olímpiada em 2016 no Brasil. A decisão do CMN precisa ser regulamentada pelo BC (Banco Central), o que deve ser feito na próxima semana. O início do uso das máquinas, no entanto, vai depender do interesse dos bancos. “Desenvolver produtos com princípios de solução inovadores e abranger outros potenciais do mercado, sempre estão em primeiro plano na execução estratégica da empresa”, completa Demilson Guilhem.
 
Sobre a Hess
 
Com 127 anos de mercado e presente em 55 países, a empresa alemã Hess está na América Latina em parceria com o Grupo Brasileiro MB Capital, constituindo a empresa HESS LATAM. A cidade de São Paulo foi escolhida para controlar e monitorar todas as atividades da empresa para a América Latina. 
Um show room de produtos está disponível em São Paulo para apresentar suas máquinas, que trazem soluções inovadoras. São equipamentos que facilitam o dia a dia do usuário que pode evitar filas em banco e ter acesso a notas, moedas, câmbio e pagamento de contas de forma rápida e segura.

31 julho 2012

Joinville terá 1º seminário sobre propriedade intelectual e inovação

Evento, que conta com o apoio do IEL/SC, será realizado nesta quarta-feira (1), na Udesc



O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema FIESC, realizará em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), o 1º Seminário de Sensibilização: Propriedade Intelectual como instrumento estratégico de fomento à inovação. O evento, que ocorrerá nesta quarta-feira (1), na Udesc, em Joinville, é o primeiro de uma série de ações previstas no acordo de cooperação técnica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse acordo, firmado entre o Governo de Santa Catarina, Fapesc, Udesc, IEL/SC e outras instituições de ciência e tecnologia (ICTs), busca capacitar pesquisadores, professores, técnicos de órgãos governamentais e empresários sobre marco regulatório e proteção de patentes de produtos, processos e serviços inovadores.


O seminário, que se iniciará às 13h30, tem o objetivo de aproximar empresas, universidades e o governo para discutirem a inovação, sob o foco da transferência de tecnologia e de sua proteção legal como estratégia para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental.

A programação contará com importantes palestras técnicas, além da apresentação de casos de pequenas empresas inovadoras locais. A EcoBabitonga Tecnologia e a Sofit-Software, sediadas na Incubadora Inovaparq, mostrarão os resultados alcançados no mercado e as estratégias futuras.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, falará sobre a importância do processo e da cultura de inovação e planejamento estratégico para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental no futuro de Santa Catarina. Pelo INPI, Rita Pinheiro Machado, coordenadora geral de Ação Regional, vinculada à Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento, enfocará a importância da Propriedade Intelectual no crescimento das empresas e universidades.

O empresário Marcelo Amorim, diretor da Jacard Investimentos, vai falar sobre o tema do encontro. Mais informações pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Confira abaixo a programação completa:

13h30 - Abertura

13h45 - Panorama Estadual dos Avanços em Inovação e Polos de Inovação - SC@2022
Palestrante: Paulo Bornhausen - Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS

14h30 - Importância da Propriedade Intelectual no crescimento das Empresas e Universidades
Palestrante: Dra. Rita Pinheiro Machado - Coordenadora Geral de Ação Regional do INPI/Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento

15h30 Intervalo para café

15h45 - Investidores em empresas inovadoras ("Anjos" ou Venture-capital)
Palestrante: Marcelo Amorim - Jacard Investimentos - Florianópolis

16h15 - Casos locais de sucesso em Propriedade Intelectual
Caso de inovação (incubadas INOVAPARQ): EcoBabitonga Tecnologia e Sofit Software

17h - Espaço para perguntas

30 julho 2012

As fraudes na remuneração dos médicos e a Justiça do Trabalho


Carlos Frederico Zimmermann Neto*

A remuneração dos médicos que trabalham em hospitais brasileiros passou por uma transformação nos últimos anos. É comum os hospitais obrigarem seus médicos empregados e, portanto, regidos pela CLT, a constituir “pessoas jurídicas” para que possam receber parte da remuneração, quando não a totalidade de sua remuneração. Assim, fazendo com que o profissional da Medicina tenha uma relação de emprego escamoteada, causando-lhe evidente prejuízo.

Também se tornou prática comum, os hospitais obrigarem terceiros a pagar os honorários médicos, diretamente, ao profissional, sejam eles clientes do hospital ou dos convênios médicos. Em algumas oportunidades, os hospitais fazem a retenção de parte destes valores, a título, por exemplo, de taxa de administração.

Tais práticas visam o não pagamento dos encargos trabalhistas. Porém, a prática não é admitida pela legislação, doutrina e jurisprudência, como regra geral. Primeiro, pela obrigação de constituir uma “pessoa jurídica”, quando na verdade ela serve apenas de fachada para o pagamento da remuneração. Por exemplo, ao invés de pagar para o “Dr. João dos Anzóis”, paga-se para a “Clínica Médica Anzóis”.

E a fraude é facilmente constatada, pois muitas destas “pessoas jurídicas” são constituídas por colegas que jamais prestaram serviço para o hospital.

Vale ressaltar também que todo valor recebido pelo empregado por força do contrato de trabalho tem natureza salarial. Ou seja, integra a remuneração do empregado e serve de base para o cálculo e pagamento das demais verbas salariais e rescisórias.

Assim, se o médico recebe o salário mensal de R$ 5 mil e recebe mais R$ 5 mil de clientes ou convênios médicos do próprio hospital, a base de cálculo, por exemplo, do FGTS, das férias e da gratificação natalina não é R$ 5 mil, e sim de R$ 10 mil. E são estas diferenças que o empregador tem que arcar, além dos encargos previdências e fiscais.

Em recente decisão, a 12ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) ratificou essa tese e condenou o Hospital Oswaldo Cruz ao pagamento das diferenças do salário, acrescido dos encargos previdenciários e fiscais, a um médico ex-empregado, que recebia parte de sua remuneração de terceiros e por meio de “pessoa jurídica”, prática não admitida.

A Justiça do Trabalho entendeu que todos os valores recebidos pelo médico tinham natureza salarial, com isso, determinou que o Hospital integrasse os respectivos valores e pagasse as diferenças sobre o aviso prévio, férias, gratificações natalinas e o FGTS. Estas práticas são usuais, mas, dificilmente, encontram guarida nos nossos Tribunais do Trabalho. Provavelmente, o hospital deverá interpor recurso para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Trata-se de uma decisão incomum, pois os hospitais têm conseguido êxito nestas reclamações trabalhistas, não obstante a mesma prática ser coibida em outros setores produtivos. Esperamos que os inclítos julgadores trabalhistas comecem a rever seus conceitos na remuneração dos médicos e que esses profissionais tenham os seus direitos resguardados. 

* Carlos Frederico Zimmermann Neto é doutor, mestre e especialista em Direto do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito da FMU e da UNIP, autor de livros jurídicos e palestrante da OAB/SP e sócio do escritório Zimmermann Neto Advocacia Empresarial e Trabalhista – zimmermann@zn.adv.br  

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