Novos serviços surgem para suprir
demanda da profissionalização do empresariado
A força do empreendedorismo no
Brasil vem aumentando a cada ano. Segundo uma pesquisa recentemente divulgada
pela Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), o país tem 27 milhões de
empreendedores, o que representa 27% da população adulta brasileira, e
ocupa a terceira posição no ranking de 54 países analisados. Mas um dos dados
mais impressionantes desse estudo diz que a maioria dos novos empreendedores
decidiram abrir um negócio por virem uma oportunidade nova, e não por falta de
opção, como ter perdido o emprego.
Fernando Moura, diretor da Acoi Expert Network, empresa de consultoria que
promove o encontro entre especialistas setoriais e demandas de mercado, diz que
a nova geração de profissionais se distancia do conceito tradicional que dizia
que ser bem sucedido era ter um bom cargo, em uma boa empresa, e lá permanecer
por boa parte da vida profissional. “Cada vez mais empreender deixa de ser uma
opção para aquele que perdeu seu emprego, e passa a ser um grande sonho”.
Para Moura, o empreendedor moderno é um empreendedor profissional. “O
empresário brasileiro não é mais uma pessoa que busca através do processo de
tentativa e erro emplacar um novo negócio. Ele entende cada vez mais a
necessidade de se aprofundar no planejamento estratégico e pesquisa de mercado,
e busca cada vez mais assessoria de qualidade para a estruturação do seu
negócio”. Apenas em 2011 o número de empreendedores brasileiros cresceu cerca
de 30%. Com este aumento existe uma imensa demanda para serviços de assessoria
na estruturação destes negócios.
O diretor da Acoi Expert Network dá como exemplo um empresário que, depois
de decidir deixar a companhia que trabalhava e abrir seu próprio negócio,
resolveu contratar os serviços da Acoi para escolher em qual setor atuar. “Ele
estava na dúvida entre atuar em três negócios bastante diferentes: fraldas,
cimentos ou óleos industriais. Através da nossa empresa, o cliente realizou
seções de consultas telefônicas com experientes profissionais em cada um dos
mercados”. Nestas consultas o empreendedor conversou com pessoas que já atuavam
naqueles mercados por 10 anos ou mais, dando detalhes como tamanho do mercado,
perfil dos clientes, estratégias de diferenciação, custos e preços de
referência, fundamentais na abertura de um novo negócio.
O próprio Fernando Moura, de apenas 29 anos, resolveu introduzir o conceito
de Expert Network no Brasil ao observar uma necessidade do mercado. “Há, hoje,
uma grande demanda por informações, mas elas precisam ser transmitidas de
maneira rápida e eficiente. Dessa ideia de aproximar pessoas e aumentar a
qualidade de informação circulante no meio, sem intermediários, que surgiu a
Acoi”. O diretor explica que a sua empresa dispões de mais de mil especialistas
das mais diversas áreas, como Fiscal e Regulatório, Mercado, Finanças,
Comunicação e Marketing. São estes especialistas que atuam diretamente no
projeto. "Quando um empreendedor está iniciando um negócio ele precisa
obter a experiência de quem realmente conhece daquele setor" diz Moura.
Hoje, a Acoi Expert Network possui uma divisão para Start Ups, e oferece um
pacote de serviços especial para atender este público que dá acesso a
profissionais de mercado que irão assessorar na elaboração de planos de
negócios e tomadas de decisão estratégicas. “O Brasil é o pais do
empreendedorismo, e cada vez mais surgirão empresas para fornecer ferramentas
para estes empreendedores profissionais”, conclui o diretor.
Sobre a Acoi Expert Network
A Acoi Expert Network é uma consultoria de pesquisa, especializada em
responder demandas por informações de forma rápida e objetiva. Com foco no
atendimento de Bancos de Investimento, Hedge-Funds, Family Offices, Venture
Capital, Private Equity, grandes e médias organizações, a Acoi Expert Network
entrega insights críticos à tomada de decisões através da sua extensa base de
especialistas.
A utilização dos serviços de especialistas da Acoi Expert Network garante
velocidade na obtenção de informações, propiciando ampla visão sobre
determinado setor, produto, ou empresa de forma rápida, prática e barata.
Apoiados em rígidos padrões de governança, os serviços são oferecidos em
ambiente seguro e eficaz, resultando num assessoramento e consultoria
especializada, que une necessidades e soluções, em um modelo de prestação de
serviço reconhecido internacionalmente.