A capital do estado de Jalisco, no México, apresentará no II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), nos dias 10 e 11 de agosto, em Florianópolis – SC, Brasil, suas belezas como destino turístico e sey potencial em diferentes segmentos, tanto esportivo como industrial e comercial.
Lar de alguns dos símbolos mais representativos do México, capital da indústria eletrônica do país e cidade comercial por excelência nos ramos de jóias, móveis e calçados, Guadalajara chega ao II FTN posicionada como importante sede de Turismo de Reuniões.
O diretor da Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara, Dr Luis Felipe Nuño Ramírez, disse que a cidade é um forte competidor internacional para o Turismo de Reuniões e a principal cidade mexicana no setor.
Em entrevista com a Vem América, o Dr. Nuño Ramírez explicou a escolha de Guadalajara como Cidade Convidada.
- Dr., como foi que escolheram a cidade de Guadalajara para ser convidada especial no Fórum de Turismo de Negócios em agosto no Brasil?
- Guadalajara está sempre disposta a participar de eventos, não só nacionais como internacionais, de diferentes instâncias, seja de governos, iniciativas privadas, empresariais, para se difundir como destino. E é assim que vai participar desse importante evento no Brasil, onde Guadalajara vai como destino turístico para apresentar suas belezas e seu potencial em diversos segmentos.
- O que você vai mostrar, o que vai dizer que tem em Guadalajara, qual seu slogan?
- Guadalajara tem muitos pontos fortes. Um muito importante é o tema esportivo; a experiência dos passados Jogos Panamericanos nos deixou um importante legado de recintos novos, funcionais e modernos, com os quais podemos promover o turismo esportivo de maneira importante.
Outro ponto muito valioso é o tema de congressos e convenções, o Turismo de Reuniões em geral; Guadalajara tem infraestrutura para isso. O centro Expo Guadalajara é o que atualmente tem mais espaço em uma área funcional na América Latina: 90 mil metros quadrados.
Também existem outros segmentos importantes, como o turismo religioso. Outro que tem um peso valioso, e vem crescendo, é o turismo médico; aumentam e melhoram os hospitais, equipes médicas e recursos humanos e de especialistas, que podemos potencializar de alguma forma.
Existem muitas possibilidades para promover Guadalajara e compartilhá-la com outros países. Sabemos que o Brasil vem crescendo de maneira muito importante, portanto, os turistas viajam ao exterior do país com maior índice de gasto. Acreditamos, então, que vale muito a pena estar nas feiras e seguir promovendo a cidade.
Jalisco, berço de valores
O diretor da OFVC informou ainda acerca da infraestrutura turística da cidade: mais de 22 mil acomodações em hotéis, 150 voos diários, mas “não é só essa parte que é necessária para promover um destino turístico consolidado. Oferecemos ainda os grandes ícones representantes do México, com isso quero dizer que também oferecemos a história da tequila, as lendas da tequila e do Patrimônio Natural da Humanidade - a Paisaje Agavero- e a música do mariachi, que também tem reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade.”, disse.
A isso, acrescentou, somam-se valores culturais que enriquecem e fazem diferente todo um povo, e “isso causa um grande impacto. Estrutura, ônibus, voos e hotéis todas as cidades do mundo têm, mas o que nós temos é diferente. Pois esses valores nos fazem mexicanos orgulhosos de nossas raízes, nossa cultura, origem e tradições.”
“Alguém disse que quando se visita o México, se visita vestido de charro, quando se canta no México, se canta com o mariachi, quando brinda, brinda com a tequila. Então, esses valores se difundiram de maneira importante e nos ajudam a promover a cidade.”
- Vocês são a cidade convidada do FTN, porém qual é a situação da cidade de Guadalajara nesse sentido, que indústrias e serviços têm para convencer os comerciantes a fazer negócio com vocês?
- Temos negócios muito importantes. Guadalajara é a capital da indústria eletrônica do México, o que é muito valioso. Quase todos os Blackberrys do mundo são feitos aqui em Guadalajara, então temos indústrias muito reconhecidas. As joalherias também; o design de móveis, que são fabricados aqui; os calçados, que chegam a mercados femininos importantíssimos.
Outra indústria muito importante e reconhecida internacionalmente é a tequileira. As fábricas dessa bebida estão presentes em praticamente todos os países do mundo. E com isso levamos ao mundo esse sabor e essa tradição.
Além disso, Guadalajara é uma cidade comercial, com muitas indústrias em constante fortalecimento.
- Que posição está Guadalajara no ranking de cidade sede de Turismo de Reuniões no México?
- Somos importantes líderes no México, mas como era de se esperar a número um é a Cidade do México, por volume de centros, infraestrutura e população. Nós estamos logo atrás, batalhando com Cancún, pois Cancún tem alguns atrativos e Guadalajara outros, mas somos as cidades principais do país.
- O que Guadalajara está fazendo para aumentar sua presença e imagem a nível nacional e internacional?
- Nossa, muita coisa. Estamos trabalhando muito com pessoas com deficiência, incluindo-os na atividade turística, nos eventos. Temos feito uma reestruturação importante nos hotéis - para que essas pessoas tenham acessibilidade, a cidade está se convertendo em uma cidade acessível. Estamos também trabalhando duro com a sustentabilidade e fazendo promoções intensas – competimos com países fortes em segmentos e mercados importantes.
Competimos com a Escócia, às vezes com Bruxelas. Guadalajara está nas ligas internacionais, com um reconhecimento valioso, e é isso que estamos fazendo desde o Bureau de Convenciones de Guadalajara.
- Que mensagem você enviaria aos participantes e ao Brasil como sede do FTN?
- Diria para virem conhecer o México através de suas tradições, cultura e riqueza; que nos encantam compartilhar. Que venham a esse México que se chama Guadalajara, a essa terra que em algum momento deu reconhecimento ao Brasil (no jogo de futebol de 70, do Pelé) e que venham e conheçam uma cidade inquieta, em crescimento, cheia de cultura, de paixão e de tradições.
Axel Trujillo de los Santos/ ven AMÉRICA