PATROCINADOR

06 novembro 2012

O que vem após o Enem Por Letícia Bechara*


O que assistimos neste final de semana do Enem foram muitas histórias de lutas, desafios, frustrações, alegrias e tristezas. Até o nascimento de uma criança no momento da prova, foi noticiada. Alunos que perderam o horário, que chegaram com muita antecedência, preparados e despreparados. De tudo um pouco.

Avalio que o exame nesse ano ocorreu de maneira tranquila de forma geral, sem problemas relacionados à segurança da prova ou à impressão dos cadernos de respostas. Isso mostra um amadurecimento do sistema, investimento em segurança e preparo maior e melhor  por parte dos organizadores do Ministério da Educação.

As histórias dramáticas apresentadas mostram ainda outro aspecto: a determinação de um sonho, um ideal. Para mais da metade dos candidatos, conforme observamos nos dados dos inscritos, o Enem representa a chance de acesso ao mundo universitário gratuito.

Isso nos leva a pensar no esforço que muitos jovens precisam ainda fazer no Brasil para ingressar no ensino superior. Apesar dos esforços do governo com os programas do PROUNI e FIES, o sonho dos estudantes ainda é o ingresso da universidade pública, pelo prestígio, pela oportunidade que representa por causa da qualidade do ensino que favorece, a longo prazo, a possibilidade de ascensão social e profissional. E é isso que povoa o imaginário dos alunos que prestaram  o exame, porque para muitos é isso que acontece de verdade: a escala de sucesso, depende do seu esforço e do seu preparo.

Como um país de oportunidades, as empresas valorizam a formação de excelência oferecida pelas universidades públicas.

Então o resultado do Enem 2012 tem todo esse poder, não apenas de realizar o sonho, mas empresta ao candidato essa possibilidade de continuar a sonhar com o sucesso profissional e pessoal.

Só o resultado ainda não basta. O que vai sair em dezembro, será o início da jornada. Depois vem o SISU (Sistema de Seleção Unificado),  a escolha da Universidade, o ingresso e a formalização da matrícula. Primeiro passo. Depois a escolha acertada do curso, a relação da aprendizagem com o conteúdo oferecido, as oportunidades da prática e o estágio. Enfim, caros alunos, o esforço está apenas começando... aguentem firme até o final, valerá a pena!

* Leticia Bechara é mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios

05 novembro 2012

Metrô apresenta arte vencedora do Concurso “Tá Pintando um Novo Metrô”


O concurso cultural foi realizado entre agosto e setembro e contou com 2.725 participantes, mais de 70 mil votantes e foi seguido em 62 países

Uma maquete em tamanho real do monotrilho, novo sistema de transporte do Metrô de São Paulo que irá compor a Linha 15-Prata, é um dos destaques da feira "Negócios nos Trilhos”. No evento, que acontece entre os dias 6 e 8 de novembro no Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho (São Paulo), será apresentada a arte vencedora do concurso "Tá Pintando um Novo Metrô”, que estampará o monotrilho que circulará na cidade. O vencedor do concurso é o artista plástico JP Ferreira, que estará na feira e será homenageado pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e pelo presidente da Bombardier, André Guyvarch, no dia da abertura (6/11), às 15h30, no estande da Bombardier.

"O iniciativa do concurso foi muita inteligente e admirável. Trazer a arte para a rua e para tão próximo da população é mostrar que cultura pode estar em qualquer lugar. Criei meus próprios traços e o modo de construir as formas, inspirado sempre nas diferentes culturas da sociedade. Meu objetivo é mostrar um conceito de arte acessível a todas as pessoas e a todos os lugares” afirma JP.

O Monotrilho é fabricado pela empresa Bombardier em Hortolândia, São Paulo, que atualmente acolhe o centro de excelência mundial de produção de monotrilhos. A maquete, que poderá ser visitada pelo público da feira, é a réplica real de um dos trens que irão compor a frota do monotrilho. A Linha 15-Prata está sendo construída pelo consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML), que inclui as construtoras Queiroz Galvão, OAS e a Bombardier.

Sobre o 1º Congresso Metroferroviário Brasileiro – O Congresso é promovido pelas principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) e organizado pela CK Eventos.

Sobre a Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012) - Realizada pela UBM Brazil, a 15a edição da Feira Negócios nos Trilhos obteve um crescimento de 8% neste ano, com 100% da área disponível para exposição comercializada. A edição 2012 deve receber mais de 7.500 visitantes e 180 expositores. Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a Feira Negócios nos Trilhos, que faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil - é conhecida por reunir as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e principalmente, por ser palco de lançamentos das grandes novidades desenvolvidas pelo setor metroferroviário.

Sobre a UBM Brazil – No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de Feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios com sede em Londres. Nos mais de 30 países onde atua, a UBM constrói relacionamentos duradouros e oferece eventos que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global.

Serviço:
15ª Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012)
Data: 06 a 08 de novembro de 2012
Data: 6 de novembro das 13h45 às 17h30
Data: 7 e 8 de novembro das 9 horas às 17 horas
Local: Pavilhão Vermelho - Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo – SP
Obs: Proibida entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados. Mais informações sobre a 15ª Feira Negócios nos Trilhos e Congresso no site: www.ntexpo.com.br

Daqui um mês, Autódromo de Curitiba recebe maior evento de Arrancada da América Latina


O Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, receberá o maior evento de Arrancada da América Latina daqui a um mês. É o 19º Festival Brasileiro de Arrancada (patrocinado pela Conduspar, InjePro, Master Power Turbo e Picanha Mania) de 7 a 9 de dezembro, que irá reunir 310 carros preparados na reta de 402 metros. "Nessa edição teremos a presença de pilotos argentinos e paraguaios. Esperamos cerca de 40 mil pessoas de todo Brasil", comenta o diretor da Força Livre, Eduardo Pereira.

A quinta-feira (6) terá treinos-livres o dia todo. Já na sexta-feira (7) acontecerá uma sessão de treinos - livres e, em seguida, ocorre a primeira bateria classificatória.  No sábado (8) estão previstas duas largadas classificatórias e, no domingo (9), o Festival terá as eliminatórias com os 16 melhores em cada categoria. "A grande novidade deste ano é que iremos implantar as largadas eliminatórias pela primeira vez no Festival", afirma o diretor da Força Livre, Adalberto Monteiro.

Fora da reta de 402 metros, o público poderá conferir uma galeria com 18 empresas realizando a exposição de marcas e produtos. A principal festa da Arrancada brasileira terá ainda uma exposição de Hot Rods e miniaturas, além do Autorama Drag Race - uma pista de 11 metros de comprimento que reproduz com perfeição uma prova de arrancada. As crianças poderão ainda se divertir em um parque infantil. Outros destaques são um "racha" de som automotivo atrás da arquibancada, o show de manobras radicais, o Festival Bar e a presença da "Força Livre Girl´s Team" - lindas mulheres que vão desfilar pelo Autódromo.

O ingresso de arquibancada para o público será R$ 10 na sexta-feira (7/12), R$ 20 no sábado (8/12)  e R$ 25 no domingo (9/12). A credencial, com acesso aos boxes e arquibancada, custará R$ 100. A credencial somente para o domingo custará R$ 70. Os ingressos e credenciais serão vendidos na bilheteria do Autódromo nos dias do evento.

03 novembro 2012

SALÃO MOSTRA SUVs REPAGINADAS QUE ATRAEM O VISITANTE


Evento que termina neste domingo (04) é programa para toda a família. Além de ver de perto os carros dos sonhos, público conta com programação de shows e outras atrações nos estandes

Os SUVs (Sport Utility Vehicle) ou mais facilmente conhecidos por utilitários esportivos, que conquistaram espaço na cena urbana das cidades do País, estão de cara nova no 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que vai até domingo (04/11), no Anhembi, em São Paulo. Nas versões, grande e compacta, as SUVs dominam os olhares do público do Salão, especialmente por atributos como segurança e estabilidade, garantidos em qualquer tipo de situação, na cidade ou na estrada.

A Chevrolet TrailBlazer é a sensação da GM. Ideal para viagens mais longas ou no perímetro urbano, o modelo apresenta suspensão traseira independente, 7 lugares, 2 opções de motor, 6 marchas e itens de conforto e segurança. Produzido no complexo industrial da GM em São José dos Campos, Interior paulista, é um tipo de veículo polivalente. A montadora ainda não divulgou o preço com que o modelo chegará ao mercado.

O Ford Ecosport, já comercializada em 100 países, que desembarcou  sua nova versão no Anhembi direto do Salão do Automóvel de Paris, chama a atenção pela  imponência do design.  Líder absoluto do segmento de utilitários esportivos desde o seu lançamento, o EcoSport da nova geração global traz um design revolucionário e estabelece um novo patamar em segurança, tecnologia e conectividade. Tudo aliado a conforto e alto padrão. Equipado com freios ABS, air bag duplo, direção elétrica, ar-condicionado, sistema multimídia SYNC. 

Já a Ford Edge 2013 se esmera em requinte e esportividade. O crossover de grande porte e de luxo ganhou 3 novas cores: azul Carmel, vermelho Vermont e marrom Dubai. Conta com sistema SYNC com My Ford Touch, tela de 5” sensível ao toque, CD player MP3 Sony, com 12 alto-falantes, entradas USB de vídeo e leitor de cartão, GPS com mapas de localidades do Brasil. Equipada com um comando de voz para funções de áudio, ar-condicionado, navegador e telefone, além de monitoramento da pressão dos pneus e chave programável MyKey. 

A Tiggo FL, da Chery é a mais recente versão do modelo, que foi o primeiro veículo lançado pela marca no Brasil. Em 2009, sofreu adaptações em seu design, "alinhado com a preferência do consumidor brasileiro", segundo a Chery do Brasil. Deve chegar às concessionárias, no primeiro semestre de 2013. A proposta da Chery de oferecer carros completos está contemplada na Tiggo FL. “O modelo tem 5 lugares, o espaço interno, o ABS, o controle de distribuição nas rodas e a conectividade são diferenciais que vem da fábrica.” diz Renan Prodocimo, do marketing da Chery.

O novo Grand Vitara da Suzuki chega ao Brasil com piloto automático. As mudanças no visual ficam por conta da grade frontal e do pára-choque dianteiro. Outro destaque são as rodas que passaram por inovação, padronagem  de tecido, opção multimídia e as versões com teto solar. O Grand Vitara - limited edition – é fabricado na exclusiva cor bronze , com acabamento interno em tecido e couro bege. 

O novo Hyundai ix35 Flex conquistou fãs em todo o Brasil, principalmente pelo motor flex, com 16 válvulas, 4 cilindros em linha, duplo CVVT (Comando de Válvulas Variável), sistema de freios e tração com controle de Declive DBC (Downhill Brake Control) e câmbio de seis velocidades. Botão start/stop e rodas de liga leve aro 18”. 
O Chrysler - Dodge Durango é um full size, de sete lugares que combina: conforto, segurança e tecnologia. Suspensão independente nas quatro rodas e tração integral permanente proporcionam a incomum mescla de potência e consumo baixo. Tem câmbio automático de cinco marchas e tração permanente nas quatro rodas (AWD), combinação que permite que o veículo se porte de maneira suave sobre qualquer condição de piso, além de apresentar comportamento dinâmico que supera as expectativas do condutor.  

Ainda compõe o time de SUVs, a fabricante indiana Haima, com o modelo Haima 7. De visual moderno e arrojado, o veículo é equipado com motor a gasolina de 2.0 litros (e 110 cv) e câmbio manual. O carro ainda conta com teto solar elétrico, retrovisores externos elétricos, indicadores de direção com LED, direção hidráulica, rádio com CD player e MP3. Rodas de liga leve, travamento central das portas, controle do sistema de som no volante, ar-condicionado, indicador de temperatura interna, mecanismo anti-esmagamento nos vidros de todas as portas, volante com revestimento em couro, estribo das portas com iluminação em LED, sistemas de freios ABS e EBD, barras de proteção nas portas, monitor da pressão dos pneus e duplo air bag. 

Mais informações
27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012 
Horário: 24 de outubro – das 14h às 22h (entrada até 21h) 
              25 de outubro a 3 de novembro – das 13h às 22h (entrada até 21h)  
              04 de novembro – das 11h às 19h (entrada até 17h)              

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo
www.salaodoautomovel.com.br <http://www.salaodoautomovel.com.br/

Redes Sociais
Twitter: twitter.com/salaoautomovel 
Blog: blogdosalao.com.br/ 

02 novembro 2012

SALÃO DO AUTOMÓVEL É DICA DE PASSEIO PARA FERIADO PROLONGADO


Evento acontece até domingo (04/11) e ingressos custam de R$ 45 a R$ 80; estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia e crianças até 5 anos não pagam
 
Paulistanos e turistas podem aproveitar o feriado prolongado para visitar o 27o. Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece até domingo (04/11), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, com ingressos que variam de R$ 45,00 a R$ 80,00 – crianças até 5 anos não pagam e estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia. Além de ver de perto as super máquinas, há programação garantida para toda a família nos estandes, que vai além dos carros.
 
Entre as atrações, o público pode conferir, sempre às 20h, shows no estande da GM: hoje (02/11) - Preta Gil; sábado (03/11) – Ana Carolina; e no domingo (04/11) o encerramento com grande festa com a Bateria da Escola de Samba Vai-Vai.
 
Há ainda performances com artistas, bailarinos, apresentações multimídia e atividades para crianças em Espaço Kids; diversos simuladores como o de Fórmula 1, no estande da Renault; o que reproduz uma pista de rally, na indiana Mahindra; e o de Fórmula Indy, na Honda. No estande da Chevrolet a diversão fica por conte de um autorama de stock car que utiliza a tecnologia de realidade aumentada, com o uso de óculos 3D. 
 

Mais informações

27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Data: de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012 
Horário: 25 de outubro a 3 de novembro – das 13h às 22h (entrada até 21h)  
               04 de novembro – das 11h às 19h (entrada até 17h)              

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo

Redes Sociais
Twitter: twitter.com/salaoautomovel 
Blog: blogdosalao.com.br/ 


01 novembro 2012

Voith apresentará nova máscara frontal para trens


A Voith, por meio da divisão Voith Turbo mostrará com destaque na Feira Negócios nos Trilhos, que será realizada pela UBM Brazil na próxima semana em São Paulo, a máscara frontal Galea. Disponível para trens com velocidade de até 200 km/h, a Galea combina nível máximo de segurança, flexibilidade, baixo peso e consumo de energia reduzido.

Produzida em fibra de vidro reforçada (GRP), que traz benefícios à aerodinâmica e diminui o peso, minimizando assim o consumo de energia, a máscara conta com elementos especiais de absorção estrutural, que absorvem a energia do impacto durante acidentes. Pode ser facilmente adaptada ao formato do veículo e também dispõe de proteção contra incêndio, sistemas antirruído e de isolamento térmico.

O visitante que passar pelo estande da Voith será recebido pelos profissionais para falar sobre suas novidades em sistemas de refrigeração para monotrilhos, sistemas de tração elétrica e sobre a máscara frontal.

Fornecedora de equipamentos para os principais projetos de ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos em andamento no Brasil, a Voith Turbo também comercializa engates Scharfenberg, transmissões, redutores de velocidade e radiadores que equipam metrôs, trens e VLTs (veículos leves sobre trilhos) em diversas cidades brasileiras.

Sobre a Voith Turbo: A Voith Turbo é uma divisão do Grupo Voith que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes, sistemas e serviços relacionados a acionamentos. Com atuação global nas áreas industrial, automotiva, ferroviária e naval, a unidade emprega mundialmente quase 6.000 colaboradores e obteve faturamento de 1,5 bilhão de euros para o ano fiscal de 2010/2011.

Sobre o 1º Congresso Metroferroviário Brasileiro: O Congresso é promovido pelas principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) e organizado pela CK Eventos.

Sobre a Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012): Realizada pela UBM Brazil, a 15ª edição da Feira Negócios nos Trilhos obteve um crescimento de 8% neste ano, com 100% da área disponível para exposição comercializada. A edição 2012 deve receber mais de 7.500 visitantes e cerca de 180 expositores. Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a Feira Negócios nos Trilhos, que faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil - é conhecida por reunir as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e principalmente, por ser palco de lançamentos das grandes novidades desenvolvidas pelo setor metroferroviário.
Sobre a UBM Brazil: No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de Feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios com sede em Londres. Nos mais de 30 países onde atua, a UBM constrói relacionamentos duradouros e oferece eventos que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global.

Serviço:
15ª Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012)
Data: 06 a 08 de novembro de 2012
Horário Exposição: 13 horas às 20 horas
Data: 6 de novembro das 13h45às 17h30
Data: 7 e 8 de novembro das 9h00 às 17h00
Local: Pavilhão Vermelho - Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo – SP

31 outubro 2012

Faturamento do setor de bens de capital cai 12,3% em setembro


O setor de bens de capital mecânico no mês de setembro de 2012 obteve o faturamento bruto real de R$ 6,1 bilhões, o que representa uma queda de 12,3% sobre o mês anterior. Na comparação com o mês de setembro do ano anterior, houve uma retração de 19,6% e no acumulado de janeiro a setembro de 2012, o setor acumula queda de 2,2% comparado com o mesmo período do ano anterior, alcançado hoje o valor de R$ 59,9 bilhões.

Esse resultado não foi de maior queda devido ao crescimento das exportações, uma vez que o mercado interno teve uma retração de 11,2 no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2011.

O consumo aparente, que representa o consumo total de máquinas e equipamentos no mercado nacional, fechou o acumulado de 2012 em R$ 84,6 bilhões, resultado 1,4% superior ao mesmo período do ano anterior, sendo que os importados representaram 60,1% desse valor, seguido do mercado interno 24,9% e da revenda e incorporação à produção de bens de capital importados 15%, o que evidencia a forte participação dos produtos importados no mercado doméstico.



Balança Comercial
Em setembro de 2012, as exportações alcançaram o total de US$ 1,2 bilhões, apresentando uma queda na comparação com o mês imediatamente anterior 3,4%. Quanto às importações, o resultado de setembro, US$ 2,2 bilhões, ficou 8,5% abaixo do total alcançado em agosto de 2012. Na comparação com setembro do ano anterior, essas variáveis, exportações e importações, tiveram um resultado de alta de 5,6% e queda de 4,7%, respectivamente.

O déficit da balança comercial de janeiro a setembro de 2012 foi de US$ 12,8 bilhões, 4,1% inferior ao resultado observado no mesmo período de 2011.



Carteira de pedidos e NUCI
No acumulado do ano, o número de semanas para o atendimento dos pedidos em carteira passou em média de 17,6 semanas em 2011 para 15,6 semanas em 2012, enquanto o NUCI passou de 81,6% para 75,3%.