PATROCINADOR

10 dezembro 2012

Viação Cometa investe R$ 78 milhões na renovação da frota


A Viação Cometa, maior empresa rodoviária do Estado de São Paulo, está investindo R$ 78 milhões na renovação da frota com a compra de 170 ônibus zero quilômetro entre 2012 e 2013.
Os veículos, todos Mercedes-Benz com carroceria Marcopolo (G7), já foram adquiridos e chegarão à empresa ao longo do próximo ano.

A Viação Cometa renova todos os anos até 20% de sua frota. O objetivo da empresa, que conta com mil ônibus, é sempre oferecer aos usuários um transporte confortável, seguro, econômico e regular. Em média, a Cometa transporta atualmente 1,2 milhão de passageiros por mês.

07 dezembro 2012

Natal ilumina agências Itaú em São Paulo


·         Decoração natalina da agência Itaú Personnalité completa 15 anos
·         São esperados 12 mil visitantes por dia na agência Personnalité da Paulista
·         Pelo segundo ano agência do Itaim terá decoração e outras ações
·         Além da decoração, Itaú Personnalité patrocina transmissão de concerto da Osesp via internet como presente de Natal

O Itaú inaugura amanhã, dia 7 de dezembro, a tradicional decoração de Natal da agência Personnalité na avenida Paulista. Como no ano passado, a agência localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck (Itaim Bibi) também receberá decoração especial.

O tema escolhido para este ano é “Espírito de Natal, venha viver essa experiência”. Papai Noel ganha vida como boneco animatronic, assim como nove ursinhos cantores. Um coral de 12 vozes trará canções que abordam o significado dos principais ícones natalinos, como as bolas, a árvore e o sino, entre outros. As apresentações, realizadas a cada 30 minutos, poderão ser vistas de sexta a domingo, das 18h30 às 21h30.

A decoração da agência Personnalité da av. Paulista é realizada desde 1997 e já faz parte do roteiro de turismo da cidade nesta época do ano. São esperados cerca de 12 mil visitantes por dia. O making-off da decoração, mostrando toda a movimentação para a montagem do cenário, está disponível na internet no www.itaupersonnalite.com.br/experiencia.

Parte das atrações da Paulista será replicada para a agência do Itaú da Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, esquina com a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Uma das grandes novidades na decoração é a projeção mapeada, que transformará as duas fachadas da agência em grandes telas de alta definição. Serão apresentadas quatro vinhetas diferentes que transmitem mensagens natalinas e desejam boas festas para quem passa pelo local.

Além das agências decoradas, o Itaú Personnalité ainda oferecerá outro presente à população: tornará possível, por meio de seu patrocínio, a transmissão de concerto da Osesp em 8 de dezembro, a partir das 16h30. Para assistir, basta acessar www.concertodigital.osesp.art.br

“A decoração das agências é uma tradição, um momento muito aguardado por nós do Itaú e também pela população. Queremos proporcionar aos visitantes uma experiência de Natal encantadora”, afirma Cristiane Magalhães, diretora de Marketing de Negócios do Itaú Unibanco.

Fazem parte da decoração da agência na avenida Paulista:
·         Árvore de Natal com 5,80 metros de altura
·         24 pinheiros de Natal com 2,20 metros de altura cada um
·         24 laços de 1,50 x 0,50 metros
·         4 mil bolas decorativas
·         3 mil flores bicos de papagaio
·         3 mil notas musicais
·         8 mil metros de microlâmpadas
·         90 refletores
·       6 km de microlâmpadas brancas distribuídas em franchas pela testeiras e varandas do prédio
·         27 estruturas de sino e laço com iluminação de LED
·         24 laços vermelhos
·         250 caixas de presentes
·         900 m de mangueira luminosa de LED

SERVIÇO:
Natal Itaú Personnalité – Paulista
Onde: Agência Trianon Av. Paulista, 1.811 (esquina com Al. Ministro Rocha Azevedo).
Quando: 7 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013.

Apresentações do coral: de sexta a domingo, a cada 30 minutos, das 18h30 às 21h30.


Natal Itaú – Itaim Bibi
Onde: Av. Pres. Juscelino Kubitscheck, 1.300 (esquina com a Av. Brig. Faria Lima)
Quando: 10 de dezembro de 2012 a 31 de dezembro de 2012.
Projeções de filmes: das 20h às 22h.

06 dezembro 2012

Impostômetro da ACSP chega a R$ 1,4 trilhão na madrugada desta sexta-feira (07)


O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará na madrugada desta sexta-feira (07), por volta da 1 hora da manhã, R$ 1,4 trilhão em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos brasileiros desde o 1º dia do ano.  

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, reafirma a necessidade de dar transparência aos impostos pagos. “Realizamos esta semana o ato ‘Não Veta, Dilma’. Queremos que a presidente sancione o Projeto de Lei 1472/2007, que servirá para informar o cidadão sobre os impostos pagos na hora da compra de bens ou serviços. Em 2011, essa marca de R$ 1,4 trilhão só foi alcançada em 13 de dezembro. Este ano o painel alcançará a mesma marca com seis dias de antecedência na comparação entre os dois períodos.” 

Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. 

Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.  Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marca R$ 1,4 trilhão Sexta-feira, 07 de dezembro de 2012, 1 hora da manhã Rua Boa Vista, 51 – Centro - São Paulo – SP / www.impostometro.com.br 


Boa Vista Serviços conquista certificação de maturidade em Gestão, Governança e Qualidade de Dados


Feito inédito no Brasil é alcançado pela Boa Vista Serviços, que tem como premissa gerenciar os seus dados como um ativo estratégico, seguindo as melhores práticas de gestão de dados existentes no mercado mundial

A Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção do Crédito), é a primeira empresa do Hemisfério Sul a conquistar a certificação de Maturidade em Gestão, Governança e Qualidade de Dados, concedida pela DAMA (Data Management Association), com o apoio da Data Project Consultoria.

Com a obtenção deste certificado, a Boa Vista confirma que tem implantado adequadamente, na sua gestão de Dados, o conteúdo das melhores práticas em Gestão e Governança de Dados contidas na publicação DAMA-DMBOK (Guia para o Corpo de Conhecimento em Gestão de Dados).

“A escolha pela implementação do DMBOK ocorreu pelo fato destas melhores práticas aportarem uma visão completa do ciclo de vida do dado na organização. Feito que vai ao encontro dos objetivos da empresa: ter por meio de gestão estratégica o dado tratado como um ativo e fator de diferenciação de serviços ao cliente”, explica Mario Faria, Chief Data Officer da Boa Vista.

Segundo Rossano Soares Tavares, sócio-diretor da Data Project Consultoria e presidente do Capítulo Brasil da DAMA, neste período a Boa Vista implantou Governança e Qualidade de Dados, Gestão da Arquitetura de Dados, Desenvolvimento de Dados e Gestão de Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI).

A Boa Vista concluirá as próximas etapas do DMBOK nos próximos meses. “Ao final, o programa terá trabalhado com dez áreas de inteligência do DAMA-DMBOK, e a Boa Vista terá um grau ainda maior de excelência e Maturidade”, complementa Tavares.

Com o encerramento das atuais etapas de implementação do DMBOK, a Boa Vista já começa a identificar melhorias significativas. “Entre as quais, funções, papéis e atividades bem definidos; processos estruturados; políticas e manuais de gestão em publicação; e, por fim, aperfeiçoamento da comunicação e maior integração entre as áreas”, complementa o gerente de Área de Arquitetura de Dados da Boa Vista, Célio de Figueiredo Baião Júnior.

“Com a implantação destas melhores práticas, a Boa Vista concretiza o seu modelo de governança de dados. Com isso, se diferencia cada vez mais no mercado em relação à qualidade dos seus dados”, explica Ronaldo Sachetto, superintendente de Governança e Qualidade de Dados da Boa Vista.

O selo e norma

O objetivo do selo e da norma Maturidade em Gestão, Governança e Qualidade de Dados é prover para as empresas estrutura de avaliação que permita o aprimoramento contínuo da gestão dos seus ativos de dados. O aprimoramento se dará por meio da aplicação permanente das melhores práticas em Gestão, Governança e Qualidade de Dados contidas no DAMA-DMBOK. O selo e norma são aplicáveis às áreas de Negócios e Tecnologia da Informação de todas as empresas, não importando o porte, quantidade de funcionários, faturamento, ramo de atividade e forma jurídica.
Sobre a Boa Vista Serviços

A Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), coloca ao seu alcance as melhores soluções para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É a única empresa do segmento de serviços de informações comerciais com controle nacional. São mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas e mais de 42 milhões de registros de transações.

A empresa também se destaca no mercado pela inovação e pelo contínuo investimento em tecnologia, além de sua capilaridade nacional conquistada por meio de parceria com mais de 2,2 mil entidades de classe, distribuidores, revendedores autorizados e escritórios regionais.

Com sua ampla oferta de soluções para todos os segmentos da economia, a Boa Vista também possui serviços e soluções que ajudam o brasileiro a cuidar bem do seu nome, prevenindo-se contra fraudes e a usar o crédito de forma sustentável. A Boa Vista Consumidor Positivo é uma vertical da empresa que possui serviços voltados exclusivamente para o consumidor, como a campanha “Acertando suas Contas”, maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País, o serviço de utilidade pública “SOS Cheques e Documentos”, que aumenta a prevenção contra fraudes, o serviço “Consulta de Débito” e diversas iniciativas de Educação Financeira.

A Boa Vista também apoia a efetiva implantação do Cadastro Positivo no país, contribuindo para que mais brasileiros tenham acesso ao crédito e os diferentes segmentos tracem suas estratégias de negócio a partir de uma melhor compreensão dos consumidores no mercado brasileiro.

Sobre a DAMA

Criada em 1980, nos Estados Unidos, a DAMA (Data Management Association) é a maior organização profissional neutra da indústria da Gestão de Dados, cujo objetivo é promover os conceitos e práticas de gestão de recursos de dados e informações. Atualmente a DAMA possui cinco mil membros associados e 60 capítulos em 22 países.

Sobre a Data Project Consultoria

É uma empresa orientada ao negócio de seus clientes e para isso presta serviços nas áreas de gestão de projetos, gestão empresarial, preparação para certificações ISO 9001, 27000 e 8000, treinamento para capacitação e certificação em projetos PMI-PMP e CAPM. É ainda a empresa fundadora da DAMA (Data Management Association) para o Brasil, para fomentar o conhecimento da governança de dados e da utilização das melhores práticas no país.

Oscar Niemeyer, ícone também para a “Marca País”


O professor de Relações Internacionais da Trevisan Escola de Negócios, Olavo Furtado, destaca a contribuição do arquiteto Oscar Niemeyer para o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, nossa “marca país”, como um símbolo de excelência em uma área com grandes nomes internacionais.

"Niemeyer foi um gênio em sua área, mas representou muito mais para o Brasil, elevando o País a um patamar de competência, fortalecendo a imagem de eficiência e abrindo portas para os negócios internacionais. Ele emprestou sua marca para tornar o País referência em arte e arquitetura e isso certamente contribuiu para nos trazer visibilidade no mundo, aumentando as nossas oportunidades, inclusive comerciais", analisa. 

LEGO participa do 8º Cine MuBE


No local, o público terá ajuda de artistas do A7MA e monitores
do Museu para criar uma escultura

LEGO, marca líder mundial em brinquedos de montar, terá uma participação especial no 8º Cine MuBE (Museu Brasileiro da Escultura)  Vitrine Independente. O festival, que revela e premia novos talentos do cinema nacional, será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, com entrada gratuita.
No último dia do evento, o público — em sua maioria, formado por famílias — que for até o museu conferir os filmes de curta metragem e as animações poderá conferir a área LEGO. Quem passar por lá entre 10h e 19h será convidado a produzir uma escultura com peças do brinquedo, contando com a ajuda de artistas do grupo A7MA — que trabalha com o desenvolvimento de práticas artísticas, educação e manifestações culturais — e monitores do Museu. 
Divertidos e educativos, os produtos da LEGO são conhecidos por desenvolver a imaginação, coordenação motora e raciocínio lógico das crianças. Desenvolvidos em plástico ABS, os tijolinhos de montar são atóxicos e resistentes, além de apresentar precisão no encaixe.
Serviço
Evento: Área LEGO no 8º Cine MuBE
Local: Museu Brasileiro da Escultura
Data: 8 de dezembro
Horário: das 10h às 19h
Entrada gratuita 

05 dezembro 2012

Indústria de implementos produz 14,3% menos em 2012 e fatura em torno de R$ 8,0 bilhões


O fraco desempenho do mercado de implementos em 2012 não tira o ânimo dos empresários da área que acreditam em crescimento das vendas em 2013

As indústrias fabricantes de implementos rodoviários das linhas leve (carroçarias sobre chassis) e pesada (reboques e semirreboques) – que respondem por mais de 70 mil empregos diretos – deverão terminar o exercício de 2012 com produção 14,3% abaixo da registrada em 2011.

O balanço do segmento de janeiro a outubro de 2012 mostra queda de 16,45% sobre os emplacamentos de igual período do ano passado. Durante os dez primeiros meses de 2012, a indústria comercializou 132.860 equipamentos, ante 159.016 unidades em igual período de 2011.

Do total emplacado, 42.785 unidades foram da linha pesada e 90.075 unidades da linha leve. O resultado representou uma queda de 14,18% e 17,48%, respectivamente, quando comparados aos 49.857 reboques e semirreboques e as 109.159 carroçarias sobre chassis licenciadas nos mesmos meses de 2011.

Apesar do resultado negativo, o setor reduziu as perdas nas vendas em relação ao resultado acumulado até setembro de 2012, que apontava queda de 16,92%. As vendas de outubro, quando foram comercializadas 13.463 unidades foram 27,7% superiores em relação a 10.544 unidades de setembro. Esse reaquecimento das vendas ocorreu devido a uma redução na taxa de juro de 5,5% ao ano para 2,5% ao ano no programa de financiamento para investimentos PSI-Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As exportações apresentaram resultado 16,6% maiores de janeiro a outubro, quando foram exportadas 4.710 ante 4.039 unidades em igual período de 2011.
De acordo com Cesar Pissetti, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), a indústria deverá terminar 2012 com 163.500 unidades emplacadas, uma estimativa que significará queda de 14,3% sobre os 190.823 emplacamentos realizados de janeiro a dezembro de 2011.

Do volume estimado para 2012, os modelos da linha leve (carroçarias sobre chassis) deverão representar 108.000 unidades, enquanto os da linha pesada (reboques e suas variações) deverão totalizar 55.500 unidades.

Da produção esperada para 2012, 158.000 unidades deverão ser comercializadas no mercado interno e 5.500 unidades exportadas. Esta distribuição será similar à registrada em 2011.

Em dia com o faturamento
Respondendo por aproximadamente 70 mil empregos diretos e indiretos, o setor de implementos rodoviários está encerrando 2012 com faturamento da ordem de R$ 8.0 bilhões. "No início de dezembro de 2011, havíamos previsto faturamento para 2011 da ordem de R$ 7,5 bilhões, ante os R$ 6,8 bilhões em 2010 (considerando-se as vendas dos equipamentos completos e peças). Para a nossa felicidade, minha estimativa ficou abaixo da expectativa, uma vez que o setor faturou aproximadamente R$ 9,6 bilhões”, comemora Pissetti.

Segundo o vice-presidente do SIMEFRE, vários fatores contribuíram positivamente no desempenho do setor de implementos rodoviários em 2012. Entre eles estão o IPI 0%, a disponibilidade de crédito (Finame / PSI ); os investimentos realizados em infraestrutura no Brasil; os projetos e obras que estão sendo executados nas cidades sedes que atenderão os jogos da Copa das Confederações a ser realizada em 2013 e Copa do Mundo em 2014. A boa performance do agronegócio e commodities agrícolas; as obras de construção civil pertencentes ao PAC II do Governo Federal e os incentivos fiscais para aquisição de bens de consumo.

Quanto aos pontos negativos que atrapalharam os empresários da área no exercício que termina, Pissetti aponta a infraestrutura logística insuficiente; a falta de competitividade no exterior; a lenta recuperação americana e crise na região do Euro; a entrada do Euro V (Proconve P-7) e principalmente o PIB (Produto Interno Bruto) de 2012 que deverá fechar próximo a 1,5%.
Perspectivas para 2013
Pissetti diz que os empresários do setor de implementos estão confiantes quanto ao mercado em 2013. Se tudo correr dentro do previsto, o faturamento deverá alcançar a casa dos R$ 8,5 bilhões a R$ 9 bilhões e as vendas ficarão em torno das 172,6 mil unidades, das quais 167.000 unidades abastecerão o mercado doméstico e 5.600 unidades serão exportadas. Diante desta realidade, o setor com capacidade instalada para fabricar entre 210 mil e 215 mil unidades por ano estará trabalhando com ociosidade e bastante folga para atender a eventual aumento de demanda.

Segundo o vice-presidente do SIMEFRE, os empresários do setor de implementos esperam que em 2013 a economia brasileira volte a crescer e o PIB fique entre 4% a 5%; que o governo e as financeiras disponibilizem financiamentos acessíveis para os negócios da área; a realização das previsões de crescimento do agronegócio; que seja mantido o câmbio nos patamares atuais e a manutenção e finalização das obras para atender aos eventos esportivos previstos no País.

Pissetti acredita que os principais fatores que deverão interferir positivamente no bom desempenho do setor fabricante de implementos no próximo ano são: a continuidade dos projetos e obras para a Copa 2014; a boa performance do agronegócio, mantendo o Brasil, como maior produtor mundial de soja em 2012/2013; a construção civil aquecida (PAC II); nova lei de descanso dos caminhoneiros; obrigatoriedade da instalação do ABS em caminhões, ônibus e semirreboques (2013/14) e a retomada da economia – crescimento do PIB entre 4% a 5%.

No caso dos pontos que influirão negativamente no setor, o executivo aponta os gargalos logísticos; custos trabalhistas; restrição de crédito; lenta recuperação americana e crise na região do Euro e volta do IPI de 5% (não confirmado).

Para Pissetti, as atividades que tendem a ter maior incremento em 2013 são: construção civil, infraestrutura, agricultura e a retomada da indústria. Enquanto que os equipamentos que deverão apresentar maior demanda são: Carga seca,Graneleiro, Basculante, Sider, Silo e Carrega-tudo, impulsionados pelos fatores citados anteriormente.