PATROCINADOR

12 janeiro 2013

IVECO VENCE A SÉTIMA ETAPA E MANTÉM LIDERANÇA NO RALI DAKAR


  • Gerard De Rooy conquista sua quinta vitória e permanece em primeiro lugar na classificação geral da competição, com 22min08s de vantagem em relação ao segundo colocado.
  • Mais dois caminhões Iveco marcaram presença entre os 10 primeiros da sétima etapa: o italiano Miki Biasion chegou com seu Trakker Evolution II em 5º, e o holandês René Kuipers foi o 10º colocado com o Trakker Evolution III.
 
O caminhão Iveco Powerstar guiado pelo holandês Gerard De Rooy venceu a sétima etapa do Rali Dakar 2013, disputada ontem (11/01) entre as cidades de Calama, no Chile, e Salta, na Argentina. Tendo como cenário a Cordilheira dos Andes, mais dois caminhões Iveco marcaram presença entre os 10 primeiros colocados ao final da especial de 220 km: o italiano Miki Biasion, com seu Iveco Trakker Evolution II, chegou em 5º lugar, e o holandês René Kuipers ficou com a 10º posição com o Iveco Trakker Evolution III.

Com a altitude variando entre 3.400 e 4.000 metros, o cenário da sétima etapa teve um deslocamento de 534 quilômetros e uma especial de 220 quilômetros, que oferecia a possibilidade dos caminhões acelerarem. Gerard De Rooy teve trabalho com os buggies da categoria de Carros: “Alguns desses veículos me seguraram durante um bom tempo no começo do trecho especial, e não me deixavam ultrapassá-los. Em trechos rápidos, eles me passavam, mas em terrenos ruins, eles ficavam muito lentos. O dia de hoje (11/01) foi uma lição sobre desperdício de tempo. Além disso, os trechos com pedras estavam muito perigosos, e tivemos que dirigir cuidadosamente”. 

O Iveco Powerstar número 500 de De Rooy chegou a sua quinta vitória no Dakar com o tempo de 02h02min21s, 01min09s à frente do segundo colocado. A disputa foi movimentada: Gerard largou em primeiro, mas teve problemas com a lentidão dos buggies e ficou em quarto lugar, a 10 segundos da primeira posição. De maneira paciente, ele foi ultrapassando os buggies e os caminhões adversários. Após 113 quilômetros de especial, ele conseguiu assumir a ponta da etapa, permanecendo em primeiro até o final. Na classificação geral, De Rooy é líder, com o tempo acumulado de 19h26min06s, e uma vantagem de 22min08s sobre o segundo lugar.  

Além do modelo Powerstar, mais dois caminhões Iveco figuraram entre os 10 primeiros da sétima etapa. O Iveco Trakker Evolution II número 507, do italiano Miki Biasion, conquistou o 5º lugar, e subiu quatro posições na classificação geral, indo do 19º lugar para o 15º. Já o holandês René Kuipers foi o 10º colocado do sétimo dia com o Iveco Trakker Evolution III número 514, e manteve-se na 9ª posição do ranking geral da categoria de Caminhões. 
O francês Joseph Adua chegou na 58ª posição da sétima etapa com seu Iveco Trakker número 519, e na classificação geral manteve-se em 23º. Já o holandês Hans Stacey, que sofreu um acidente na sexta etapa (capotando do topo de uma duna com 100 metros de altura), não conseguiu recuperar seu Iveco Trakker Evolution III e está fora do rali. 

A oitava etapa será disputada neste sábado, dia 12/01, entre as cidades argentinas de Salta e San Miguel de Tucumán. O deslocamento será de 393 quilômetros, e a especial de 155 quilômetros. O percurso será dividido em duas seções com diversos cenários, com cânions e cactos que colorem esta região com as cores vermelha e verde. Há 150 quilômetros de área que lembram o “Velho Oeste” norte-americano, e regiões ainda desconhecidas para os competidores, onde os terrenos são arenosos e traiçoeiros. 

11 janeiro 2013

Associação Brasileira das Empresas de Táxis Aéreos aponta a falta de fiscalização do transporte aéreo clandestino como uma das causas de aumento no número de acidentes


De acordo com a ABTAer (Associação Brasileira das Empresas de Táxi Aéreo), dois problemas podem ser apontados como diretamente relacionados ao aumento de acidentes aéreos em 2012, ambos ligados ao transporte aéreo clandestino (aeronaves particulares não homologadas para transporte remunerado de pessoas e cargas). O primeiro seria as deficiências nos órgãos reguladores, tais como regras imprecisas, inadequadas e genéricas para a aviação particular. Segundo a entidade, há menos exigências para a operacionalização de aeronaves particulares do que é exigido para o taxi aéreo. A segunda seria a ausência de fiscalização por parte da ANAC para combater esse tipo de transporte aéreo clandestino.


Por conta dessas duas situações, a entidade destaca a grande quantidade de aeronaves particulares sendo usadas clandestinamente como táxi aéreo por todo Brasil e também em eventos de projeção internacional como na etapa da Fórmula 1 realizada em São Paulo em novembro do ano passado.

De acordo com o levantamento oficial, a aviação civil brasileira registrou em 2012 um total de 168 acidentes, o que representa o maior número de acidentes em sua história e supera em 5,6% os casos ocorridos em 2011. Apesar desse aumento no número de acidentes, as tragédias que ocorreram durante o ano passado causaram 71 mortes, frente às 90 registradas em 2011. Os dados são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) que revelou também que 146 dos acidentes registrados em 2012 envolveram aviões, enquanto outros 22, helicópteros.

“Estamos cobrando maior fiscalização das autoridades, mas temos visto muitas aeronaves particulares sendo usadas por pilotos nas horas vagas para serviços de táxi aéreo”, disse o Comandante Milton Arantes, presidente da ABTAer. Segundo ele, estas aeronaves não são tão rigorosamente fiscalizadas como são os táxis aéreos e ninguém sabe quem é o piloto, se tem habilitação para voar aquele tipo de aeronave, por exemplo. “Os transportadores clandestinos pousam onde nós, táxis aéreos regulamentados, sabemos que não é permitido e não é seguro e ainda fazem o serviço por preço menor, ludibriando o consumidor que muitas vezes nem sabe o risco que corre.”

Em relação às regras impostas à aviação geral, Arantes afirmou que a entidade vem trabalhando junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para ajustar aquilo que é incoerente e compreender o que é impreciso, mas ainda há muito a ser feito.

Atualmente, existem 183 empresas de táxi aéreo no Brasil, gerando 250 mil empregos diretos e uma arrecadação de impostos federais superior a R$ 1 bilhão. Com uma frota de 1536 aeronaves (tanto as chamadas asa fixa quanto rotativa – helicópteros), estas empresas transportaram 1,3 milhão de pessoas em 2010, realizando 211.984 voos por todo país.

Saiba mais sobre a ABTAer
A ABTAer é uma organização não governamental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, composta atualmente por mais de 50 membros associados. A entidade nasceu há dois anos e meio da iniciativa dos empresários do setor, que buscam a solução para os problemas que atingem esse segmento. O objetivo da ABTAer é interagir com os Órgãos Reguladores da Aviação Civil e apoio político, visando mitigar os problemas e dificuldades que atingem a categoria. Mais informações sobre a ABTAer em www.abtaer.com.br

Campus Party materializa networking com palco Cross Space


Novidade desta edição da Campus Party, a ação reunirá jovens talentos, startups, educadores, palestrantes e aceleradoras em um espaço descontraído voltado para negócios e educação.

A Campus Party Brasil, maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo, traz também um estímulo à vocação empreendedora dos participantes desta importante reunião de mentes criativas, que será realizada entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Idealizado para ser um espaço de encontro de diferentes públicos e iniciativas, sobretudo vinculadas ao empreendedorismo, ensino e inovação, o palco Cross Space chega nesta edição do evento como uma materialização do networking. Através de diversas atividades, o Cross Space promove a troca de experiências entre empreendedores criativos, além de colocar startups cara a cara com investidores e aceleradoras. Esta é a oportunidade de conhecer projetos que precisam de talentos, discutir educação inovadora, interagir com palestrantes, além de participar de desafios que farão aflorar o poder criativo dos participantes.

O ambiente de troca é obviamente potencializado pelo clima descontraído do evento. A ideia é usar o poder disruptivo produzido pela reunião de milhares de talentos no Anhembi para divulgar e estimular o surgimento de novas boas ideias.

“O empreendedorismo sempre esteve presente na Campus Party. O Cross Space é um espaço inédito onde os campuseiros terão a oportunidade de apresentar suas ideias para um público qualificado, receber orientações e dicas de profissionais e educadores, além estar em contato com aceleradoras ou possíveis investidores”, afirma Carolina De Marchi, gerente de conteúdos da Campus Party Brasil.

Programação do Cross Space

Com grande sucesso na edição de julho de 2012 da Campus Party Recife, o Campus Beta será reeditado e ampliado. A versão customizada do evento Slumdog Beta, que reúne startups e investidores em dinâmicas e bate-papos informais, terá espaço na programação especial do Cross Space com quatro atividades em três formatos diferentes. Um deles é o Place your bets, que apresentará ao mercado startups de grande potencial nas correntes B2B (startups voltadas para empresas) e B2C (startups voltadas ao consumidor final). Cerca de 600 campuseiros, investidores e pessoas relevantes do mercado poderão votar em uma das startups selecionadas usando uma ficha de pôquer, dando a chance de tornar este pessoal conhecido como a aposta da vez. Já no Service Alley, startups poderão conhecer empresas especializadas em oferecer serviços específicos para este mercado. Finalmente, durante o Ninja Day os campuseiros terão a chance de entrar em contato com quem precisa de um desenvolvedor, designer ou expert em geral.

Além disso, os participantes também poderão debater sobre os ideais da Wikipedia e sua influência no futuro da educação. O espaço ainda abrigará os Bate-Papos Empreendedores Criativos todas as noites, trazendo à Campus um pouco do programa que reúne pesquisa, informação, qualificação profissional e uma rede nacional de empresários e profissionais em busca de inovação, novas referências e ferramentas para o desenvolvimento de negócios criativos, adequados à sua realidade.

E como se não faltassem estímulos para participar desta ação especial, como parte UK Season no Brasil, o palco contará com a presença de uma delegação de empreendedores britânicos que desembarcam no Brasil para conhecer o cenário digital do nosso país e trocar experiências com os campuseiros.

Confira a agenda completa do Cross Space na Campus Party:

Mais novidades sobre conteúdos, inscrições e agenda da Campus Party Brasil 2013 estão disponíveis no site oficial www.campus-party.com.br.

SERVIÇO:
Campus Party Brasil - 6ª Edição
De 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013
Centro de Exposições Anhembi Parque
Avenida Olavo Fontoura
São Paulo - SP

Acompanhe!

Sobre a Campus Party
A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo! Criada há 16 anos na Espanha, ela atrai anualmente geeks, nerds, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e Entretenimento Digital. Ao longo de cinco dias, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única porque, neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. São momentos em que é possível interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e, através de seus palcos, acompanhar e analisar as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra mágica.

10 janeiro 2013

Lufthansa prorroga promoção na classe executiva para a Europa e as passagens a partir de US$ 3259 podem ser compradas até 14 de janeiro


A Lufthansa decidiu estender a promoção de passagem aérea na Classe Executiva para a Europa. Agora é possível efetuar a compra até 14 de janeiro e viajar de 21 de janeiro a 30 de abril, pagando US$ 3259 pelo bilhete de ida e volta para vários destinos na Europa, como por exemplo, Paris. A promoção exclui as viagens entre 22 de março e 4 de abril, o período da Páscoa.

As tarifas também estão reduzidas na Classe Executiva para destinos no Oriente Médio, como Cairo, por exemplo. Para a rota São Paulo – Cairo, os preços variam a partir de US$ 4847. O mesmo vale para a Ásia. São Paulo – Hong Kong pode ser comprado por US$ 6647 ida e volta em classe executiva.

Graças aos acordos de cooperação com a TAM, é possível embarcar também de outras cidades brasileiras em voos de conexão. Entre elas: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Foz do Iguaçu, Londrina, Porto Alegre, Recife e Vitória.

A Lufthansa voa diariamente de São Paulo para Munique e para Frankfurt, além dos dois voos, partindo da capital paulista, a companhia aérea tem voos diretos do Rio de Janeiro para Frankfurt. Dos dois centros de distribuição (Munique e Frankfurt), a empresa oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Mais informações e reservas em www.lufthansa.com  

08 janeiro 2013

SANDISK FORTALECE FOCO EM NEGÓCIOS DE SSD



  • Novo SanDisk Ultra Plus SSD e X110 adicionados à linha de produtos SSD

  • Novo canal “SanDisk for Business” para ampliar a disponibilidade de SSDs da SanDisk

  • U100 SSD da SanDisk será utilizado no novo Transformer Book da ASUS

A SanDisk Corporation (NASDAQ: SNDK), líder mundial em soluções de armazenamento de memória flash, anunciou hoje novos produtos, um novo canal de distribuição  e um novo projeto para notebook, todos voltados para o fornecimento dos benefícios de tecnologia avançada de unidade de estado sólido (SSD) da SanDisk para um número maior de consumidores.  

“Com os anúncios de hoje, fica claro que a SanDisk está fazendo tudo que está ao seu alcance para fornecer tecnologia de liderança no setor de SSD para nossos consumidores,” disse Kevin Conley, vice-presidente sênior e gerente geral de soluções em armazenamento para o cliente. “A SanDisk oferece agora a mais ampla linha de produtos SSD da indústria, com um portfolio completo de produtos para consumidores, OEMs e empresas. Estamos também ampliando o nosso alcance com um novo canal de distribuição e continuando a ver a forte aceitação do cliente do nosso mais recente projeto com o Transformer Book da ASUS.”

Dois Novos SSDs Lançados
A SanDisk anunciou hoje dois novos produtos de SSD – o SanDisk Ultra® Plus SSD para o canal de varejo e o SanDisk X110 SSD para clientes - OEM.

O SanDisk Ultra Plus SSD é ideal para consumidores que querem acelerar a inicialização, o desligamento, a transferência de dados e o tempo de carregamento dos aplicativos de seus computadores ou notebooks. A baixa latência do drive SATA 3.0 possibilita uma rápida resposta, mesmo com uma carga de trabalho pesada, e a sua velocidade de leitura consistentemente alta é ideal para aplicativos de leitura intensiva, tais como consumo de multimídia.

A unidade oferece velocidade de leitura sequencial de até 530MB/seg. e velocidade de gravação sequencial de até 445MB/seg1, fornecendo uma experiência de computação rápida e responsiva. Além disso, por não possuir partes móveis, o SSD é mais durável do que as unidades de disco rígido tradicionais e consome menos energia, dessa forma, maximizando a vida útil da bateria. A unidade encontra-se disponível agora na Amazon.com e na Microcenter.com com capacidades de 64GB, 128GB e 256GB2 com preços de varejo sugeridos no mercado americano de $74,99, $109,99 e $219,99, respectivamente. Além disso, o Ultra Plus pode ser encontrado na Newegg.com com capacidades de 128GB e 256GB.  
                                                              
O SanDisk X110 SSD permite aos fabricantes originais de notebook e tablet (OEM) projetar sistemas rápidos e responsivos com os fatores de formas finas e elegantes que os consumidores desejam. O X110, sucessor do popular SanDisk X100 SSD , fornece velocidade sequencial de leitura/gravação rápida e aleatória e emprega uma arquitetura de baixo consumo de energia que reduz significativamente a energia consumida pelo dispositivo nos modos de baixo consumo de energia. A unidade está disponível agora em um fator de forma SATA de 2,5” para integração fácil em sistemas vendidos por fabricantes originais (OEMs).

A SanDisk está construindo os dois novos SSDs utilizando a sua tecnologia líder da indústria de 19 nanômetros (nm), que é o menor e mais avançado nó de processo de fabricação.

Novo Canal de Distribuição para Oferecer SSDs para um Maior Número de Clientes
A SanDisk também divulgou hoje um novo canal mundial de distribuição, o “SanDisk for Business,” que oferece SSDs para OEM e de nível empresarial para revendedores de valor agregado (VARs), integradores de sistemas e revendedores de mercado direto (DMRs). O novo canal de distribuição da SanDisk está direcionado a uma porção mais ampla do mercado, oferecendo tecnologia SSD SanDisk de alta qualidade para empresas de pequeno e médio porte, um segmento de mercado em crescimento para SSDs. Mais Informações sobre o canal de distribuição da SanDisk podem ser encontradas no endereço businesspartners.sandisk.com.

ASUS Seleciona SSD da SanDisk para Novo Notebook Conversível           
Além dos novos produtos e do novo canal de distribuição, a SanDisk também anunciou hoje um novo projeto para a sua tecnologia de SSD. A empresa anunciou que o  SanDisk U100 SSD está sendo utilizado pela ASUS no Transformer Book da ASUS, o primeiro notebook do mundo com um tablet destacável. O Transformer Book da ASUS utiliza um SanDisk U100 SSD para armazenamento ultra rápido e de alta capacidade com um design compacto que permite encaixe perfeito no notebook superfino e elegante. O SSD altamente responsivo melhora significativamente o desempenho do Transformer Book, permitindo que os usuários inicializem com rapidez e carreguem os aplicativos de forma rápida. Seu fator de forma mini mSATA permite o fator de forma conversível inovador do notebook.


Unidades de Estado Sólido da SanDisk 

A SanDisk oferece um portfólio completo de produtos SSD  para os clientes do varejo, OEM e corporativos.

Os produtos de varejo incluem a solução de cache SanDisk ReadyCache SSD  que oferece aos consumidores um modo fácil e econômico para dar nova vida aos seus computadores; o SanDisk Ultra Plus SSD; e, o SanDisk Extreme® SSD apresentando o máximo de desempenho para jogadores e demais usuários frequentes de computador.

Os produtos OEM incluem o U100 SSD para desempenho a custo reduzido e fatores de forma que podem ser personalizados; o X110 SSD apresentando o máximo em desempenho e capacidade de armazenamento para fabricantes de PC desktops e notebooks; e, o dispositivo de armazenamento integrado SanDisk iSSD, para um fator de forma SSD SATA integrado. Todos os modelos estão disponíveis como SSDs independentes ou soluções  de cache dual drive.

Dentro da linha de produtos empresariais SanDisk, os  SSDs Lightning®  fornece a mais ampla gama de soluções em design de sistemas flexíveis na nuvem e data center no setor. As unidades oferecem excelentes velocidades  de input/output (I/O), além de desempenho previsível e confiabilidade. A SanDisk também oferece soluções em software para clientes empresariais para melhorias de desempenho ainda maiores. A família de software FlashSoft da empresa acelera o cache de dados ativos, enquanto  o desempenho de aplicativos de banco de dados é melhorado com o software Membrain da SanDisk.

Rally Dakar - Equipe Can-Am América do Sul dita ritmo entre os quadris e UTVs

Chileno Sebastián Palma é primeiro da classe Quadriciclos 4x4 e décimo na geral, enquanto o brasileiro Reinaldo Varela se destaca diante dos UTVs


A dunas de Pisco, no Peru, foram o cenário da segunda etapa do Rally Dakar, realizada neste domingo com 327 quilômetros de percurso, sendo 242 de trechos cronometrados. A equipe Can-Am ditou ritmo na prova, destacando o chileno Sebastián Palma em 12º lugar dos quadriciclos com o Can-Am Renegade 800 Xxc. O resultado manteve o piloto na primeira colocação da classe 4x4 e décimo na geral, de acordo com os resultados extra-oficiais. Diante dos UTVs, o brasileiro Reinaldo Varela foi o mais rápido da segunda etapa. 


“Sem dúvida o resultado foi bom, mas este é apenas o começo. A corrida é muito longa”, lembrou Palma, que se sentiu bem nas dunas peruanas. “Foi divertido e de pouco desgaste físico e mecânico. Mantive um ritmo constante para estar entre os melhores pilotos”, continuou. Barry Cruces foi outro destaque da equipe Can-Am, com o 16º lugar na segunda etapa e na classificação geral dos quadris. 

Entre os UTVs, Reinaldo Varela colocou em ação as suas habilidades de bicampeão mundial dos carros da categoria T2 e foi o mais rápido do dia a bordo do Can-Am Commander 1000. “O veículo é extremamente prazeroso de dirigir, o piloto segue sem tomar sustos porque ele passa por todos os obstáculos com tranquilidade”, comentou o experiente piloto. 

O terceiro dia de disputas do maior rali do mundo, marcado para esta segunda-feira, promete mais desafios em terreno arenoso. O destino será a cidade de Nazca, no Peru, com 343 km (243 de especiais). Com 14 etapas, o Rally Dakar 2013 passa ainda pela Argentina e pelo Chile, palco da chegada no dia 19 de janeiro. A corrida será formada por 8574 km no total, sendo 4155 de especiais. 

Resultados extra-oficiais
2ª Etapa Rally Dakar 
Quadriciclos
1 - PATRONELLI MARCOS (ARG) - 3:02:40
12 - PALMA SEBASTIÁN (CHL) - 3:33:34 - Can-Am Renegade 800 Xxc
16 - BARRY CRUCES (CHL) - 3:39:18 - Can-Am Renegade 800 Xxc
23 - FERNÁNDEZ MARCELO (ARG) - 3:46:02 - Can-Am Renegade 800 Xxc
24 - CLAVIGLIASSO CLAUDIO (ARG) - 3:54:28 - Can-Am Renegade 800 Xxc
25 - RAMIREZ RODRIGO (CHL) - 3:54:56 - Can-Am Renegade 800 Xxc
29 - MARTÍNEZ DIMETRY DIEGO (BOL) - 4:22:56 - Can-Am Renegade 800 Xxc
30 - MARTINEZ SAUCEDO LEONARDO (BOL) - 4:26:36 - Can-Am Renegade 800 Xxc 
32 - VINET RICARDO (CHL) - 4:45:25 - Can-Am Renegade 800 Xxc 

Carros e UTVs
1 - PETERHANSEL (FRA)/COTTRET (FRA) - 2:35:38
48 - REINALDO VARELA (BRA) - 3:53:40 - Can-Am Commander 1000
75 - LOPEZ BALART (CHL) / SCHOLZ VERGNOLLE (ARG) - 4:53:17 - Can-Am Commander 1000

Resultados acumulados
Quadriciclos
1 - PATRONELLI MARCOS (ARG) - 3:50:45
10 - PALMA SEBASTIÁN (CHL) - 4:24:29 - Can-Am Renegade 800 Xxc
16 - BARRY CRUCES (CHL) - 4:30:58 - Can-Am Renegade 800 Xxc
21 - FERNÁNDEZ MARCELO (ARG) - 4:40:57 - Can-Am Renegade 800 Xxc
23 - CLAVIGLIASSO CLAUDIO (ARG) - 4:47:23 - Can-Am Renegade 800 Xxc
24 - RAMIREZ RODRIGO (CHL) - 4:51:36 - Can-Am Renegade 800 Xxc
28 - MARTINEZ SAUCEDO LEONARDO (BOL) - 5:22:41 - Can-Am Renegade 800 Xxc 
29 - MARTÍNEZ DIMETRY DIEGO (BOL) - 5:27:31 - Can-Am Renegade 800 Xxc
32 - VINET RICARDO (CHL) - 5:50:35 - Can-Am Renegade 800 Xxc 

Carros e UTVs
1 - PETERHANSEL (FRA)/COTTRET (FRA) - 3:00:20
52 - REINALDO VARELA (BRA) - 4:29:40 - Can-Am Commander 1000
76 - LOPEZ BALART (CHL) / SCHOLZ VERGNOLLE (ARG) - 5:29:32 - Can-Am Commander 1000

7/1 – 3ª Etapa
Pisco - Nazca (Peru)
Deslocamentos - 100 km 
Especial - 243 km 
Total do dia – 343 km 




Receita Federal libera amanhã consulta ao lote da malha fina


A maioria dos pagamentos - mais de 73% - são relativos ao exercício de 2012

Contribuintes que não receberam restituição em nenhum dos seis lotes liberados até dezembro devem ficar atentos, pois a Receita Federal libera amanhã, 8/1, a consulta ao lote multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (exercícios 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008). A previsão é que no próximo dia 15 de janeiro R$ 198.029.004,42 sejam pagos a mais de 107 mil contribuintes, referentes a restituições de aos lotes residuais do exercício de 2008 (ano calendário de 2007) a 2012 (ano calendário de 2011). 

A maioria dos pagamentos - mais de 73% - são relativos ao exercício de 2012, totalizando R$ 144.471.523,86. De acordo com Mauro Moraes, especialista em Gestão Tributária e Fiscal da empresa de software contábil Alterdata, os contribuintes podem contar com a mobilidade para ter acesso ao lote. "Além do telefone 146, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal e instalar aplicativos que facilitam a consulta via smartphones e tablets", lembra Moraes. 

O site da Receita Federal para consulta da restituição é http://www.receita.fazenda.gov.br. A Receita alerta que a restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.