Müller garantiu sua contratação para a vaga aberta no cockpit do Audi RS 5 DTM
depois de um desempenho bastante forte nos testes que fez com o carro.
"Nós vínhamos observando a carreira do Nico há algum tempo. Ele completou
algumas centenas de quilômetros com nosso carro de DTM e deixou uma impressão
muito boa. Estou confiante que logo ele estará totalmente adaptado ao
carro", disse o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich.
Dieter Gass, chefe da Audi Sport no DTM, também destacou o trabalho com seu
novo pupilo. "Nico tem um perfil que se enquadra com o da Audi, tanto em
termos de velocidade, quanto em personalidade. Não tenho dúvidas que é um
importante reforço para o DTM. Estou confiante no desempenho dele e espero que
ele possa surpreender nesta sua primeira temporada".
Para o piloto, o acordo com a Audi para disputar a temporada 2014 do DTM
significa a realização de um sonho perseguido há muito tempo. "Eu assisto
o DTM desde criança, e desde que testei o carro da Audi pela primeira vez -
senão desde antes disso - eu tenho sonhado com a oportunidade de correr
nele", disse Müller. "O DTM está entre os campeonatos mais
profissionais e populares em todo o mundo, e, sem dúvida, faz parte da lista de
desejos de praticamente todos os pilotos. Por isso me sinto honrado pela
confiança da Audi em mim para pilotar um RS 5 DTM".
Nico Müller é um piloto experiente com carros velozes. A temporada 2013 foi a
sexta de sua carreira em monopostos, e ele disputou a World Series 3.5 em um
carro de 530 cavalos de potência. Foi o quinto colocado na classificação geral,
com duas vitórias no ano - uma delas, inclusive, no principado de Mônaco.
"Acho que a maior novidade para mim nem é a potência do motor, mas ter um
teto em cima do capacete", brinca o piloto. "Mas é uma questão de
tempo para isso se tornar natural". Os objetivos para sua temporada de
estreia carregam otimismo: "A competitividade no DTM é enorme e, por isso,
não é fácil marcar pontos. Tenho que aprender tudo rapidamente e de forma
constante. Depois, figurar entre os Top-10 na segunda metade do
campeonato".
Filipe Albuquerque defenderá a Audi em Le Mans
Enquanto Nico Müller se prepara para sua estreia no DTM, o português Filipe
Albuquerque passa para as competições de Endurance depois de três anos no
certame alemão. O piloto, de 28 anos de idade, defenderá a Audi nas competições
de LMP e GT. Seu primeiro desafio será nos dias 25 e 26 de janeiro, quando
disputará as 24 Horas de Daytona a bordo de um Audi R8 LMS da equipe Flying
Lizzard Motorsport. Entretanto, não será sua estréia na prova norte-americana.
Filipe venceu a categoria GT em Daytona no ano passado.
A bordo dos Audi R18 e-tron quattro que disputam o Campeonato Mundial de
Endurance (FIA WEC), Albuquerque fará duas provas: as 6 Horas de
Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 03 de maio, e as 24 Horas de Le Mans (França)
nos dias 14 e 15 de junho. O piloto já testou o carro da categoria LMP1 e falou
de seu novo desafio. "Mal posso esperar: vou correr as 24 Horas de Le Mans
em um Audi R18 e-tron quattro, o melhor carro, na maior corrida do mundo. Tenho
uma série de novas tecnologias para me adaptar, como o sistema híbrido, a
tração integral, mas estou feliz em poder contar com parceiros de equipe
experientes nesse assunto".
Perfil
Nome: Nico Müller
Data de nascimento: 25 de fevereiro de 1992
Naturalidade: Thun (SUI)
Residência: Blumenstein (SUI)
Solteiro
Altura/Peso: 1.85 m/ 73 kg
Estreia no automobilismo: 2004 (piloto Audi a partir de 2014)
Carreira
2004-2007 - Kart
2006 - Vice-campeão suíço (categoria Júnior)
2007 - Campeão da Copa Bridgestone (categoria KF3)
2008 - 5º colocado na Fórmula Renault 2.0 da Suíça; 3º colocado no Campeonato
Italiano de Inverno de Fórmula Renault (melhor estreante)
2009 - Campeão suíço de F-Renault 2.0; 11º colocado da F-Renault Eurocup
2010 - 3º colocado na GP3 Series (melhor piloto europeu)
2011 - 4º colocado na GP3 Series
2012 - 9º colocado na World Series by Renault 3.5
2013 - 5º colocado na World Series by Renault 3.5
2014 - DTM (Audi RS 5 DTM)