PATROCINADOR

18 março 2014

Grupo Lufthansa fortalece rentabilidade e ganha altitude

Score em curso: grupo é bem-sucedido na melhora do resultado
● Lucro operacional normalizado aumenta 62% e chega a 1,042 bilhão de euros
● Grupo relata resultado operacional de 697 milhões de euros
● Resultados principalmente dos negócios da Passage e da Technik se desenvolvem positivamente

● Acionistas deverão receber dividendo de 2013

A Deutsche Lufthansa AG foi bem-sucedida na almejada melhora do resultado. Ajustado pelos efeitos não-recorrentes, o lucro operacional aumentou 62% em comparação ao ano anterior, chegando a 1,042 bilhão de euros (ano anterior: 643 milhões de euros). O lucro operacional relatado chegou a 697 milhões de euros. No ano anterior, havia sido de 839 milhões de euros. A comparação dos resultados relatados, porém, não é expressiva, já que o resultado relatado no ano anterior tinha por base principalmente os rendimentos únicos da transferência das operações da Austrian Airlines, ao mesmo tempo em que o resultado de 2013 foi onerado com os custos de reestruturação e de projeto de instalação dos novos assentos Lufthansa Business Class.
O faturamento do Grupo Lufthansa se manteve estável em 30,0 bilhões de euros (ano anterior: 30,1 bilhões de euros). O resultado do grupo, que no ano anterior também contara, entre outros, com um lucro de 631 milhões de euros proveniente da venda de cotas da Amadeus IT Holding S.A., foi menor, como esperado, chegando a 313 milhões (ano anterior: 1,2 bilhão de euros).
Christoph Franz, presidente da Deutsche Lufthansa AG, disse: “Nos últimos dois anos, fortalecemos a rentabilidade do Grupo Lufthansa. A melhora no desenvolvimento do resultado se baseia nos negócios com passageiros, onde todas as empresas aéreas registraram nítido aumento. Este desenvolvimento é sustentável. Ele se apoia na constante melhora da estrutura de custos e nos investimentos bilionários em novos produtos e serviços. O retorno dos clientes está sendo extremamente positivo. E essa evolução no nosso principal negócio nos incentivou a sugerir à assembleia geral o pagamento de um dividendo de 45 centavos de euros por ação.”

Lufthansa e Germanwings fortalecem rentabilidade e aumentam lucro
A Lufthansa e a Germanwings aumentaram seu lucro operacional no ano passado para 265 milhões de euros – um aumento de 240 milhões de euros e a melhora de resultado mais visível do grupo. Descontados os custos de reestruturação, o aumento chegou a 340 milhões de euros. Para tanto, contribuíram a execução consistente de projetos Score na Lufthansa, entre eles a transferência do tráfego direto fora dos centros de distribuição Frankfurt e Munique, para a Germanwings. Os novos aviões continuamente inseridos na frota são equipados com produtos de cabine de última geração em todas as classes de viagem, o que aumenta a satisfação dos clientes e também contribui para melhorar o resultado. Além disso, essas aeronaves de última geração são sensivelmente mais silenciosas e eficientes no consumo de combustível e se destacam por custos operacionais menores. Só em 2013, o grupo encomendou 167 aviões novos no valor de 23 bilhões de euros. Ao mesmo tempo em que as receitas por assento-quilômetro oferecido (RASK) regrediram levemente devido ao câmbio e ao crescimento desproporcional na Economy Class, os custos por assento-quilômetro oferecido (CASK) foram reduzidos mais ainda, aumentando sensivelmente o resultado.
O total dos negócios de passageiros evoluiu positivamente em 2013 e contribuiu com 495 bilhões de euros (ano anterior: 556 milhões de euros, inclusive efeitos não-recorrentes) para o resultado operacional. A Swiss participou substancialmente com 226 milhões de euros, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Em 2013, a Austrian Airlines obteve lucro pela primeira vez desde seu ingresso no Grupo Lufthansa e sem a ajuda de efeitos especiais. A empresa registrou lucro 178 milhões de euros menor, de 25 milhões de euros, em 2013.  O resultado positivo do ano anterior, porém, era devido exclusivamente aos efeitos não-recorrentes em relação à transferência das operações para a Tyrolean Airways.
Lufthansa Technik e LSG Sky Chefs obtêm resultados recordes
As áreas de negócios do grupo foram lucrativas em 2013. A Lufthansa Technik e a LSG Sky Chefs obtiveram com resultados operacionais de 404 milhões de euros (ano anterior: 328 milhões de euros) e 105 milhões de euros (ano anterior: 101 milhões de euros) respectivamente, o melhor resultado da história de cada empresa. E na área de negócios Serviços de TI, o grupo conseguiu aumentar o lucro operacional de 20 milhões de euros em 2012 para 36 milhões de euros – um aumento de 80%.
A gestão efetiva de custos garantiu à Lufthansa Cargo um resultado positivo, apesar da fraca demanda do mercado e da permanente pressão de preços no mercado de carga. 
Apesar da retração de 9% no faturamento, a empresa manteve estável a margem operacional. A área de negócios Logística obteve lucro operacional de 77 milhões de euros (ano anterior: 105 milhões de euros).
Grupo segue inabalável na reestruturação e espera outro aumento do resultado operacional para 1,3 a 1,5 bilhão de euros em 2014
"O Score segue seu curso. Alcançamos nossas metas de lucro e reestruturação para 2013. E criamos condições que nos permitirão continuar aumentando nosso lucro nos próximos anos. Estamos elaborando outras medidas para melhorar o resultado, a fim de saber lidar também com as adversidades”, disse Simone Menne, diretora de finanças e serviços de aviação da Deutsche Lufthansa AG.
O grupo fez uma mudança na política de amortização que deverá influenciar o resultado operacional a partir de 2014. Assim como já fizeram muitas de suas concorrentes, a empresa aumentou o período de amortização dos aviões de 12 para 20 anos e reduziu o valor contábil residual de 15 para atuais 5% do preço de compra. Com essa mudança, o tempo efetivo de utilização e a desvalorização dos aviões serão ajustados de forma sustentável e constarão corretamente no balanço. No novo exercício, o resultado operacional aumentará 340 milhões de euros em decorrência da nova sistemática de amortização; em 2015, o aumento será de 350 milhões de euros.
A mudança do método de amortização dos aviões não tem efeito material sobre a situação econômica do grupo. Os efeitos serão meramente contábeis. “Por isso, o Score continua tendo como objetivo um aumento sustentável do lucro operacional de 1,5 bilhão de euros em comparação a 2011”, disse Menne. Traduzido para o objetivo do resultado, porém, isso significa que o grupo quer aumentar o lucro operacional para 2,65 bilhões de euros até 2015. A política de dividendos, que também é medida pelo resultado operacional, deverá ser reavaliada em decorrência da mudança. Simone Menne disse: “Vamos reavaliar nossa política de dividendos durante o ano em curso. Mas já está claro que nossos acionistas deverão participar adequadamente do nosso lucro.”
Para o ano em curso, o grupo continua contando com uma evolução geral positiva dos negócios. Assim como em 2013, o lucro maior deve vir principalmente dos negócios de passageiros. O resultado operacional normalizado, portanto, deverá aumentar mais uma vez cerca de 40% e deverá ficar entre 1,7 e 1,9 bilhão de euros em 2014. O resultado operacional ajustado do Grupo Lufthansa, inclusive custos de reestruturação e projetos, deverá ficar entre 1,3 e 1,5 bilhão de euros no final do ano. Christoph Franz disse: “Estou convicto de que o Grupo Lufthansa e seus funcionários serão bem-sucedidos ao se afirmar num segmento que muda e se consolida em ritmo alucinante.
A empresa ganhou sensivelmente em dinamismo e acrescenta valor – para clientes, funcionários e acionistas na mesma medida. O Grupo Lufthansa e suas empresas estão preparados para os desafios futuros.”

Grupo Lufthansa

Janeiro-Dezembro
2013             2012
Alteração
Receitas do faturamento
Milhões de €
30.028
30.135
-0,40%
destas: receitas do tráfego
Milhões de €
24.565
24.793
-0,90%
Resultado da atividade empresarial
Milhões de €
849
1.622
-47,70%
Resultado operacional
Milhões de €
697
839
-16,90%
Efeitos não-recorrentes
Milhões de €
345
-196

Resultado operacional normalizado***
Milhões de €
1.042
643
62,10%
Margem operacional comparável*
em %
3
3,3
-0,3p.
Resultado do grupo
Milhões de €
313
1.228
-74,50%
Investimentos
Milhões de €
2.499
2.343
7%
Fluxo de caixa operacional
Milhões de €
3.290
2.842
15,80%
No de funcionários em 31.12.

118.214
116.95777
1.257
Resultado por ação
0,68
2,68
-2

*) Resultado operacional somado à liquidação de provisões dividido pelo faturamento
**) Valores do ano anterior ajustados devido à alteração das normas de balanço do IAS 19
***) Resultado operacional descontados os custos de reestruturação e de projetos (-345 milhões de euros) e efeitos não-recorrentes positivos contidos no resultado do ano anterior (+325 milhões de euros)
O ano de 2013 em números
O faturamento em 2013 permaneceu estável com 30,0 bilhões de euros, 0,4% a menos do que no ano anterior. Ao todo, os rendimentos empresariais do grupo no período analisado retrocederam levemente para 32,2 bilhões de euros, uma redução de 2,4%. As receitas do tráfego diminuíram 0,9%, para 24,6 bilhões de euros. Os custos empresariais não mudaram no ano passado e ficaram em 31,4 bilhões de euros (- 0,1%). Os custos de combustível diminuíram 334 milhões de euros, para 7,1 bilhões de euros, uma redução de 4,5%. Neles, está incluído o resultado da garantia de preços de menos 125 milhões de euros. As taxas ficaram 0,3% aquém do valor do ano anterior devido ao menor número de voos.
Em 2013, o Grupo Lufthansa obteve um resultado operacional de 697 milhões de euros. De acordo com as normas de balanço alteradas do IAS 19, o resultado operacional do ano anterior relatado originalmente foi ajustado em 315 milhões de euros para fins de comparação. O resultado calculado dessa forma para 2012 ficou em 839 milhões de euros.
O resultado do grupo foi de 313 milhões de euros, uma retração de 915 milhões de euros. O resultado por ação baixou para 0,68 euros.
No período analisado, o Grupo Lufthansa investiu 2,5 bilhões de euros, 156 milhões de euros a mais do que no ano anterior. Destes, 2,1 bilhões de euros foram destinados à modernização e manutenção da frota. O fluxo de caixa operacional foi de 3,3 bilhões de euros, o fluxo de caixa livre (fluxo de caixa operacional menos investimentos líquidos) de 1,3 bilhão de euros. O grupo registrou um endividamento de crédito líquido reduzido em 256 milhões de euros de 1,7 bilhão de euros em 2013 A quota de capital próprio é de 21,0% após aplicação das novas normas de balanço (IAS19), o que corresponde a um aumento de 4,1 pontos percentuais.

O relatório anual para o exercício de 2013 está disponível na internet sob www.lufthansagroup.com/investor-relations. 

ABIMAQ cria ‘GT Aeroespacial e Defesa’ em São José dos Campos

Entidade quer fortalecer a cadeia produtiva do setor e explorar novos mercados
 A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos lança, no próximo dia 18 de março, o ‘Grupo de Trabalho do Setor Aeroespacial e Defesa’, em São José dos Campos. A entidade dará posse à diretoria durante nas instalações da Sede Regional da ABIMAQ no Vale do Paraíba, (Rod. Presidente Dutra, Km 138), ocasião em que estarão reunidos representantes de todas as empresas integrantes.
O grupo é constituído por empresas associadas à entidade de classe, fornecedoras do setor aeroespacial e defesa e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do setor. Os membros se reunirão uma vez por mês na Sede Regional da ABIMAQ no Vale do Paraíba, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Segundo o presidente do GTAero, José Wilmar de Mello, diretor da ThyssenKrupp Autômata, a cidade tem uma forte concentração de empresas do setor aeronáutico brasileiro e por isso o movimento para a estruturação do grupo aconteceu de forma natural, como um desejo em comum do empresariado.
O setor vive um momento promissor e os empresários vislumbram grandes projetos e desafios, o que demanda planejamento. “Essa atividade voltada para a indústria aeronáutica ainda está em desenvolvimento no Brasil. Tudo começou há 20 anos com a Embraer e agora, com a criação do GTAero, temos certeza que o leque de oportunidades será ainda maior para as empresas”, garante Mello.
As companhias que compõem o grupo precisam estar na vanguarda desse mercado e ampliar os horizontes. A ideia é criar massa crítica e estar sempre à frente das necessidades. A consolidação do fornecimento para o mercado externo também é um dos grandes desafios.

O vice-presidente regional da ABIMAQ, Mário Sarraf, está otimista com o início dos trabalhos. “Estamos dando o pontapé inicial em um projeto de extrema importância para a cadeia produtiva do setor. Vamos usar este projeto como um exemplo do que somos capazes de fazer quando colocamos nossos cérebros e nossos corações a serviço de uma ideia que é o desejo e a esperança de um grupo”, enfatiza.

17 março 2014

Imposto de Renda 2014: brasileiros que utilizarem Certificado Digital receberão declaração pré-preenchida com dados validados pela Receita

e-CPF dispensa espera por declarações de rendimentos; Serasa Experian ensina passo a passo e oferece desconto para aquisição do e-CPF até 31 de março

São Paulo, 17 de março de 2014 – Cerca de 27 milhões de brasileiros podem ter menos trabalho ao preencher a Declaração de Imposto de Renda deste ano. A Receita Federal confirmou que todos os brasileiros que utilizarem certificado digital na entrega da declaração deste ano poderão contar com o documento pré-preenchido, apenas para a realização de eventuais ajustes e correções. Com o e-CPF, da Serasa Experian, o cidadão consegue agilizar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração.
Já adotado em outros países, o modelo de declaração pré-preenchida facilita o processo para o contribuinte, ao evitar que ele precise aguardar por declarações de rendimentos das empresas para as quais trabalha para preencher o documento – os dados são fornecidos pela própria Receita, a partir das informações a ela enviadas pelas fontes pagadoras. Assim, o contribuinte precisa apenas realizar eventuais ajustes ou a adição de informações na declaração. O modelo também evita possíveis erros de digitação ou preenchimento, reduzindo as chances de que a declaração seja retida por contradições ou inconsistências nos dados.
Para ter acesso à declaração pré-preenchida, o contribuinte deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), na página da Receita Federal. Basta entrar no site – www.receita.fazenda.gov.br – munido de seu certificado digital e, na parte superior da tela, observar o campo “Acesso ao e-CAC”. Basta clicar sobre o botão indicando “Certificado Digital”: o contribuinte já está no portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita.
 Em seguida, é preciso escolher a opção “Declarações e Demonstrativos”, logo abaixo do cabeçalho. Ao clicar no botão, é aberto outro painel de opções – no qual o contribuinte deve procurar por “Declaração Pré-Preenchida”, abaixo do subitem “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”.
Ao clicar em “Declaração Pré-Preenchida”, outra página no site é aberta, com as opções “Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física Pré-Preenchida” e “Programa Gerador e Receitanet”. Basta escolher a primeira opção. O contribuinte será levado a outra página, onde haverá a possibilidade de fazer o download do arquivo com a declaração já preenchida, por meio do botão “Recuperar”.
Com o arquivo baixado, basta importa-lo por meio do programa da declaração do imposto de renda, para que o contribuinte faça então a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos, efetuando possíveis alterações, inclusões ou exclusões das informações necessárias. Após a declaração, o e-CPF também permitirá o monitoramento de todo o processo da declaração pela página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), bem como a correção imediata de eventuais inconsistências. Também é possível utiliza-lo para visualizar informações sobre declarações anteriores, verificando possíveis pendências, parcelando débitos ou retificando pagamentos.
Com o objetivo de ajudar o contribuinte no preenchimento e facilitar a entrega e o acompanhamento da declaração, a Serasa Experian oferece até 31 de março um desconto de 30% na aquisição do kit completo do certificado digital e-CPF, com validade de 3 anos. Para participar da promoção, o interessado pode acessar o site www.certificadodigital.com.br ou entrar em contato por meio do telefone 0800 773 7728. A Serasa Experian conta com vasta experiência na emissão de certificados digitais de todos os tipos, tendo sido a primeira autoridade certificadora privada a ser habilitada no Brasil, há mais de dez anos. Somente nos últimos três anos, período em que o uso do Certificado Digital se massificou no país, a Serasa Experian já emitiu mais de 2 milhões de unidades.
Tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital, o Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que identifica o usuário, de modo semelhante ao reconhecimento de firma, possuindo validade jurídica. Além disso, a tecnologia assegura o sigilo e a autenticidade das informações, garantindo confiabilidade, privacidade e a integridade dos dados.

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Certificação Digital
A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. De modo semelhante ao reconhecimento de firma, mas no meio digital, o Certificado Digital possui validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.
Mais uma vez demonstrando seu pioneirismo, a Serasa Experian foi a primeira autoridade certificadoras privada – há mais de dez anos – habilitada para a emissão de Certificados Digitais, promovendo a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos. Ainda hoje, é uma das líderes de mercado no que se refere à tecnologia e a maior em vendas diretas ao consumidor.
Para mais informações, acesse: http://www.certificadodigital.com.br
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.


Para mais informações, visite www.experianplc.com

Espaço Inovação AUTOCOM 2014 seleciona empresas

Aentropico, BGA, Orcajo, 8X Digital, Wonq e Corollarium são as seis soluções inovadoras selecionadas para o Espaço inovação AUTOCOM 2014, organizado pelo Instituto de Tecnologia do Software e Serviços (ITS) com o apoio da Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC), organizadora da Autocom 2014 - 16ª Feira e Congresso Internacionais de Automação do Comércio e Tecnologia para o Varejo.

Criado há dez anos, o Espaço Inovação tem como meta identificar soluções inovadoras que atendam o setor, promovendo e facilitando a inserção destas inovações no mercado de comércio e varejo, oferecendo às empresas a oportunidade e o acesso aos compradores e tomadores de decisão do setor.

Esta será a primeira edição do Espaço Inovação na área de Comércio e Varejo. As participantes são start ups e pequenas empresas inovadoras – com soluções (hardware, software ou serviço) que se aplicam à automação do comércio e tecnologia para o varejo.

As soluções selecionadas

  • Aentropico - DataApps: proporciona gestões inteligentes e análises precisas das suas principais fontes de dados, revelando insights escondidos que te ajudam a tomar decisões melhores dia após dia. Os DataApps permitem que o usuário identifique áreas onde pode haver aumento de venda, redução de custos e mais produtividade para as áreas do Varejo e Logística. Os resultados envolvem resposta às necessidades dos clientes e fornecimento de informações essenciais para alavancar o negócio.
  • BGA – LISTO: plataforma de pagamento móvel simples que unida à ferramenta MyCheck é um Sistema de PDV e pagamentos móveis integrados, que permite ao usuário ver e pagar a conta diretamente pelo seu celular. Evitando a clonagem e fraudes do cartão de credito com as maquinas de cartão de credito e dando maior segurança para o cliente e para o estabelecimento comercial. O sistema possui o maior nível de segurança do mercado – PCI Compliant Level 1, para atender os mais altos padrões de segurança das informações de nossos consumidores.
  • Orcajo - ConsultaCadastral.com permite às micro, pequena e média empresas agilidade na avaliação de fraudes financeiras, realiza verificações de dados cadastrais e de anotações negativas (pendências financeiras, protestos, cheques sem fundos, ações judicias, falências). A solução acessa o maior bando de dados de crédito via webservice do mundo fora dos Estados Unidos, detendo o mais extenso banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômicos. O uso dessas informações consistentes e abrangentes de marketing e crédito, scorings e ratings avançados e completos permite um resultado ainda melhor para os negócios, possibilitando a tomada mais rápida de decisões, com menor risco e maior rentabilidade.
  • 8X Digital -  WebTV: solução econômica em treinamento e comunicação interna nas empresas, transmiti ao vivo e em tempo real, para um número infinito de pessoas e em qualquer parte do mundo, palestras, conferências e qualquer tipo de comunicação que precise ser feita à distância, tendo a internet como veículo prático e econômico para a transmissão dos conteúdos. As vantagens que a solução permite envolvem economia de tempo e com custos de viagens, hospedagem, aluguel de salas de reunião etc. A WebTV é fácil de ser planejada e executada e requer menos recursos físicos e logísticos do que uma transmissão convencional. Possibilita, ainda, maior flexibilidade e mobilidade para os funcionários assistirem à transmissão, podendo estar todos juntos num grande auditório ou individualmente num local com acesso à internet e maior interatividade.
  • Wonq: Aplicativo para tablet que permite que o vendedor de lojas do varejo cadastre vendas perdidas por falta de estoque. A solução também auxilia o vendedor a concluir essa venda com a ferramenta de reserva, na qual ele informa o produto que o cliente deseja comprar. Assim que o item chega à loja, o cliente recebe um SMS informando-o de que seu produto já está lá, pronto para ser retirado. Fornece relatórios customizados com dados importantes sobre o negócio que ajudam o gestor a fazer previsões coerentes com a demanda do mercado.
  • Corollarium - Virtuactor: simulador 3D para treinar e avaliar colaboradores e processos, é uma solução focada em treinamento. Rápido e prático, o software é customizável às necessidades dos clientes, por mais complicado que seja o cenário. Isso é possível, porque a empresa faz modelos 3D das suas máquinas e ambientes a partir de fotos, usando tecnologia própria para reconstrução, a Camera360. Como resultado, a empresa desenvolve o simulador em questão de dias ou semanas, com custo abaixo do das outras alternativas disponíveis no mercado e capaz de emitir relatórios de altíssima qualidade.

Sobre o Espaço Inovação

O Espaço Inovação é um estande coletivo dentro de eventos de tecnologia, criado e coordenado pelo Instituto de Tecnologia do Software de São Paulo (ITS).  A seleção das empresas participantes é feita pós-inscrição por um comitê formado por autoridades na área de TI e de negócios. Para se inscrever e se tornar potencial participante do Espaço Inovação, a empresa deve ser brasileira, com capital majoritariamente nacional; apresentar solução inovadora (hardware, software ou serviço) e que seja aplicada ao setor. Além disso, a solução não pode ser propriedade de outra empresa para a qual atua na qualidade de representante. Além disso, a empresa candidata deverá dispor de solução apta a ser apresentada e/ou demonstrada e comercializada por ocasião do evento.

Sobre a AUTOCOM 2014

A 16ª Feira e Congresso Internacionais de Automação do Comércio e Tecnologia para o Varejo será realizada de 08 a 10 de Abril de 2014, das 14h às 21h, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, na capital paulista.

O evento contará com a presença de fabricantes, softwarehouses, distribuidores, revendedores, empresas de suprimentos, identificação, coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além dos usuários destas soluções, os varejistas. Paralelamente à exposição acontecerá o Congresso Internacional de Automação do Comércio e Tecnologia para o Varejo. 

Dia Mundial da Água: Projeto aposta em professores de escolas públicas para a preservação das águas

Projeto Rios Voadores quer conscientizar crianças e adolescentes de todo o País sobre a importância de preservar as florestas para proteger as águas

O fenômeno denominado “rios voadores”, massas de ar úmido que trazem vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil e da América do Sul, é a inspiração de uma nova campanha educacional que será lançada pelo Projeto Rios Voadores na próxima sexta (21/3), na Escola da Natureza, em Brasília (DF). A iniciativa, patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, consiste em transformar conteúdo científico e ambiental em material de fácil compreensão do público jovem e infantil por meio da capacitação de professores da rede pública de ensino. A distribuição de material didático específico conta com uma novidade: o livro Rios que voam, de Yana Marull. O objetivo é despertar a conscientização de crianças e adolescentes sobre o papel das florestas – e de cada árvore – na preservação das águas doces do Brasil. No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água.

O projeto teve início em 2007, com a ideia de aproximar o público em geral aos resultados de pesquisas científicas (em curso há três décadas) sobre a floresta amazônica e o regime de chuvas no Brasil. Numa parceria com cientistas brasileiros renomados, como os professores Enéas Salati e Antonio Nobre, o piloto aventureiro Gérard Moss percorreu principalmente a Amazônia e o Centro-Oeste coletando amostras de vapor de água em um pequeno avião adaptado. A análise das amostras no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) teve o objetivo de levantar mais dados técnicos sobre os rios voadores oriundos da Amazônia, conhecidos assim devido ao enorme volume de água que transportam na forma de vapor. A umidade provem da evapotranspiração das árvores da floresta amazônica (com 5,5 milhões de km²), e tem forte impacto no clima do Brasil.

Educação ambiental
Segundo o piloto e ambientalista Gérard Moss, diretor do Projeto Rios Voadores que promove oficinas de formação para professores de escolas públicas sobre o tema desde 2011, o interesse em assuntos ambientais começa com crianças cada vez menores. Justamente para abraçar também o público infanto-juvenil, o projeto vai capacitar professores com materiais exclusivos direcionados às crianças. Através dos professores, o projeto multiplica o conhecimento e gera esperança na conservação das florestas e das águas do Brasil. Serão beneficiados alunos desde a educação infantil até o ensino médio. Nestas primeiras oficinas, cerca de 200 professores (das disciplinas de ciências e geografia) serão capacitados no DF em parceria com a Escola da Natureza.

“Com o lançamento do livro Rios que voam, temos agora um material colorido e cativante para as crianças pequenas. Nossa meta é alcançar milhares delas, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, mas também em outras regiões do Brasil. Nossa intenção é que até mesmo os pequenininhos entendam e sejam mais conscientes da importância da floresta, e mesmo da árvore em frente à sua casa, que também faz sua parte para fornecer vapor de água para a atmosfera”, diz Gérard, que acompanhou o treinamento de 625 professores em ações anteriores do projeto, os quais repassaram a matéria para mais de 80 mil alunos nos últimos três anos.

País de água
Para o aventureiro suíço, naturalizado brasileiro, que ficou conhecido em todo Brasil por ser o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em um motoplanador, apesar da decepção com a falta de comprometimento do mundo com a Rio+20, o Brasil possui vantagem em relação à sustentabilidade. No entanto, é preciso mais informação e conscientização entre seus próprios cidadãos.

“O Brasil é o país campeão de chuvas no mundo (com o volume de 15.200 km³ de água por ano) graças à existência de dois elementos: a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes. A evapotranspiração das árvores da floresta lança vapor de água para a atmosfera. As massas de ar úmido, ou rios voadores, são empurradas ao oeste e encontram a barreira natural da cordilheira, onde são desviadas rumo ao sul.”, explica.

“Da mesma forma que todos conhecem as peculiaridades climáticas da sua respectiva região (época das chuvas ou da estiagem), é importante que entendam a dinâmica que influencia o clima do país e sua sustentabilidade. O Brasil é um país de água, mas em certas regiões, não podemos nos dar o luxo de desperdiçá-la. Onde não há água suficiente, pelo motivo que for, precisamos dar mais valor e respeito a ela e à vegetação”, avalia Gérard, ao destacar que uma árvore de grande porte da Floresta Amazônica é capaz de produzir mais de mil litros de água por dia.

Para o piloto de 58 anos, o Dia Mundial da Água significa não somente refletir sobre o uso da água, mas comemorar a existência da Floresta Amazônica, que funciona como uma imensa bomba d’água. “Temos que reconhecer o papel da floresta no conforto das nossas vidas, mesmo para quem vive bem longe da Bacia Amazônica. No Brasil, temos o luxo de abrigar a maior floresta tropical do mundo no nosso quintal, e vale a pena refletir sobre as consequências sérias que seria perdê-la para sempre”, comenta.

“A agricultura em outros países grandes, como a China e os Estados Unidos, não é sustentável porque depende bastante de água do subsolo, bombeada de profundidades cada vez maiores, para irrigar o cultivo. No Brasil, apenas 5% da agricultura usam irrigação mecanizada e 95% se beneficiam das chuvas que caem gratuitamente do céu. Devemos dar mais valor à abundância de chuva que temos no Brasil, pensando no futuro e preservando a floresta que fornece uma boa parte da umidade que se transforma em precipitações. Vale a pena derrubar as árvores para eventualmente, um dia, ficar com escassez de água? Acho que o Brasil é o único país do planeta que, em longo prazo, seja capaz de fornecer alimentos para países como a China e a Índia, com acelerado crescimento populacional e sem os recursos de água que nós temos.”, conclui.

Aprendizado lúdico
Para a diretora da Escola da Natureza, Lêda Bhadra, a parceria com o projeto tem sido satisfatória tanto para alunos quanto para professores de Brasília. Segundo ela, a iniciativa faz toda a diferença no aprendizado. Desde 1997, a escola é voltada para o atendimento de professores, alunos e projetos ligados ao tema ambiental, com atividades diárias.

“Com esse tipo de iniciativa o professor se sente mais seguro e com mais propriedade para trabalhar, e de forma diversificada e lúdica com seus alunos. É uma oportunidade de trabalhar de forma diferenciada e sair um pouco do comum, com um material que é bastante rico”, afirma.

Livro Rios que Voam
O livro infanto-juvenil Rios que Voam traz em suas 24 páginas ilustrações divertidas e textos enxutos que explicam o fenômeno dos rios voadores e seu impacto na relação com o ser humano e a natureza. Escrito e ilustrado pela jornalista Yana Marull, que possui experiência na cobertura de matérias comportamentais e sobre o meio ambiente, a obra também conta com colaboração de Margi Moss. Além de reflexões sobre a conservação da água e das florestas, o livro traz ainda curiosidades diversas como, por exemplo, como ocorre o processo de evaporação da água, a formação das nuvens e da chuva.

Serviço:
Lançamento e capacitação - Projeto Rios Voadores
Data: 21/03/2014 (sexta)
Hora: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h
Local: Escola da Natureza - Centro de Referência em Atividades de Educação Ambiental da SEDF
Endereço: Parque da Cidade (portão 5)
Telefone: (61) 3901-7756 / 3901-8137

Patrocínio master: Programa Petrobras Socioambiental, da Petrobras

ABRACE recebe doação de Corel Draw Home & Student

Software será utilizado por adolescentes e adultos com deficiência mental no laboratório de inclusão digital; produto foi entregue à instituição pela Corel e pela Boxware, distribuidora da empresa no Brasil

A ABRACE (Associação Brasileira para o Adolescente e a Criança Especial) acaba de receber uma doação do software profissional de design e projetos gráficos Corel Draw Home & Student. A doação é uma iniciativa conjunta da empresa canadense Corel (www.corel.com) e da distribuidora paulista Boxware (www.boxware.com.br) e irá ajudar a equipar os computadores do laboratório de inclusão digital da instituição.
“É uma doação maravilhosa”, diz Albino Nadaes Campos, Presidente do Conselho Diretor da ABRACE. “O Corel Draw Home & Student irá contribuir muito na programação de atividades propostas pelos nossos profissionais para desenvolvimento dos alunos com recursos de informática”.
Segundo Albino, parte dos software serão utilizados também pela área administrativa para produção das peças de comunicação da ABRACE. “Agora poderemos produzir um material com maior qualidade, rapidez e menor custo para apresentação nos eventos que agendamos anualmente para captação de recursos”. 
A ABRACE (www.associacaoabrace.org.br) é uma entidade social de caráter filantrópico e sem fins lucrativos que tem por missão atender de forma integral jovens e adultos com deficiência mental, desenvolvendo programas educacionais voltados para a profissionalização, qualidade de vida, inclusão social e exercício da cidadania. Hoje, a instituição atende 57 jovens e adultos, com apoio às respectivas famílias.
Sobre a Boxware
Fundada em 2009, a Boxware é referência em distribuição de software para os mercados corporativo e de varejo. Através de parcerias com 14 fabricantes internacionais, a empresa representa e distribui no Brasil softwares de primeira linha, garantindo atendimento one-to-one a seus revendedores e apoio personalizado para divulgação e comercialização dos produtos. Atualmente, a Boxware conta com mais de 50 famílias de software em seu portfólio, distribuídos ao mercado local por uma rede com mais de 200 revendedores e pontos comerciais como redes de livrarias e lojas físicas e virtuais de itens de informática. Na web, a empresa está em www.boxware.com.brwww.facebook.com/BoxwareDistribuidora

Sobre a Corel
A Corel é uma das principais empresas de software do mundo, oferecendo alguns dos produtos gráficos, de produtividade e de mídia digital mais conhecida do setor. Com o mais abrangente portfólio de softwares inovadores, a Corel ficou conhecida por oferecer soluções que são fáceis de aprender e usar, ajudando as pessoas a atingir novos níveis de criatividade e de produtividade. O reconhecimento do setor ocorreu na forma de centenas de prêmios por inovação, design e valor agregado. Usadas por milhões de pessoas do mundo todo, as linhas de produtos da Corel incluem CorelDRAW® Graphics Suite, Corel® Painter™, Corel® PaintShop® Pro, Corel® VideoStudio® e Corel® WordPerfect® Office. Para obter mais informações sobre a Corel, visite o site www.corel.com.