Score em curso: grupo é bem-sucedido na
melhora do resultado
● Lucro operacional
normalizado aumenta 62% e chega a 1,042 bilhão de euros
● Grupo relata resultado
operacional de 697 milhões de euros
● Resultados principalmente
dos negócios da Passage e da Technik se desenvolvem positivamente
● Acionistas deverão
receber dividendo de 2013
A Deutsche Lufthansa AG foi bem-sucedida na almejada melhora
do resultado. Ajustado pelos efeitos não-recorrentes, o lucro operacional
aumentou 62% em comparação ao ano anterior, chegando a 1,042 bilhão de euros
(ano anterior: 643 milhões de euros). O lucro operacional relatado chegou a 697
milhões de euros. No ano anterior, havia sido de 839 milhões de euros. A comparação
dos resultados relatados, porém, não é expressiva, já que o resultado relatado
no ano anterior tinha por base principalmente os rendimentos únicos da
transferência das operações da Austrian Airlines, ao mesmo tempo em que o
resultado de 2013 foi onerado com os custos de reestruturação e de projeto de
instalação dos novos assentos Lufthansa Business Class.
O faturamento do Grupo
Lufthansa se manteve estável em 30,0 bilhões de euros (ano anterior: 30,1
bilhões de euros). O resultado do grupo, que no ano anterior também contara,
entre outros, com um lucro de 631 milhões de euros proveniente da venda de
cotas da Amadeus IT Holding S.A., foi menor, como esperado, chegando a 313
milhões (ano anterior: 1,2 bilhão de euros).
Christoph Franz,
presidente da Deutsche Lufthansa AG, disse: “Nos últimos dois anos,
fortalecemos a rentabilidade do Grupo Lufthansa. A melhora no desenvolvimento
do resultado se baseia nos negócios com passageiros, onde todas as empresas
aéreas registraram nítido aumento. Este desenvolvimento é sustentável. Ele se
apoia na constante melhora da estrutura de custos e nos investimentos
bilionários em novos produtos e serviços. O retorno dos clientes está sendo
extremamente positivo. E essa evolução no nosso principal negócio nos incentivou
a sugerir à assembleia geral o pagamento de um dividendo de 45 centavos de
euros por ação.”
Lufthansa e Germanwings fortalecem rentabilidade e
aumentam lucro
A Lufthansa e a
Germanwings aumentaram seu lucro operacional no ano passado para 265 milhões de
euros – um aumento de 240 milhões de euros e a melhora de resultado mais
visível do grupo. Descontados os custos de reestruturação, o aumento chegou a
340 milhões de euros. Para tanto, contribuíram a execução consistente de
projetos Score na Lufthansa, entre eles a transferência do tráfego direto fora
dos centros de distribuição Frankfurt e Munique, para a Germanwings. Os novos
aviões continuamente inseridos na frota são equipados com produtos de cabine de
última geração em todas as classes de viagem, o que aumenta a satisfação dos
clientes e também contribui para melhorar o resultado. Além disso, essas
aeronaves de última geração são sensivelmente mais silenciosas e eficientes no
consumo de combustível e se destacam por custos operacionais menores. Só em 2013,
o grupo encomendou 167 aviões novos no valor de 23 bilhões de euros. Ao mesmo
tempo em que as receitas por assento-quilômetro oferecido (RASK) regrediram
levemente devido ao câmbio e ao crescimento desproporcional na Economy Class,
os custos por assento-quilômetro oferecido (CASK) foram reduzidos mais ainda,
aumentando sensivelmente o resultado.
O total dos negócios de
passageiros evoluiu positivamente em 2013 e contribuiu com 495 bilhões de euros
(ano anterior: 556 milhões de euros, inclusive efeitos não-recorrentes) para o
resultado operacional. A Swiss participou substancialmente com 226 milhões de
euros, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Em 2013, a Austrian
Airlines obteve lucro pela primeira vez desde seu ingresso no Grupo Lufthansa e
sem a ajuda de efeitos especiais. A empresa registrou lucro 178 milhões de
euros menor, de 25 milhões de euros, em 2013.
O resultado positivo do ano anterior, porém, era devido exclusivamente
aos efeitos não-recorrentes em relação à transferência das operações para a
Tyrolean Airways.
Lufthansa Technik e
LSG Sky Chefs obtêm resultados recordes
As áreas de negócios do
grupo foram lucrativas em 2013. A Lufthansa Technik e a LSG Sky Chefs obtiveram
com resultados operacionais de 404 milhões de euros (ano anterior: 328 milhões
de euros) e 105 milhões de euros (ano anterior: 101 milhões de euros)
respectivamente, o melhor resultado da história de cada empresa. E na área de
negócios Serviços de TI, o grupo conseguiu aumentar o lucro operacional de 20
milhões de euros em 2012 para 36 milhões de euros – um aumento de 80%.
A gestão efetiva de
custos garantiu à Lufthansa Cargo um resultado positivo, apesar da fraca
demanda do mercado e da permanente pressão de preços no mercado de carga.
Apesar da retração de
9% no faturamento, a empresa manteve estável a margem operacional. A área de
negócios Logística obteve lucro operacional de 77 milhões de euros (ano
anterior: 105 milhões de euros).
Grupo segue
inabalável na reestruturação e espera outro aumento do resultado operacional
para 1,3 a 1,5 bilhão de euros em 2014
"O Score segue seu
curso. Alcançamos nossas metas de lucro e reestruturação para 2013. E criamos
condições que nos permitirão continuar aumentando nosso lucro nos próximos
anos. Estamos elaborando outras medidas para melhorar o resultado, a fim de
saber lidar também com as adversidades”, disse Simone Menne, diretora de
finanças e serviços de aviação da Deutsche Lufthansa AG.
O grupo fez uma mudança
na política de amortização que deverá influenciar o resultado operacional a
partir de 2014. Assim como já fizeram muitas de suas concorrentes, a empresa
aumentou o período de amortização dos aviões de 12 para 20 anos e reduziu o
valor contábil residual de 15 para atuais 5% do preço de compra. Com essa
mudança, o tempo efetivo de utilização e a desvalorização dos aviões serão
ajustados de forma sustentável e constarão corretamente no balanço. No novo
exercício, o resultado operacional aumentará 340 milhões de euros em decorrência
da nova sistemática de amortização; em 2015, o aumento será de 350 milhões de
euros.
A mudança do método de
amortização dos aviões não tem efeito material sobre a situação econômica do
grupo. Os efeitos serão meramente contábeis. “Por isso, o Score continua tendo
como objetivo um aumento sustentável do lucro operacional de 1,5 bilhão de
euros em comparação a 2011”, disse Menne. Traduzido para o objetivo do
resultado, porém, isso significa que o grupo quer aumentar o lucro operacional
para 2,65 bilhões de euros até 2015. A política de dividendos, que também é
medida pelo resultado operacional, deverá ser reavaliada em decorrência da
mudança. Simone Menne disse: “Vamos reavaliar nossa política de dividendos
durante o ano em curso. Mas já está claro que nossos acionistas deverão
participar adequadamente do nosso lucro.”
Para o ano em curso, o
grupo continua contando com uma evolução geral positiva dos negócios. Assim
como em 2013, o lucro maior deve vir principalmente dos negócios de
passageiros. O resultado operacional normalizado, portanto, deverá aumentar
mais uma vez cerca de 40% e deverá ficar entre 1,7 e 1,9 bilhão de euros em
2014. O resultado operacional ajustado do Grupo Lufthansa, inclusive custos de
reestruturação e projetos, deverá ficar entre 1,3 e 1,5 bilhão de euros no
final do ano. Christoph Franz disse: “Estou convicto de que o Grupo Lufthansa e
seus funcionários serão bem-sucedidos ao se afirmar num segmento que muda e se
consolida em ritmo alucinante.
A empresa ganhou
sensivelmente em dinamismo e acrescenta valor – para clientes, funcionários e
acionistas na mesma medida. O Grupo Lufthansa e suas empresas estão preparados
para os desafios futuros.”
Grupo
Lufthansa
|
|
Janeiro-Dezembro
2013 2012
|
Alteração
|
Receitas do faturamento
|
Milhões de €
|
30.028
|
30.135
|
-0,40%
|
destas: receitas do tráfego
|
Milhões de €
|
24.565
|
24.793
|
-0,90%
|
Resultado da atividade empresarial
|
Milhões de €
|
849
|
1.622
|
-47,70%
|
Resultado
operacional
|
Milhões de €
|
697
|
839
|
-16,90%
|
Efeitos não-recorrentes
|
Milhões de €
|
345
|
-196
|
|
Resultado
operacional normalizado***
|
Milhões de €
|
1.042
|
643
|
62,10%
|
Margem operacional comparável*
|
em %
|
3
|
3,3
|
-0,3p.
|
Resultado do grupo
|
Milhões de €
|
313
|
1.228
|
-74,50%
|
Investimentos
|
Milhões de €
|
2.499
|
2.343
|
7%
|
Fluxo
de caixa operacional
|
Milhões de €
|
3.290
|
2.842
|
15,80%
|
No de
funcionários em 31.12.
|
|
118.214
|
116.95777
|
1.257
|
Resultado por ação
|
€
|
0,68
|
2,68
|
-2
|
*) Resultado operacional somado à
liquidação de provisões dividido pelo faturamento
**)
Valores do ano anterior ajustados devido à alteração das normas de balanço do
IAS 19
***)
Resultado operacional descontados os custos de reestruturação e de projetos (-345
milhões de euros) e efeitos não-recorrentes positivos contidos no resultado do
ano anterior (+325 milhões de euros)
O ano de 2013 em números
O faturamento em 2013
permaneceu estável com 30,0 bilhões de euros, 0,4% a menos do que no ano
anterior. Ao todo, os rendimentos empresariais do grupo no período analisado
retrocederam levemente para 32,2 bilhões de euros, uma redução de 2,4%. As
receitas do tráfego diminuíram 0,9%, para 24,6 bilhões de euros. Os custos
empresariais não mudaram no ano passado e ficaram em 31,4 bilhões de euros (-
0,1%). Os custos de combustível diminuíram 334 milhões de euros, para 7,1
bilhões de euros, uma redução de 4,5%. Neles, está incluído o resultado da
garantia de preços de menos 125 milhões de euros. As taxas ficaram 0,3% aquém
do valor do ano anterior devido ao menor número de voos.
Em 2013, o Grupo
Lufthansa obteve um resultado operacional de 697 milhões de euros. De acordo
com as normas de balanço alteradas do IAS 19, o resultado operacional do ano
anterior relatado originalmente foi ajustado em 315 milhões de euros para fins
de comparação. O resultado calculado dessa forma para 2012 ficou em 839 milhões
de euros.
O resultado do grupo
foi de 313 milhões de euros, uma retração de 915 milhões de euros. O resultado
por ação baixou para 0,68 euros.
No período analisado, o
Grupo Lufthansa investiu 2,5 bilhões de euros, 156 milhões de euros a mais do
que no ano anterior. Destes, 2,1 bilhões de euros foram destinados à
modernização e manutenção da frota. O fluxo de caixa operacional foi de 3,3
bilhões de euros, o fluxo de caixa livre (fluxo de caixa operacional menos
investimentos líquidos) de 1,3 bilhão de euros. O
grupo registrou um endividamento de crédito líquido reduzido em 256 milhões de
euros de 1,7 bilhão de euros em 2013 A quota de capital próprio é de 21,0% após
aplicação das novas normas de balanço (IAS19), o que corresponde a um aumento
de 4,1 pontos percentuais.