PATROCINADOR

14 julho 2014

Cresce a Base de Engenheiros de Rede com Certificação do MEF no País

(Representante do Metro Ethernet Forum no Brasil informa que a população mundial de técnicos certificados é de 2250 profissionais atuando em 263 empresas).
 
A quantidade de profissionais de redes no Brasil com certificação concedida pelo MEF (Metro-Ethernet Forum) saltou de 11 especialistas para 41 ao longo do primeiro semestre de 2014 e deve superar 150 até o final de 2015. Os dados são da CloudCampus, uma empresa de treinamento através de aplicações em nuvem que introduziu no Brasil o curso preparatório para esta certificação na modalidade online. No início do primeiro semestre, a CloudCampus preparou 16 candidatos brasileiros para o exame da Entidade e registrou uma taxa de 88 porcento de aprovação.

Apontada como a tecnologia mais estratégica para as redes de serviços inteligentes das operadoras de telecom e provedores web, as redes Carrier Ethernet deverão gerar negócios da ordem de 48 bilhões de dólares em 2015 para as operadoras em receitas de serviços, segundo dados globais da empresa de pesquisas Infonetics.

Para tanto, o mercado precisará mobilizar dezenas de milhares de profissionais com treinamento de alto nível para projetar, operar e manter estas redes. A estimativa da CloudCampus é de que as operadoras invistam cerca de 3 bilhões de reais no Brasil em tecnologia Carrier Ethernet ainda em 2014.

Atualmente, o MEF registra uma população mundial de apenas 2250 profissionais com a sua certificação em atividade em 263 empresas. Mas este número vem triplicando a cada ano, e a demanda global para os próximos quatro anos já é superior a 10 mil profissionais certificados.

De acordo com Emerson Moura, representante do MEF no Brasil, todas as operadoras de fixas e móveis, além dos grandes provedores web instalados no País, passaram a investir há pouco tempo no padrão Carrier Ethernet de forma mais sistemática, avançando em uma tendência que já se consolidou há alguns anos na Europa, EUA e Ásia.

"As operadoras e grandes provedores estão intensificando uma corrida para a oferta de serviços diferenciados que exigem a inteligência e flexibilidade do padrão Carrier Ethernet; e a massa crítica de profissionais será um diferencial decisivo na criação dessas ofertas", assinala o executivo.

Segundo ele, a certificação MEF para redes Carrier Ethernet (CECP-02) abrange várias disciplinas profissionais, atraindo mais notadamente engenheiros (incluindo engenheiros de vendas), arquitetos de redes e gerentes de produtos na área.

Na visão de Marco Filippetti, diretor da CloudCampus, além de reduzir os custos de preparação para o exame oficial, o treinamento online para a prova do MEF irá quebrar a barreira geográfica e impulsionar a disseminação de certificados do MEF em todas as regiões. "Uma única operadora - a Embratel - hoje concentra a totalidade dos técnicos certificados que passaram pelo nosso treinamento. Com as comodidades de tempo e custo mais acessível, nosso treinamento à distância já está sendo procurado por outros provedores, operadoras, integradores de redes e empresas de consultoria em 14 municípios de 11 estados", afirma Filippetti.

Além de atrair as empresas prestadoras de serviços, a certificação do MEF é tida como estratégica para profissionais da indústria de equipamentos e software para as operadoras de provedores que são envolvidos em atividades como pré-vendas, desenvolvimento de mercado e suporte técnico na tecnologia Carrier Ethernet.

Além de atrair as empresas prestadoras de serviços, certificação do MEF é tida como estratégica para profissionais da indústria de equipamentos e software para as operadoras de provedores que são envolvidos em atividades como pré-vendas, desenvolvimento de mercado e suporte técnico na tecnologia Carrier Ethernet.

"O grande diferencial de um projetista, engenheiro de redes ou técnico de suporte com certificação do MEF está na diversidade de seu conhecimento, que deve abranger não só as tecnologias de próxima geração, mas também a conexão dessas redes no contexto das grandes estruturas legadas de redes analógicas ou de linhas privativas usadas pelas teles", completa o representante do MEF no Brasil.

O Metro-Ethernet Forum foi fundado em 2001 e é um dos principais consórcios internacionais de tecnologia em redes e telecomunicações, reunindo 263 representantes das principais operadoras de comunicação, provedores de serviços e fabricantes da indústria global de redes. A tecnologia Ethernet é  apontada como o caminho natural do setor de comunicação para entrega de serviços de próxima geração, como pacotes de tráfego diferenciados, TV digital interativa e IPTV, mobilidade, big data e aplicações em nuvem.

O curso oferecido pela CloudCampus é composto de 12 módulos e duração total de 24 horas. Todo o curso é oferecido no formato à distância e tem um custo fixo de 550 reais. A próxima turma tem início no dia 21 de Julho de 2014. Maiores informações pelo site: www.cloudcampus.com.br

11 julho 2014

Formare Cummins celebra formatura da 1ª turma

A 1ª turma do Formare Cummins, com 19 formandos, celebrou dia 07 de julho a conclusão do Programa de Capacitação em Assistente de Produção e Serviços da Indústria Mecânica, no Auditório da UNG – Universidade de Guarulhos (SP), com a presença de familiares e dos principais diretores da empresa, incluindo Luis Pasquotto, presidente da Cummins América do Sul e vice-presidente da Cummins Inc.
Segundo Pasquotto, o projeto Formare Cummins tem tudo a ver com os valores e os princípios da missão da companhia. “As primeiras proposições nasceram a partir de um grande levantamento feito em 2011, que diagnosticou as necessidades da comunidade onde está instalada a Cummins, em Guarulhos. Identificamos algumas plataformas de ensino e o Formare foi escolhido por conter valores similares aos da Cummins”, argumentou.
O programa de capacitação de jovens de baixa renda para o mercado de trabalho, iniciado em 6 de agosto do ano passado, foi liderado pela gerência de Responsabilidade Corporativa da Cummins América do Sul com o time do Seis Sigma da empresa e participação de 262 Educadores Voluntários [EVs] da própria Cummins, que dedicaram mais de 3 mil horas aesse programa.
Os alunos, de beca, produzida pelo Pano Pra Manga, outra iniciativa da empresa com mulheres da comunidade que atuam no ofício de corte e costura, formalizaram o encerramento do curso em uma cerimônia de formatura em que a Cummins preparou algumas homenagens.
“Vai dar saudades porque além da experiência adquirida, os EVs sempre nos apoiaram muito e nos incentivaram a continuar com o desafio”, diz Larissa Costa, de 17 anos. A primeira homenagem foi para os Educadores Voluntários,representado por Rodrigo Santolin, engenheiro de Produto da Cummins e professor de matemática do Formare. 
Para Lucas da Silva Santos, de 18 anos, aluno da 1ª edição do Formare, foi uma excelente oportunidade porque o curso mostrou um leque de opções. “Foram várias as áreas abordadas, desde exatas até a parte de comunicação, aprender a se relacionar e se comportar como um profissional. O curso direciona e até meu boletim escolar apresentou melhorias, com notas mais altas”, diz Santos.
Ainda durante o evento, a Cummins prestou homenagem com a entrega do Certificado de Reconhecimento e um presente aos alunos com 100% de frequência no Formare. Leticia Silva Souza, Rubia Casasanta e Tiago Máximo de Souza foram reconhecidos.
E a última homenagem ficou com o aluno que obteve as melhores notas ao longo da primeira edição do curso de capacitação. O aluno Tiago Maximo de Souza recebeu mais um reconhecimento da fabricante de motores pelo seu desempenho e dedicação. “O Formare me trouxe experiência profissional e muito aprendizado. Finalizo esta etapa com foco na faculdade de engenharia”, disse Souza. 
A metodologia do Formare Cummins foi desenvolvida pela Fundação Iochpe, ONG existente há 25 anos no mercado. Todos os 19 alunos, que passaram pelo processo de seleção com 365 candidatos, receberam no total cerca de 1.704 horas de curso, entre aulas teóricas e práticas com foco na área Industrial.  

BLOG DO HOTEL.INFO REVELA RITUAIS DE BELEZA DE FAMOSAS

SITE OFERECE DICAS DE TRATAMENTOS ESTÉTICOS EM HOTÉIS E SPAS AO REDOR DO MUNDO

Para quem quer ficar como as divas do cinema e da TV, o portal internacional de reservas hotel.info compara dicas de beleza do passado e da atualidade e dá dicas de locais que oferecem os rituais de beleza. Em época de férias, o guia preparado pelo blog não deixa faltar opções ao redor do mundo para não descuidar nem em viagens!

Quando se trata de cuidados com a aparência, as celebridades não tentam descobrir a roda. Uma pele bem cuidada, massagens e unhas bem feitas sempre estiveram em moda, desde os tempos das imperatrizes, princesas e lendas de Hollywood. Em uma jornada através dos séculos, o hotel.info encontrou vários exemplos de belas mulheres, que inspiraram gerações inteiras com sua aparência, estilo e cuidados com o rosto e corpo.  

Entre as dicas, o lifting do Cas Gasi Boutique Hotel em Ibiza, inspirado nos segredos de Kate Moss; o fitness center do Mondrian A Morgans Original de Los Angeles, dica da angel Alessandra Ambrósio; os sabores do Hotel María Cristina, em San Sebastián, que seguem a dieta mediterrânea de Penólope Cruz e o bronzeado no deck do Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, para quem deseja o bronze dourado da apresentadora Sabrina Sato.

Cuidado com a pele
Queridinho da atriz Julia Roberts, o tratamento com óleo de oliva é usado há séculos na região do Mar Mediterrâneo. Os gregos antigos elogiavam suas propriedades de cicatrização de feridas, revitalização de pele seca e renovação celular. As propriedades nutritivas do azeite são conhecidas até hoje e para quem estiver de passagem por Nova York, o Guerlain Spa, do hotel  Waldorf Astoria New York, oferece uma aplicação com óleos essenciais aquecidos que relaxam e devolvem a energia ao corpo.

Segredo que vem desde o Egito, quando a rainha Cleópatra era um ícone de sedução e poder, a pele sedosa é resultado de hidratação e esfoliação. Passar óleos essenciais e hidratantes após um banho quente ou sauna, quando os poros estão abertos e melhoram a absorção é um dica também seguida pela atriz Taís Araújo. Para quem mora no Rio ou vai para curtir a capital carioca, o Hotel Praia Ipanema oferece no Espaço 7zero6 uma piscina spa e uma sauna a vapor ideais para relaxar e cuidar da pele.

Yachting Gala 2014 Azimut – Benetti

Em Monte Carlo, toda a experiência italiana do luxo
O “Yachting Gala” 2014 foi um sucesso ressoante. Nos dias 28 e 29 de junho, o exclusivo e tradicional evento, o qual Azimut-Benetti e parceiros dedicam aos fãs de iates de luxo em várias partes do mundo, recebeu mais de 600 integrantes da elite mundial em um ambiente de prestígio: o Principado de Mônaco.
Este ano, o evento tradicionalmente espetacular teve um apelo italiano ainda mais forte. A sétima edição do Yachting Gala Azimut-Benetti em Monte Carlo foi concebido como uma festa surpreendente dedicada a todos aqueles que compartilham e promovem a excelência náutica italiana da Azimut-Benetti no mundo.
Durante o fim de semana de 28 a 29 de junho, mais de 600 convidados participaram de passeios de mar e visitaram os muitos iates expostos na nova Monaco Yacht Club, aberto apenas alguns dias antes. Entre os representantes da filial brasileira da Azimut Yachts, com grandioso centro de produção instalado na cidade catarinense de Itajaí, estiveram o CEO Davide Breviglieri e o diretor comercial Francesco Caputo, além de uma delegação de clientes brasileiros de várias partes do Brasil.
O resultado foi a exibição de pura beleza que se destacou no cenário fabuloso de Mônaco, enriquecida pela sedução das novidades.
A imponente frota de 18 iates exposta contou com a estreia mundial exclusiva de duas grandes embarcações do grupo, a Benetti Tradition Supreme 108 e a Azimut Grande 95 RPH que serão as principais atrações dos salões náuticos durante o outono europeu.Além disso, o “Yachting Gala” 2014 apresentou o intenso estilo de vida italiano,  inspiração não apenas da Azimut-Benetti, mas também devido ao valor e qualidade de seus parceiros: importantes marcas renomadas no mercado mundial que refletem o melhor do gosto e estilo em perfeita harmonia com a filosofia do Grupo.
Primeiramente, a lendária marca de carros de luxo Maserati, com 100 anos no mercado colocou seus carros à disposição dos convidados. Os parceiros Volvo Penta e Cummins, os principais fornecedores de motores para os iates Azimut-Benetti também foram destaques além da presença de outros importantes parceiros. A bebida foi fornecida pela marca de luxo Beluga, especializada em vodka e spirits, e 3 adegas de Veneto, Cà di Rajo, Ottella e Fontanina.
Outros exemplos da excelência dos produtos italianos apresentados em Monte Carlo: o histórico tecido de linho Caprai e as criações de Cruciani, um novo ícone da moda; as soluções de design de interiores para aeronaves de luxo projetadas pelo Grupo Mecaer Aviation; o design do mobiliário totalmente eco-friendly e elementos decorativos produzidos por Kube Design, marca distribuída pela Officina dele Idee; e os acessórios e iluminação da Imex. Esses parceiros fizeram do “Yachting Gala” uma experiência marcante com o autêntico estilo de vida italiano.
Em matéria de novos iates, “My Paradis”, com novo nível de entrada tri-deck da linha Benetti Class de Deslocamento. O iate foi equipado com um novo sistema híbrido que vai permitir a navegação não só com os motores principais tradicionais, mas também através de dois motores elétricos de 35 kW.
O design exterior por Stefano Righini é marcado por elementos técnicos e estilísticos que o tornam altamente inovador. Outro ponto de destaque foi a Azimut Grande 95 RHP, uma joia de 28 metros da coleção Grande, uma colaboração entre Stefano Righini e o Estúdio de arquitetura Salvagni.
Outro destaque do fim de semana do festival - que iniciou às 10 horas no sábado, 28 de junho, no Monte Carlo Yacht Clube com testes de navegação e passeios - foi o Jantar de Gala Salle d´Or no Fairmont Hotel. A noite foi marcada pela música e entretenimento com destaque para o DJ, open bar, fogos de artifício e show de mágica.
AZIMUT |BENETTI GROUP
Azimut / Benetti é o maior e mais prestigiado construtor mundial de iates e meg iates. Com presença em 68 países e uma rede de 138 escritórios de vendas e serviços, o Grupo inclui as empresas bem conhecidas Azimut Yachts e Benetti, cada um deles dedicado a um segmento de mercado diferente. O grupo também inclui Yachtique, divisão de serviços reservada exclusivamente para os proprietários de barco, e por Fraser Yachts, intermediação, venda e fretamento especializado.

10 julho 2014

Franquia de limpeza custa R$ 60 mil e permite trabalhar em casa

Limpeza com Zelo possui 10 franquias abertas 5 comercializadas e pretende alcançar a 100ª ainda este ano
São Paulo, junho de 2014 – A Limpeza com Zelo – rede de limpeza profissional (http://www.limpezacomzelo.com.br/) – é uma opção de negócio diferenciada, pois, com o investimento inicial de R$ 60 mil, o franqueado trabalha de casa e ainda tem a indicação de clientes para já iniciar a operação com a agenda cheia de serviços – o que, segundo Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo, é uma forma de garantir rápido retorno financeiro.
Com toda essa estrutura, a empresa em menos de um ano já possui10 franquias abertas e 5 comercializadas e pretende alcançar a 100ª ainda este ano gerando uma receita de R$ 1 milhão.
Com faturamento médio mensal de R$ 50 mil, a Limpeza com Zelo oferece treinamento que envolve todas as áreas do negócio, consultoria constante, além de outros suportes disponíveis para os franqueados. O serviço tem um preço atrativo quando comparado ao de uma diarista, a partir de R$ 100 reais. No valor já está incluso duas funcionárias para cada atendimento que tem duração de duas horas, fora isso a empresa assume o custo de qualquer objeto quebrado ou danificado.
“A Limpeza com Zelo é parceira da JANPRO e possui respaldo internacional para trazer equipamentos, técnicas e conhecimentos mais modernos com relação a limpeza”, garante Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo e completa “Nossa meta é reduzir cada vez mais tempo gasto, pois, enquanto os Estados Unidos faz 475 metros quadrados por hora, no Brasil nossos concorrentes  550 metros quadrados por dia. É uma nova mentalidade de trabalho para reduzir custos e aumentar a competitividade no mundo”.
A empresa possui técnicas diferenciadas de limpeza que evitam o desperdício de água e promovem a remoção da sujeira e de bactérias, germes e ácaros. Isso é possível por causa dos produtos químicos (Green Cleanning) e do pano especial que utilizam; separados por cor para cada área da casa evita a contaminação cruzada.
É um serviço que garante praticidade e segurança, pois, todos os produtos, panos, equipamentos são levados pela dupla de profissionais. Elas não comem no cliente, as refeições são feitas na empresa; chegam uniformizadas e são pontuais. Todos esses detalhes são indispensáveis para que o serviço seja realizado com o mais alto nível de excelência. Outro ponto relevante é que a empresa contrata todas as funcionárias no formato CLT garantindo todos os benefícios como vale-transporte, vale-refeição, férias.
“Pode parecer óbvio, mas muitas empresas no setor estão atuando apenas como uma ponte entre o cliente e as diaristas. Essa relação pode trazer sérios problemas para a empresa e eu até arrisco dizer que para o cliente, pois, a funcionária pode alegar vínculo trabalhista. Por isso, meu conselho é sempre se certificar como a empresa age nesse sentido para não ter dor de cabeça no futuro”, aconselha Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo.
Esse mercado é promissor. Nos Estados Unidos e na Europa já é bastante consolidado e por aqui está cada vez mais ganhando espaço. Segundo os números da ABF, o setor faturou pouco mais que R$ 1 bilhão em 2013 e a perspectiva é triplicar esse valor em 2014. Ciente desse potencial, o plano da Limpeza com Zelo é se tornar líder de mercado até 2016, pois, oferece um serviço com técnicas exclusivas e diferenciais relevantes como treinamento, know-how, inovação entre outros pontos. O formato do negócio permite que a expansão aconteça em ritmo acelerado.
Ficha de franquia:
Número de unidades próprias:1
Número de franquias (em funcionamento): 10
Fundação da empresa: 2012
Investimento inicial (mobiliário, estoque inicial e reforma do ponto, sem contar taxa de franquia ou capital de giro):  R$ 60.000,00
Capital de giro: R$ 20.000,00
Taxa de franquia: R$ 30.000,00
Taxa de royalties: 6%
Taxa de publicidade: R$ 250,00
Faturamento médio mensal da unidade: R$50.000,00
Lucro médio mensal: 20% faturamento
Prazo de retorno: 12 meses
Número de funcionários: 12
Área da unidade: 40 m2
Prazo de contrato: 5anos
Área de expansão em 2014: Todo território nacional
Informações: www.limpezacomzelo.com.br
Contato: Vanderlei Justo (3030-6737)

Integração da TV com a Internet é tema de painel do SET EXPO 2014

Especialistas brasileiros e estrangeiros analisarão a TV inteligente e a TV pública digital interativa no congresso do evento, no qual mais de 160 palestras abrangem todas as áreas da radiodifusão
A total integração entre a televisão e a Internet será discutida durante o painel “TV 2020: o futuro da TV conectada”, que faz parte do congresso do SET EXPO 2014, maior evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina a ser realizado em São Paulo, de 24 a 27 de agosto. O painel – que terá a moderação do consultor independente com vasta experiência em Tecnologia da Informação, telecomunicações e inovação Aguinaldo Boquimpani, e a participação de especialistas do Brasil e do exterior – deve provocar intenso debate sobre as tendências de tecnologia, da evolução da indústria e da audiência conectada.

Na opinião de Boquimpani, a integração completa da TV com a Internet é inevitável e deverá ocorrer em poucos anos. A questão essencial é saber quais os caminhos que devem ser percorridos para que essa evolução aconteça. “Cada vez mais a TV evolui para se tornar um aparelho mais complexo, inteligente e com capacidade de se conectar com a Internet”, observa. “Existem propostas, já disponíveis no mercado, que propiciaram essa conexão de diversas formas diferentes, só que até agora nenhuma foi bem-sucedida.”



Coordenador de um grupo de estudos tecnológicos na SET que analisa a evolução de padrões destinados a integrar o “broadcast” (radiodifusão) e a  “broadband” (Internet), Boquimpani acredita que num futuro próximo a conexão da TV com a Internet vai envolver todos os diferentes players dentro de um mesmo ambiente. “Radiodifusor, provedor de broadband, operadora, fabricante do equipamento, enfim, todos vão participar de um mesmo ambiente que ofereça uma experiência totalmente integrada para o usuário final.”

Presença de pesquisador da NHK
Durante o painel, Boquimpani pretende estimular os participantes a discutir, dentre outros assuntos, as inovações que já existem lá fora em termos de conectar TV e Internet, as tendências atuais da indústria da TV e como integrar a crescente oferta de conteúdo online/on demand e a expansão das novas telas ao ambiente da TV.

Entre os debatedores do tema, encontra-se Masaru Takeshi, pesquisador do laboratório da emissora estatal japonesa NHK, desde 1990. Além das pesquisas de ciência e tecnologia que desenvolve, Takeshi desenvolve atividades de normalização da TV interativa e integrada Transmissão-Banda Larga sistemas (IBB) em ARIB, IPTV Forum Japão, FOBTV, ITU-R e ITU-T. “A TV de alta definição nasceu nos laboratórios japoneses e as impressões de Takechi sobre o que está acontecendo por lá serão muito apreciadas”, observa o consultor brasileiro.

TV Digital Interativa e programação
O conceito da TV Digital Interativa também será objeto de um painel do congresso, intitulado “Brasil 4D”, que será moderado por André Barbosa Filho, chefe de Assessoria da Diretoria da Presidência/ EBC, pesquisador em Ciências da Comunicação, especialmente em mídias digitais e membro da Diretoria da SET. Doutor em Comunicação pela ECA/USP, Barbosa Filho coordena na EBC o projeto de TV Pública Digital Interativa, chamado Brasil 4D, que venceu o Prêmio Frida 2014 e será tema do painel.   

Em sua 25ª edição, o congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e reunirá especialistas dos EUA, Japão, Europa e América Latina, que discutirão os principais aspectos da produção, transmissão e distribuição em TV, além de temas relacionados a vídeo, cinema, rádio e internet.  A sua rica e extensa programação envolve as principais tendências e padrões internacionais do setor. Entre eles, o Ultra HD (4K) e o Super Hi-Vision (8K), a distribuição do sinal de TV via IP, Integrated Broadcast & Broadband (IBB), ATSC 3.0, FoBTV, Rádio Digital, a  transição do AM para o FM e da TV analógica para a TV digital. Destacam-se ainda a convivência entre o LTE e a TV Digital, Social TV, Segunda Tela, Interatividade e Transmídia.

O evento será realizado no Expo Center Norte junto com a Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes, que apresentará as principais novidades mundiais e locais do setor a ser expostas por mais de 300 empresas, e o Fórum de Negócios.

O SET EXPO 2014 conta com as parcerias da norte-americana NAB Show e da japonesa InterBEE e o apoio das principais associações do setor no Brasil e no exterior (ABRA, ABRATEL, ABC, ABERT, AESP, AERP, ABPITV, ABTU, AGERT, AIR, ASTRAL, Fórum SBTVD,  SINDVEL e SENAC) e de todas grandes redes de rádio e televisão brasileiras.   

E o Cloud vai virar Commodities

Por Luan Gabellini*
Faz apenas alguns anos que a palavra cloud computing ou sua tradução computação em nuvem vem sendo proferida por aí. Apesar de ser um serviço jovem, já está próximo (e alguns já o consideram) de virar commodities.

Para quem entende de tecnologia, mas não está acostumado com o linguajar econômico, explico: o termo commodities é utilizado para designar bens e/ou serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas. Alguns exemplos são: café, energia elétrica ou soja.

Os produtos cloud têm muitos fornecedores, muitas vezes é difícil notar diferença de qualidade entre os serviços e o preço tende a se comportar variando com a oferta e a demanda. Notamos, inclusive, com o aumento da oferta uma queda considerável de preço desses serviços.

É claro que você e a sua empresa terão muitas vantagens nesse cenário e a principal delas é que você irá pagar cada vez menos por serviços básicos como armazenamento e backup de arquivos.

É preciso notar, no entanto, que o termo computação em nuvem é muito amplo, na verdade quase um conceito teórico. Na prática, o que o consumidor adquire são serviços de armazenamento, servidores, plataformas e que nem todos esses casos podem ser analisados sem diferenciação, principalmente no mundo corporativo.

Ao comprar um software na nuvem para sua empresa, por exemplo, é preciso analisar sua elasticidade para entender se sua adoção será vantajosa e isso implica em uma análise onde muito está em jogo sendo preço, inclusive, uma variável menos importante que a escalabilidade, possibilidade de adequação ao seu negócio e acima de tudo o suporte prestado. Pois adquirir um sistema de gerenciamento é na verdade uma decisão totalmente estratégica na qual você transfere parte da responsabilidade e, às vezes, até mesmo da operação para uma terceira empresa.

Para o gestor fica o desafio de tirar vantagem das quedas de preço sem abrir mão da qualidade somando o melhor da tecnologia a um serviço de qualidade para ganhar eficiência e cortar custos sem entrar numa fria.

*Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing