Além do universo digital, o “Tá no Mapa!” agora está também no peito das pessoas. Com a parceria da grife carioca Reserva, o projeto idealizado pelo AfroReggae, Google e J.Walter Thompson vira camiseta e amplia ainda mais seu objetivo de contribuir para o fim da exclusão social por meio da inclusão das comunidades do Rio de Janeiro no universo digital. A partir do dia 22 de dezembro, as camisetas estarão à venda nas 28 lojas próprias da marca nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, e também pelo site da Reserva:www.usereserva.com. Este e outros produtos são parte do selo AR, uma iniciativa do AfroReggae com empresas comprometidas com a transformação social, que busca o caminho da sustentabilidade financeira das atividades da ONG (http://www.afroreggae.org/ selo-ar/).
"Essa parceria com a Reserva vai permitir que o ‘Tá no Mapa!’, depois de circular pelas comunidades para identificar serviços e comércios, esteja no peito daqueles que acreditam nesse nosso projeto inovador para tirar a invisibilidade de parte das comunidades do Rio de Janeiro”, afirma José Júnior, Coordenador-Executivo do AfroReggae, que acrescenta: "Acreditamos nessa ponte numa via de mão dupla entre classes sociais e culturas diferentes – favela e asfalto”.
Reconhecida por seu papel inovador de usar a roupa como uma mídia para causas sociais em que acredita, a Reserva não hesitou em apoiar o “Tá no Mapa!”. “Para a Reserva, ser engajado é muito mais importante do que estar arrumado”, salienta Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva. Para ele, nenhuma estampa, modelagem ou acabamento pode ser mais transformador do que dar visibilidade e oportunidade aqueles que são excluídos da sociedade. “Foram muitos os projetos de reinserção social com os quais nos envolvemos ao longo de nossos oito anos de história, e em todos os outros sentidos o "Tá no Mapa!” é para nós especialíssimo, e nos honra demais por essa parceria com o AfroReggae, Google e J.Walter Thompson”.
O "Tá no Mapa!" já percorreu quatro importantes comunidades do Rio de Janeiro: Rocinha, Vidigal, Complexo do Caju e Vigário Geral. Durante quatro meses, os agentes do projeto visitaram cada canto desses locais para incluir na Pesquisa do Google e no Google Maps as ruas e o comércio. “Este trabalho insere os moradores e os negócios das comunidades nas principais plataformas digitais, fazendo com que as favelas, antes manchas cinzas no mapa, possam ser vistas agora com suas ruas e empresas no 'Tá no Mapa!'”, diz Susana Ayarza, Diretora de Marketing do Google Brasil. “É uma nova chance de desenvolvimento para todos”, completa.
A arte das camisetas foi criada pelo designer Ricardo Kawano, Diretor de arte da J.Walter Thompson, que se inspirou nas casas e vielas tão características das favelas e no alfinete símbolo da ferramenta do Google Maps. As peças, que custarão R$ 129 cada, estarão disponíveis nas lojas até o mês de março de 2015. “Este é um projeto inovador, com impacto social real e direto, que a Reserva acaba de transformar em movimento, fazendo com que literalmente as pessoas vistam a camisa da inclusão digital", afirma Mauro Cavalletti, Head of Digital da J.Walter Thompson.