Nos
dois dias de evento, mais de 30 marcas expositoras puderam mostrar ao
público suas soluções em impressão 3D destinadas aos mais variados
segmentos
A
terceira edição da INSIDE 3D PRINTING, a versão brasileira da maior
feira mundial do segmento de impressão 3D, realizado nos dias 4 e 5 de
abril, em São Paulo, obteve saldo positivo. Nos dois dias, o evento
recebeu a visita de cerca de dois mil profissionais, entre congressistas
e visitantes, que tiveram acesso às novidades dos principais
fabricantes – nacionais e internacionais - de impressoras 3D e
suprimentos.
Assim como nas edições anteriores, a INSIDE 3D PRINTING também promoveu um congresso com palestras e debates
que contaram com a participação dos principais profissionais do setor
no mundo. Um dos destaques desta edição foi a realização de uma mesa
redonda com representantes de grandes empresas do setor metálico sobre
manufatura aditiva de metais e a utilização de pó metálico na impressão
3D.
A
mesa, que foi liderada por Jorge Vicente Lopes da Silva, chefe da
divisão de tecnologias tridimensionais do CTI-Renato Ercher, contou com a
participação de empresas como as alemãs Concept Laser GmbH, EOS GmbH e SLM Solutions GmbH; as suécas Arcam AB e Höganäs AB; além da inglesa Renishaw plc.
De acordo com Bene Padovani, consultor em manufatura aditiva e apoiador da INSIDE 3D PRINTING no Brasil, a inovação tem sido a palavra chave para o sucesso do evento nestas três edições. “O evento oferece
soluções eficazes e inovadoras para mercados variados, com custo de
produção atrativos e investimentos compatíveis com todos os perfis de
empresas. Estes argumentos ajudam a explicar o crescimento do setor nos
últimos anos”, afirma o executivo.
Para Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora
do evento, a iniciativa já se consolidou como o principal acontecimento do segmento de impressão 3D na América do Sul. “Empresários
do mundo todo tem a possibilidade de ver os produtos que são tendência
no mercado e, mais do que isso, podem se capacitar com conteúdo
altamente qualificado”, comenta a executiva.
A quarta edição da INSIDE 3D PRINTING já tem data marcada: maio de 2017, em São Paulo.
O evento na visão dos expositores
A
edição deste ano da INSIDE 3D PRINTING contou com a participação de
empresas nacionais e internacionais, com produtos e soluções destinadas
às mais variadas aplicações. A Fast Parts, maior
prestadora de serviços de prototipagem do Brasil, foi uma das marcas
expositoras. De acordo com Paulo Uematsu, representante da empresa em
São Paulo, o evento deste ano surpreendeu positivamente. “O país vive um
momento complicado na economia. Mesmo assim, a feira esteve cheia o
tempo todo. Fizemos muitos orçamentos para empresários de vários
estados”, afirma Uematsu.
Já
a Sethi 3D, fabricante de impressoras 3D e vendedora de insumos
destinados a este segmento, esteve no evento para fazer o pré-lançamento
da impressora modelo SLA-DLP. “Podemos dizer que 98% dos visitantes que
nos procuraram sabiam o que queriam para o seu negócio. Estamos muito
satisfeitos com a nossa participação. Pretendemos voltar no ano que
vem”, comenta Sérgio Caminitti, representante da empresa.
Pela
primeira vez no evento, a SLM Solutions, uma das empresas
patrocinadoras do evento, veio para esta edição ano com um objetivo
claro: fazer relacionamento. Estas foram as palavras de Welodimer
Neustädter Jr., diretor da Infocus Laser Systems, representante da SLM
no Brasil. A feira se mostrou para nós como uma facilitadora de
contatos, colocando frente a frente quem quer comprar e vender”, explica
o executivo.
A
3D Cloner, fabricante de impressoras 3D e insumos, foi representada por
sua distribuidora exclusiva, E. Tech Brasil. Segundo Wesley Melo,
diretor de suporte da empresa, a força da INSIDE 3D PRINTING este ano
provou que o a impressão 3D, de uma vez por todas, é uma realidade. “A
tecnologia chegou e veio para ficar. No entanto, é necessário
expandirmos o mercado, difundir a tecnologia para a comunidade acadêmica
e o público em geral”. E completa: “Aqui no evento conseguimos dar
suporte aos clientes, especialmente os de fora de São Paulo”, finaliza o
executivo.