·
Jaguar
Land Rover abre sua primeira fábrica totalmente própria e o primeiro
Centro Educacional (Educational Business Partnership Centre – EBPC)
fora do Reino Unido
·
A cada três SUVs
premium vendidos no Brasil, um é Land Rover, líder do segmento
·
Com
Range Rover Evoque e Discovery Sport nacionais, a Land Rover lança a
ação “MY LAND” – modelos são os mais vendidos da marca no País
A
Jaguar Land Rover abre hoje em Itatiaia, sul do estado do Rio de
Janeiro, sua nova fábrica totalmente própria fora do Reino Unido. No
local, também foi inaugurado o primeiro Centro Educacional (Education
Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz.
Autoridades
dos governos federal, estadual e municipal estiveram na cerimônia de
abertura da nova fábrica, a primeira de uma fabricante britânica de
automóveis na América Latina. A unidade recebeu um investimento total
de R$ 750 milhões.
A
data marca uma nova fase da empresa em sua estratégia de expansão
global. Operações a partir de fábricas internacionais permite à Jaguar
Land Rover
oferecer aos seus clientes modelos ainda mais desejados, além de
proteger-se contra flutuações cambiais e criar negócios globalmente
competitivos.
A
unidade brasileira fabricará os dois modelos da Land Rover mais
vendidos no Brasil: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, com
produção voltada
para a demanda de consumidores brasileiros. Os primeiros veículos
nacionais começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da
empresa, presente nas cinco regiões do País.
Durante o evento de inauguração da fábrica, Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global, disse:
"A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land
Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa
expansão global".
"A
Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários
esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse
segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora
produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na
popularidade já existente com clientes no Brasil".
A
planta também inclui o primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar
Land Rover fora do Reino Unido, que irá fornecer uma série de atividades
em sala
de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. Este modelo
contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado
de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir
carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover
no futuro.
Wolfgang Stadler complementa:
"Estamos orgulhosos dos fortes laços que estabelecemos com as
comunidades próximas de todas as nossas fábricas existentes – e o mesmo
acontece aqui no Brasil. Nosso EBPC é apenas um passo que estamos dando
para entregar programas educacionais interessantes
a crianças de diversas idades. A nossa ambição é incentivá-los a
considerar uma carreira na indústria automotiva no futuro".
Fábrica no Brasil
A
fábrica foi concebida para apoiar os planos futuros da empresa,
portanto é totalmente flexível na sua produção. Assim, ela representa o
quanto a
Jaguar Land Rover acredita no potencial do mercado brasileiro,
especialmente no segmento
premium, que hoje conta com apenas 2,5% de representatividade do
mercado total de automóveis, enquanto em mercados maduros este
percentual pode chegar a aproximadamente 10%, mostrando que há espaço
para a Jaguar Land Rover continuar crescendo no País.
A
fábrica inclui uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de
águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para
ajudar
a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A Jaguar Land Rover
almeja alcançar a mundialmente reconhecido ouro no certificado LEED de
sustentabilidade – tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil
a conquistar o selo.
A
planta possui tecnologias avançadas de fabricação e possui instalações
de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do
Sul.
Como
parte do comprometimento com a indústria automotiva brasileira, a
Jaguar Land Rover recebe componentes como bancos, sistema de
escapamento, chassi
e conjunto motor de fornecedores locais como Benteler e IAC.
Além disso, a
Jaguar Land Rover tem investido em serviços de assistência técnica para
ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.
“Gostaria
de parabenizar a Jaguar Land Rover pelo lançamento da fábrica em
Itatiaia. A Jaguar Land Rover diz muito sobre o Reino Unido. Seus carros
se destacam pelo desempenho, robustez e estilo. Um investimento deste
porte no Brasil evidencia um momento especial para a expansão global da
empresa. É também um voto de confiança no país. O Reino Unido e o Brasil
são parceiros de longa data, nos negócios
e além, e um lançamento como este deixam a parceria ainda mais forte”, disse o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis.
Trabalho com as comunidades locais
Como
parte de seu compromisso em gerar oportunidades para 12 milhões de
pessoas até 2020, a Jaguar Land Rover trabalha em estreita colaboração
com
as comunidades próximas às suas instalações de produção em todo o
mundo. Nos últimos 18 meses, a Jaguar Land Rover criou vínculos fortes
com as pessoas de Itatiaia e das proximidades de Resende, oferecendo
novos programas para inspirar a próxima geração de
engenheiros automotivos.
O
novo Centro Educacional (EBPC) é coordenado em conjunto com o SENAI e
vai oferecer programas de educação para crianças de 5 e 18 anos. Os
cursos
são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades
relacionadas ao negócio automotivo.
A
Jaguar Land Rover lançou o programa “Inspirando os Trabalhadores de
Amanhã” em 2015. Hoje, dos mais de 100 alunos que completaram o curso,
12 estão
trabalhando na fábrica da empresa e muitos outros estão também
empregados na indústria automotiva da região.
Débora Esteves, que terminou o programa no ano passado, agora é
coach de produto na fábrica. Sobre o “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, ela afirma:
"Eu gostei do programa e ele me deu a oportunidade de aprender
habilidades. Creio que sem ele eu não estaria trabalhando na Jaguar Land
Rover hoje".
O
programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de
empregabilidade para as pessoas em situação de desemprego a fim de
prepará-los
para oportunidades na indústria automotiva. É o primeiro projeto de
formação desta natureza que a Jaguar Land Rover tem implantado fora de
sua matriz, no Reino Unido.
Centenas
de crianças locais participaram das iniciativas do "A Música Venceu" e
“Try Rugby”, projetos sociais apoiados pela Jaguar Land Rover. Ambos
são desenhados para incentivar as crianças a desenvolver habilidades e
criar novas oportunidades em suas vidas.
Ainda
este ano, duas escolas do Brasil vão competir nas finais globais do
Land Rover 4x4 nas Escolas de Desafio de Tecnologia. Esta é uma
competição
educacional inovadora que reúne ciência, tecnologia, engenharia e
matemática em módulos de aprendizagem.
“MY LAND”
Para
celebrar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a Jaguar Land Rover
promoverá a ação “MY LAND”, uma expedição com os primeiros veículos
Range
Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional. Os dois
modelos percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil em uma jornada
que vai mostrar o que os dois veículos têm em comum com os brasileiros:
força, confiança e um futuro brilhante.
A
ação será amplamente divulgada pelos canais da Land Rover nas redes
sociais. Ela mostrará a grande diversidade, não apenas de paisagens,
praias e
montanhas, mas principalmente de povos e culturas que existem no
Brasil. A ideia é mostrar os primeiros modelos que saíram da fábrica da
Jaguar Land Rover em Itatiaia, mais do que serem feitos no Brasil, são
produzidos por brasileiros, e para brasileiros.
Jaguar Land Rover no Brasil
A Jaguar Land Rover está presente no Brasil há 25 anos. A Land Rover é líder no segmento SUV
premium no Brasil e a Jaguar é uma das marcas premium que mais crescem no Brasil com 78,6% nos primeiros cinco meses de 2016 em relação ao mesmo período de 2015.