A marca avança quatro posições em 2013,
ocupando a 83ª colocação no ranking “As 100 Melhores Empresas Globais”.
01/10/2013
- A Kia Motors Corporation elevou em 15% o valor de sua marca, alcançando a
posição de número 83 na lista exclusiva “As 100 Melhores Marcas Globais”, de
acordo com estudo divulgado em 2013 pela Interbrand, maior agência de
consultoria de marcas do mundo.
A
Kia entrou pela primeira vez no ranking no ano passado, ocupando a 87ª
colocação. Desde então, subiu quatro pontos para chegar a um valor de marca
estimado em US$ 4,7 bilhões, o que representa um aumento de 15% ou US$ 619
milhões, superando a taxa de crescimento médio das 100 maiores marcas do mundo,
de 8,4%.
Atividades
estratégicas de construção da marca em 2013 foram desenvolvidas, como um
sistema de identidade que incorpora três características fundamentais:
vibrante, distinto e confiável. Este novo sistema de identidade está sendo
conduzido em toda a rede global da Kia, tanto interna como externamente.
Abriu-se um caminho para iniciativas de marketing inovadoras com campanhas
publicitárias voltadas ao entretenimento, como o lançamento global do novo Kia
Carens em parceria com a DreamWorks Animations, com o filme “Os Croods”.
No
mercado norte-americano, o novo programa de identidade da marca deu impulso à
liderança da Kia Motors com a música, alavancando credibilidade significativa
dentro desta indústria e com os consumidores, graças ao patrocínio contínuo da
marca com a MTV Music Awards e Warped Tour de Van, juntamente com o sucesso do
Kia Alma e anúncios no Super Bowl .
Além
disso, para atingir um apelo com os jovens, também público alvo da marca, a Kia
Motors fechou patrocínios com grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo,
Australian Open e NBA, com foco em marketing digital e social. Nos últimos
anos, a Kia tem atraído a presença significativa dentro do mundo digital ,
tendo uma abordagem inovadora de comunicação em conexão com os clientes
on-line. A Kia tem mais de 250 perfis globais e locais de mídia social abrangem
cerca de 1,4 bilhão de pessoas.
Este
último reconhecimento da Kia Motors pela Interbrand segue nos saltos de introdução
da marca no ranking das “50 Melhores Marcas Verdes Globais”, em que colocou a
Kia na 37ª colocação em junho passado .
A
edição de 2013 da Interbrand “As 100 Melhores Marcas Globais” foi elaborada por
meio de uma análise de desempenho da marca abrangente utilizando a metodologia
de pesquisa de melhores práticas por analistas especializados. O estudo mede o
desempenho financeiro de uma empresa em termos de retorno financeiro bruto para
os investidores, o papel que a marca desempenha na decisão de compra real, que
é a capacidade de uma marca para garantir a entrega dos resultados futuros
esperados.