Tempo registrado pela dupla é mais baixo que o da pole position da primeira etapa. Mesmo com restrições, Lamborhini Gallardo LP560 ficou com os quatro primeiros lugares.
O dia que traria respostas deixou mais uma porção de dúvidas entre pilotos e chefes de equipes do Itaipava GT Brasil. Allam Khodair e Marcelo Hahn foram os mais rápidos após três sessões de treinos livres nesta sexta-feira (14), com 1min34s934, mas até mesmo eles destacam que só será possível ter uma ideia real da nova relação de forças na categoria nos treinos classificatórios e na primeira prova do fim de semana, que formam a programação de sábado (15). A expectativa é em função das mudanças de equilíbrio de desempenho promovidas para esta terceira etapa, que está sendo disputada no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP).
"Foi um treino bom, acabar em primeiro sempre é bom, mas ainda faltam algumas adaptações no carro e precisamos esperar para ter alguma referência melhor. Agora é descansar e pensar direitinho no acerto para tentar repetir esse tempo, o que não será fácil", disse Allam Khodair. Marcelo Hahn, que divide com ele a pilotagem de um Lamborghini Gallardo LP560, gostou do resultado por estar exatamente no caminho do único objetivo da dupla: a vitória. "Para nós, é só o que importa, pensando no campeonato. Estamos acertando os restritores no nosso carro e sabemos exatamente onde está o nosso ponto. Vamos tentar repetir o primeiro lugar no fim de semana", afirma Marcelo Hahn.
O Lamborghini Gallardo LP560 passou a contar com dois restritores de 42 mm. O Ford GT 40 está com dois de 44 mm. Por enquanto, o modelo da marca italiana vem mantendo o domínio que alcançou na primeira etapa, que teve as duas corridas vencidas pelos atuais líderes do campeonato, Rafael Daniel e Claudio Dahruj. "O carro é superior aos outros quando está assim, um clima mais fresco. Mas se esquentar os adversários vão se aproximar", analisa Ricardo Maurício, que fez a segunda melhor marca do dia, com 1min35s160. Ele liderou boa parte da última sessão e tinha até chances de ficar com o primeiro tempo - fazia bons trechos quando foi atrapalhado por um carro mais lento.
"A avaliação que conseguimos fazer foi excelente e eu estou bem satisfeito, nós estamos evoluindo, é conseqüência de um trabalho. Estamos melhorando a cada etapa mesmo com as restrições impostas ao carro", comentou Ricardo Maurício, que já registrou uma pole position nesta temporada, exatamente em Interlagos. "Se o Ricardinho (Maurício) repetir o desempenho de hoje e eu continuar com os tempos de volta que fiz, estaremos bem fortes no fim de semana", revela o parceiro dele, Bruno Garfinkel. Em terceiro e quarto lugares ficaram outros dois modelos Lamborghini Gallardo LP560, com Chico Longo e Daniel Serra e Chico Serra e João Adibe.
Na verdade, a marca fez os cinco melhores tempos, porque teve o carro mais antigo, com terminação LP500, em quinto lugar com Marcos Gomes e Thiago Viana. Valdeno Brito e Matheus Stumpf, com Ford GT 40, terminaram em sexto - de acordo com Valdeno Brito as restrições tiraram quase meio segundo do carro. Na sequência, dois modelos Ferrari. Em sétimo, os atuais campeões Claudio Ricci e Rafael Derani. Logo atrás, o carro do Corinthians, com Linneu Linardi e Júlio Campos. Lico Kaesemodel e Aluízio Coelho, com Ford GT 40, ficaram em nono lugar. Líderes do campeonato, Claudio Dahruj e Rafael Daniel terminaram em décimo.
Walter Derani terminou em 11º, em parceria com Antonio Pizzonia com Ferrari F430. Cleber Faria teve problemas no treino, o carro ainda não alcançou a performance ideal após o acidente em Curitiba, e ficou em 11º. Vanuê Faria aparece logo na sequência, em 12º. Na lista, faltam os nomes de Pedro Queirolo, quarto colocado na tabela de pontuação, e Marcello Sant’Anna e Leonardo Vital. Eles foram impedidos de treinar por decisão da CBA. A medida foi tomada como punição - os três pilotos do Dodge Viper Competition Coupe treinaram na pista menos de trinta dias antes do evento, o que não é permitido por regulamento, mas foram abertas algumas exceções no início do ano.
"Como estávamos em desenvolvimento do carro, pedimos autorização verbalmente aos comissários e viemos treinar. Havia outros carros da categoria treinando também, mas só nós fomos punidos. Pelo que nos informaram, houve uma denúncia sobre o nosso teste, com fotos. Foi injusto porque a regra não vinha sendo aplicada para todos os pilotos", conta Pedro Queirolo. A equipe recorreu, mas não houve tempo de conter o prejuízo. "Isso só nos estimula a fazer um bom trabalho na pista. A nossa intenção é ver um campeonato correto, equilibrado, de uma forma justa para todos", comenta Marcello Sant’Anna. Os três pilotos podem voltar à pista neste sábado.
As equipes ainda têm mais uma chance de buscar o acerto ideal com o quarto e último treino livre, logo pela manhã de sábado. Depois, serão realizados dois treinos classificatórios e, na sequência, a primeira corrida do fim de semana, a quinta do campeonato, marcada para 15h50, com exibição dos principais momentos e da parte final na programação da RedeTV!. No domingo (16) a emissora transmite ao vivo e na íntegra a sexta corrida da temporada. Este é o quarto campeonato do Itaipava GT Brasil, que neste ano conta com duas categorias no mesmo grid, Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4. Mesmo com a ausência de alguns carros em função de acidentes, a expectativa é de 26 participantes no fim de semana.
OS MELHORES TEMPOS DO DIA EM INTERLAGOS
1) 16 - M.Hahn/A.Khodair (LA, SP/SP), 1:34.934, média de 163,40 Km/h
2) 33 - B.Garfinkel/R.Mauricio (LA, SP/SP), 1:35.160
3) 19 - C.Longo/D.Serra (LA, SP/SP), 1:35.788
4) 77 - C.Serra/J.Adibe (LA, SP/SP), 1:35.932
5) 69 - M.Gomes/T.Viana (LA, SP/SP), 1:36.147
6) 7 - V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 1:36.150
7) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 1:36.223
8) 100 - L.Linardi/J.Campos (FE, SP/PR), 1:36.558
9) 5 - L.Kaesemodel/A.Coelho (FO, PR/SP), 1:36.758
10) 8 - C.Dahruj/R.Daniel (LA, SP/SP), 1:36.821
11) 70 - W.Derani/A.Pizzonia (FE, SP/AM), 1:36.865
12) 30 - Cleber Faria (LA, SP), 1:39.059
13) 105 - Vanue Faria (LA, SP), 1:39.183
14) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (FC, SP/SP), 1:42.014
15) 55 - Renan Guerra (MA, SP), 1:43.822
16) 21 - V.Rossete/F.Greco (FC, SP/SP), 1:44.288
17) 72 - C.Federico/L.Medrado (FC, SP/SP), 1:44.518
18) 75 - H.Assunção/C.Kray (MA, SP/RS), 1:44.944
19) 82 - M.Mello/W.Freire (MA, SP/SP), 1:45.003
20) 81 - Carlos Burza (MA, SP), 1:46.112
21) 99 - R.Ribeiro/Sondermann (MA, SP/SP), 1:46.413
22) 44 - R.Amaral/M.Olio (MA, SP/SP), 1:47.164
23) 73 - O.Federico/R.Navarro (MA, SP/SP), 1:47.207
24) 121 - R.Stefanini/J.Marcelo (MA, SP/SP), 1:47.517
A PROGRAMAÇÃO EM INTERLAGOS
Sábado (15)
08h30 - 09h15 1º Treino Classificatório - TNT SuperBike
09h25 - 10h10 4º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
10h20 - 11h05 2º Treino Classificatório - TNT SuperBike
11h15 - 12h00 1º Treino Classificatório - Itaipava GT Brasil
12h15 - 13h00 2º Treino Classificatório - Itaipava GT Brasil
13h05 - 13h50 3º Treino Classificatório - TNT SuperBike
15h00 - 15h15 Super Pole
15h50 1ª Corrida - Itaipava GT Brasil
Domingo (16)
09h45 - 10h00 Warm Up - Itaipava GT Brasil
10h15 - 10h30 Warm Up - TNT SuperBike
13h00 2ª Corrida - Itaipava GT Brasil
14h30 Corrida - TNT SuperBike
OS VENCEDORES EM INTERLAGOS
2010 Claudio Dahruj/Rafael Daniel
2010 Claudio Dahruj/Rafael Daniel
2009 Claudio Dahruj/Rafael Daniel
2009 Miguel Paludo/Valdeno Brito
2009 Miguel Paludo/Ricardo Maurício
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Miguel Paludo/Ricardo Maurício
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Clemente Lunardi/Constantino Jr
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel
2008 Paulo Bonifácio/Ingo Hoffmann
2008 Ricardo Rosset/Walter Salles
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR3
1 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 68 pontos
2 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 56
3 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 42
4 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 37
5 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 36
6 Julio Campos, Ferrari, 33
7 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 31
8 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 30
9 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 29
10 Lico Kaesemodel, Ford GT, 28
11 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 24
12 Andreas Mattheis/Xandy Negrão, Ford, 22
13 Beto Monteiro, Porsche, 21
14 Aluizio Coelho, Ford GT 17
15 Vanue Faria, Lamborghini, 16
16 Thiago Viana/Marcos Gomes, Ferrari, 14
17 Cleber Faria, Lamborghini, 14
18 Linneu Linardi, Ferrari, 12
19 Leo Burti, Ford, 11
20 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 10
21 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7
22 Fernando Poeta/Fabio Carreira, Ferrari, 5
23 Marcello Sant’Anna/Leonardo Vital, Dodge Viper, 3
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR4
1) Renan Guerra, 75 pontos
2) Leonardo Medrado/Cristiano Federico e Valter Rossete, 54
4) Henrique Assunção/Carlos Kray e Marçal Melo/William Freire, 47
6) Alan Hellmeister/Sérgio Laganá, 37
6) Fábio Greco, 26
7) Carlos Burza/André Posses, 18
8) Ricardo Ribeiro/Gustavo Sondermann, 10
9) André Posses, 9
10) Alexandre Morsa, Roberto Laganá, Otávio Mesquita e Samuel Melo/Adriano Griecco, 0
CALENDARIO DO ITAIPAVA GT BRASIL
DATA / ETAPA / CIRCUITO, ESTADO
20 e 21 de março / 1ª e 2ª etapas / Interlagos, São Paulo
24 e 25 de abril / 3ª e 4ª etapas / Curitiba, Paraná
15 e 16 de maio / 5ª e 6ª etapas / Interlagos, São Paulo
17 e 18 de julho / 7ª e 8ª etapas / Jacarepaguá, Rio de Janeiro
07 e 08 de agosto / 9ª e 10ª etapas / Interlagos, São Paulo
11 e 12 de setembro / 11ª e 12ª etapas / Velopark, Rio Grande do Sul
30 e 31 de outubro / 13ª e 14ª etapas / Curitiba, Paraná
27 e 28 de novembro / 15ª e 16ª etapas / Interlagos, São Paulo
CREDENCIAMENTO: Está encerrado, mas solicitações atrasadas podem ser analisadas pela equipe de assessoria de imprensa. Basta enviar um e-mail para imprensa@sro-la.com.br.
INGRESSOS: Arquibancada (R$ 10), Visitação (R$ 35) e Paddock (R$ 50). Serão vendidos na bilheteria do Autódromo de Interlagos das 08h00 até 16h00 no sábado (15) e entre 08h00 e 14h00 de domingo (16).
Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário