PATROCINADOR

27 fevereiro 2011

Momentos Finais


Um exemplo de construção na Cidade de São Paulo está chegando no chão, a cidade de São Paulo da Adeus ao Edifício São Vito (popularmente conhecido como TREME-TREME ou BALANÇA MAIS NÃO CAI),construído pelos arquitetos Kogan & Zarzur em 1959 o prédio é conhecido pela arquitetura modernista. Sua construção teve inicio no ano de 1954 e finalizada em 1959.

Em 2004 foi esvaziado pela então Prefeita da Cidade de São Paulo Marta Suplicy e está sendo demolido pela administração do Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

O Edifício São Vito tinha em sua construção 27 pavimentos residenciais totalizando um total de 624 quitinetes (24 por andar), com area de 28 a 30 metros quadrados cada, projeto foi concebido para atrair pessoas:
profissionais liberais;
imigrantes;
caixeiros viajantes;
e casais que chegassem à cidade durante um período de grande crescimento econômico;
mais o térreo e uma sobre sobre loja com unidades comerciais e em sua cobertura um magnífico auditório que já foi palco inclusive de shows de artistas famosos em sua época áurea, e mais 3 elevadores.

Além disso, do topo do prédio era possível ter uma visão magnífica de toda a cidade, somente comparável com as vistas do Edifício Itália e do Edifício Altino Arantes.

A dupla de arquitetos Kogan & Zarzur ainda foram os responsável pelos Edifícios como o Racy na Avenida São João, o Mirante do Vale com tres entradas Avenida Prestes Maia, Praça Pedro Lessa e na Rua Brigadeiro Tobias, localizado na Região do vale do Anhangabaú, entre outros. A associação dos dois ainda é notável por se tratar de um judeu e um árabe. Abaixo, a planta baixa do Edifício São Vito:

















Fontes:
Wikipedia / São Paulo Antiga

Nenhum comentário: