NAS FEIRAS VOLTADAS PARA OS SETORES ORGÂNICOS E DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, EM PLENO PARQUE DO IBIRAPUERA, A FRANCAL FEIRAS FAZ SUA PARTE E COLOCA EM PRÁTICA OS PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE DE SUA ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, A FRANCAL CIDADANIA. EM PARCERIA COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DA NATUREZA (IBDN), EVENTOS CONTAM COM RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E A NEUTRALIZAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO DESDE A ETAPA DE MONTAGEM DOS ESTANDES.
Durante a Bio Brazil Fair e a Natural Tech, a Francal Cidadania, área de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras, reforça seus dois principais projetos de preservação ambiental. Parceiro da promotora, o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza - é a entidade responsável pela gestão dos processos de neutralização das emissões de gás carbônico e pela reciclagem dos resíduos sólidos gerados durante a montagem, realização e desmontagem da feira.
Reciclagem
Numa área próxima ao pavilhão da Bienal, onde as feiras acontecem simultaneamente, é feita a separação do material reciclável, levado ,em seguida, para o galpão da cooperativa de catadores a fim de passar pelos processos de triagem (separação por tipo de material), prensagem, pesagem e comercialização.
A cooperativa escolhida para esta edição, sob coordenação do IBDN, é o Projeto Coorpel, um dos trabalhos realizados pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, sediado no bairro da Luz, na capital paulista. A reciclagem faz parte de um dos núcleos do Centro, o Programa de Catadores de Materiais Recicláveis e Pessoas em Situação de Rua.
A coleta seletiva no pavilhão permitirá que toneladas de resíduos sólidos sejam convertidas em renda para 80 famílias de catadores ligadas ao Projeto Coorpel. Isso diminui a pressão exercida atualmente sobre os já saturados aterros sanitários.
A fim de evitar o desperdício e garantir o resultado de todo o processo, o IBDN faz o monitoramento inclusive nas etapas de montagem e desmontagem dos estandes das empresas expositoras e, durante a feira, coloca monitores ambientais nos corredores para orientar os visitantes sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.
Neutralização
A Francal Cidadania e o IBDN cuidam também da neutralização do gás carbônico emitido pela Bio Brazil Fair e Natural Tech por meio da aferição de itens que envolvem a organização do evento, tais como consumo total de água e energia elétrica, meios de transporte e consumo de combustível com deslocamento do staff, quantidade de material de divulgação impresso, entre outros.
Ao final das feiras, será gerado um inventário de sustentabilidade com o calculo de gás carbônico liberado na atmosfera e a recomendação do plantio de mudas necessário para fazer a respectiva mitigação.
Francal Cidadania
A Francal Cidadania foi criada há mais de 10 anos pela Francal Feiras, em uma iniciativa pioneira do segmento de feiras de negócios. A área trata das ações de Responsabilidade Socioambiental da empresa, com foco em quatro pilares:
Público Interno: em conjunto com a área de Recursos Humanos, estimula os colaboradores a participar das ações de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras por meio de atividades e campanhas, com objetivo de multiplicar o conhecimento no círculo familiar e de amigos destes colaboradores, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida;
Comunidade: abrange ações de apoio a instituições que promovem a inclusão social e a assistência às comunidades carentes. Entre estas ações estão o projeto “Educação e inclusão por meio do esporte”, da Associação dos Pais e Amigos da Franca Basquetebol Clube, e arrecadação de produtos dos expositores de algumas feiras para a posterior criação de brinquedotecas (“Brinquedoteca Francal Cidadania”/feira Abrin) ou doação de material escolar (“Escolar Adota uma Escola”/feira Office PaperBrasil Escolar) e instrumentos musicais (“Música para Todos”/feira Expomusic).
Meio Ambiente: compreende as atividades ligadas à educação ambiental para o público interno (colaboradores) e externo (expositores, montadoras, visitantes e outros envolvidos diretamente nos eventos); neutralização das emissões de gases de efeito estufa das feiras e gestão sustentável nos pavilhões, incluindo coleta seletiva e trabalho de inclusão de catadores;
Rede Multiplica-Ação: tem como foco apoiar, informar, ampliar e atuar em conjunto com parceiros das feiras, expositores, entidades setoriais e outras de relacionamento da Francal Feiras, e que mantenham boas práticas socioambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário