50% das interações com aparelhos móveis começam com buscas online
Afirmação é de Dawn Zencka, especialista da iProspect.
Quando surgiram, as buscas mudaram a internet e, hoje, dominar suas técnicas e métricas é um dos grandes desafios dos profissionais que trabalham com digital. Essa foi uma das mensagens de Dawn Zencka, VP de Digital Strategy da iProspect, durante sua palestra no Digital Age 2.0, evento realizado pelo Now!Digital Business, no WTC, em São Paulo. Segundo ela, as plataformas móveis e a integração do off-line e online estão entre as principais formas de obter maior sucesso com buscas.
Ainda segundo Dawn, 67% dos usuários de buscas são influenciados por um canal off-line. No Brasil, esse número cresce para 79%. “Essa integração é fundamental para o sucesso de uma estratégia”, disse.
Além da integração, Dawn defendeu que é preciso tomar o cuidado de comprar palavras-chaves específicas pensando em todas as plataformas. “Os usuários de diferentes dispositivos buscam de forma única”, explicou. “É preciso que a empresa acerte em cheio nos termos, porque a pessoa não vai permanecer, procurando no celular pelo mesmo tempo que ficaria no computador”.
Dawn ainda deu números relevantes sobre o mercado de plataformas móveis. Cerca de 50% das experiências de navegação em celulares começa com uma busca, e 10% dos brasileiros já utilizam a internet em seus smartphones. E esse número tende a crescer muito nos próximos anos.
De julho de 2010 a julho de 2011 houve um crescimento de 21% no número de buscas feitas no Brasil, posicionando o país como um dos que mais cresceu nesse quesito em todo o mundo.
Debate
Ainda na manhã do segundo dia de Digital Age 2.0, o painel Inteligência Coletiva reuniu Michel Lent Schwartzman, sócio e vice-presidente de estratégia do Grupo.Mobi/RBS, Dario Bugatti, gerente de internet da Lopes Consultoria de Imóveis, Paulo Amaral, Multi-Channel Marketing Leader, Latin America da Merck e Eric Santos, CEO da Resultados Digitais para debater o engajamento em todos os tipos de mídia.
Os participantes falaram sobre a relevância de utilizar novas tecnologias e serviços nas empresas. “O negócio das empresas não muda quando elas estão na internet”, disse Schwartzman, que antes da mesa de discussão fez uma apresentação reforçando os conceitos levantados.
Sobre a palestra: Olhando as tendências no segmento de search, Dawn Zenka poderá apontar como as empresas podem melhor utilizar os dados que as ferramentas de search produzem para suas estratégias de comunicação. Um gostinho do que vem por aí com o Big Data!
Sobre Dawn Zencka: Tem 15 anos de experiência em marketing, sendo que mais de dez no espaço digital. Em sua carreira ela trabalhou com vários clientes entre as 500 maiores empresas da Fortune atuando como planejamento e métrica de mídia, consultoria estratégica e gestão de contas. Seus clientes incluem American Express, McDonald’s, Neiman Marcus, Blue Cross/Blue Shield, AARP e Rite Aid. Antes de juntar-se à iProspect Dawn trabalhou na Arnold Worldwide, One to One Interactive e Digitas. Dawn é formada pela University of Michigan em Inglês e Filmes e tem um MBA da Babson College.
Sobre o debate: Social, móvel, impaciente, exigente, real time, local sem deixar de ser global. Essa é a audiência digital que precisa ser atingida por estratégias que mesclem as múltiplas telas, múltiplas abordagens e a capacidade de fazer branding com resultados de performance. Não importa em que ramo ou negócios a sua empresa está.
Sobre Dario Bugatti: Atuando como gerente de Internet na Lopes desde 2007, Dario Bugatti responde à diretoria de marketing e é responsável pela presença online da empresa, e também pela estratégia digital. Criação e desenvolvimento dos websites da empresa: www.lopes.com.br, www.pronto.com.br, www.credipronto.com.br e também dos aplicativos móveis. Bugatti é Engenheiro elétrico pela Poli-USP, especialista em administração com ênfase em Marketing pela FGV e mestre em Telecomunicações pelo Mackenzie. Trabalhou anteriormente na Agência Click e na AOL Brasil.
Sobre Eric Santos: Engenheiro de Controle e Automação formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nos últimos dez anos, dirigiu Startups e criou produtos nas áreas de Internet e mobile, em empresas no Brasil, Estados Unidos e Índia. Mais recentemente, é cofundador e CEO da Resultados Digitais (www.resultadosdigitais.com.br), plataforma de Marketing Digital para Médias e Pequenas Empresas.
Sobre Michel Lent Schwartzman: Designer gráfico pela PUC-Rio e mestre em Telecomunicações Interativas pela New York University, Michel Lent Schwartzman é mais um carioca ajudando a construir São Paulo. Um dos primeiros brasileiros a trabalhar com internet, começou sua carreira em 1995 na Euro RSCG de Nova York. Fundou a agência digital 10'Minutos em 1996, participou da estruturação da Globo.com e foi diretor de criação da DM9DDB. Em 2009 conduziu a fusão da 10'Minutos com a OgilvyInteractive Brasil, da qual foi gerente geral.
Sobre Paulo Amaral: Paulo Amaral é jornalista profissional e trabalha há mais de 15 anos com novas mídias. Trabalhou em empresas como International Data Group (IDG), RealNetworks, Inc. e Editora Abril, nas quais participou de projetos como Big Brother, TV Corporativa da Petrobras, Liga dos Campeões da Europa (UEFA) e IDG Now! Sua paixão é entender o consumidor e criar experiências de valor através de canais online e offline. Estudou na Universidade de São Paulo e na Universidade da Califórnia, Berkeley. Morou em mais de 10 cidades e volta e meia sente saudades do Vale do Silício.
Sobre o Digital Age 2.0: O Digital Age 2.0 é voltado para profissionais de marketing, publicidade, comunicação, negócios e internet. Em sua quinta edição, mantém sua tradição de reunir grandes especialistas para discutir temas atuais relacionados ao marketing digital. Com o tema “Muitos caminhos, muitas telas, múltiplas vozes” como fio condutor, o Digital Age 2.0 de 2011 discute os novos canais de comunicação estabelecidos a partir das redes sociais, da computação móvel e da explosão dos dados que formam a nova economia do consumidor em rede, onipresente e onisciente.
Digital Age 2.0
Organização e promoção: Now!Digital Business
Apoio de mídia: CBN
Data: 28 e 29 de setembro de 2011
Local: Sheraton WTC Hotel, São Paulo-SP
Mais informações em www.digitalage20.com.br
Sobre o Now!Digital Business
Criado em 2007, o grupo Now!Digital Business é licenciado exclusivo das marcas e produtos do IDG no Brasil. Atualmente, o Now!Digital Business contabiliza mais de 2 milhões de leitores únicos, editando a revista Computerworld e seu respectivo website; o site de notícias IDGNow! e as versões online da PC World, CIO e da MacWorld. É responsabilidade do Now!Digital Business também a realização de eventos como o IT Leaders Conference, o CIO Global Summit e o Digital Age 2.0. Para mais informações, visite o site www.nowdigital.com.br. As últimas novidades do evento podem ser acompanhadas no Twitter - http://twitter.com/DigitalAge_2010.
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