A ExpoCachaça Dose Dupla acaba neste domingo, 11 de Setembro, com saldo extremamente positivo entre os expositores. A maioria dos produtores ressaltou o acerto na escolha do Mercadão como sede da feira em São Paulo – o fluxo de frequentadores e de turistas e a chancela de qualidade conferida pelo Mercado Municipal Paulistano valorizaram a feira e elevaram a cachaça a um status gourmet. Além disso, a possibilidade de dialogar diretamente com o consumidor final e verificar in loco a aceitação do produto foram outros pontos altos da ExpoCachaça.
“Os objetivos da ExpoCachaça Dose Dupla – ampliar os pontos de venda de cachaça e fortalecer os já existentes e divulgar a bebida junto ao consumidor final – foram amplamente alcançados. Tivemos a presença de um público formador de opinião, com visitantes de todos os cantos do País, atacadistas e distribuidores de bebidas. Conseguimos promover contatos para exportação e venda futura”, afirma Luiz Vicente Mendes, diretor comercial da feira.
“Estimamos que os 16 boxes de mercado devem encerrar a feira com vendas de cachaça na ordem R$ 800 mil”, completa.
“Para a ExpoCachaça Dose Dupla do próximo ano já estamos discutindo com o Sebrae a possibilidade de trazer o projeto Imagem, com a presença de revistas internacionais especializadas em bebidas, e o projeto Comprador, para a realização de rodadas de negócios com importadores estrangeiros”, revela José Lúcio Mendes, diretor de marketing da ExpoCachaça. “Estamos muito satisfeitos com os resultados”.
Surpreendidos pelas vendas – Segundo estimativas da Prefeitura de São Paulo, passaram pelo Mercadão de 6 a 9 de Setembro perto de 200 mil pessoas. Outras 80 mil devem circular pelo local durante o fim de semana. Para José Roberto Graziano, supervisor de abastecimento da Prefeitura de São Paulo, a primeira edição do evento em São Paulo foi um sucesso.
“A ExpoCachaça movimentou, de um modo geral, todos os permissionários do Mercadão. Nesta semana conseguimos mostrar aos turistas do Brasil e do Exterior as variáveis de um produto genuinamente brasileiro. E nada melhor que o Mercadão, o templo gastronômico de São Paulo, para promover a cultura nacional”, destaca Graziano.
Nestor Marques Filho, representante da feira em São Paulo, e empresário que articulou a vinda da ExpoCachaça para o Mercadão, está também muito satisfeito com a receptividade dos comerciantes. “Não só os lojistas que trabalham com bebidas foram beneficiados pelo evento. O visitante foi até o mercado por causa da bebida e aproveitou para comprar itens típicos do lugar como os queijos, embutidos, azeites”, afirma.
Ainda segundo o empresário, o saldo foi positivo também para os produtores que pela primeira vez estiveram em um evento em São Paulo. “Muitos tiveram de trazer mais garrafas para o Mercadão logo após o feriado, tamanho foi o movimento no sete de Setembro. Os que tiveram uma expectativa conservadora antes da feira foram surpreendidos com as vendas”.
Lojistas tiveram aumento de vendas – Já na quinta-feira, dia 8, os permissionários do Mercadão comentavam o sucesso dos primeiros dias de evento, em especial no feriado de 7 de Setembro.
Everson Marco da Fonseca, proprietário do Empório Santa Therezinha, box que oferece a maior variedade de cachaças do mercado, era um dos mais entusiasmados. “Agora tenho certeza que devo investir cada vez mais na cachaça. O evento me deu a oportunidade de conhecer novos produtores, como os de Paraty, que têm pouca penetração em São Paulo”.
Outro lojista que aproveitou para fazer negócios com novos produtores foi Fábio Mendonça, do Família Mendonça. “A feira atraiu gente que nunca tinha vindo ao Mercadão e isso foi benéfico para todos os lojistas do mercado”, afirma.
Wagner Borges, o mais antigo lojista do Mercadão, também percebeu aumento no movimento. Ele, que resolveu aderir à Cachaça desde que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso conferiu a ela o status de ‘bebida oficial do Brasil’, percebeu que muitos consumidores buscaram seu box exclusivamente para comprar a bebida. Nestes dias só se fala de cachaça dentro do Mercadão”.
Nicolino Magno, da Magno Sabor, que há apenas cinco meses trabalha com bebidas, teve a sorte de atender uma série de colecionadores. “Circularam por aqui pessoas de alto padrão, que compreendem o valor da cachaça, suas possibilidades de harmonização com comida. Tive um aumento de 400% na venda de cachaças nos dois primeiros dias de evento”.
O chef do restaurante Terra de Santa Cruz, Horácio Gabriel, também percebeu um interesse maior dos clientes pela cachaça a partir da feira. “Nós divulgamos bastante a cachaça em nosso restaurante, reforçando a imagem de bebida típica brasileira. Eventos como a ExpoCachaça esclarecem ao público a importância da cachaça para nossa cultura e ajuda a disseminar a cultura da bebida entre os turistas estrangeiros”.
Depoimentos de Expositores
Adriano Cesar Carvalho da Silva, gerente geral da Engenho d’Ouro e membro da APACAP-Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty
“O Mercadão é excelente porque é referência em produtos de qualidade para o Brasil inteiro. Existe a possibilidade de atingir o turista, o frequentador do mercado, o apreciador da cachaça e os distribuidores da cidade. Fechamos negócio com distribuidores e outros pontos de venda que vão ampliar a penetração das cachaças de Paraty em São Paulo”.
Eduardo Calegario Mello, presidente da APACAP-Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty
“A APACAP já participa da ExpoCachaça em Minas Gerais há três anos. Foi ótimo ter vindo para a edição de São Paulo porque tivemos muito contato com o cliente final e isso é muito valioso. Deixo uma sugestão para o próximo ano – criar um espaço para rodadas de negócios e melhor atender o público institucional. Aí a feira será excelente!”
Giovanni de Melo Viotti, Cachaça Pendão
“Gostei muito de participar da ExpoCachaça Dose Dupla porque tudo passa por São Paulo. É um jeito de mostrar nosso produto e ser transparente com o público final. Estamos há apenas quatro meses no mercado e já fiz ótimos contatos para a minha marca. Foi uma ótima estréia”.
Mário Moraes Marques, Cachaça Dona Beja
“Vim com o propósito de introduzir a minha linha de produtos no Mercadão e consegui. Antes do evento, apenas uma cachaça do portfólio estava disponível. O mercado é uma excelente vitrine para a cachaça. Em três dias de evento, vendemos mais de 600 garrafas”.
Felipe Camelo, diretor de marketing da Cachaça Santo Grau
“Estamos vendendo três vezes mais do que esperávamos. O evento nos ajudou a fortalecer a marca junto aos comerciantes do mercado e isso foi nosso maior retorno. Foi bom para o lojista ver o quanto nossa marcar é boa e procurada pelo consumidor e por isso deve estar à venda no ponto de venda. Ter uma feira que vende direto para o consumidor é ótimo, melhor que feira de negócios”.
Alexandre Kherlakian, Cachaça Ouro 1
“Achei interessante estar em contato direto com o público final. Também foi uma forma incrível de divulgação junto aos lojistas do mercadão”. .
Naiara Correa, gerente de marketing da Cachaça Vale Verde
“A ExpoCachaça de São Paulo é uma grande oportunidade para o segmento da cachaça. Mostra para o público que a bebida evoluiu em qualidade, diversidade, tipo de produção e que hoje há uma legislação específica sobre ela, com certificação e controle. Temos de levantar a bandeira da cachaça assim como o México fez com a tequila na Copa de 90”,
Luiz Fernando Galletti, Cachaça Rio do Engenho
“Sempre aguardei por uma feira exclusiva de cachaça em São Paulo. É a oportunidade de medir a aceitação do produto direto no estande, tendo o consumidor final como interlocutor. Se colocar bem o produto em São Paulo, ele facilmente será bem aceito em todo o País – por isso essa feira é tão importante”
Evandro Luiz Weber, Cachaça Weber Haus
“Vim para São Paulo porque a feira seria realizada em um mercado público, onde realmente o consumidor está. O público que degusta as nossas cachaças é sofisticado, conhece cachaça de qualidade. Ao contrário do que possa parecer, o público que vem à feira não é bebedor, mas apreciador”.
Klaus Chaves, Cachaça Prazer de Minas
“Viemos garimpar o mercado paulistano. Uma feira como essa em São Paulo é fundamental para a divulgação de uma marca, já que se pode fazer degustação gratuita. É interessante encontrar com todo o tipo de público, da família que vem ao mercado para passear a um real interessado por cachaça”.
Moacir Menegotto, diretor da Casa Bucco
“É uma grande satisfação atender ao público visitante do Mercadão, apresentar a minha cachaça, desmistificar a imagem negativa que algumas pessoas ainda têm. A ExpoCachaça é um evento de grande enriquecimento cultural. Consegui obter maior aproximação com clientes tradicionais, além de contatos com novos clientes. Com certeza estarei aqui na próxima edição e quero investir ainda mais”,
Ivandro Remus e Peter Fabian, respectivamente proprietário e representante do Velho Alambique
“Já participei da ExpoCachaça em Minas Gerais em duas edições e sei da importância do evento em uma cidade referência como São Paulo. Apostei no sucesso desde o início e agora vejo o ótimo retorno. Aqui tive contato com públicos variados, mas a maioria era formada por reais admiradores da cachaça. Como resultado, também ampliei a rede de contatos em São Paulo”. “Ainda acreditamos muito no sucesso pós evento. Sei que será uma fase de grandes negócios”, complementa Fabian.
Antônio Parente, proprietário da Cachaça Serrote
“São Paulo é um potencial mercado consumidor da cachaça, por isso sempre acreditei no sucesso do evento. A escolha do Mercadão para sediar a ExpoCachaça Dose Dupla foi fundamental, pois é um local de boa visibilidade e acesso para diversas pessoas conhecerem a cachaça. Fiquei muito feliz ao contabilizar que em um dia ofereci 1.050 degustações da minha cachaça! Estou satisfeito com a repercussão do evento e quero voltar no próximo ano”.
Jacqueline Calvo, diretora da Cachaça Dedo de Prosa
“O público do Mercadão ganhou cultura com a ExpoCachaça Dose Dupla. É gratificante o contato que temos com pessoas de várias partes do País e do mundo. O evento promove acima de tudo diversão, entretenimento e a possibilidade de degustação de cachaças de todo o País. As pessoas podem conhecer diferentes aromas e estilos. Ainda identificamos futuros parceiros. Também gostei muito das palestras que foram interativas e práticas”,
Silvana Moreira, diretora da Cachaça DJ
“Acreditei no evento desde o início e sei da importância e visibilidade da cidade de São Paulo no mercado de cachaça. Ressalto o apoio que recebemos de todos os envolvidos no evento. A participação e trabalho conjunto foi fundamental para o sucesso que observamos. Parabenizo a organização da ExpoCachaça Dose Dupla por todo empenho. A feira ainda possibilitou o aumento da nossa rede de contatos inclusive para exportação”, .
Luiz Gustavo Zillo, proprietário da Cachaça Engenho São Luiz
“Essa é a nossa primeira participação na ExpoCachaça e estou muito satisfeito com o resultado. Meu objetivo é divulgar a cachaça e fazer novos contatos e o Mercadão é um ótimo local. A receptividade está sendo muito positiva e fico feliz em ter escolhido o evento para lançamento do nosso produto. Quero voltar no próximo ano e ainda aumentar a linha de produtos”, .
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