PATROCINADOR

06 outubro 2011

Furukawa e TIVIT promovem Responsabilidade Ambiental compartilhada

Programa Green IT do fabricante complementa no Brasil a estratégia de Sustentabilidade e Proteção ao Meio Ambiente da provedora de serviços de Tecnologia e Business Process Outsourcing (BPO). Cabos  substituídos nos constantes projetos de expansão das redes estruturadas são reciclados e tratados para prover matérias-primas a outras indústrias  

Desde 2007, o Programa  Green IT  da Furukawa confirma o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e de geração de redes verdes no País. A iniciativa destina sobras de cabos e componentes que são substituídos em projetos de modernização de redes para reciclagem e tratamento. Matérias-primas, como o cobre e o plástico, por exemplo, são destinadas para outros processos produtivos, minimizando o impacto ambiental pela redução da exploração dos recursos naturais. Antecipadamente às determinações da nova Lei brasileira de Resíduos Sólidos, o programa Green IT é uma ação concreta de Responsabilidade Ambiental do fabricante, que se originou do conceito da responsabilidade compartilhada em relação à destinação de resíduos. A iniciativa chamou a atenção de uma das maiores provedoras de serviços de TI e BPO no Brasil, a TIVIT, e está sincronizada com a estratégia de sustentabilidade e proteção ao Meio Ambiente da companhia, que atualmente provê à Furukawa todos os materiais que são substituídos nos seus constantes projetos de expansão de redes, seja nas suas unidades de Data Center em São Paulo e Rio de Janeiro, como nas demais 19 unidades da TIVIT, que também atendem às demandas de negócios de clientes dos mais diferentes setores em todo o território nacional.

“A Furukawa é um dos principais fornecedores de soluções de infraestrutura de redes para os nossos dois modelos de negócios (TI e BPO) e está alinhada com nossas iniciativas de responsabilidade social, para suportar o crescimento da TIVIT no mercado brasileiro. Em nossas operações, temos expansões contínuas para atender aos clientes. É um processo diário. E o Programa Green IT Furukawa é muito alinhado e complementar à estratégia de Responsabilidade Ambiental da TIVIT, que abrange questões de reciclagem e reuso de materiais, no uso consciente de água e energia elétrica. A Furukawa nos fornece infraestrutura que promove a compactação dos ambientes, onde a TI é um recurso utilizado de forma racional apoiando a consolidação e virtualização de servidores, minimizando todo o restante que está por traz da operação.”, diz Bruno Pagliaricci, executivo Sênior de TI da TIVIT.

Recentemente, a TIVIT direcionou para o programa Green IT da Furukawa toneladas de materiais. “Fomos acumulando cabos de geração anteriores e outros materiais durante as obras de manutenção e atualização de um dos Data Centers de São Paulo, que foram entregues aos parceiros da Furukawa credenciados pelo programa. Em embalagens adequadas cedidas pelo próprio fabricante, esses materiais seguiram para reciclagem e tratamento para servirem a outras indústrias, com larga economia de recursos naturais e mesmo redução na emissão dos gases de efeito estufa.”, comenta Pagliaricci.  Segundo o executivo, no final deste mês de agosto, uma nova leva de descarte será destinada ao programa Green IT da Furukawa, desta vez, pela atualização de tecnologias no Data Center do Rio de Janeiro da TIVIT.

Roberto Kihara, gerente comercial da Furukawa comenta: “O programa Green IT Furukawa é uma solução sustentável, um caso de sucesso ativo de Responsabilidade Social e Ambiental. Além de racionalizar a utilização de recursos não–renováveis, preservando o Meio Ambiente, o programa permite a revitalização das redes estruturadas por meio da substituição de cabos e acessórios de tecnologias anteriores por soluções de última geração, favorecendo a dinâmica dos negócios atuais das organizações. E em todo o seu ciclo virtuoso, gera emprego e subsistência para as empresas parceiras credenciadas de reciclagem, transporte e distribuição das matérias-primas.”

Obras com tecnologia Furukawa - Além de ter a TIVIT como parceira do seu Programa Green IT, a Furukawa é sua fornecedora, provendo à organização soluções de infraestrutura de redes, que a auxiliam a se destacar no mercado frente a concorrência. “Consolidamos atualizações nos nossos centros de dados com soluções ópticas de alto desempenho da Furukawa – fibras OM3 e OM4, placas LGX com conectores LC, entre outros sistemas. Hoje, nossos ambientes operam também em 10GbE, com toda a segurança e legado requeridos pelos nossos clientes para suas operações. Estamos preparados para as futuras expansões e para rodar com os novos equipamentos 10 e 40 GbE que ainda serão lançados no mercado mundial”, conclui o Executivo Sênior de TI da TIVIT.
Na operação de BPO da TIVIT, outros projetos também envolvem a marca Furukawa, com soluções de conectividade metálica. Ainda em andamento, encontra-se a obra de expansão da unidade de BPO da TIVIT em Santos, litoral paulista.

SERVIÇO ADICIONAL:
Sobre a TIVIT - A TIVIT, líder em serviços integrados de TI e BPO na América Latina, tem seu portfólio organizado em três grandes áreas de negócios: Infraestrutura de TI, Sistemas Aplicativos e BPO. Atualmente, possui 19 unidades, localizadas nas principais regiões do Brasil, e uma extensa infraestrutura que permite escalabilidade, confiabilidade e segurança da informação. A TIVIT faz a gestão de operações estratégicas e vitais para os negócios de seus clientes, que incluem 300 das 500 maiores empresas brasileiras. A companhia presta serviços para grandes bancos, seguradoras, empresas de cartões de crédito, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo.

Sobre a Furukawa - Fabricante de soluções de cabeamento estruturado e redes ópticas, a Furukawa (www.furukawa.com.br) é líder nacional do segmento de Cabling no Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A indústria de origem japonesa está presente há 37 anos no mercado brasileiro, com matriz e unidade industrial em Curitiba, Paraná. O fabricante possui fábrica subsidiária na Argentina. A unidade de cabos ópticos fica em Buenos Aires para atender a demanda local e melhorar a logística de distribuição de produtos para os demais mercados Íberoamericanos. A Furukawa Brasil já atua em 17 países através de uma malha especializada de distribuidores, integradores e centros de treinamento autorizados.  Em 2010 a companhia registrou uma receita bruta de R$ 432 milhões, 28% a mais que em 2009, impulsionada por uma forte penetração no mercado de Data Center, por novos projetos de redes ópticas externas para as cidades digitais e FTTH (Fiber to the Home) e por projetos de modernização de redes de dados corporativas. Para 2011, a Furukawa prevê crescer ainda mais, projetando aumentar em 11% as vendas para o Brasil e 4% nas Exportações.

Nenhum comentário: