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04 outubro 2011

LINHA FORD CARGO EURO 5: NOVOS MOTORES MAIS POTENTES E ECONÔMICOS

A partir de 2012 toda a linha Cargo receberá novos motores, mais potentes, econômicos e adequados à legislação Proconve P7. Composta pela consagrada linha de motores Cummins ISB 4.5 litros, ISB 6.7 litros e o novo ISL 8.9 litros a Linha Cargo Euro 5 passará a ter nova nomenclatura em função do aumento da potência. A linha terá doze novos modelos: Cargo 816, Cargo 1319, Cargo 1519, Cargo 1723, Cargo 1719, Cargo 1933 R, Cargo 1933 Tractor, Cargo 2423, Cargo 2429, Cargo 2623, Cargo 2629 e Cargo 3133.

O nível superior de torque e potência e a economia de combustível são os destaques dos caminhões Cargo Euro 5, que utilizarão a tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento dos gases de escape. Como é tradição na linha, a proposta de desenvolvimento foi direcionada para maximizar o retorno do investimento para o cliente.

As inovações tecnológicas introduzidas nos motores Cummins ISB e ISL e o desenvolvimento de toda a linha Cargo realizada pela engenharia da Ford em São Bernardo do Campo e no Campo de Provas de Tatuí (SP), permitiram extrair mais desempenho e menor consumo desses blocos, com redução do custo operacional e melhor resultado para o transportador. 

Foram realizados mais de 1 milhão de quilômetros em testes dinâmicos de homologação dos novos motores e da tecnologia SCR somente nas pistas do Campo de Provas de Tatuí. Desse modo, a Ford Caminhões mantém na Linha Cargo Euro 5 as características que se tornaram referência em consumo e durabilidade no mercado nacional.

"O desenvolvimento feito pela engenharia do Brasil é um diferencial que agrega qualidade e maior confiabilidade para nossos clientes. Substituímos os motores, oferecendo não apenas redução das emissões, mas um melhor desempenho e ótima relação custo-benefício, com avanços que vão de encontro às necessidades das diversas operações em que o Cargo é utilizado", explica Antonio De Lucca, engenheiro chefe de desenvolvimento de caminhões da Ford. 

Faixa ampliada de torque
Além de mais potente, a linha Novo Cargo Euro 5 oferece faixa ampliada de torque em baixa rotação em todos os modelos, que se traduz em maior agilidade e força para o conjunto. O desenvolvimento dessa nova configuração dos motores feito para as condições de utilização no Brasil trouxe ainda redução do consumo de combustível entre 5% e 7%, dependendo da operação. 
O novo motor Euro 5 ISBe 4.5 de 160 cv - que substitui o ISBe 3.9 de 150 cv - atinge mais rápido e mantém por uma faixa maior de rotação o torque máximo, de 550 Nm, entre 1.100 e 2.000 rpm. Como comparação, no motor anterior esse intervalo estava na faixa de 1.200 e 1.800 rotações. 

O motor Euro5 ISBe 4.5 de 190 cv, que substitui o ISBe 3.9 de 170 cv, mantém o torque máximo de 600 Nm na faixa de 1.100 a 2.100 rpm (contra 1.300 a 1.400 rpm no modelo anterior). 

O motor Euro5 ISBe 6.7, de 230 cv, substitui o ISBe 5.9 de 220 cv na linha de médios do Ford Cargo. Ele mantém torque máximo de 821 Nm na faixa de 1.100 a 1.800 rpm (contra 1.200 a 1.600 rpm no modelo anterior).

O motor Euro5 ISBe 6.7, de 290 cv, substitui o ISBe 5.9 de 275 cv. A 1.000 rpm, ele já gera um torque de 741 Nm - 40 Nm a mais que o modelo anterior. E mantém o torque máximo de 951 Nm na faixa de 1.200 a 2.100 rpm, enquanto no modelo antigo ela ia até 1.800 giros.

O novo motor Euro5 ISL 8.9, de 330 cv, substitui o ISC 315 de 320 cv. Ele chega ao torque máximo de 1.300 Nm muito mais rápido, a partir de 900 rpm, e o mantém até 1.500 rpm. No modelo anterior, esse pico era atingido a 1.300 rpm. Já no limite de giros de 2.100 rpm, a vantagem do novo motor é de quase 100 Nm.

Liderança
A Ford Caminhões tem uma longa parceria com a Cummins, maior fabricante independente de motores diesel do mundo e líder do segmento no País. Além da nova linha de motores e da tecnologia SCR, a solução integrada desenvolvida pela Cummins para atender às normas Euro 5 inclui a fabricação e distribuição do Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), com o nome comercial Fleetguard Arla 32. Esse aditivo também será comercializado em todos os 148 distribuidores Ford Caminhões.

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