Começou na tarde desta quinta-feira a remontagem da unidade geradora (U6), que está parada desde setembro do ano passado, quando foram encontradas fissuras no anel de desgaste inferior, que fica na roda da turbina. Foi justamente a roda, peça de 300 toneladas, que foi recolocada. Durante uma hora, a peça desceu 30 metros até chegar ao seu local de origem. Para próxima semana está prevista a recolocação da segunda peça: o eixo da turbina.
Segundo o superintendente adjunto de Manutenção, Marco Cesar Castella, a recolocação de uma peça tão grande, com 8,6 metros de diâmetro e 4,5 metros de comprimento, exige uma precisão milimétrica. Entre o anel de desgaste da roda e o anel de desgaste estacionário - o que fica junto ao concreto, há uma folga de apenas cinco milímetros.
"Os técnicos acompanharam cada detalhe da descida da peça. “Se houvesse qualquer contato entre estes dois anéis, todo o trabalho precisaria ser refeito", explica. A peça foi colocada em suportes de 1,5 metro, para os ajustes finais de alinhamento, para, então, ser reposicionada no local.
Encontro de gerações
De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que acumula a função de diretor técnico executivo, esse tipo de manutenção da
U6 é uma grande oportunidade para a gestão do conhecimento de Itaipu. "O pessoal que instalou as unidades geradoras e trabalhou na sua manutenção está passando todo esse conhecimento para que os colegas recém-chegados continuem o trabalho".
Samek lembra que a previsão de desmontagem das unidades geradoras seria em 2004, quando elas completassem 30 anos. "Fomos obrigados a adiantar este trabalho, por causa da fissura na roda, mas aproveitamos para fazer o treinamento dos empregados".
Segundo Castella, toda a desmontagem da U6 está sendo registrada por fotos, filmes e anotações. "Temos 100% dos procedimentos registrados", conta. Ele lembra que a área já tem 65% de empregados novos, que poderão continuar o trabalho, quando os mais antigos se aposentarem.
Manutenção
Em setembro de 2010, durante uma manutenção preventiva, foram encontradas fissuras no anel de desgaste da roda da turbina. Começaram, então, os trâmites para fazer toda a desmontagem da unidade geradora. Pela primeira vez, toda a desmontagem foi feita exclusivamente por empregados de Itaipu.
Desde a tampa da unidade até a roda da turbina, uma a uma, as peças foram retiradas. Depois de fazer o reparo, as peças voltam a ser instaladas. Além da roda e de vários outros componentes de menor porte, serão remontados o eixo, a cruzeta superior, o eixo superior, o rotor, o eixo inferior, a cruzeta inferior, dois servomotores e a tampa. A previsão é que a unidade geradora volte a operar em abril de 2012.
Itaipu tem 20 unidades geradoras, que produzem 14 mil MW, duas elas sempre estão paradas para a manutenção periódica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário