PATROCINADOR

08 novembro 2011

Setor ferroviário em franca expansão

O Brasil assiste hoje a um momento animador do campo ferroviário e uma trajetória ascendente da indústria fornecedora dos investimentos em infraestrutura pelos governos, e com perspectivas de expansão da atividade de transporte de carga e de passageiros, disse o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na abertura do Seminário Negócios nos Trilhos, que aconteceu na manhã desta terça-feira (8), no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.
O ministro Passos saudou o evento, que reflete esse ambiente, ao reunir 180 expositores do Brasil e do exterior, e trazer os representantes de todos os segmentos envolvidos , assim como o lançamento do Prêmio Desenvolvimento do Transporte Ferroviário, pela Revista Ferroviária com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Passos ressaltou os investimentos da indústria e a presença de novos players internacionais como a segunda fábrica de locomotivas no país, da Progress Rail, em Sete Lagoas (MG); a primeira fábrica da Bombardier e a fábrica de trens de passageiros CAF, ambas em Hortolândia (SP); a expansão das indústrias de vagões - como Randon, Maxion e Usimec - e as de componentes - Alstom, AmstedMaxion -, entre outras, que compõem um parque de 127 novas indústrias que inclui as que expandiram para atender ao setor. Passos destacou também o diálogo que o Ministério e a ANTT vêm mantendo com os operadores concessionários, visando atender aos pleitos do setor.
Sérgio Henrique Avelleda, presidente da Cia. Do Metrô de São Paulo (representando o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes), também destacou a disposição do governo federal e do Estado de São Paulo em investir no setor metroferroviário. Mas criticou os obstáculos para a execução dos projetos, que ameaçam comprometer a aplicação dos recursos disponíveis, como o excesso de burocracia e de controles e das dificuldades para se obter o licenciamento ambiental. Avelleda citou que o Metrô de São Paulo traz uma economia de R$ 5 bilhões em energia e em redução de emissões ao substituir o transporte individual e que é tratado pelos órgãos de controle de meio ambiente como se fosse uma indústria química. Ele sugeriu mudanças na legislação para agilizar os processos para que os prazos sejam cumpridos e os recursos aplicados nos prazos estabelecidos.
Gerson Toller, diretor-executivo da Revista Ferroviária, organizadora do evento, citou estatística do Ministério da Saúde - com 40.610 mortes em acidentes de trânsito em 2010, 8% a mais que no ano anterior - e o balanço energético do Ministério de Minas e Energia, em que o transporte rodoviário respondeu pelo consumo de 26,6% do total, 2,2 pontos percentuais a mais que a média dos últimos dez anos. Como contribuição para isso, Toller citou que a frota brasileira de veículos automotores mais do que dobrou entre 2002 e 2010. Enquanto o transporte metroferroviário, que é parte da solução desses problemas, fazendo milhões de deslocamentos de passageiros e de 1,2 milhão de toneladas de carga ao dia, não é levado em conta.
Bernardo Figueiredo, presidente da ANTT, destacou a preocupação do governo federal para a expansão do setor não só por meio da malha ferroviária (com a construção de novos 5 mil km de linhas férreas), mas como o novo olhar para o setor, que visa buscar maior equilíbrio entre os diferentes sistemas de transporte. E anunciou como estímulo, o Prêmio de Desenvolvimento Ferroviário, cujo regulamento está em fase de elaboração.
 
 
Para conhecer a programação do Seminário basta acessar o link abaixo:
Serviço
14ª Feira e Seminário Negócios nos Trilhos
Data: 08 a 10 de novembro de 2011
Horário do Seminário
– dia 08/11 (terça feira) 9h00 às 12h30 
– dia 09/11 (quarta-feira) 9h00 às 12h30 e 14hàs 17h00
– dia 10/11 (quinta-feira) 9h00 às 12h45
Horário da Feira: 14 horas às 20 horas
Local: Pavilhão Vermelho - Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo – SP
 
Obs: Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.
Mais informações sobre a Feira Negócios nos Trilhos poderão ser obtidas acessando o site: www.revistaferroviaria.com.br

Nenhum comentário: