O passeio começou a ser comercializado pelo Complexo Turístico Itaipu nesta sexta-feira (20).
Uma família de Curitiba estreou, na tarde desta sexta-feira (20), a mais nova atração do Complexo Turístico Itaipu (CTI) – o Test Drive Veículo Elétrico. O passeio permite ao turista conhecer a maior geradora de energia elétrica do Planeta de uma forma diferente: conduzindo um carro que não polui o ambiente e não faz barulho.
Lançado para a imprensa e para o mercado de turismo há um mês, o passeio começou a ser comercializado para o público nesta sexta-feira. Loriel Zanlorensi, a esposa Simone Souza da Silva e os filhos Davi, de 9 anos, e Carlos, de 3 anos, souberam da nova atração do CTI pelo rádio, quando programavam uma viagem de uma semana em Foz do Iguaçu.
“Ouvimos uma reportagem sobre o passeio com o veículo elétrico e fomos buscar informações. Depois, fizemos a reserva”, disse Loriel. O que a família não imaginava é que seriam os primeiros a fazer o test drive. Todos ficaram surpresos – e felizes – com a presença da imprensa e dos gestores da área de turismo de Itaipu.
“É um carro muito silencioso, nem dá para perceber que está ligado. É um passeio muito legal, que vale a pena ser feito”, completou Loriel, logo após a segunda parada do passeio, no Mirante do Vertedouro – que, para sorte do grupo, estava com a calha direita aberta.
Ainda no mirante, o grupo foi recebido pelo superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu. A Comunicação Social é a responsável pela gestão do turismo da usina. “É uma opção a mais para quem visita Itaipu e o Destino Iguaçu. E uma experiência inédita de dirigir um carro que alia desenvolvimento tecnológico com proteção ao meio ambiente”, disse Piolla.
Simone Souza comentou que, além do veículo elétrico, a família aproveitou a estadia em Foz para conhecer outros atrativos – entre eles, a Visita Panorâmica de Itaipu, o Refúgio Biológico, o Polo Astronômico e a iluminação da barragem. Sem contar as Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2011 como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. “Ficamos maravilhados. Uma semana é pouco para conhecer tudo o que Foz oferece”, disse.
Como funciona
O circuito do test drive tem 20,4 quilômetros, com saída do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e passagem pelo Canal da Piracema, Mirante do Vertedouro, Mirante Central, cota 144 (ao lado dos condutos forçados), cota
225 (no alto da barragem) e Barragem de Enrocamento. A duração do passeio é de uma hora, com três paradas. Antes de embarcar no VE, o visitante também poderá assistir ao vídeo institucional da usina.
Para fazer o test drive, o turista deverá portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro do prazo de validade, e assinar um termo de responsabilidade. Monitores acompanham toda a visita, com orientações sobre a condução do veículo, normas de segurança, e também sobre Itaipu, o Projeto VE e as ações ambientais promovidas pela usina.
A tarifa será de R$ 150 por saída, mas até o dia 29 de fevereiro haverá desconto promocional de 50%. No passeio, poderão embarcar no veículo o condutor e até dois convidados. O valor será o mesmo, independentemente do número de passageiros.
As visitas acontecem às 9h, 10h, 14h e 15h (os horários poderão ser ampliados, conforme a demanda). Mas é importante agendar com antecedência o passeio – o telefone é 0800-645-4645.
Presidente da Embratur visita Itaipu
A passeio em Foz do Iguaçu, o presidente da Embratur, Flávio Dino, aproveitou para conhecer – como turista – as atrações do Complexo Turístico Itaipu. Acompanhado dos dois filhos (Vinícius, de 17 anos, e Marcelo, de 14), o presidente foi recebido às 9h30 desta sexta-feira (20) pelo superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, no Centro de Recepção de Visitantes, onde assistiu ao filme institucional da empresa e de onde partiu, dirigindo um veículo elétrico, para percorrer os atrativos da usina.
Dino elogiou a qualidade do receptivo da Itaipu e ressaltou o papel da empresa na promoção de Foz do Iguaçu como destino turístico. “É um esforço louvável. Outras empresas também deveriam enxergar o grande potencial do turismo na geração de renda e de empregos e investir nesse setor”, afirmou.
O presidente da Embratur também destacou a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. “Hoje há um protocolo assinado pelas secretarias municipais do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu para promover as Maravilhas do Brasil. E a Embratur tem muito interesse em desenvolver esse tipo de parceria para a promoção de destinos integrados”, completou.
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