Evento organizado pelo jornal Valor Econômico tem o objetivo de discutir os desafios para implementação das cidades inteligentes no Brasil, aproveitando de forma sustentável os investimentos para a Copa do Mundo de 2014
A NEC, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, participa do seminário ‘O Futuro das Megacidades’, organizado pelo jornal Valor Econômico, que acontecerá no dia 28 de março, na cidade de São Paulo. O objetivo do encontro é discutir os caminhos e desafios para a construção das cidades inteligentesno Brasil, levando em consideração a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e os projetos em desenvolvimento para os jogos.
O evento contará com três painéis: ‘Transformação das Cidades e Cooperação no Planejamento Metropolitano’, ‘Experiências de Governança nas Cidades Inteligentes’ e ‘O Avanço das Cidades Inteligentes pelo País como Legado da Copa do Mundo’, com representantes do Governo Federal, BNDES, iniciativa privada e Universidades de todo o país. Este último painel contará com a participação de Massato Takakuwa, diretor de negócios para governo da NEC no Brasil, que explanará sobre projetos que contam com a participação da empresa, entre eles o desenvolvimento da Cidade da Copa, que já está em andamento em Pernambuco, em parceria com a Organização Odebrecht. Multinacional brasileira, a empresa atua nas áreas de engenharia e construção, petroquímica, energia, bioenergia, petróleo e gás, setores imobiliários e engenharia ambiental, além de investir em novos negócios, como a construção e operação de arenas.
O objetivo da NEC é apresentar o conceito de smart city usado na evolução das comunicações, segurança, energia, transportes e outros serviços oferecidos ao cidadão que serão disponibilizados de maneira inteligente, sempre visando a sustentabilidade e aproveitando os investimentos realizados para os grandes eventos que ocorrerão no Brasil. Neste contexto, surge a Cidade da Copa, concebida como a primeira cidade inteligente da América Latina, que nasce a partir da arena construída para o mundial de 2014 e oferecerá, em seu entorno, espaços, como bares e restaurantes, campus universitário, hotéis, shopping center, escritórios, residências, parques e áreas verdes. A intenção é proporcionar um ambiente autossustentável após a Copa do Mundo.
Massato Takakuwa explica que esta é uma ótima oportunidade para apresentar as soluções inovadoras que já são realidade em países mais avançados e discutir os desafios da implementação destes sistemas no Brasil. “Nosso objetivo é mostrar que estas soluções podem criar um novo paradigma na evolução dos serviços aos cidadãos neste momento de recuperação do desenvolvimento das plataformas sociais no Brasil. Para isso, vamos discutir as melhores estratégias para transformar estes investimentos em serviços de importância para a população brasileira, mesmo após o término dos jogos”, finaliza.
Serviço:
O Futuro das Megacidades
Data: 28 de março de 2012
Local: Hotel Renaissance
Endereço: Alameda Jaú, 1624 – São Paulo
Painéis:
9h30: Transformação das Cidades e Cooperação no Planejamento Metropolitano;
11h: O Avanço das Cidades Inteligentes pelo País como Legado da Copa do Mundo;
12h15: Experiências de Governança nas Cidades Inteligentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário