PATROCINADOR

07 março 2012

Prédio Verde da Dígitro é a “Construção Sustentável de 2012”

Premiação ocorrerá no Fórum de Gestão Sustentável de Florianópolis. Prédio da Dígitro favorece a economia de recursos, baixa emissão, acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e até o incentivo ao acesso via bicicleta

O Edifício Verde da Dígitro Tecnologia, um dos maiores projetos de prédio ecologicamente sustentável de Santa Catarina, acaba de ser escolhido pela comissão julgadora do Prêmio Expressão de Ecologia como ganhador nacional do título de Construção Sustentável 2012.

A diplomação da empresa ocorrerá durante o Fórum de Gestão Sustentável, programado para o segundo semestre, e que reunirá em Florianópolis especialistas de todo o País em desenvolvimento sustentável, além de dezenas de ONGs, representantes de governo e empresas envolvidas em projetos “verdes”.

A Dígitro é nacionalmente reconhecida por uma grande variedade de práticas de responsabilidade sócio-ambiental que a qualificam como empresa “sustentável”. O Reconhecimento para o Prêmio de 2012 teve como base, principalmente, o projeto de construção do novo complexo que abriga a sede da empresa, localizada na capital Catarinense.

O empreendimento foi baseado no conceito green building (Edifícios Verdes), buscando a preservação ambiental e o aproveitamento máximo de recursos naturais, como o calor e a luz solar, a água da chuva, entre outros, reduzindo significativamente o consumo de energia.

“Ficamos muito orgulhosos com o prêmio, pois sabemos que a disseminação de projetos como este reforça a idéia de que preservação ambiental é uma responsabilidade de todos e deve estar na base dos valores empresariais”, afirma Geraldo Faraco, Presidente da Dígitro.

Preferência para a Luz Natural e Uso de Água da Chuva Entre as principais características da edificação, estão os vidros especiais, chamados insulados, que permitem a penetração de luz natural em todos os ambientes (menor necessidade de luz artificial), bloqueando em 70% a entrada de calor e diminuindo o uso de ar-condicionado,  ao mesmo tempo em que reduz em mais de 70% o ruído externo. No topo, uma estrutura de células fotovoltaicas está sendo montada em etapas, para que, até 2014, a luz interna utilizada em todos os ambientes, durante o dia, seja suportada pela energia advinda dessa fonte.

O prédio conta também com sistemas de aquecimento solar, circuitos hidráulicos distintos - um de água tratada, para uso em torneiras e chuveiros, e outro, independente, para uso específico na descarga dos vasos sanitários, que utiliza água coletada da chuva (capacidade de armazenamento: 60.000 litros). A questão da energia também foi tratada no mesmo conceito sustentável do restante do empreendimento. A utilização de um prisma central permite a entrada de luz solar nos vários andares, reduzindo o uso de iluminação artificial e consequentemente o consumo de energia.

A estrutura também recebeu um moderno sistema de tratamento de efluentes, ampla estrutura para portadores de necessidades especiais, programas de saúde, com incentivo a utilização de bicicleta, além de programas de reciclagem que envolvem não somente os colaboradores, mas também a comunidade local.

Sobre a Dígitro Tecnologia
A Dígitro é uma empresa genuinamente brasileira com mais de 30 anos de mercado no setor de telecomunicações. Seu amplo portfólio de soluções agrega ainda serviços de Infraestrutura de TI e aplicações de inteligência, complementando sua base de clientes atuantes nos mais diversos nichos de negócio, que vão desde empresas privadas e operadoras de telefonia, até instituições e órgãos governamentais, incluindo agências de Segurança Pública às quais a Dígitro fornece o Sistema Guardião, peça chave de maior utilização no combate ao crime organizado. A Dígitro investe em inovação, desenvolvendo tecnologia em parceria com centros de pesquisa como a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Atlântico. Presente em todo o Brasil e em 11 países da América Latina e África, a Dígitro tem qualidade reconhecida pelas certificações ISO 9001 e a TL 9000, norma específica para o mercado de telecomunicações. Além disso, tem sua sede construída em um edifício 100% sustentável, e é patrocinadora única do Educando com Música, projeto social que leva à comunidade rural da Grande Florianópolis uma educação musical de qualidade.

Nenhum comentário: