PATROCINADOR

29 junho 2012

Rock Brasília representará a Capital Federal em ação no Chile


A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e o cineasta Vladimir Carvalho levarão o documentário “Rock Brasília” para o Chile. No dia 4 de julho, uma ação conjunta da Setur-DF com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) exibirá a obra, que conta um pouco da história da capital do país e do rock brasileiro, no Palácio de la Moneda. A intenção é evidenciar a cultura da cidade como um dos atrativos do turismo local.

“Nosso foco será destacar um dos títulos que a Capital Federal carrega com muito orgulho, o de Capital do Rock. O filme escolhido mostra como a nossa identidade musical foi desenvolvida à medida que Brasília foi criando uma cara própria”, afirma a subsecretária de Promoção e Eventos, Janaína Vieira.

Com imagens de arquivo, filmadas desde o final dos anos 1980, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica de Brasília. A obra conta a história de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Uma história feita de depoimentos reveladores dos grandes protagonistas do período, como Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso.

A exibição do trabalho de Vladimir Carvalho será um evento aberto ao público em geral, complementando a ação que Brasília desenvolverá junto a Embratur no projeto “Goal to Brasil. Nele serão divulgadas as cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 e, no dia 05 de julho, os maiores agentes e operadores de viagens e imprensa poderão conhecer a fundo as cidades que receberão as seleções e os fãs de futebol no maior evento esportivo do  mundo. “Queremos aproveitar ao máximo esse evento no qual Brasília será a cidade-sede anfitriã e buscamos, com a exibição do filme, formas de apresentar a cidade aos mais diversos públicos”, explica o secretário Luis Otávio Neves.

O “Goal to Brasil” foi desenvolvido pela Embratur como forma de divulgar as doze cidades que sediarão a Copa do Mundo em 2014. Será uma série de eventos temáticos realizados me 14 países, cada um organizado por uma cidade-sede. Brasília abrirá o circuito de promoção, que ainda inclui lugares como a Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. 

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luiz Otávio Neves, o sorteio da capital do país como anfitriã do primeiro evento colabora com o momento estratégico pelo qual atravessa a cidade. “O Brasil estará em comemoração pelos 50 anos do bicampeonato mundial, conquistado em 17 de junho de 1962, e Brasília estará em contagem regressiva para a abertura da Copa das Confederações, que acontecerá em 15 de junho de 2013”, lembrou o secretário.

Em todos os países serão realizadas palestras para profissionais do setor de turismo (trade), imprensa e formadores de opinião, exposições sobre turismo nas cidades-sede, reuniões de negócios e a possibilidade de vivenciar um pouco da cultura e gastronomia dos destinos.

Nenhum comentário: