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17 agosto 2012

FecomercioSP: Comércio fatura R$ 13,3 bilhões em junho


Faturamento dos primeiros seis meses de 2012 supera o de 2011 e afasta previsão de desaceleração

O faturamento do Comércio Varejista da Região Metropolitana de São Paulo acumula alta de 5,2% em 2012. Resultado que é 1,9 ponto porcentual maior do que o registrado no primeiro semestre do ano anterior e demonstra que a esperada desaceleração do consumo ainda não se manifestou. É o que revela a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a e-Bit, que registrou aumento de 9,3% nas vendas em relação a junho de 2011.

Em junho, o faturamento do Comércio Varejista foi de R$ 13,3 bilhões, ou R$ 1,13 bilhão a mais do que o registrado no mesmo mês do ano passado. Quase 63% desse faturamento adicional se deve ao desempenho dos setores de Comércio Automotivo e Supermercados, que faturaram, respectivamente, R$ 393,8 milhões e R$318,4 milhões a mais do que em junho de 2011.

A Assessoria Técnica da FecomercioSP afirma que o ciclo aquecido de consumo foi sustentando em boa parte pelas medidas de estímulo fiscal concedidos pelo governo a alguns segmentos. Principalmente os de bens duráveis, como automóveis. Os ótimos níveis de ocupação e o incremento de 6,6% na massa real de rendimentos dos trabalhadores da RMSP em relação a junho de 2011 foram determinantes para que as famílias mantivessem o nível de consumo aquecido. Além disso, a expansão de, aproximadamente, 10% na oferta de crédito para o consumidor impulsionou o consumo de bens de maior valor agregado, como os automóveis.

Até o fim do ano, segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, o tripé renda-crédito-estímulos fiscais deve continuar alavancando o consumo das famílias, uma vez que o governo deve manter sua política de incentivos para evitar uma desaceleração no ritmo do atividade interna e as taxas de juros ao consumidor devem continuar caindo. A FecomercioSP destaca, entretanto, que a crise no mercado internacional, se agravada, teria capacidade para reverter esse cenário.

Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde 1970, tendo sido atualizada periodicamente de forma a se manter moderna e adequada ao perfil do varejo. Acompanhando a evolução do comércio ao longo do tempo, a PCCV passou a contar com os dados do comércio eletrônico, registrados em seu histórico desde janeiro de 2008. Agora, em agosto de 2011, a FecomercioSP incorporou novas mudanças metodológicas, atualizando os valores para ponderação de todas as atividades com base nos novos dados divulgados pela Pesquisa Anual do Comércio (PAC) de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo novas empresas na amostra, redefinindo os critérios para alocação dos dados informados, e possibilitando a inclusão e atualização das recentes mudanças ocorridas nas grandes cadeias varejistas. Com isso, a FecomercioSP reafirma seu compromisso de trazer dados atualizados, consistentes e precisos, servindo de referência para balizar as decisões de empresários, entidades e da sociedade como um todo.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 153 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de cinco milhões de empregos.

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