Faturamento dos primeiros seis meses
de 2012 supera o de 2011 e afasta previsão de desaceleração
O faturamento do Comércio Varejista da Região
Metropolitana de São Paulo acumula alta de 5,2% em 2012. Resultado que é 1,9
ponto porcentual maior do que o registrado no primeiro semestre do ano anterior
e demonstra que a esperada desaceleração do consumo ainda não se manifestou. É
o que revela a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada
pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP) em parceria com a e-Bit, que registrou aumento de 9,3% nas
vendas em relação a junho de 2011.
Em
junho, o faturamento do Comércio Varejista foi de R$ 13,3 bilhões, ou R$ 1,13
bilhão a mais do que o registrado no mesmo mês do ano passado. Quase 63% desse
faturamento adicional se deve ao desempenho dos setores de Comércio Automotivo
e Supermercados, que faturaram, respectivamente, R$ 393,8 milhões e R$318,4
milhões a mais do que em junho de 2011.
A
Assessoria Técnica da FecomercioSP afirma que o ciclo aquecido de consumo foi
sustentando em boa parte pelas medidas de estímulo fiscal concedidos pelo
governo a alguns segmentos. Principalmente os de bens duráveis, como
automóveis. Os ótimos níveis de ocupação e o incremento de 6,6% na massa real
de rendimentos dos trabalhadores da RMSP em relação a junho de 2011 foram
determinantes para que as famílias mantivessem o nível de consumo aquecido.
Além disso, a expansão de, aproximadamente, 10% na oferta de crédito para o
consumidor impulsionou o consumo de bens de maior valor agregado, como os
automóveis.
Até
o fim do ano, segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, o tripé
renda-crédito-estímulos fiscais deve continuar alavancando o consumo das
famílias, uma vez que o governo deve manter sua política de incentivos para
evitar uma desaceleração no ritmo do atividade interna e as taxas de juros ao
consumidor devem continuar caindo. A FecomercioSP destaca, entretanto, que a
crise no mercado internacional, se agravada, teria capacidade para reverter
esse cenário.
Nota
metodológica
A
Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) é apurada mensalmente pela
FecomercioSP desde 1970, tendo sido atualizada periodicamente de forma a se
manter moderna e adequada ao perfil do varejo. Acompanhando a evolução do
comércio ao longo do tempo, a PCCV passou a contar com os dados do comércio
eletrônico, registrados em seu histórico desde janeiro de 2008. Agora, em
agosto de 2011, a FecomercioSP incorporou novas mudanças metodológicas,
atualizando os valores para ponderação de todas as atividades com base nos
novos dados divulgados pela Pesquisa Anual do Comércio (PAC) de 2009 do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo novas
empresas na amostra, redefinindo os critérios para alocação dos dados
informados, e possibilitando a inclusão e atualização das recentes mudanças
ocorridas nas grandes cadeias varejistas. Com isso, a FecomercioSP reafirma seu
compromisso de trazer dados atualizados, consistentes e precisos, servindo de
referência para balizar as decisões de empresários, entidades e da sociedade
como um todo.
Sobre
a FecomercioSP
A
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio
e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do
Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),
representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de
atividades empresariais de todos os portes e congrega 153 sindicatos patronais
que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando
em torno de cinco milhões de empregos.
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