Projetos avançam
A mobilidade regional por meios ferroviários está mais perto de se
concretizar com as novas linhas prometidas pelo governo estadual em São Paulo
interligando a capital paulista com Jundiaí, Santos e Sorocaba e, pelo governo
federal com o trem de alta velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de
Janeiro. O projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM está
mais adiantado. Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento e
Projetos da CPTM, afirmou no painel sobre Trens Regionais de Longo Percurso com
Média e Alta Velocidade, da 18ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária, que
sábado (15/9), o edital para a licitação da linha São Paulo-Jundiaí estará
disponível para licitação e a empresa vencedora terá dois anos para elaborar o
projeto executivo. O orçamento para essa fase é de R$ 150 milhões, segundo
Ribeiro que anunciou outra novidade: a estação terminal em São Paulo deverá ser
construída no bairro da Água Branca.
Hélio Mauro Franco, superintendente executivo da Agência Nacional de
Transportes Terrestres - ANTT, por sua vez, anunciou estudos para possível
extensão do trem de alta velocidade (TAV) a partir de São Paulo para Curitiba
(PR), Ribeirão Preto (SP), triângulo mineiro e Belo Horizonte (MG) como
atrativos para os concorrentes à concessão. O projeto do TAV foi atribuído á
EPL – Empresa de Planejamento e Logística, estatal do governo federal, que
investirá R$ 1 bilhão assegurando participação acionária em torno de 30%,
segundo seu presidente Bernardo Figueiredo e o Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES financiará outra parte à empresa
vencedora da licitação.
As exposições dos representantes das estatais mostraram o interesse dos
governos estadual e federal na retomada do transporte de passageiros por trens,
que há mais de dez anos foram interrompidos com a privatização das malhas
ferroviárias, cujos concessionários passaram a fazer apenas transporte de
cargas. Tanto as linhas paulistas como a federal terão os serviços delegados a
operadores privados.
A CPTM, responsável por 254,4 quilômetros de vias férreas na região
metropolitana de São Paulo, deverá ter até 2014 mais 47, da ligação com
Jundiaí, em linha segregada da suburbana que atualmente serve a cidade. Para
2018 estão previstos mais 75 quilômetros da ligação com Santos. Atualmente
existem 89 estações, que receberão mais 22.
A CPTM anunciou também que está fazendo estudos das regiões de
Campinas e de São José dos Campos, visando apurar necessidades de construir
linhas ferroviárias, embora o projeto do TAV inclua essas cidades no seu
traçado.
O projeto do TAV, que inicialmente previa estações no Rio, Volta Redonda,
São José dos Campos, São Paulo e Campinas, incluiu depois outras nos aeroportos
de Viracopos, Guarulhos e Galeão e abriu a possibilidade de mais algumas, como
em Jundiaí, Aparecida e Resende. A de São Paulo, que seria no Campo de Marte,
em terreno da Força Aérea, poderá se deslocar para o bairro da Água Branca,
onde a CPTM construirá a de Jundiaí. A sugestão feita pela platéia do painel de
aproveitar a estação da Água Branca pelo TAV ficou de ser estudada.
A 18ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária termina amanhã (14/09).
Serviço
18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Data: 11 a 14 de setembro de 2012
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4ª andar – São Paulo – SP
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