PATROCINADOR

04 outubro 2012

JR Diesel é a primeira empresa de pesados a utilizar tinta à base de água na pintura


Produto prevê redução de até 80% na emissão de compostos orgânicos voláteis na atmosfera

A JR Diesel, desmanche com foco na reciclagem de caminhões, é a primeira empresa de pesados, no Brasil, a utilizar tinta à base de d´água na pintura das cabines recuperadas dos caminhões. A ação faz parte da política de sustentabilidade da empresa, que tem por objetivo diminuir o impacto negativo na natureza.

Assim, é utilizada a linha PPG Envirobase High Performance, composta de tintas de pintura lisa, metálica, perolizada e cores especiais de efeito. Também existem as opções de verniz e primer, ambos à base de água. “Com este produto existe uma drástica redução de emissão de compostos orgânicos voláteis ou VOCs (Volatile Organic Compounds) na atmosfera: cerca de 80% menos que as tintas convencionais, além de melhor rendimento e acabamento”, diz Arthur Rufino, diretor executivo da JR Diesel. “O índice reduzido de VOCs também beneficia a saúde do colaborador que realiza a aplicação”, ressalta Rufino.

Outra vantagem para o negócio é o importante ganho em produtividade. “O processo de preparação das tonalidades, aplicação e cura da tinta é mais rápido; economizamos também no tempo de retrabalho e repintura, consequentemente conseguimos fazer mais coisas em menos tempo; sem falar no desperdício de tinta que é praticamente zero”, conta. Para se ter ideia, antes, com a tinta convencional, era preciso 62 horas para a cabine ficar pronta, hoje são necessárias cerca de 4 horas – mais de um dia de diferença. 
A economia no uso da tinta também é significativa: enquanto eram usados três galões de 3.600 ml de tinta convencional (10.800ml) para pintura de uma cabine, atualmente são usados seis litros de tinta à base de água e um litro de verniz. 


De desmanche à reciclagem de caminhões 

Com o objetivo de ter uma gestão mais profissional e visionária do negócio, o diretor administrativo, Arthur Rufino, foi à Europa em busca de modelos de negócio em países onde, além de oportunidade, a reciclagem é lei e os donos dos VFU (veículos fora de uso) são obrigados a dar destino aos “resíduos”. 
Um dos países visitados foi a Espanha onde Rufino conheceu recicladores grandiosos, modernos e lucrativos e também centros de pesquisa especializada como o CESVI Map e o CESVI Recambios. A ideia de um desmanche organizado já era realidade na JR Diesel, mas o conceito de reciclagem automotiva era um novo grande passo na direção da sustentabilidade, eficiência e gestão.

De volta ao Brasil o diretor iniciou um grande projeto contando com a ajuda de empresas de consultoria de diversas áreas. Colocado em prática em janeiro de 2010, o projeto forçou uma mudança gigantesca em conceitos e cultura empresarial. Começou uma série de investimentos que, dois anos depois, totalizaram R$ 5.000.000,00 entre cabines de pintura, reforma do piso, novas empilhadeiras, estruturas para estoque, software, hardware, construções, novos equipamentos, treinamento das equipes, mão de obra especializada, consultorias, regularizações e comunicação.

JR em números

Apesar do constante e grande investimento desde 2010, a JR Diesel conseguiu manter nos últimos cinco anos a média de crescimento de 30% ao ano. “Estimamos para 2012 um investimento na casa de R$ 1.000.000,00 em logística, callcenter e e-commerce, o que vai garantir o aumento dessa taxa de crescimento”, diz Rufino. “2011 fechou com o faturamento em torno dos R$ 44 milhões, valor que pretendemos superar em 30% em 2012”.

A JR Diesel é formada por cerca de 200 colaboradores, 15.000 m² de área construída e 80.000 clientes cadastrados. “Toda nossa estrutura é para atender o cliente com preço, qualidade e sustentabilidade”.

O início

Pode parecer nada “tradicional”, mas a receita do sucesso da JR Diesel é a gestão baseada no carinho e na disciplina. Uma gestão em que os colaboradores são valorizados. “Fazemos inúmeras exigências e queremos que sejam cumpridas, por outro lado, tratamos todos bem, somos solidários e ajudamos no que podemos”, conta Geraldo Rufino, diretor geral da empresa. “Ao longo do tempo institui minha filosofia que qualquer pessoa pode tudo, que cada um de nós tem força divina capaz de grandes realizações”.  

E, dá certo. A empresa tem 25 anos no mercado e é referência no segmento de reciclagem automotiva. Aliás, é a primeira no Brasil a implantar um modelo de reciclagem de caminhões. É, também, a única na área a aplicar os conceitos de administração, sustentabilidade e informatização. 

Mas, para chegar no que é hoje, foi preciso muita dedicação, vontade e trabalho. A empresa começou em 1985 comercializando peças de apenas dois caminhões em um terreno de 360 m². Em 1987, “quebrou”. Com a burocracia para fechar a empresa e a existência de cinco pessoas que dependiam dela, Geraldo resolveu investir. Após alguns anos conseguiu reerguer e ampliar gradativamente o negócio. 

Hoje, com custo baixo, grande disponibilidade, garantia de procedência e responsabilidade ambiental, a JR Diesel tem a melhor solução para o caminhão ou frota. Na linha de produtos: cabinas, câmbios, diferenciais, eixos, implementos rodoviários, motores e peças de reposição.


JR Diesel – www.jrdiesel.com.br 

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