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21 novembro 2012

PRÊMIO “PRODUZ BRASIL 2012” SERÁ REALIZADO PELA PRIMEIRA VEZ EM SÃO PAULO, DIA 28/11


Dados da Confederação Nacional da Agricultura indicam que o agronegócio brasileiro responde por 29% do PIB

A 3ª edição do Produz Brasil 2012, prêmio nacional do agronegócio, será realizada pela primeira vez em São Paulo. A cerimônia de premiação, somente para convidados - autoridades políticas do agronegócio, produtores rurais e empresas participantes -, será no Jockey Club de São Paulo, no dia 28/11, às 20h. Os vencedores receberão troféu e certificado de reconhecimento. O prêmio é uma forma de reconhecer e incentivar as empresas dos diferentes segmentos do agronegócio brasileiro, que investem em tecnologia e sustentabilidade e, assim, colaboram para que o Brasil esteja em evidência no mundo, nesta área.

            Com credibilidade e transparência o prêmio ganhou reconhecimento nestes dois anos de existência e foi necessário adequá-lo às novas dimensões. “Achamos por bem transferir a cerimônia de premiação para a cidade de São Paulo. É onde estão localizadas as grandes empresas e onde os negócios também acontecem”, disse Tirso Meirelles, Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte. “Porém, em outras edições, a premiação pode ocorrer em outros estados; é uma forma de sempre estar perto dos grandes centros produtivos”, completa.

Esta edição do prêmio superou a marca de empresas públicas e privadas inscritas e atraiu importantes apoios de institucionais de entidades de classe ligadas ao setor rural, como Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás (Sifaeg) e União Brasileira da Avicultura (Ubabef).

“Para concorrer ao prêmio foram recebidos, analisados e avaliados 38 cases de empresas”, diz Claudio Silveira Brisolara, da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e membro da comissão técnica do prêmio. “É muito interessante ver como as empresas estão preocupadas com o meio ambiente e a questão social. Estão criando projetos que realmente atendam as necessidades”.


Categorias

O prêmio é subdividido em cinco categorias:
Responsabilidade Social – são analisados cases voltados a integração e promoção social. São avaliados projetos que visam contribuir para uma sociedade mais justa, respeitando o cumprimento dos deveres e das obrigações das empresas para com a sociedade;
Responsabilidade Ambiental – analisa os critérios que as empresas estabelecem como compromisso para que, em longo prazo, se estabeleça uma sociedade sustentável;
Maior Investimento em Inovação e Tecnologia na Gestão, no Processo e no Produto – o critério levado em conta não é simplesmente o tamanho do investimento, seja individualmente ou por meio de parcerias, que as empresas do agronegócio fazem em inovações tecnológicas na gestão das instituições, nos processos e mecanismos de trabalho empregados em cada uma, e ainda, nos novos e inovadores produtos, bem como o impacto que podem causar nas atividades do agronegócio;
Melhor Integração Fornecedor-Produtor – é avaliado o grau de cumplicidade, comprometimento e interação entre as empresas concorrentes e os clientes (produtores) e
Marca Mais Lembrada do Agronegócio – são analisadas as ações da empresa no setor do agronegócio.


Como cantor e fazendeiro, Eduardo Araújo, ícone da música brasileira, será homenageado. O cantor vive o dia a dia do campo com o haras onde cria cavalos das raças Anglo- Árabe e Mangalarga Marchador, além de jumento Pêga. No momento desenvolve um projeto inovador chamado de “fábrica de burros”. 


Avaliação

O prêmio é reconhecido pelo rigor e transparência da avaliação. Os projetos inscritos são analisados por uma Comissão Técnica especializada, e depois por um Conselho de Jurados que verificará as seguintes dimensões de Gestão Empresarial, Empreendedorismos e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, Ambiental, Investimento em Inovação e Tecnologia na Gestão, no Processo e no Produto, e Integração entre Fornecedor-Produtor:

I – a primeira dimensão, obrigatória, avalia a gestão praticada pela empresa e os resultados no âmbito do projeto com o qual está concorrendo, com base nos critérios de análise: apresentação do case, relevância do conteúdo, estágio de desenvolvimento do projeto, previsão de fases seguintes, regularidade fiscal e trabalhista, gestão da empresa e resultados (modelos), atitude empreendedora e práticas de responsabilidade social e ambiental;
II – a segunda dimensão, obrigatória somente para as empresas visitadas, avaliará a atitude empreendedora do empresário a partir de atributos e características pessoais validadas internacionalmente;
III – a terceira, opcional, avalia as práticas de responsabilidade social e ambiental em que a empresa se destaque, levando em consideração o projeto encaminhado.

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