Dados da Confederação Nacional da Agricultura indicam
que o agronegócio brasileiro responde por 29% do PIB
A 3ª edição do Produz
Brasil 2012, prêmio nacional do agronegócio, será realizada pela primeira
vez em São Paulo. A cerimônia de premiação, somente para convidados
- autoridades políticas do agronegócio, produtores rurais e empresas
participantes -, será no Jockey Club de São Paulo, no dia 28/11, às 20h. Os
vencedores receberão troféu e certificado de reconhecimento. O
prêmio é uma forma de reconhecer e incentivar as empresas dos diferentes
segmentos do agronegócio brasileiro, que investem em tecnologia e
sustentabilidade e, assim, colaboram para que o Brasil esteja em evidência no
mundo, nesta área.
Com credibilidade e transparência o prêmio ganhou reconhecimento nestes dois
anos de existência e foi necessário adequá-lo às novas dimensões. “Achamos
por bem transferir a cerimônia de premiação para a cidade de São Paulo. É onde
estão localizadas as grandes empresas e onde os negócios também acontecem”,
disse Tirso Meirelles, Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de
Corte. “Porém,
em outras edições, a premiação pode ocorrer em outros estados; é uma forma de
sempre estar perto dos grandes centros produtivos”, completa.
Esta edição do prêmio
superou a marca de empresas públicas e privadas inscritas e atraiu importantes
apoios de institucionais de entidades de classe ligadas ao setor rural, como
Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira das Indústrias
Exportadoras de Carne (Abiec), Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC),
Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás (Sifaeg) e
União Brasileira da Avicultura (Ubabef).
“Para concorrer ao
prêmio foram recebidos, analisados e avaliados 38 cases de empresas”, diz Claudio
Silveira Brisolara, da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e membro
da comissão técnica do prêmio. “É muito interessante ver como as empresas estão
preocupadas com o meio ambiente e a questão social. Estão criando projetos que
realmente atendam as necessidades”.
Categorias
O prêmio é subdividido em
cinco categorias:
Responsabilidade
Social – são analisados cases voltados a
integração e promoção social. São avaliados projetos que visam contribuir para
uma sociedade mais justa, respeitando o
cumprimento dos deveres e das obrigações das empresas para com a sociedade;
Responsabilidade
Ambiental – analisa os critérios que as empresas estabelecem como
compromisso para que, em longo prazo, se estabeleça uma sociedade sustentável;
Maior
Investimento em Inovação e Tecnologia na Gestão, no Processo e no Produto –
o critério levado em conta não é simplesmente o tamanho do investimento, seja
individualmente ou por meio de parcerias, que as empresas do agronegócio fazem
em inovações tecnológicas na gestão das instituições, nos processos e
mecanismos de trabalho empregados em cada uma, e ainda, nos novos e inovadores
produtos, bem como o impacto que podem causar nas atividades do agronegócio;
Melhor
Integração Fornecedor-Produtor – é avaliado o grau de cumplicidade, comprometimento e interação entre as empresas concorrentes e os clientes
(produtores) e
Marca
Mais Lembrada do Agronegócio – são analisadas as ações da empresa
no setor do agronegócio.
Como cantor e
fazendeiro, Eduardo Araújo, ícone da música brasileira, será homenageado. O
cantor vive o dia a dia do campo com o haras onde cria cavalos das raças Anglo-
Árabe e Mangalarga Marchador, além de jumento Pêga. No momento desenvolve um
projeto inovador chamado de “fábrica de burros”.
Avaliação
O prêmio é reconhecido pelo rigor e transparência da avaliação. Os projetos
inscritos são analisados por uma Comissão Técnica especializada, e depois
por um Conselho de Jurados que verificará as seguintes dimensões de Gestão
Empresarial, Empreendedorismos e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade
Social, Ambiental, Investimento em Inovação e Tecnologia na Gestão, no Processo
e no Produto, e Integração entre Fornecedor-Produtor:
I – a primeira dimensão, obrigatória,
avalia a gestão praticada pela empresa e os resultados no âmbito do projeto com
o qual está concorrendo, com base nos critérios de análise: apresentação
do case, relevância do conteúdo, estágio de desenvolvimento do
projeto, previsão de fases seguintes, regularidade fiscal e trabalhista, gestão
da empresa e resultados (modelos), atitude empreendedora e práticas de
responsabilidade social e ambiental;
II – a segunda dimensão, obrigatória
somente para as empresas visitadas, avaliará a atitude empreendedora do
empresário a partir de atributos e características pessoais validadas
internacionalmente;
III – a terceira, opcional, avalia as
práticas de responsabilidade social e ambiental em que a empresa se destaque,
levando em consideração o projeto encaminhado.
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