Geração
Y revela hábitos de consumo em estudo que avalia comportamento diante de
crescente uso dos celulares e empresas aproveitam oportunidade de
relacionamento de internautas com as marcas
Nove entre dez jovens checam seus smartphones para ver
e-mails, ler textos e se relacionar nas mídias sociais antes mesmo de sair da
cama. É o que revela a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (dia 12),
realizada pela Cisco com 3.600 pessoas, de 18 a 30 anos, trabalhadores e
estudantes universitários de 18 países. A pesquisa tem o objetivo de
identificar os hábitos relacionados ao uso de smartphones pela geração Y, que
se refere ao grupo de jovens nascidos entre os anos 1980 e 2000, também
identificados como filhos da geração X e netos dos Baby Boomers.
Além do uso dos smartphones logo pela manhã, foi identificado que 60% dos
jovens checam compulsivamente a atualização de conteúdos. Em grande parte, a
busca por novidades deve-se ao Facebook, já que 87% dos jovens pesquisados
dizem ter um perfil na rede social, que hoje é uma das mais populares no
Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia da importância das mídias sociais,
2/3 dos entrevistados indicaram que passam grande parte do tempo se
relacionando online, dedicando a mesma quantidade de tempo, ou até mais, a
familiares e amigos pelas redes sociais do que pessoalmente.
A pesquisa também revela que, para a geração Y, não há uma linha clara entre
o trabalho e a vida pessoal. Exemplo disso, é que 46% sinalizaram escrever,
mandar e-mails e olhar as redes sociais durante as refeições. Para Luís
Felipe Cota, cofundador e diretor de Marketing da Goomark, agência referência
na oferta de marketing digital para pequena e média empresa (PME), a pesquisa
traz dados fundamentais para a compreensão dos hábitos de jovens que vivem
conectados.
Empresas na
internet: hábitos de consumo impulsionam os negócios
“Reconhecer que os jovens estabelecem uma relação amistosa entre trabalho e
vida pessoal na internet faz com que se repense o modo como é produzido
conteúdo. Se antes uma página pessoal era mais atrativa do que o perfil de
uma empresa, hoje, por meio de uma pesquisa como a da Cisco, fica mais fácil
identificar que ações estratégicas de produtos e serviços podem ser ‘curtidas’
e ‘compartilhadas’ entre amigos”, avalia Cota.
Empresas como o Grupo Afeet Franquias, que detém, entre outras marcas, a
franquia da Artwalk, já identificam o hábito de jovens interessados em se
relacionar com as marcas no ambiente digital. A Artwalk aumentou em 115% as
menções sobre a marca e 25% na audiência do site após criar uma página de Fãs
no Facebook. Salomão Salum, sócio-diretor do Grupo Afeet acredita que, feita
a lição de casa de criar um valor percebido no mundo físico, a marca precisa
se comunicar com o mercado e explorar seu potencial. “Uma vez que as mídias
online ganham cada vez mais importância na audiência dos consumidores, não há
como ficar de fora do mundo virtual”, afirma Salum.
Assim como a Artwalk, a Goóc Eco Sandal, famosa por produzir sandálias,
chinelos e outros produtos com pneus reciclados, investiu em uma campanha no
Facebook para saber a opinião de fãs sobre os produtos, que se encaixariam
nas definições: ecológico, urbano e casual. A partir daí, foi realizado um
trabalho de aproximação marcado pelo vínculo com o internauta. Após seis
meses de trabalho, os resultados foram surpreendentes, pois a Goóc saltou de
9 mil para 70 mil fãs em sua página, a procura pela marca em buscadores
cresceu 37% e o e-commerce realizou um montante de vendas impactante em seu
lançamento, sem qualquer apoio de mídia tradicional.
Para as empresas interessadas em fazer uso da internet, a pesquisa aponta que
a conectividade pela internet, especialmente com a utilização de dispositivos
móveis, tem desenhado o modo de pensar e o comportamento de consumo da
geração Y.
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