Gestores de 69 portos, nacionais e internacionais, estarão reunidos em
São Paulo para tratar de alternativas e inovações aos embarcadores de carga.
Portos da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Holanda compartilharão
com empresários brasileiros sua experiência centenária na atividade
O papel da infraestrutura na
estratégia de crescimento do país é fundamental. No conjunto de ações colocado
em prática pelo Governo Federal, os portos têm lugar de destaque. Na 19a edição
da Intermodal South America, segunda maior
feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior do mundo, a
presença de portos, terminais portuários e operadores será maciça. No total, 69
empresas, brasileiras e internacionais, diretamente relacionadas à atividade
portuária estarão reunidas, entre os dias 2 a 4 e abril, no Transamérica Expo
Center, em São Paulo, para durante o evento expor alternativas e inovações para
o setor. Além dos 10 maiores portos nacionais, presença confirmada de gestores
de portos da Alemanha, Bahamas, Bélgica,
Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal.
A feira serve de cenário para
que essas empresas apresentem melhorias e expertises, além de debater o atual
cenário portuário, marcado pelo novo marco regulatório do setor e planos de
investimento que preveem investimentos de R$ 54,2
bilhões até 2017 voltados à eliminação de barreiras e ganho competitivo. Um
exemplo é o Porto de Santos, tradicional
expositor da Intermodal South America.
"A CODESP deu
importantes passos para aprimorar sua gestão, implantando um comitê específico
e utilizando ferramentas que permitem um monitoramento e análise eficazes de
nossas ações". A iniciativa destacada pelo diretor presidente da CODESP (Companhia
Docas do Estado de São Paulo), Renato Barco,
retrata os esforços de todo o setor portuário em busca de eficiência. Em 2012,
portos públicos e privados movimentaram 904 milhões de toneladas de cargas
segundo a Antaq (Agência Nacional de Transporter Aquaviários) e, somente o Porto de Santos, o maior da América Latina, aumentou
seu fluxo em 7,6%, se comparado a 2011.
Como resultado da busca pela
eficiência, o Porto de Santos continua com as
obras de realinhamento e reforço do cais de Outeirinhos, que permitirá a ampliação
da movimentação de carga, além da ampliação da avenida perimetral e obras de
dragagem.
O porto de Paranaguá, segundo
maior do Brasil, adquiriu quatro novos shiploaders para o corredor de
exportação, que ampliará em 60% a capacidade de carregamento dos navios
graneleiros. "Teremos um ganho de 800 toneladas hora por shiploader e já
para a próxima safra, teremos pelo menos um dos novos equipamentos em pleno
funcionamento no Corredor de Exportação", explica o superintendente da
Appa, Luiz Henrique Dividino.
Os portos do Nordeste tiveram
resultados expressivos em 2012 e atraíram investimentos. No Porto de Cabedelo, a Companhia Docas da Paraíba
investiu R$ 2,5 milhões em obras de infraestrutura,
inclusive para receber trens que transportam o minério de ferro. Já a Companhia
Docas do Ceará concentra-se no Terminal de Múltiplo Uso do Porto de Fortaleza.
"Vamos incrementar em 30% a movimentação de cargas e passageiros nos
próximos cinco anos, além de explorar nossa vocação para a exportação de
frutas, visto que Fortaleza é um pólo central
para os perímetros irrigados no Nordeste. Este ano, finalizaremos a instalação
das novas tomadas frigoríficas, totalizando o parque em 500 unidades",
destaca o presidente da CDC, Paulo André Holanda.
Presença internacional
- Além dos complexos portuários nacionais, quase duas dezenas de
portos, de oito países, também participarão da 19a Intermodal. Alemanha, Bahamas, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França,
Holanda e Portugal trazem sua experiência
centenária na atividade portuária.
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