PATROCINADOR

06 março 2013

Kaspersky Lab registra cerca de 7 mil ataques por dia contra gamers em 2012

Por dia, os cibercriminosos enviam também uma média de 10 e-mails com links e arquivos anexos maliciosos visando especificamente os adeptos de jogos online

De acordo com dados da Kaspersky Lab registrados em 2012 pela rede KSN – Kaspersky Security Network, tecnologia de proteção híbrida na nuvem, foi detectada cerca de 7 mil tentativas de infecção diárias contra jogadores de games online em todo o mundo. Estes ataques visaram principalmente obter dados pessoais dos jogadores, como senhas de acesso ou dados bancários, já que muitos informam esse tipo de informação ao registrar-se no jogo para poder comprar objetos, atualizações etc. Assim os cibercriminosos tentam roubar avatares e objetos dos gamers para vendê-los posteriormente por dinheiro de verdade. No caso dos dados financeiros, o roubo é realizado diretamente nas contas bancárias.

Ainda segundo o mesmo relatório, os cibercriminosos enviam uma média diária de 10 mensagens de email com links e arquivos maliciosos aos jogadores e efetuam 500 ataques através do navegador. A "coleção" de programas maliciosos direcionadas a jogos online está em franco crescimento, aumentando a um ritmo de cinco mil novos programas por dia.

As táticas preferidas dos cibercriminosos no mundo dos jogos online são a engenharia social e o phishing. Nesses golpes eles utilizam os nomes mais conhecidos nas plataformas onde ocorrem os jogos para atrair esses jogadores para sites falsos e assim capturar as senhas de acesso. Em 2012, os analistas da Kaspersky Lab registraram mais de 15 milhões de visitas a sites falsos, que imitam as páginas dos jogos mais populares. Como resultado, foram registradas por dia mais de 50 mil tentativas de redirecionamento de acessos a sites de phishing.


Para que os usuários possam jogar de maneira segura na rede, Sergey Golovanov, especialista em segurança da Kaspersky Lab, dá conselhos. “Fique alerta às mensagens recebidas por email pedindo informações sobre a conta pessoal ou solicitando autorização para ter acesso aos detalhes da conta de seu jogo preferido, independente do pretexto usado. A regra geral também se mantém aqui: nunca clique em links não-solicitados enviados por e-mail”.

Além disso, o analista destaca que não é recomendável fazer o download de atualizações não oficiais procedentes de fontes duvidosas, já que estas podem conter trojans que, depois de instalados se infiltram no sistema e roubam todas as senhas do usuário, assim como credenciais bancárias. Nos jogos que pedem o cadastramento de um cartão, recomenda-se o uso de cartões de débitos pré-pagos para limitar o valor da carga.

Os analistas recomendam também a utilização de soluções de segurança, como o Kaspersky Internet Security 2013, que oferece além da proteção anti-malware, ferramentas contra ataques de phishing, exploits e a função de teclado virtual para inserção segura das credenciais de acesso de forma criptografada. O produto da Kaspersky oferece ainda um modo especial de jogo, que mantem o execução do programa antivírus de forma a interferir minimamente na performance do computador.

* as informações são coletadas com o consentimento dos clientes da Kaspersky Security Network (KSN), que reúne milhões de usuários dos produtos da Kaspersky Lab em todo mundo. A KSN recolhe automaticamente informações a respeito de tentativas de infecção e download de arquivos suspeitos nos computadores das vítimas. Estes dados são confidenciais e posteriormente utilizados para a análise através dos servidores da Kaspersky Lab.


Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é o maior fornecedor privado de soluções para endpoints do mundo. A empresa está classificada entre os quatro maiores fornecedores de soluções de segurança
para usuários finais em todo o mundo*. Ao longo de seus 15 anos de história, a Kaspersky Lab tem mantido a inovação em segurança de TI e oferece soluções digitais de segurança
eficientes para consumidores, pequenas e médias empresas e grandes corporações. Atualmente, a empresa opera em aproximadamente 200 países e territórios, oferecendo proteção a mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. Para obter mais informações, visite: http://latam.kaspersky.com.

*A empresa ficou em quarto lugar na classificação global em vendas de segurança de endpoints por fornecedor da IDC, 2011. Essa classificação foi publicada no relatório Previsão de 2012-2016 de produtos de segurança de TI em todo o mundo e participações de fornecedores em 2011 (IDC nº 235930, julho de 2012). Nesse relatório, os fornecedores de software foram classificados de acordo com a receita de vendas de soluções de segurança de endpoints em 2011. 

Nenhum comentário: