PATROCINADOR

21 março 2013

Vendas online foi tema dos debates de encerramento do Fórum PANROTAS



Para encerrar os debates da 11º edição do Fórum PANROTAS – Tendências do Turismo, os painéis abordaram a temática dos novos canais e a distribuição online. Durante a palestra “Como se vende Turismo e serviços na era dos diferentes tipos de mídia”, Paula Bellizia, diretora regional do Facebook, apresentou uma análise de como as empresas do setor de viagens podem explorar este nicho de negócios na rede social. 

Postagens sobre destinos, fotos e a interação entre os usuários do Facebook compartilhando e trocando opiniões são consideradas por Bellizia “ações orgânicas” e que poderão ser “multiplicadoras” em termos comerciais. “É possível às empresas se conectarem de uma forma positiva com as pessoas via mídias sociais, beneficiando a marca”, explicou. Para que este processo seja efetivo, a diretora regional considerou ser necessário priorizar a elaboração de estratégias claras e comunicação com o possível cliente. “O conteúdo deve ser atraente”, defendeu. 

Como exemplo de cases de sucesso, Bellizia citou a fanpage do Turismo Austrália, que possuí 3,5 milhões de fãs; a MSC e sua campanha de vendas de cabines, com 127 cupons vendidos em um curto espaço de tempo; a fanpage do Hotel Urbano, com 6 milhões de fãs; e a CVC, que diversificou os canais de venda online passando a utilizar sua fanpage no Facebook.
 
Impacto e avanço das OTAs – Finalizando os debates, estiveram reunidos no painel “O avanço da OTAs (agências de viagem online, na sigla em inglês) e o impacto nos principais segmentos da indústria de viagens” José Eduardo Mendes, fundador do Hotel Urbano; Javier Escobedo, diretor do Expedia; Sandro Sant´Anna, vice-presidente de canais da CVC; Eduardo Bernardes, diretor comercial da Gol; Bob Rossato, sócio fundador do Viajanet; e Thiago Machado, diretor de negócios de turismo para a Google do Brasil. A discussão foi moderada por Adriana Cavalcanti, diretora de vendas da Air France- KLM.
 
Ao comentar sobre o avanço das OTAs, Machado enfatizou o faturamento de US$14,3 bilhões das agências onlines no último ano. “A Booking.com, por exemplo, teve um incremento de 1.200% nas buscas por meio do Google, de 2010 até o presente”, disse o diretor de negócios e turismo do Google Brasil.


Sobre o Fórum PANROTAS – realizado através de uma aliança institucional com a CNC – Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo e patrocínio de Sebrae, CVC, Gol, Itaú, American Airlines, GJP Hotéis e Resorts, Reserva Fácil, Sabre Travel Network, Tap, Esferatur, GTA, Iberostar Hotels and Resorts, Instituto Alatur, Reserve, Blue Tree Hotels e R1 Soluções Audiovisuais, com consultoria em tecnologia da Bysense e assessoria de comunicação da B4T. Além disso, o evento terá compensação de carbono realizada pela Tour House.


Sobre a PANROTAS – Grupo de comunicação com sede em São Paulo e bases em Brasília, Rio de Janeiro e Miami (EUA) é a empresa líder na produção de informações para o profissional de turismo, atuando junto a toda a cadeia produtiva do setor. Nos seus 39 anos de atuação, a PANROTAS oferece conhecimento e conteúdo especializado por meio de portal eletrônico (www.PANROTAS.com.br), publicações impressas, TV on-line, ferramentas tecnológicas, entre outros, tendo se tornado referência quando o tema é turismo. A editora também atua na realização de eventos, treinamentos, marketing e promoção para empresas nacionais e internacionais.

Nenhum comentário: