Para
encerrar os debates da 11º edição do Fórum PANROTAS – Tendências do Turismo, os
painéis abordaram a temática dos novos canais e a distribuição online. Durante
a palestra “Como se vende Turismo e serviços na era dos diferentes tipos de
mídia”, Paula Bellizia, diretora regional do Facebook, apresentou uma análise
de como as empresas do setor de viagens podem explorar este nicho de negócios
na rede social.
Postagens sobre destinos, fotos e a interação entre os usuários do Facebook
compartilhando e trocando opiniões são consideradas por Bellizia “ações
orgânicas” e que poderão ser “multiplicadoras” em termos comerciais. “É
possível às empresas se conectarem de uma forma positiva com as pessoas via
mídias sociais, beneficiando a marca”, explicou. Para que este processo seja
efetivo, a diretora regional considerou ser necessário priorizar a elaboração
de estratégias claras e comunicação com o possível cliente. “O conteúdo deve
ser atraente”, defendeu.
Como exemplo de cases de sucesso, Bellizia citou a fanpage do Turismo
Austrália, que possuí 3,5 milhões de fãs; a MSC e sua campanha de vendas de
cabines, com 127 cupons vendidos em um curto espaço de tempo; a fanpage do
Hotel Urbano, com 6 milhões de fãs; e a CVC, que diversificou os canais de
venda online passando a utilizar sua fanpage no Facebook.
Impacto e avanço das OTAs – Finalizando os debates, estiveram reunidos no
painel “O avanço da OTAs (agências de viagem online, na sigla em inglês) e o
impacto nos principais segmentos da indústria de viagens” José Eduardo Mendes,
fundador do Hotel Urbano; Javier Escobedo, diretor do Expedia; Sandro
Sant´Anna, vice-presidente de canais da CVC; Eduardo Bernardes, diretor
comercial da Gol; Bob Rossato, sócio fundador do Viajanet; e Thiago Machado,
diretor de negócios de turismo para a Google do Brasil. A discussão foi
moderada por Adriana Cavalcanti, diretora de vendas da Air France- KLM.
Ao comentar sobre o avanço das OTAs, Machado enfatizou o faturamento de US$14,3
bilhões das agências onlines no último ano. “A Booking.com, por exemplo, teve
um incremento de 1.200% nas buscas por meio do Google, de 2010 até o presente”,
disse o diretor de negócios e turismo do Google Brasil.
Sobre o Fórum PANROTAS – realizado através de uma aliança institucional com a
CNC – Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo e
patrocínio de Sebrae, CVC, Gol, Itaú, American Airlines, GJP Hotéis e Resorts,
Reserva Fácil, Sabre Travel Network, Tap, Esferatur, GTA, Iberostar Hotels and
Resorts, Instituto Alatur, Reserve, Blue Tree Hotels e R1 Soluções
Audiovisuais, com consultoria em tecnologia da Bysense e assessoria de
comunicação da B4T. Além disso, o evento terá compensação de carbono realizada
pela Tour House.
Sobre a PANROTAS – Grupo de comunicação com sede em São Paulo e bases em
Brasília, Rio de Janeiro e Miami (EUA) é a empresa líder na produção de
informações para o profissional de turismo, atuando junto a toda a cadeia
produtiva do setor. Nos seus 39 anos de atuação, a PANROTAS oferece conhecimento
e conteúdo especializado por meio de portal eletrônico (www.PANROTAS.com.br), publicações
impressas, TV on-line, ferramentas tecnológicas, entre outros, tendo se tornado
referência quando o tema é turismo. A editora também atua na realização de
eventos, treinamentos, marketing e promoção para empresas nacionais e
internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário