Realizada nos últimos dias 24 e
25 de maio, a 19ª edição da BNT MERCOSUL (Bolsa de Negócios Turísticos) que
aconteceu no Beto Carrero World recebeu este ano 5710 pessoas nos dois dias do evento, entre
agentes de viagens e operadores de turismo do Brasil, Paraguai, Uruguai,
Argentina, Chile, Peru e Bolívia e uma delegação de 176 jornalistas. Do Brasil, a Feira de Negócios foi
representada por 257 cidades.
Mais de 467 empresas expositoras
divididas em 142 estandes
apresentaram suas atrações e novidades do turismo nacional e da Argentina o que
resultou em negócios e contatos comerciais comprovando seu sucesso absoluto no
mercado do turismo.
Abertura oficial da 19º BNT Mercosul - Foto João Souza |
A BNT mantém ações
diferenciadas para garantir público qualificado ao evento: foram
organizados 36 Famturs de
agentes de viagens do Brasil e dos países vizinhos, graças ao apoio com
importantes operadoras de turismo e com o trade turístico de Balneário
Camboriú, local de hospedagem dos participantes.
No hall de participações
especiais do evento, configuraram: Amazonas, Argentina, Bahia, Brasília,
Costa Esmeralda (SC), Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio
Grande do Sul, Vitória, Balneário Camboriú, Beto Carrero World, Parque Colina,
Costa Verde e Mar e Santa Catarina/ Santur.
Importantes operadoras marcam
presença
Esta edição contou com 95
importantes operadores de turismo e também foi percebida a presença de
operadoras expositoras apresentando destinos turísticos
internacionais. Entre as empresas participantes estiveram: a Galápagos que
comercializou Peru, Atacama e Argentina; a Maxxi Tour divulgando a Patagônia,
Las Vegas e Capadocia; a Cativa que destacou Buenos Aires e Peru; e a
Aerocondor que deu ênfase aos circuitos europeus. Já a CVC divulgou Buenos
Aires, Estados Unidos, Caribe, Europa e destinos exóticos, e produtos
exclusivos como o Rock in Rio (pacotes comercializados com ingressos). Nos
pacotes ao exterior, a Tourlines ressaltou Machu Picchu e Vale Sagrado, Turquia
e Cruzeiro Australis (Patagônia Argentina). A New Line divulgou o Caribe e
destinos norte-americanos; a Uneworld destacou o Chile e Cruzeiros, e a Mark
Travel teve como carro chefe o turismo religioso com destinos como Itália e
Israel.
Abertura e negócios
Muitas surpresas e atrações
marcaram a BNT Mercosul deste ano a começar pela inusitada solenidade de abertura
com cerimônia e brincadeiras feitas por personagens do Beto Carrero World, além
de apresentação do “cowboy”, que interpretou Beto Carrero e seu cavalo Faísca
recepcionando os convidados. Além dos diretores do evento Geninho Goes e Jair
Pasquini, realizaram a abertura o Secretário Nacional de Políticas Públicas do
Ministério do Turismo Vinícius Lummertz, o presidente da Santa Catarina Turismo
(Santur) Valdir Valendowski, o vice-prefeito e Secretário de Turismo de
Balneário Camboriú, Cláudio Dalvesco e Ademar Schneider e o Presidente do Beto
Carrero World Alex Murad.
“O
Beto Carrero costumava dizer que tínhamos um contrato de 100 anos com a BNT
Mercosul e graças ao apoio de empresas e órgãos de turismo, nosso objetivo é
dar sequência a essa confiança e contribuir para o desenvolvimento dessa
atividade econômica apresentando produtos e serviços turísticos para um público
qualificado”, disse Geninho Goes.
Em
relação ao volume de negócios, segundo os diretores do evento, não há como
quantificar com precisão valores resultantes de contatos comerciais mantidos
durante a Feira de Negócios já que o turismo movimenta uma série de segmentos
econômicos. “Nosso principal foco é garantir um público qualificado para bons
contatos comerciais o que pode gerar uma série de negócios já que a vinda de um
turista ou de um grupo a um destino movimenta vários setores, ou seja, quando
um viajante chega a um destino ele pode usufruir desde a atração em si, do
transporte e da hospedagem, como também de uma farmácia, de um posto de
combustível, restaurante, do comércio em geral e outros serviços”, explicam.
Atividades
paralelas
Hospedados
na cidade vizinha de Balneário Camboriú, os participantes da BNT Mercosul
também tiveram acesso às principais atrações turísticas da cidade e região como
é o caso do Parque Unipraias Camboriú, do Complexo Turístico Cristo Luz, do
Bondinhos Aéreos Parque Colina (localizado no município próximo de Nova Trento)
e do próprio Beto Carrero World (localizado em Penha).
Durante
a Feira de Negócios, o Cine Turismo também agradou e recebeu 680 profissionais que puderam assistir, com direito a pipoca, a vídeos de
destinos e atrações brasileiras.
Mais um
acontecimento de destaque foi a reunião e cerimônia de posse da nova
diretoria da ANSEDTUR “Associação nacional de Secretários e Dirigentes de
Turismo das Capitais e Destinos Indutores, com a presença da Presidente Cláudia
Pessoa de Alagoas.
Mais
destaques
Como um
dos mais completos eventos de turismo da América Latina, além da Feira de
Negócios, os profissionais de turismo puderam conhecer em primeira mão
novidades, entre elas: a mais recente atração do Beto Carrero World: o Velozes
e Furiosos Show, uma apresentação de super carros e motos e de pura adrenalina
que leva o nome da consagrada produção da Universal Studios - presenciada
ao vivo durante a festa de encerramento.
Nessa
ocasião, destaque também para a tradicional premiação “Troféu Campeão de Vendas
Beto Carrero”, quando as agências de viagens que mais venderam o parque em2012
foram reconhecidas na arena do Velozes e Furiosos, com direito a
muitacomemoração. Os estandes mais criativos da Feira de Negócios também foram
premiados. Foram eles: 1º lugar – Bondinhos Aéreos Parque Colina de Nova
Trento, SC; 2º lugar – Brasília, DF; 3º lugar – Plaza Hotéis, Resorts e SPAs.
20ª
BNT MERCOSUL
Os organizadores já pensam na 20a edição do evento que tem data
marcada nos dias 9 e 10 de maio de 2014. Já está confirmada uma grande comemoração
entre participantes e expositores, exposição fotográfica de todas as edições do
evento, retrospectivas de lançamentos de atrações do Beto Carrero, entre outras
novidades.
Mais informações: www.bntmercosul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário