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13 junho 2013

CIAB FEBRABAN: Empresas defendem mídias como canal de relacionamento com o cliente

Uma experiência consistente entre os múltiplos canais de comunicação, ferramentas para coordenação e autogerenciamento das ações, e uma definição clara de objetivos e métricas são eixos da estratégia para redes sociais nas organizações. Há muita discussão restrita às questões táticas - como postar, o que responder etc. Mas a condição inicial é estabelecer uma estratégia, o que se quer e como tornar cada ação mais efetiva”, afirmou Michael Slaby, estrategista de tecnologia da TomorrowVentures , também responsável pela campanha de Barack Obama.

Com base na experiência nas duas campanhas do presidente Barack Obama, Slaby destaca que em 2012 houve uma abordagem unificada para todos os canais. “É ineficaz criar mensagens e ações específicas para cada audiência, pois as pessoas têm experiências em todos os canais, como mídia, publicidade e redes sociais, explica. Entre as ferramentas desenvolvidas ao longo da campanha, foi montado um dashboard (painel) que permite uma visão integral de tudo que se faz. Com a integração da comunicação e o uso de ferramentas capazes de ajudar a entender os efeitos disso tudo, cada voluntário da campanha eleitoral poderia dimensionar a diferença que fez uma postagem no Facebook ou telefonar a determinados amigos.

Para atender cada vez melhor o cliente, as seguradoras também têm investido em novos canais de atendimento ao público e mídias sociais, condições mais amigáveis para compreender os produtos de seguros, pacotes simples e flexíveis, junto a um gerenciamento integrado de clientes e prestadores de serviços, estão no eixo da agenda de melhorias do segmento segurador, avaliou Marco Antônio Rossi, presidente da Bradesco Seguros, durante o painel o papel da TI para o setor de seguros.  O grande desafio é fornecer o atendimento por meio de múltiplos canais, mas obter apenas uma visão única dos clientes”, disse Vicente Fernandez Tardón, gerente-geral da Mapfre.

Ambos os líderes destacam a necessidade de coletar e consolidar informações que permitam uma abordagem mais eficaz aos consumidores. Além de uma maior integração entre os diversos ramos da organização - com uma base de informações referenciada por clientes, em vez de produto -, eles destacam que os bancos de seus respectivos grupos podem ser uma fonte preciosa sobre comportamento financeiro, demandas e propensões de contratações.

"Investir em novas tecnologias para os canais de relacionamento com clientes traz um mundo de oportunidades para as empresas, que devem se atentar ao comportamento de usuários através das redes sociais, favorecendo novos negócios para as instituições”, disse o CEO da Oracle, Cyro Diehl, durante o painel Canais de Relacionamento com Cliente, no CIAB FEBRABAN.


Segundo Diehl, empresas devem buscar melhorias se pautando nas informações relevantes que clientes postam nas redes sociais, pois elas possibilitam um conhecimento mais aprofundado do perfil do cliente, facilitando a manutenção de um relacionamento transparente, honesto e claro. O uso de aparelhos mobile são um potencial de negócio incrível, pois o comportamento do mercado brasileiro está mudando, R$ 30 bilhões serão transacionados apenas com esses equipamentos, afirmou.

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