PATROCINADOR

13 junho 2013

Perto apresenta no Ciab 2013 soluções para aumentar eficiência dos bancos e praticidade no dia a dia dos clientes

A Perto S.A, uma das principais empresas brasileiras de automação bancária e comercial, apresenta no Ciab 2013 (de 12 a 14 de junho, em São Paulo) soluções para ampliar a eficiência operacional das instituições financeiras, trazer maior praticidade aos clientes no dia a dia e aumentar a segurança. Com conceito sempre de inovar, a Perto vem investindo fortemente em novas soluções:

Gestão de Filas – Aplicativo para Smartphone
A Perto desenvolveu uma solução para agilizar e organizar filas. Por meio de um totem eletrônico, são emitidas senhas com terminal chamador para controle do atendimento pelos caixas, servidor central e display para comunicação com os usuários. A tecnologia foi pensada para agilizar e disciplinar o processo de atendimento, orientando o cliente para o destino correto dentro de um estabelecimento e organizando de forma eficiente a espera nos caixas.
O sistema proporciona uma gestão adequada no atendimento e um controle estatístico geral da operação. As interfaces foram todas pensadas para facilitar a interação com os usuários finais. A solução já foi implantada em 300 agências do Banrisul. 
Uma inovação da Perto é o acesso remoto. O cliente pode baixar um aplicativo para Smartphone e retirar sua senha antes mesmo de chegar ao banco. O sistema permite que a pessoa acompanhe o andamento dos chamados e seja avisada por SMS ou ligação telefônica quando será a sua vez. Com isso, os clientes não precisam ficar esperando na agência enquanto aguardam.
Além de bancos, a solução se aplica a qualquer instituição que conte com guichês de atendimento para clientes, como companhias de energia, operadoras de telefonia, cartórios, secretarias públicas, postos do INSS, entre outras.
PertoRecycler – Tesoureiro eletrônico com reciclador de cédulas

PertoRecycler é um tesoureiro eletrônico com reciclador de cédulas totalmente adaptado ao sistema brasileiro. Com cofre customizado de acordo com as necessidades de cada banco, mantém os mesmos níveis de segurança que os equipamentos de autoatendimento e tesoureiros eletrônicos que já são fornecidos ao mercado brasileiro.

Com o PertoRecycler, o numerário recebido pelo caixa da agência fica em um cofre seguro e todas as cédulas são verificadas e validadas, evitando a recepção de notas dilaceradas ou com autenticidade suspeita. O equipamento conta o dinheiro automaticamente, sem erros e com grande rapidez, reduzindo o trabalho do caixa. As soluções de recicladores, com alta capacidade de armazenamento, visam à reutilização das cédulas: logo após recebidas em operações de depósito, serão disponibilidade para saques dos clientes. “A solução proporciona economia na logística de recolhimento e abastecimento do numerário na agência, pois reduz o trabalho de recolhimento das cédulas recebidas e as que deverão ser disponibilizadas na rede de autoatendimento para saques”, diz o diretor comercial da Perto, Marco Aurélio Freitas.

O conceito reciclador foi expandido para a linha de ATMs da Perto, nas soluções de autoatendimento. O equipamento realiza depósitos e recicla as cédulas para saque, além de otimizar e dar ainda mais segurança à operação do caixa. O produto também reconhece e devolve notas falsas. Os terminais, com função de retroalimentação, não exigem o abastecimento ou recolhimento de valores com tanta frequência, o que diminui a tramitação física de cédulas - reduzindo os custos de transportes - e garante a segurança dos processos.

O Banco do Brasil é um dos principais clientes que utiliza o PertoReycler da Perto. Além de fornecer as unidades do tesoureiro eletrônico, a empresa executou o sistema de gerenciamento do equipamento, totalmente customizado para atender aos rígidos padrões de segurança do cliente. O projeto conta com um software controlador do PertoRecycler que se comunica de forma integrada e segura com o servidor do banco.

Full Outsourcing: monitoramento e assistência à distância

Lançada em 2007, a área de Full Outsourcing da Perto deve crescer cerca de 20% nos próximos dois anos. “O serviço envolve o desenvolvimento, implantação, monitoramento e administração dos terminais bancários (ATMs), miniagências e paystations - estações multisserviços que podem ser usadas para o carregamento de bilhetes e passagens de transporte público”, destaca o diretor comercial da Perto, Marco Aurélio Freitas.

O sistema de Full Outsourcing faz a captura, o processamento e a transmissão de operações bancárias e não-bancárias ao banco. A tecnologia também permite o controle gerencial das transações e dos numerários de cada equipamento. A Perto oferece ainda assistência técnica e equipe especializada para análise do desempenho dos equipamentos, que pode atuar de forma paralela ou independente ao banco.

Uma das vantagens é a identificação de problemas técnicos em qualquer ponto da rede, através do monitoramento de todos os dispositivos dos terminais e a geração de relatórios de desempenho, que permitem que as falhas sejam associadas aos padrões de uso. Com essa informação, é possível prever falhas que acontecem por desgaste dos dispositivos, podendo-se programar a manutenção preventiva e evitar a suspensão de qualquer serviço. Com o monitoramento, a resposta em caso de problemas técnicos também é mais rápida. Não é preciso esperar um chamado ser aberto pelo usuário, a falha é detectada pelo sistema e o chamado aberto automaticamente no sistema de controle de assistência técnica da Perto.

A Perto presta este serviço para o Banco Regional de Brasília (BRB). A empresa desenvolveu o software que se interliga à plataforma do banco e controla infraestrutura, suprimentos, faz a manutenção e é responsável por manter os equipamentos em funcionamento. Todo o processo é feito remotamente pelo departamento especializado na fábrica da Perto, em Gravataí (RS). Na área de bilhetagem, tem contratos com o Metrô do Rio de Janeiro e Transporte Público de Goiânia, sendo responsável pela gestão dos equipamentos utilizados pelos usuários para compra de passagens e créditos.

POS Veloh

A Perto irá mostrar no Ciab 2013 um novo modelo de POS que tem como diferenciais a velocidade, a disponibilidade e a estética. “Desenvolvemos um equipamento de ponta que corresponde exatamente àquilo que é percebido como valor pelo público-alvo. Estamos preparados para competir com os grandes players”, afirma o gerente geral da Unidade de POS, Cristiano Porto. O lançamento vem ao encontro do crescimento do mercado de meio de pagamentos e faz parte da estratégia da Perto de se fortalecer no varejo. A empresa está investindo no redimensionamento da Unidade de POS para ampliar a capacidade de produção de 15 mil terminais por mês para 35 mil.

Menor e mais compacto, a máquina possui design que remete ao de um aparelho celular. O índice de manutenção mensal deve ser cerca de 10% a 20% menor do que o praticado no mercado, além de ser o primeiro POS a operar com velocidade de 1200 mips (milhões de instruções por segundo), enquanto os equipamentos comuns funcionam com capacidade máxima de até 480mips.

A máquina possui funcionalidades extras, como a exibição de vídeos e interatividade, capazes de rodar no terminal em função da capacidade de processamento de 1200mips e 0,5GB de memória no modelo standard. Além disso, é o único POS com áudio no mercado. O novo POS já está em fase de certificações adiantadas e em processo de homologação nas grandes redes adquirentes, e deve começar a ser visto no varejo a partir do segundo semestre. O aparelho também deve ser utilizado no mercado de correspondentes bancários, em que também poderá ser agregada a função de saque, pagamentos em cheque e leitura de códigos de barras.


PertoTrap – cofre inteligente

O PertoTrap é um cofre inteligente que realiza operações financeiras protegidas com senha, ideal para estabelecimentos comerciais, como grande varejitas e postos de combustíveis, os principais clientes da Perto. O equipamento conta automaticamente as cédulas, verifica a autenticidade e as armazena em um cassete lacrável, além de controlar, auditar, proteger contra perdas e eliminar erros de contagem.

A linha conta com três modelos: o PertoTrap Standard, o PertoTrap Slim e o PertoTrap Dual. No PertoTrap Standard, as transações são controladas por um display com painel de LCD touchscreen e o bocal para depósito de cédulas pode aceitar apenas uma nota por vez. Já os modelos Slim e Dual permitem que até 30 cédulas sejam inseridas em uma única vez. O Slim é um modelo mais compacto, enquanto o Dual possui maior capacidade de armazenamento. Uma impressora térmica acompanha todos os modelos, fazendo o registro das transações.

Recentemente, a PertoTrap foi homologado e certificado pelo Banco Nacional do México (Banamex).

Entintamento de Cédulas

Outro destaque da Perto é a tecnologia do Entintamento de Cédulas. O sistema eletrônico está acoplado em todos os terminais de saque da empresa e, ao ser acionado, dissipa tinta que penetra nas fibras das cédulas e inutiliza o numerário.


Sobre a Perto

A Perto é a única empresa com tecnologia 100% brasileira que atua há 25 anos no mercado de soluções de hardware e software para os segmentos de Automação Bancária, Autoatendimento, Full Outsourcing, Automação Comercial e de Meios de Pagamento, POS, além de Mecanismos Dispensadores e Depositários em sistema OEM. Possui uma fábrica com mais de 33 mil metros quadrados em Gravataí (RS) que se destaca pela capacidade de inovar e oferecer produtos e serviços que gerem diferenciais competitivos aos seus clientes, com garantia de segurança e eficiência operacional. A empresa tem como foco a adoção de práticas sustentáveis em todo o processo produtivo. Possui cerca de 1.700 colaboradores, escritórios de vendas em Alphaville (SP) e Brasíia (DF), 22 filiais de serviços, e rede de suporte e serviços em todo o Brasil e uma filial em Jaipur, na Índia. Seus produtos são exportados para 25 países

Nenhum comentário: