Consumidores
brasileiros também enxergam valor no compartilhamento de informações pessoais em troca
de melhores serviços e recompensas; os dados têm o potencial de se tornar uma
nova moeda
A Amdocs, fornecedora líder de
sistemas e serviços voltados à experiência do cliente, revelou hoje os
resultados de uma pesquisa que mostra que a maioria dos consumidores está
disposta a compartilhar muitos de seus dados pessoais, inclusive informações familiares
e perfis de suas redes sociais, em troca da oferta de uma melhor experiência
pelas suas operadoras.
A pesquisa, realizada
pela Coleman Parkes em abril, identificou as principais estratégias que as
operadoras podem adotar para obter permissão de uso dos dados de seus clientes,
que podem ser usados para conhecê-los melhor e desenvolver novas fontes de
renda. De acordo com a pesquisa, 57% dos consumidores estão dispostos a
fornecer outras informações pessoais, como: localização, nomes dos cinco principais
amigos no Facebook e dados pessoais de familiares, em troca de recompensas
financeiras ou melhores serviços. Além disso, 54% permitiriam que esses dados
fossem passados a terceiros mediante condições certas.
“Os resultados desta
pesquisa indicam que o setor vinha superestimando a falta de disposição dos
consumidores em compartilhar seus dados pessoais", disse Ian Parkes, da
Coleman Parkes. “Muitos consumidores estão dispostos e desejam fornecer as
informações desde que recebam algo em troca de suas operadoras. Com a
possibilidade adicional de compartilhar essas informações com outras empresas,
os dados dos clientes podem se tornar um novo tipo de moeda no setor".
Os principais resultados da pesquisa global com 3.900 consumidores foram:
·
Consumidores podem ser motivados a compartilhar: eles disseram que compartilhariam
mais informações pessoais em troca por planos mais baratos (65%), maior
velocidade da rede (61%), atendimento a clientes prioritário (54%) e planos
compartilhados por vários dispositivos (50%).
·
Mostre a cor do dinheiro: eles também estão abertos a incentivos financeiros para
fornecer informações pessoais. Recompensas em dinheiro (44%) foram as mais
valorizadas, juntamente com recompensas em programas de fidelidade (38%),
cupons e ofertas exclusivas (39%).Um terço (36%) dos clientes aceitariam
divulgar suas informações de graça.
·
Brasileiros se importam pouco com privacidade: entre os usuários de YouTube,
Facebook e Instagram que foram entrevistados,
mais de três quartos (77%) não se importam com questões relacionadas à
privacidade. 64% confiam em suas operadoras e 74% teriam alguma resistência em
compartilhar suas informações de consumo em troca de melhores preços nos
planos.
·
Operadoras podem lucrar com a confiança dos clientes: com mais da metade dos consumidores
(56%) considerando suas operadoras confiáveis, elas se encontram em posição de
lançar novos modelos de serviço, inclusive a venda dos dados a outras empresas.
“As operadoras possuem um
grande volume de dados estruturados e não estruturados de
clientes e também um relacionamento já estabelecido com eles", disse
Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de soluções e produtos da
Amdocs. “Com os serviços e tecnologias avançadas da Amdocs, as operadoras podem
estar à frente e explorar o novo potencial do "big data" para
geração de renda e as informações geradas por eles”.
A pesquisa foi publicada
na mesma data em que a Amdocs anunciou a sua solução Big Data Framework, que
congrega plataformas de gestão de dados, plataformas analíticas e uma camada de
execução no nível do negócio, juntamente com os serviços profissionais de “big
data”, que incluem consultoria, data science, implantação e testes.
Outros recursos
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Omni Convergent Charging.
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acessando o website da empresa.
Sobre a Amdocs
Por mais de 30 anos, a Amdocs tem garantido o sucesso das
operadoras de serviços e assumido os seus maiores desafios. Para vencer no
mundo conectado, as operadoras confiam na Amdocs para simplificar a experiência
do cliente, explorar a explosão de dados, ficar à frente com novos serviços e
melhorar a eficiência operacional. A empresa global combina, de forma única, um
portfólio de produtos líderes de BSS, OSS e controle de redes com serviços
profissionais voltados à geração de valor e operações de serviços
gerenciados.Com faturamento de 3.2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2012, a
Amdocs e seus 20.000 funcionários atendem a clientes em mais de 60 países.
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Para mais informações, acesse o website da Amdocs em www.amdocs.com.
Declaração
da Amdocs sobre Previsões
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