Modelos são
referências de robustez e economia e passam a oferecer um preço mais
competitivo; marca dispõe aos clientes o portfólio de serviços mais completo do
segmento
Com suas soluções para o transporte de
passageiros, a Scania participa da Transpúblico 2013, que será realizada de 3 a
5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Os destaques do
estande da marca são três modelos: um chassi F 250 NZ 4x2, outro F 250 NZ 4x2
encarroçado e um articulado K 310 6x2/2, piso normal, de 18,6 metros, que pode
ser utilizado em corredores BRT.
O
F 250 faz parte da nova linha de motores urbanos dianteiros da Scania e já faz
grande sucesso entre os clientes da marca, pois desde que foi apresentado ao
mercado em outubro de 2012, é ofertado com preço mais competitivo no segmento
urbano. A organizadora da feira é a Associação Nacional das Empresas de
Transportes Urbanos (NTU), que realiza no mesmo período o Seminário Nacional
2013 “Mobilidade Sustentável para um Brasil Competitivo”, com a missão de
discutir as soluções sustentáveis ao desenvolvimento do país e antecipar os
desafios da mobilidade na Copa do Mundo 2014.
“Eventos
como o Seminário Nacional da NTU e a Transpúblico são essenciais para debater e
planejar o transporte urbano de passageiros e seus crescentes desafios”, afirma
Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil. ”A
linha de chassis com motores dianteiros Scania está preparada para atender as
necessidades dos operadores. Ela está sendo cada vez mais celebrada pela
eficiência na operação, baixo consumo de combustível e reduzida e simplificada
manutenção.”
Chassis
mais eficientes do segmento
A
linha de ônibus urbana com motor dianteiro Scania oferece o modelo F 250 na
tração 4x2. A versão possui motor de 9 litros, 250cv de potência e desenvolve
um torque de 1.150Nm. A gama ainda contempla a versão com 310 cavalos de
potência. “Nosso produto é reconhecido pela robustez e força no pesado serviço
urbano”, salienta Pereira. “Além disso, ele garante ao operador excelente
economia de combustível devido ao alto torque em baixas rotações, uma das
maiores vantagens do propulsor Euro 5.”
O
Scania F 250 4x2 é equipado com sistema elétrico/CAN, que gerencia todas as
funções do veículo, permite sempre o melhor desempenho na operação e maior
facilidade de manutenção. Esta característica apresentada pela nova arquitetura
dos produtos garante um rápido diagnóstico de falhas, o que aumenta ainda mais
a disponibilidade do veículo. O chassi sai de fábrica com distância entre eixos
de 6.500mm. Essa configuração permite comportar carrocerias de 12,6 até 13,2
metros de comprimento, o que proporciona grande capacidade de passageiros, sem
perda de rendimento. As suspensões dos eixos dianteiro e traseiro são a mola.
Para garantir maior conforto ao motorista, o modelo possui coluna de direção
ajustável. Um dos itens do pacote de opcionais é o freio ABS.
A linha de chassis com motor dianteiro Scania apresenta uma evolução em
comparação à geração anterior na sua concepção de produto, que resultou na
otimização do espaço na entrada ao salão de passageiros. O motor do veículo foi
avançado em 160mm para garantir melhor acesso ao corredor do ônibus.
“Existe
a perspectiva de uma grande demanda por veículos alimentadores e articulados
para os corredores exclusivos para ônibus em virtude dos futuros grandes
eventos esportivos, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada 2016, no Rio de Janeiro”,
opina Pereira.
Linha
vocacionada aos sistemas BRT
A Scania disponibiliza diversos chassis que podem ser utilizados como
alimentadores dos sistemas de BRT. A gama perfila os seguintes modelos K 270
6x2*4, motor a etanol, piso baixo, 15 metros de comprimento e capacidade para
130 passageiros e o K 310 6x2*4, em duas opções: piso baixo ou piso normal. O
modelo também possui 15 metros e capacidade para 130 passageiros.
Esses
três chassis possuem um terceiro eixo direcional, característica que os tornam
únicos no mercado brasileiro. O eixo direcional possibilita um grau superior de
manobrabilidade, especialmente em cidades com ruas estreitas e pouco espaço
para realizar curvas normais ou acentuadas. O diferencial desse modelo é que o
eixo de apoio gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras. Dessa
forma, o ângulo de esterçamento da roda diminui, permitindo ao veículo manobrar
melhor que um veículo Padron com 13,2m. Em comparação a um ônibus sem o eixo
direcional, a redução do raio de giro chega a 10%. Tecnicamente, o eixo de apoio
direcionado hidraulicamente fica atrás do eixo motriz, evitando arraste em
curvas. O terceiro eixo direcional acompanha os movimentos do eixo dianteiro
por meio de um sistema hidráulico. Essa tecnologia exclusiva Scania, minimiza
consideravelmente o desgaste dos pneus.
Para
a atuação direta nos corredores BRT, a Scania disponibiliza além do K 310 6x2/2
piso normal, em exposição na Transpúblico, a outra versão deste articulado, a
de piso baixo. O veículo mede 18,60 metros, comporta 160 ocupantes, sua tração
é 6x2 e a potência do motor de 310 cavalos.
Outra
opção ao operador pode ser o articulado K 310 8x2/2, piso normal, de 20 metros
e capacidade para 186 passageiros. Todos os chassis articulados Scania possuem
a suspensão mais reforçada por causa do maior comprimento e da maior quantidade
de passageiros que podem comportar, ainda que trafeguem preferencialmente em
corredores e vias arteriais. Além de caixa de câmbio automática, uma vantagem
para sua longevidade uma vez que este tipo de transmissão evita esforços
desnecessários à sua estrutura e componentes mecânicos. Este equipamento
garante maior conforto ao usuário.
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