As tradicional e consolidada feira que
reúne toda a cadeia de
vending machine, office coffee service, food service e horeca é
alternativa para reforço de marca e crescimento e diversificação de negócios
A EPS EVENTOS, empresa especializada em organização de eventos em nichos
específicos e setoriais corporativos, realiza a XI EXPOVENDING & OCS, a
tradicional e consolidada feira que reúne toda a cadeia de vending machine,
office coffee service, food service e horeca (segmento de food
service, abreviação de Hotel / Restaurante / Catering). O
evento, que no ano passado gerou R$ 10 milhões em negócios, deve levar, em
2013, 80 marcas e palestrantes internacionais, nos dias 10 e 11 de setembro,
para o Palácio das Convenções Anhembi em São Paulo.
Uma
iniciativa da ABVA (Associação
Brasileira de Vendas Automáticas), a feira
vem ao encontro às pesquisas da associação, que demonstram que o mercado tem um
grande potencial de crescimento no Brasil. Presentes no Brasil há menos de duas
décadas, as máquinas de vendas automáticas (vending machines) devem
crescer até 20% este ano e faturar mais de US$ 300 milhões.
O Brasil já conta com aproximadamente 80.000
máquinas instaladas no país e um faturamento anual total de aproximadamente R$
500 milhões. Segundo a ABVA, a relação habitante/máquina
no Brasil é de 2.500 habitantes, apontando um grande potencial de crescimento
no país para os próximos anos, já que esta relação, nos EUA, é de 90 habitantes
por máquina. "Ainda existe uma longa estrada para
percorrermos no Brasil. Hoje temos cerca de 80 mil máquinas por aqui, sendo 60%
para vendas de bebidas, e o setor cresce aproximadamente 20% a cada ano que
passa", completa Militelli.
A EXPOVENDING & OCS se reinventa a cada edição e, este ano,
inclui mais dois segmentos correlatos, food service e horeca. Com foco totalmente business to
business, o evento deve receber mais de 3.000 empresários e executivos
nacionais e internacionais.
Objetivando atrair novos investidores da Europa,
Austrália e África, o evento vem estreitando parcerias com associações do
mercado sul-americano, e aquecendo o mercado Brasileiro e comemora sua 11ª
edição em 2013 com o apoio de associações mundiais que trabalham pelo setor,
como a norte-americana NAMA -
National Automatic Merchandising Associaton -, e da europeia EVA - European
Vending Association. “As vending machine, office coffee service,
food service e horeca são
alternativa para reforço de marca e crescimento e diversificação de negócios,
que atrai os olhares para um mercado em crescimento como o brasileiro”, afirma Carlos Augusto Militelli, CEO da EPS
EVENTOS, organizadora da XI EXPOVENDING & OCS.
O executivo faz questão de ressaltar que as
máquinas no futuro irão aceitar todo tipo de produto, sendo necessárias apenas
certas adaptações. "Tenho visto uma procura muito grande por máquinas que
vendem cosméticos e produtos do mercado de moda, além de ser adotado por grandes marcas como
Starbucks. No exterior já existe uma
que pinta as unhas das pessoas e é um grande sucesso", assegura.
Para Militelli, são várias as vantagens apresentadas pelas vending machines. "As máquinas podem ficar próximas dos consumidores e dentro de empresas, evitando maiores deslocamentos. Além disso, elas ocupam áreas pequenas, são práticas e fáceis de transportar. Podem ser utilizadas em eventos, dentro de shows, e também são ótimas para estádios. Esses equipamentos vão explodir com a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil", conclui.
X
EXPOVENDING & OCS
No
ano passado, a X EXPOVENDING & OCS registrou o dobro do público de 2011 e
contou com visitantes das principais
capitais brasileiras, além de outros países que visam conhecer o mercado latino
americano. O público é altamente qualificado, composto por proprietários,
sócios, diretores, gerentes, engenheiros, técnicos, compradores, vendedores,
representantes e consultores, que estiveram presentes ao evento com o objetivo
de conhecer novos produtos (equipamentos e acessórios), fornecedores,
atualizar-se sobre o mercado, estreitar relacionamentos, desenvolver parcerias,
participar de conferências e compras.
“Foi
uma edição histórica, com um público visitante acima do esperado e ávido pelas
novidades desse setor. As principais empresas do segmento, não somente
brasileiras, como americanas e europeias, trouxeram seus melhores produtos e
novidades foram dois dias de muitas apresentações e realizações de negócios”,
lembra Militelli.
EXPOVENDING
& OCS no
Mundo
Quanto aos dados mundiais, o mercado norte
americano já conta com mais de 50 milhões de máquinas e abastece diversas
categorias de vending machines: 40% bebidas em latas e garrafas, 19% de Snacks,
13% de selos, cartões e produtos de higiene pessoal e 10% equivalem ao número
de máquinas que vendem sanduíches e alimentos frescos.
Hoje esse mercado já fatura 36 bilhões de dólares e estão presente em 41% das indústrias, 26% dos escritórios, 12% em instituições de ensino, 7% em instituições de saúde e está presente em 14% dos outros mercados .Hoje já existe nos Estados Unidos, por exemplo, 1 Vending Machine para cada 90 habitantes.
Já no Japão a indústria de Vending Machines já conta com 5,6 milhões de máquinas e movimenta anualmente 100 bilhões de dólares em equipamentos e produtos. 2,8 milhões dessas máquinas operam nas categorias alimentos e
bebidas, 530 mil máquinas vendem cigarros, 960
mil máquinas vendem tickets e 1,3 milhões oferecem produtos dos mais
diversos segmentos.
O Mercado Europeu fatura 13 bilhões de dólares ao ano com vending machines. Já existe hoje, 3,5 milhões de máquinas de alimentos e cigarros e 3,2 milhões máquinas de tickets e pontos de venda e compra automática. O que representa 1 máquina para cada 118 habitantes.
EPS EVENTOS
Especializada
em organização de eventos para o ambiente business-to-business em nichos
específicos e eventos setoriais corporativos, se consolidou no mercado como
bistrô de eventos, assessoria de associações e organizações, e integradora,
customizadora de serviços – adequada as necessidades do cliente. Há 12 anos no
mercado, tem em seu portfólio o atendimento a clientes como ABVA, Ambev, ANCAT,
Coca-Cola, Grupo trigo – Spoleto, Domino’s e Koni, Heineken, Intel, Nestlé
Professional, Pepsico, Petrobrás, Philips Saeco, Qualimax, Raízen, Tetra Pak,
Casa do Pão de Queijo, Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, Amor aos Pedaços,
Hope, Swarovski, Rollmatic e WWF.
Caracterizados
pelo alto direcionamento nos setores de atuação e elevada qualificação de
visitantes, os eventos da EPS conquistam resultados pelo forte plano de
marketing aliado ao atendimento personalizado, que identifica as reais
necessidades dos clientes. A empresa acumula em sua bagagem a promoção e a
organização de feiras como EXPO Vending & Office Coffee Service, Gas &
Shop, Mármores & Granitos, Expocatadores, China Sourcing Fair, Glass South
América, Posto Shopping, FeiCorte, Pequenos e Médios Animais, CVCAV – Congresso
do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, no Brasil.
No
exterior, a EPS realiza visitas a eventos com foco em prospecção de mercados e
segmentos como road shows, consultorias com grupos para visitas técnicas,
congressos, entre outros. A empresa ainda garantiu a qualidade do público
visitante e prospecção de mercado no Salon du Chocolat, na França e NACS–Feira,
e o Congresso Norte-Americano de Lojas de Conveniência, EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário