Com uma frota de aeronaves
que cresce em média 6% ao ano e já é a segunda maior do mundo (dados do Anuário
da Aviação Geral – 2012), a aviação geral, chamada assim por incluir tudo que
não é comercial, sofre hoje de um problema grave. Faltam hangares para todas
estas aeronaves e para as outras tantas que devem chegar ao país nos próximos
meses ou anos. E mais do que isso, faltam profissionais de arquitetura
especializados no segmento aeronáutico.
“O tema não é visto nas
universidades e não existem no Brasil cursos de especialização em arquitetura
aeronáutica, ainda mais que a demanda é recente”, disse Ernani Maia, da Maia
Projetos e Gerenciamentos, que há 15 anos desenvolve projetos arquitetônicos
para empresas de aviação
Com as dificuldades de
deslocamento nas metrópoles e de acesso à maior parte das cidades brasileiras,
muitos empresários investem em uma aeronave executiva, seja um jato, um
turboélice ou em um helicóptero, dependendo da necessidade. Por isso, a frota brasileira cresce em ritmo
muito mais acelerado do que os países da Europa, por exemplo. O Brasil já tem a
maior frota do mundo em helicópteros segundo dados da ABAG (Associação
Brasileira de Aviação Geral).
Para atender a este
mercado em expansão, começam a surgir os aeroportos privados. Hoje existem
quase três mil aeródromos em todo Brasil, mas não há ainda aeroportos voltados
exclusivamente para a aviação executiva, como acontece em outros países. No
entanto, começam as surgir as primeiras iniciativas nesta direção, três delas
no Estado de São Paulo, o Catarina (São Roque), o Aerovale (em Caçapava) e um
terceiro ainda sem local definido. Com isso, vai haver mais espaço para
hangares. Só no Aerovale, por exemplo, são mais de 120 lotes aeronáuticos, ou
seja, com acesso à pista.
“Vamos precisar de
profissionais habilitados para atuar na área, capazes de projetar torres de
controle, hangares, aeroportos, tudo com boa relação custo-benefício, apelo
visual e eficiência energética”, disse Maia. Segundo ele, alguns acreditam que
a saída está em trazer firmas estrangeiras, mas não resolver. “Temos que
capacitar nossos profissionais para este novo nicho, pois é fundamental
conhecer o mercado e a legislação local, saber as políticas aeroportuárias para
clientes, as demandas da indústria e das empresas do segmento aeronáutico.”
Saiba mais sobre a Maia Projetos e Gerenciamento
Presente no mercado
desde 1998, atua em projetos de arquitetura, coordenação e gerenciamento de
obras. Com foco na área de aviação, desde a fundação do escritório, a Maia
Projetos e Gerenciamento tem obtido grande sucesso também com projetos industriais,
residenciais e institucionais. Entre os projetos desenvolvidos para o segmento
aeronáutico estão o Estudo preliminar para Hangar de Produção da Helibras, em
Itajubá (MG), o Centro de Entrega de Aeronaves da Embraer, em São José dos
Campos (SP) , e o Hangar de Serviços de Gavião Peixoto (SP), Centro de Serviços
Embraer – Sorocaba (SP) também da Embraer. Mais informações em www.maiaarquitetura.com.br
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